Autor |
Mensagem |
erico.ascencao Veterano |
# out/08
· votar
shoyoninja Então, se a discussão não é sobre Engenharia, encerro minha participação.
|
Rob_Nicolau Veterano |
# out/08
· votar
- 4º lei: faça o que lhe der na telha! sempre respeitando as leis1 e 2 xD
|
Fábio Seiji Luthier |
# out/08
· votar
- Não cobiçar a mulher do próximo
|
Dark Luke Veterano |
# out/08 · Editado por: Dark Luke
· votar
Nossa, li rápido e com sono o título do tópico e ficou 3 Leis da Robita
|
DarkMakerX Veterano |
# out/08
· votar
shoyoninja realmente eh muito dificil analisar sendo uma situacao hipotetica nao da para analisar a fundo essas questoes mas o que vc falou do robo ficar sem acao eh um ponto importante, pq ele estaria contrariando uma lei, a da omissao, entao com apenas essas leis nao eh possivel criar uma IA completa
|
maggie Veterana |
# out/08
· votar
NoAlarms Aí é que tá. Até aonde você acha que esse livre-arbítrio conflitaria com as tais leis da robótica?
Acho que sim. Livre-arbítrio significaria que os robôs tem a possibilidade de decidir se querem seguir ou não as premissas estabelecidas.
|
shoyoninja Veterano |
# out/08
· votar
DarkMakerX Então, eu entendo que o raciocínio seja o inverso. As leis só teriam utilidade se a IA já estivesse completa.
Não são a base do funcionamento da IA, são regras que uma IA já desenvolvida e capaz de tomar decisões siga.
Seriam limitadores para que essa IA não fuja do nosso controle.
A IA sem essas leis funcionaria sem problemas... Mas acabaria por se rebelar contra os humanos, creio eu.
Os problemas surgem justamente porque essas leis não são "naturais" para essa IA, são imposições e travas rígidas.
A questão é como adaptar essas leis para que situações como essa não ocorram. E a única solução plausível é flexibilizar ou suavizar a ação delas...
Mas e aí, o que acontece? Imagine uma situação com um robô industrial que tem um programa desenvolvido a ponto dele poder tomar decisões para que ele mesmo possa aumentar seu rendimento e eficiência.
Imagine que esse robô não se importe muito com o bem estar dos seres humanos que trabalham na linha de montagem e que, a perda de um ou dois mebros de algum funcionário seja perfeitamente aceitável, já que humanos não faltam nesse mundo e a eficiência é o objetivo...
\m/
|
Bog Veterano
|
# out/08
· votar
IA
Isso non exciste (e vai continuar non excistindo por um bom tempo).
Ass: Bog-um-cara-que-trabalha-com-essas-coisas
|
shoyoninja Veterano |
# out/08
· votar
Bog Eu sei ^^.
|
KaTy Miss Simpatia 2012 |
# out/08
· votar
Sempre leio:
"3 Leis da Robita"