Autor |
Mensagem |
NoAlarms Veterano |
# out/08
Esse é um trabalho que eu tou fazendo para a faculdade, então, mesmo sabendo que aqui no OT a brincadeira é que prevalece, peço aos colegas que tentem me ajudar.
As Três Leis da Robótica são leis que foram elaboradas pelo escritor Isaac Asimov em seu livro de ficção I, Robot ("Eu, Robô") que dirigem o comportamento dos robôs. São elas:
- 1ª lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal.. - 2ª lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei. - 3ª lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e Segunda Leis.
Discuta as áreas cinzentas das Três Leis da Robótica de Asimov. Você pode imaginar algumas leis complementares que pudessem ser acrescentadas para tornar as leis mais completas?
Abraços
|
NoAlarms Veterano |
# out/08
· votar
Só pra complementar meu tópico, sintam-se livres pra discutir qualquer assunto relativo a Inteligência Artificial.
|
Chespirito Veterano |
# out/08
· votar
Você pode imaginar algumas leis complementares que pudessem ser acrescentadas para tornar as leis mais completas?
Só falta criar a constituição p/ os robôs!!!
|
Luis Guitar Veterano |
# out/08
· votar
Chespirito Só falta criar a constituição p/ os robôs!!! Leis trabalhistas...
|
Fuinhosila Veterano |
# out/08
· votar
Espero ter ajudado
[/jaimis_t_bronzom]
|
maggie Veterana |
# out/08
· votar
Wall.e =]
|
busterchair Veterano |
# out/08
· votar
Discuta as áreas cinzentas das Três Leis da Robótica de Asimov. Você pode imaginar algumas leis complementares que pudessem ser acrescentadas para tornar as leis mais completas?
O embate político babilônico criado no período neolítico da civilização inca contribuiu para o sub-resfriamento atômico do poliedro prismático.
|
NoAlarms Veterano |
# out/08
· votar
busterchair E você deve estar super orgulhoso com essa beleza de post, em?
maggie Isso é um filme, certo? Você assistiu? Alguma coisa que a gente poderia adicionar a essa discussão?
|
maggie Veterana |
# out/08
· votar
NoAlarms A princípio essas leis se complementam. O problema é a parte da "inteligência" artificial: os robôs teriam livre-arbítrio?
|
MANFREDINI Veterano |
# out/08 · Editado por: MANFREDINI
· votar
4ª lei: robôs só podem escutar rock and roll pra não serem mal influênciados através dessas músicas ruins que tocam nas radios...
|
shoyoninja Veterano |
# out/08
· votar
NoAlarms Trabalho do que? Filosofia?
As leis são interessantes, mas usá-las em AI eu acho um pouco longe da realidade. Contudo, claro que o princípio delas deve ser seguido.
Enfim, acho que deveria existir uma lei acima de todas obrigando a nunca omitir ou distorcer informações.
Você leu o livro?
|
Vick Vaporub Veterano |
# out/08
· votar
Wall.e =]
Eu, Robô.
|
thiaguinhu Veterano |
# out/08
· votar
Vick Vaporub animatrix tb ...
|
shoyoninja Veterano |
# out/08
· votar
maggie O problema é a parte da "inteligência" artificial: os robôs teriam livre-arbítrio?
No livro eles tinham sim, inclusive tinham emoções.
|
NoAlarms Veterano |
# out/08
· votar
shoyoninja Eu não li o livro como um todo, mas já li bastante a respeito, e acredito que conheço os pontos principais abordados pelo mesmo. Você poderia falar mais um pouco sobre essa sua idéia de "existir uma lei acima de todas obrigando a nunca omitir ou distorcer informações" ? Achei bastante interessante.
maggie Aí é que tá. Até aonde você acha que esse livre-arbítrio conflitaria com as tais leis da robótica?
|
shoyoninja Veterano |
# out/08
· votar
NoAlarms Eu não li o livro como um todo, mas já li bastante a respeito, e acredito que conheço os pontos principais abordados pelo mesmo. Você poderia falar mais um pouco sobre essa sua idéia de "existir uma lei acima de todas obrigando a nunca omitir ou distorcer informações" ? Achei bastante interessante.
