Partitura a primeira vista

Autor Mensagem
ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


CheshireCat Cara! vc sabe o que é um grupeto? Eu posso ensinar pra vc , e quem querer aprender!? não só com palavras, mais sim na prática do instrumento .

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


O Sam deveria disponibilizar aqui no fórum .....recurso que os professores podessem postar link de partitura.

Assim eu ia mostrar parte de partitura ,tipo: grupeto,trinado,ligaduras,fraseados...etc

Ai eu iria esclarescer esse assunto: não só na escrita! mais sim na pratica através de videos aulas minhas aqui.

CheshireCat
Veterano
# out/08
· votar


ricre
Cara! Eu cheguei na área e estou relatando o meu conhecimento de vários anos de estudo.
Eu sei disso, você tá colaborando bastante no forum de violão. Mas a sua postura aqui neste tópico é de quem se acha o dono da verdade, e isso não é legal. A gente tá dizendo que é possível tocar partitura à primeira vista, tem gente que toca. Não tem razão pra gente mentir, entende? Ninguém aqui tá dizendo isso pra se mostrar, é só um fato: é possível sim.

A vida é um eterno aprendizado. Mesmo você sendo professor e tendo bastante conhecimento, ainda tem o que aprender, assim como todos neste tópico. =)

CheshireCat Cara! vc sabe o que é um grupeto?
Não tenho a menor idéia do que seja, não sei tocar violão. Toco piano, e infelizmente estou sem tempo de me dedicar a outro instrumento. =(

Ah, eu sei que sua intenção é das melhores, ajudar o pessoal e tal, mas tente não sair do assunto do tópico. Este tópico aqui é sobre leitura à primeira vista, coloque suas vídeo-aulas num tópico próprio. Assim fica até mais fácil pro pessoal ver e encontrar ajuda.

O Sam deveria disponibilizar aqui no fórum .....recurso que os professores podessem postar link de partitura.
Você pode upar a partitura em algum site e colocar o link aqui.
Se ela for imagem(jpg, gif etc), você pode usar o imageshack ou o photobucket, e se for pdf ou algum outro tipo, pode usar o 4shared. =)

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


('CheshireCat')

Disse ao Ricre

Mas a sua postura aqui neste tópico é de quem se acha o dono da verdade, e isso não é legal. A gente tá dizendo que é possível tocar partitura à primeira vista, tem gente que toca. Não tem razão pra gente mentir, entende? Ninguém aqui tá dizendo isso pra se mostrar, é só um fato: é possível sim.

Ricre Responde; COM ESSE VIDEO.



Mais uma musica de francisco tárrega.

Impossivel de tocar a primeira vista.

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


'CheshireCat' Disse ao Ricre

Mas a sua postura aqui neste tópico é de quem se acha o dono da verdade,

Ricre
Responde?

nao sou o dono da verdade! mais confesso a ti ,que tenho o pleno conhecimento geral da partitura.):

Cara! te confesso que estou de cabelo branco de tanto estudar musica ....Naum preciso provar nada pra vc e nem para esse Pardal.:) só tenho um objetivo aqui! ajudar:)))) Ricre

makumbator
Moderador
# out/08
· votar


ricre

Bem, eu também tenho muitos anos de estudo de música(16 anos). Vc pode não acreditar mas muita gente tem excelente leitura a primeira vista.

No violão ainda tem uma vantagem que quem toca instrumento não-temperado(como o contrabaixo acústico) , que é o fato da nota estar pronta. Em instrumento sem notas prontas, a gente FAZ a nota na hora, com a memória muscular e com o policiamento do ouvido, mas mesmo assim, te digo que muitos profissionais(e amadores, hobbistas) conseguem ler a primeira vista bem afinado quase tão bem quanto após estudar a peça.
É claro que ensaiando fica melhor, ninguém aqui está dizendo que iria tocar um concerto difícil sem nunca ter estudado antes(seria o cúmulo da burrice), mas mesmo assim, é possível ler esse mesmo concerto bastante bem à primeira vista, antes de o conhecer.

