Autor |
Mensagem |
Rato Veterano |
# out/08
70% dos bares e restaurantes embolsam gorjetas dos garçons, diz sindicato
O Sinthoresp (sindicato dos trabalhadores de bares e restaurantes) divulgou nesta sexta-feira pesquisa que aponta que 70% dos bares e restaurantes não repassam a taxa de serviço para seus funcionários, outros 20% pagam, mas não registraram em carteira, e apenas 10% pagam corretamente. Segundo o sindicato, os dados foram obtidos na análise de 7.000 processos de trabalhadores de São Paulo. Percival Maricato, diretor jurídico da Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes), disse que não é verdade que os comércios deixam de repassar a gorjeta. "A queixa dos bares e restaurantes é que a gorjeta seja apenas gorjeta, sem incidência de impostos e encargos trabalhistas", afirmou.
aliás ...alguém mais tem o hábito de "molhar a mão do graçom" geralmente em rodízios, para receber um atendimento diferenciado?
|
Grow Veterano |
# out/08
· votar
dÊ diretamente pro garçom q aí não tem erro
|
Grow Veterano |
# out/08
· votar
(ui)
|
Roxelly Veterano |
# out/08
· votar
que absurdo... os caras alem de ganharem.. os donos do restaurante tomam dele..? coitados...
|
KaTy Miss Simpatia 2012 |
# out/08
· votar
Não costunmo dar gorjeta, mas quando faço, direto ao garçom.
|
Chespirito Veterano |
# out/08 · Editado por: Chespirito
· votar
aliás ...alguém mais tem o hábito de "molhar a mão do graçom" geralmente em rodízios, para receber um atendimento diferenciado?
Nunca.
|
Certeza Veterano |
# out/08
· votar
eu só pago os 10%...eles q se virem pra receber...minha parte eu fiz...
|
Grow Veterano |
# out/08
· votar
aliás, eu sempre levo olé de garçom :P
|
KaTy Miss Simpatia 2012 |
# out/08
· votar
Certeza Nem todo lugar cobra os 10%
|
LFL Veterano |
# out/08 · Editado por: LFL
· votar
eu só pago os 10%...eles q se virem pra receber...minha parte eu fiz...
Aliás, qual é a moral? Se o cara já recebe pra isso!
|
Certeza Veterano |
# out/08
· votar
KaTy na tua cidade então...aqui em curitiba se marcar até ambulante cobra...
|
Certeza Veterano |
# out/08
· votar
LFL Aliás, qual é a moral? Se o cara já recebe pra isso? concordo...como se oq eles fazem fosse um favor e não o trabalho deles...
|
Rato Veterano |
# out/08
· votar
Chespirito Nunca. orra guras.
joga uns 10 conto na mão do garçom que será tratado como rei
=D
faça o teste
quanto aos 10% . Se não atenderem direito eu não pago não
|
Rough Veterano |
# out/08
· votar
joga uns 10 conto na mão do garçom que será tratado como rei
=D
Palavras sábias, Rato! E isso funciona mesmo heaiuehauiehuiae
|
LFL Veterano |
# out/08
· votar
Rough Rato preibóis
|
Chespirito Veterano |
# out/08
· votar
Rato
reais ou centavos?
|
Rato Veterano |
# out/08
· votar
Chespirito reais ou centavos? Euros =D
LFL preibóis haha nada guras. Se na mesa tiver 5 pessoas, arrecada 2 conto de cada uma e faça isso.
Palavras sábias, Rato! E isso funciona mesmo heaiuehauiehuiae boa guras =D
|
maggie Veterana |
# out/08
· votar
LFL eu só pago os 10%...eles q se virem pra receber...minha parte eu fiz... Aliás, qual é a moral? Se o cara já recebe pra isso!
Na última vez que fui na pizzaria, perguntei à garçonete, e ela disse que não sabia que deveriam ganhar gorjeta.
Em geral os garçons recebem uma mixaria, tipo R$ 500,00, e o que ganharem de gorjeta é dividido entre a equipe. Porém se o restaurante não repassa a grana, além de estarem faturando em cima dos garçons estão faturando em cima dos clientes que pagam os famigerados 10%.
|
Chespirito Veterano |
# out/08
· votar
Rato
Euro e dólar sim, mas o resto...
|
LFL Veterano |
# out/08 · Editado por: LFL
· votar
maggie Mas por que deveriam ganhar? O restaurante já cobra pelo serviço e pela comida, é assim pagam os funcionários.
Funciona assim em qualquer lugar e serviço, mesmo os que ganham mal, em nenhum outro tipo de trabalho tu tem que pagar a mais do que ja paga pelo serviço. Essa história de 10% e gorjeta não faz sentido.
cacete. me perdi \o
|
Lucas Borlini Veterano |
# out/08
· votar
Rough Rato
Caramba, mas 10 conto já é quase o preço do rango!!!
Tipo, vc pede uma pizza por, sei la, R$26,00 e da + 10....` Prefiro esperar o garçom, afinal, paciencia é uma virtude.....
|
maggie Veterana |
# out/08
· votar
LFL Mas por que deveriam ganhar? O restaurante já cobra pelo serviço e pela comida, assim pagam os funcionários. Funciona assim em qualquer lugar e serviço, mesmo os que ganham mal, essa história de 10% e gorjeta não faz sentido.
A gorjeta deveria funcionar como incentivo pra atender melhor. Não vejo sentido em dividir entre todos, tem que premiar o melhor e punir o pior. Também acho errado o governo incorporar a gorjeta no salário, só pra cobrar imposto em cima.
Em os garçons não ganhando gorjeta, deveriam ganhar salários maiores. =)
|
LFL Veterano |
# out/08
· votar
maggie A gorjeta deveria funcionar como incentivo pra atender melhor.
Uai, mas por exemplo, tu ganha/cobra gorjeta por serviço prestado?! no bom sentido, haha ;) Não. Porque tu ja é paga pra isso e para atender bem, seja o cliente ou o que for.
|
leandro rodrigues Veterano |
# out/08
· votar
Grow dÊ diretamente pro garçom
Na mesa mesmo ou no banheiro?
|
Gui Veterano |
# out/08
· votar
quase nunca pago os 10%...só quando o atendimento foi foda!
e quando quero dar gorjeta...jogo na mão do garçon!!
|
Carol_line Veterano |
# out/08
· votar
Não costumo pagar os 10%.. pagar duas vezes a mesma coisa não é comigo.. e gorjetas dou direto pro garçon..
|
Rato Veterano |
# mar/10
· votar
estava vendo uma parada q vai entrar em votação ...
20% pelo serviço após às 23:00 hrs ...
opcional, claro ...m as esses caras tão malucos de querer cobrar 20% de serviço.
tá loco .... não tem assunto naquela porra de congresso
|
Ch4p0L1N Veterano |
# mar/10
· votar
e a gorjeta vai subir pra 20%
|
Machine Gun Man Veterano |
# mar/10
· votar
Ah-hã, I don't tip.
|
pacpac Veterano |
# mar/10
· votar
não é beeeeeem com garçom... mas atendentes em geral, ou lanchonete, mesmo no caixa.... costumo dar a mais depois de atendida, se tiver sido bem recebida e tals... acho bonito isso, trabalhar de bem, receber todo mundo bem, ainda que ganhe pouco >< aí, acho justo recompensar.. hehe
|