Bom, o livro, que eu recomendo a leitura se você se gosta do assunto, em grande parte fala desse aspecto "psicológico" dos robôs e de como essas leis, aparentemente válidas, acabam causando problemas.
Umas das situações que aparecem é um robô mentindo para evitar ferir os sentimentos de alguém. Ou um robô enganando algumas pessoas para trazer um bem maior para muitas outras.
No fim, essas leis são mais ou menos as mesmas regras que regulam uma sociedade humana, e mesmo a segunda lei acaba existindo de uma forma ou de outra, não no mesmo nível de aplicação, mas sempre existe um certo nível de subordinação.
A diferença é que nos robôs elas seriam travas reais e intransponíveis.
|
NoAlarms Veterano |
# out/08
· votar
shoyoninja Muito interessante. Obrigado pela colaboração :)
|
erico.ascencao Veterano |
# out/08 · Editado por: erico.ascencao
· votar
Essas discussões estão me levando a crer que o NoAlarms entende que o robô é uma máquina construída pelo homem com objetivo de ter uma "vida".
Eu faço Engenharia Mecatrônica, e escolhi o curso por causa de robótica, assim como 90% da minha turma. Porém, já no 2º ou 3º ano percebi que robô não é só isso. Robôs vão desde aqueles cachorrinhos que os japoneses criam para as crianças que não podem ter um de verdade até uma máquina de faz peças por usinagem (CNC). Nesta última categoria de robôs, nem cabe discutir sobre aspectos filosóficos, pois elas consistem apenas em máquinas que têm a função de realizar o seu trabalho, obviamente sem sair loucamente furando o olho do operador...
|
Quase nada Veterano |
# out/08
· votar
haha, me lembrei disso
|
NoAlarms Veterano |
# out/08 · Editado por: NoAlarms
· votar
erico.ascencao Eu só estou focando máquinas com Inteligência Artificial - e leia inteligência artificial do nível Hollywoodiano mesmo - , e não robôs como um todo. Mesmo assim, obrigado pela contribuição! :)
|
DarkMakerX Veterano |
# out/08
· votar
NoAlarms Meu prof uma vez discutiu que os robos ( desse jeito )tem uma falha
acho que eh uma parte do filme, nao sei se 2 pessoas estao morrendo afogadas e o robo soh pode resgatar uma, ele analisaria quem tem a maior probabilidade de sobrevivencia. Mas e se uma das vitimas eh uma meninha que ainda tem muito o que viver e a outra um velhinho (nao que nao mereca viver, claro) e esse com maior chance de sobreviver, o robo escolheria o senhor neh? porem a maioria dos seres humanos escolheria a menina
o que leva a pensar tambem em relacoes. se uma pessoa conhece o velho e nao conhece a menina, ele savaria o velho. Os robos teriam essa escolha por afinidade?
sei la soh pensando alto mesmo... hehe
nada a ver mas espero ter iluminado alguma ideia
|
Paul Young Veterano |
# out/08
· votar
Como seria um algoritmo pra essas leis?
|
erico.ascencao Veterano |
# out/08
· votar
NoAlarms Acho esta realidade muito distante da realidade brasileira. Talvez até da realidade japonesa, que é bem mais exótica do que a nossa em termos de tecnologia.
|
shoyoninja Veterano |
# out/08
· votar
DarkMakerX Meu prof uma vez discutiu que os robos ( desse jeito )tem uma falha
acho que eh uma parte do filme, nao sei se 2 pessoas estao morrendo afogadas e o robo soh pode resgatar uma, ele analisaria quem tem a maior probabilidade de sobrevivencia. Mas e se uma das vitimas eh uma meninha que ainda tem muito o que viver e a outra um velhinho (nao que nao mereca viver, claro) e esse com maior chance de sobreviver, o robo escolheria o senhor neh? porem a maioria dos seres humanos escolheria a menina
o que leva a pensar tambem em relacoes. se uma pessoa conhece o velho e nao conhece a menina, ele savaria o velho. Os robos teriam essa escolha por afinidade?
sei la soh pensando alto mesmo... hehe
nada a ver mas espero ter iluminado alguma ideia
Uma situação hipotética para avaliar o comportamento provável de um ser fictício. o.O
Depende de quão flexível é a primeira lei e de quão desenvolvido é o cérebro do robô...