Para vc ter uma noção da encrenca, um amigo pianista aqui de Juiz de Fora(Eduardo Tagliatti), que é um exímio leitor de música, consegue tocar coisas desse porte sem nunca ter ouvido ou estudado a partitura antes(inclusive, ele é muito requisitado como pianista repetidor em festivais pelo Brasil, pois pode acompanhar todos os alunos de um festival muito bem apenas confiando na leitura a primeira vista):

http://www.youtube.com/watch?v=5LR86sgO6C4&feature=related

Ninguém está dizendo que vc não sabe de nada de música, duvidando de sua capacidade enquanto músico ou coisa assim. Apenas relatamos o que já vivenciamos em orquestras, festivais de música pelo Brasil, convivência com colegas e professores nacionais e estrangeiros, etc...que vai contra seu relato sobre leitura à primeira vista.

P.S. Eu sei o que é um grupetto, e como se toca o mesmo, assim como trinado(inclusive os de música barroca), mordente, acciaccatura, appogiatura, cadência dupla, trilo com mordente, tremolo,etc... e é justamente devido à convenção dos mesmo, que é fácil bater o olho em um deles e executar de primeira.

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


makumbator disse ao Ricre
Ninguém está dizendo que vc não sabe de nada de música, duvidando de sua capacidade enquanto músico ou coisa assim. Apenas relatamos o que já vivenciamos em orquestras, festivais de música pelo Brasil, convivência com colegas e professores nacionais e estrangeiros, etc...que vai contra seu relato sobre leitura à primeira vista.

Ricre responde

Putz cara! vc está confundindo as bolas aqui...

Ninguém falou a tal momenttttttttttttttto que eu naum sei nada...

Só postei aqui!!! porque percebi que tem assunto relacionado a musica em partitura .
E que todos aqui relata que consegue tocar a primeira vista.

Eu discordo aqui! porque sei que naum é possivel tocar.

Quero dizer a todos aqui! nem sempre membro novato seja um user de pouco conhecimento....

CheshireCat
Veterano
# out/08
· votar


ricre
Naum preciso provar nada pra vc e nem para esse Pardal.:)
Mas eu já disse que você não precisa provar nada a ninguém! O_o Ninguém pediu em momento algum pra você provar alguma coisa. Se você diz que tem pleno conhecimento de partitura, eu acredito em você. É você quem não acredita no que a gente diz. E juro que não entendo o motivo de você ficar colocando o Pardal no meio, sendo que o último post dele neste tópico foi há muito tempo. Parece até que é pessoal.

Ninguém falou a tal momenttttttttttttttto que eu naum sei nada...
Mas ele acabou de falar que ninguém falou isso! <o>

E muito menos falaram sobre você ser membro novato!

Ah, eu desisto. Se você quer continuar achando que é impossível tocar à primeira vista, não posso fazer nada. Mas eu sei que é possível porque já vi, e se o makumbator diz que toca à primeira vista, não tenho razão alguma pra duvidar dele.

makumbator
Moderador
# out/08
· votar


CheshireCat

Mas ele acabou de falar que ninguém falou isso! <o>

Exato!

E muito menos falaram sobre você ser membro novato!

Nem citamos isso, na verdade, se ele não tocasse no assunto nem ia saber se era novato ou não, pois nem tinha olhado isso antes, justamente por não ter a menor relevância.

Ah, eu desisto. Se você quer continuar achando que é impossível tocar à primeira vista, não posso fazer nada. Mas eu sei que é possível porque já vi,


Também desisto! Não quer acreditar, problema...até parece que ler música é algum super poder mutante reservado aos X-men....

Ken Himura
Veterano
# out/08
· votar


Cara, não sei porque tanto espanto com leitura.

http://www.youtube.com/watch?v=Dxzpy1b1_BY

Liszt tocou este concerto à primeira vista. "On Grieg's first visit, they went over Grieg's Violin Sonata No. 1, which pleased Liszt greatly. On his second visit, in April, Grieg brought with him the manuscript of his Piano Concerto, which Liszt proceeded to sightread (including the orchestral arrangement)".

Segundo palavras do próprio compositor do concerto (Grieg): "E ele o tocou de uma maneira tão intensa, que só conseguirei daqui há alguns meses de árduo treino".

Outra coisa, conhece a profissão de pianista acompanhador?
90% do que eles tocam é à primeira vista (ou segunda). Os caras têm pouquíssimos ensaios e já preparam tudo no primeiro.

Ken Himura
Veterano
# out/08
· votar


Aliás, impossível é uma palavra que não existe na música desde 1600.

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


Olhe esse video! essa musica eu confesso que quem ta iniciando na partitura TOCA ela na primeira vista.
Porque!? é uma musica facil,(uma Harpa ao luar) de carlos iafelice

5 corda em sol#, 4 corda em si.

Essa musica
eu diria que qualquer um consegue tocar a primeira vista.






Agora quero ver quem toca Isso aqui meu!!! Paco de lucia tocando : Entre dos Aguas.

:

duvido muito. Aproveitando o espaço, vou já dizer e ensinar a glra aqui !que Esse ritmo é (Rumba). abraço aos amigos aqui:)(:

makumbator
Moderador
# out/08
· votar


ricre

Mas o concerto para piano do Grieg é 9.999999 X 10² vezes mais difícil que a música do Paco(que também é ótima). E o Liszt o leu de primeira vista...e segundo o próprio Grieg, o executou melhor do que ele próprio conseguiria fazer após muito estudo técnico sobre a obra.
Inclusive, se vc procurar informações sobre Liszt, verá que, além de virtuose e excelente compositor e arranjador, ele era também famoso pela leitura perfeita e improvisação impecável sobre qualquer tema e estilo.


Ken Himura

Outra coisa, conhece a profissão de pianista acompanhador?
90% do que eles tocam é à primeira vista (ou segunda). Os caras têm pouquíssimos ensaios e já preparam tudo no primeiro.
(2)

Isso aqui encerra o assunto. Qualquer um que já frequentou festivais de música sabe que seria impossível a mera existência do cargo de pianista acompanhador se a leitura à primeira vista fosse uma farsa.

Era comum na época do cinema mudo, os pianistas tocarem a luz de vela e de primeira vista na sala de cinema na estréia dos filmes, (pois a partitura vinha com o rolo do distribuidor, e muitas vezes não dava tempo de ensaiar).

Nas cidades maiores, havia até pequenas orquestras tocando nos filmes mudos, e o esquema era o mesmo para estréias: leitura à primeira vista, e que ficava ainda mais difícil devido a pouca luz. No decorrer dos dias de exibição, também era comum haver substituição do pianista ou membro da orquestra por diversos motivos, e então o novo músico também lia de primeira vista. Isso é um fato histórico plenamente conhecido na história da música e do cinema...

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


Ok! eu naum vou mais postar nesse tópico!!! até porque vc mesmo disse? para encerrar o asunto.
Mais vcs naum me convençe...Abraço ai amigo.Desculpe o meu pequeno espaço nesse tópico.Ricre :)

CheshireCat
Veterano
# out/08
· votar


Ken Himura
Outra coisa, conhece a profissão de pianista acompanhador?
Confesso que essa nem eu conhecia antes deste tópico. =O
Será que um dia chego lá? \o/

Ken Himura
Veterano
# out/08
· votar


CheshireCat
Se se esforçar bastante, sim! =]

Pardal
Veterano
# out/08
· votar


CheshireCat

Pra quem se esforça bastante, cada vez menos impossíveis acontecem!

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar




tocar isso ai a primeira vista? eu preciso de uma semana.:)

GDias
Veterano
# out/08
· votar


O engraçado é que o cara só posta música complicada e escreve "Ah, duvido tu tirar isso de primeira"(Sendo que isso nem é alvo da discussão, o alvo é "dá pra ler partitura, qualquer partitura, e tocar de primeira"?, algo que o cara mesmo concordou), e ignora dois vídeos com músicas executadas em "sightread". Até vocês botarem ele no Skype/Vídeoconferência e alguém tocar uma peça de certa dificuldade de primeira o cara não vai aceitar opinião nenhuma.