Se ela for totalmente rígida, ele não conseguirá agir. Já que escolher salvar um, significa omitir ajuda ao outro.
Se for flexível, a escolha dependerá dos fatores que ele é capaz de levar em conta, como a probabilidade de uma menina ter filhos no futuro, a dor da perda para os familiares nos dois casos, etc,etc,etc... Provavelmente seria a menina a escolha mais lógica.
Não seria uma escolha muito fácil para um ser humano tmb... E não duvido que muita gente ficaria sem ação numa situação assim.
|
Sab_Ian Veterano |
# out/08
· votar
DITADOS RENOVADORES PARA O SÉCULO 21 A pressa é inimiga da conexão. Amigos, amigos, senhas à parte. Antes só que em chats aborrecidos. A arquivo dado não se olha o formato. Diga-me que chat freqüentas e te direi quem és. Para um bom provedor uma senha basta. Não adianta chorar sobre o arquivo deletado. Em briga de namorados virtuais não se mete o mouse. Em terra off-line, quem tem um 486 é rei. Hacker que ladra, não morde. Mais vale um arquivo no HD do que dois baixando. Mouse sujo se limpa em casa. Melhor prevenir do que formatar. O barato sai caro. E lento. Quando a esmola é demais, o santo desconfia que tem vírus anexado. Quando um não quer, dois não teclam. Quem ama um 486, CoreDuo4 lhe parece. Quem clica seus males multiplica. Quem com vírus infecta, com vírus será infectado. Quem envia o que quer, recebe o que não quer. Quem não tem banda larga, caça com modem. Quem nunca errou, que aperte a primeira tecla. Quem semeia e-mails, colhe spams. Quem tem dedo vai a Roma.com . Um é pouco, dois é bom, três é chat ou lista virtual. Vão-se os arquivos, ficam os back-ups.
|
shoyoninja Veterano |
# out/08
· votar
erico.ascencao Acho esta realidade muito distante da realidade brasileira. Talvez até da realidade japonesa, que é bem mais exótica do que a nossa em termos de tecnologia.
Mas de realidade isso não tem nada. O livro é de ficção :P, as leis, no livro, foram criadas para manter um ser, com capacidade de racicínio similar ou superior a de um humano, sobre controle.
Se você imaginar os robôs industriais, eles aceitam comandos, portanto obedecem a segunda lei. Eles não devem ferir humanos, obedecem a primeira lei. Eles não devem operar fora das margens de segurança. Obedecem a terceira lei.
Só não há a necessidade delas, já que as decisões que tomam estão contidas na programação feita por um ser humano e não podem fugir disso. Agora imagine que esse robô tivesse liberdade para pensar e criar sua própria programação conforme suas próprias decisões. Seria interessante que todas as suas decisões levassem essas regras em consideração, certo?
|
Pseudonimum Veterano |
# out/08
· votar
Tou ouvindo uma música dum álbum do Alan Parsons Project que é justamente sobre esse livro, I Robot.
|
Ronin Veterano |
# out/08
· votar
Já eu lembrei disto aqui.
|
Stonebreaker Veterano |
# out/08
· votar
4ª lei da robótica - Fluido de óleo de cannabis é substância ilícita e seu uso é proibido.
|
Pardal Veterano |
# out/08
· votar
5º
Guardarás a sexta-feira, para a santificar. Seis dias trabalharás para o homem, mas o sexto é exatamente o dia que ele curte e descansa. Então, faça-lhe companhia!
|