Mas é algo que eu nunca vou conseguir fazer na vida pelo grande nível de estudo teórico que tenho, hehe.

TG Aoshi
Veterano
# out/08
· votar


GDias
hehehe... Infelizmente é verdade...

---===---

Mas dificuldade não é (o maior) problema... Ler, a primeira vista, uma pauta em Sol com duas ou três vozes, é uma coisa... Bem diferente é ler todos as vozes de uma partitura de orquestra e ainda tocar junto.

O problema é se usar de exemplo, quando você olha pra partitura e não vem nada na cabeça, e achar que ler uma coisa desse nível é impossível. Alguém desse nível projeta a música nos dedos e na mente antes mesmo do som sequer ter saído do instrumento. Não é apenas "ler e tocar", é "ler, entender e interpretar". É estar tocando o 20º compasso e lendo o 30º.

Não é impossível, e a história da música está (cheia!) de prova(s), mas também não é tão óbvio assim.

CheshireCat
Veterano
# out/08
· votar


Ken Himura
Pardal
Vou me esforçar! O problema é que eu fico com medo de errar, aí criei reflexo de olhar pras teclas quando tem alguma passagem mais complicada... eu tinha que tocar sem olhar =\ Já reparei que eu até consigo tocar sem olhar, mas olho por pura insegurança hehe. Preciso treinar isso...

GDias
Até vocês botarem ele no Skype/Vídeoconferência e alguém tocar uma peça de certa dificuldade de primeira o cara não vai aceitar opinião nenhuma.
Aí ele vai falar "Ah, aposto que você já tinha tocado isso antes!". Mas enfim... isso não é problema meu.

TG Aoshi
Alguém desse nível projeta a música nos dedos e na mente antes mesmo do som sequer ter saído do instrumento.
Dá pra olhar na partitura e já ouvir a melodia mentalmente, né? Eu não consigo isso de jeito nenhum haha

Ken Himura
Veterano
# out/08
· votar


CheshireCat
Dá pra olhar na partitura e já ouvir a melodia mentalmente, né? Eu não consigo isso de jeito nenhum haha
Isso vem com o tempo. Quanto mais você estudar percepção, mais craque sua cabeça fica nisso.

Mas leitura à prima é sinistro mesmo. Eu não tenho uma leitura assim tão perfeita, mas tô tentando melhorar. Quando eu conseguir chegar nesse nível de ler uns 8, 10 compassos a frente do que estiver tocando, eu acho que vou estar satisfeito heheh. Atualmente eu leio por volta de 3 compassos na frente, ou algo por aí.

Mas querida, olhar pro instrumento é costume =p. Você tem que desconstruir isso aos poucos, pegando pra treinar leitura em partituras simples e aumentando a dificuldade aos poucos.

CheshireCat
Veterano
# out/08
· votar


Ken Himura
Quando eu conseguir chegar nesse nível de ler uns 8, 10 compassos a frente do que estiver tocando, eu acho que vou estar satisfeito heheh. Atualmente eu leio por volta de 3 compassos na frente, ou algo por aí.
Eu pensei que as pessoas fossem lendo e tocando. Mas ler tanto à frente do que está tocando, isso eu nem consigo imaginar! <o>

Mas querida, olhar pro instrumento é costume =p. Você tem que desconstruir isso aos poucos, pegando pra treinar leitura em partituras simples e aumentando a dificuldade aos poucos.
Ehehe, eu sei. Eu me mal acostumei. Quando tava no começo, me aproveitei da minha boa memória pra decorar as partituras ao invés de ficar lendo... Mas tô treinando leitura com as músicas que eu toco agora, e leitura à primeira vista com as do Suzuki I(de novo ele =P), que a essa altura eu já esqueci.

Ken Himura
Veterano
# out/08
· votar


Eu pensei que as pessoas fossem lendo e tocando. Mas ler tanto à frente do que está tocando, isso eu nem consigo imaginar! <o>
É melhor, pra você não ser pego de surpresa. Mas eu sempre mantenho um olho no que tô fazendo pra não me perder. No início, foi um horror.

MauricioBahia
Moderador
# out/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


É melhor, pra você não ser pego de surpresa. Mas eu sempre mantenho um olho no que tô fazendo pra não me perder. No início, foi um horror.

Não é apenas "ler e tocar", é "ler, entender e interpretar". É estar tocando o 20º compasso e lendo o 30º.

Mas o concerto para piano do Grieg é 9.999999 X 10² vezes mais difícil que a música do Paco

Nas cidades maiores, havia até pequenas orquestras tocando nos filmes mudos, e o esquema era o mesmo para estréias: leitura à primeira vista, e que ficava ainda mais difícil devido a pouca luz.

... até parece que ler música é algum super poder mutante reservado aos X-men....

Depois destes trechos que eu li aqui, acredito piamente nos super poderes...

ricre
Veterano
# out/08
· votar


Depois destes trechos que eu li aqui, acredito piamente nos super poderes...
Eles estão assistindo muito a novela dos mutantes :) (ooo)

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


\esse video abaixo aqui? é eu interpretando a musica : the entertainer de scott joplin

Ela! eu levei 5 minutos para tira a primeira parte.





Fuinhosila
Veterano
# out/08
· votar


ricre
Ela! eu levei 5 minutos para tira a primeira parte.
Se vc demorou isso, nao quer dizer que qualquer um tbm demore.



obs: esse topico alegrou-me muito haiuahiuahha

CheshireCat
Veterano
# out/08 · Editado por: CheshireCat
· votar


ricre
Você é professor, né? Com todo o respeito, você se formou em alguma universidade? Porque as universidades(pelo menos as que eu conheço), no exame de aptidão exigem leitura à primeira vista, assim como outras escolas de música.

Olha só:
Unicamp
Instrumento
Qualquer que seja a sua opção, o candidato deverá realizar uma prova de execução com o instrumento de sua livre escolha.

Os candidatos às modalidades Licenciatura, Composição e Regência deverão apresentar uma peça de livre escolha.

A banca poderá ainda solicitar exercícios técnicos e uma leitura à primeira vista.
(...)


Usp
(pág. 57 do manual)
2.5. Para o Curso de Bacharelado em
Música com Habilitação em Instrumento
Todos os candidatos ao Curso
de Bacharelado em Música com
Habilitação em Instrumento realizarão
as seguintes atividades:
(a) Entrevista.
(b) Leitura à primeira vista cantada
de melodias indicadas pela banca
examinadora.

(...)


UFBA
PROVA PRÁTICA DE INSTRUMENTO –– (peso 7)
A prova consistirá na execução de exercícios musicais que evidenciem a proficiência técnica do candidato e na execução de peças da literatura musical específica, de diversas épocas e estilos.
O candidato (à exceção dos que optarem por instrumento de percussão) deverá apresentar um programa musical de que constem:
(...)
Além desse programa, anteriormente preparado, o candidato, qualquer que seja o instrumento optado, deverá executar obras ou trechos de obras com leitura à primeira vista.


UFMG
Os cursos de contrabaixo, harpa, percussão, regência, saxofone, trombone, trompete, viola, violão, violino e violoncelo exigem leitura à primeira vista. Os demais cursos não exigem. (Nota: o de piano não exige, mas pede pra tocar 11 músicas... de memória!)

UFRN
TODOS os cursos exigem leitura à primeira vista. Xii!

UFRJ
Todos os cursos, com exceção do cravo, exigem leitura à primeira vista.

Aqui neste tópico tem uma menina se preparando pro exame de uma escola municipal que, veja só, também exige leitura à primeira vista!



E agora?? As universidades pedem leitura à primeira vista, mas é impossível... Elas pedem o impossível no exame?! E como tem gente que passa nos exames se é impossível????? Mistério...

MauricioBahia
Moderador
# out/08
· votar


CheshireCat

Impossível é achar que não é possível!

Abs.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Partitura a primeira vista