Vc é bom em tomar decisões ?

Autor Mensagem
The Rainmaker
Veterano
# set/08


Resolvi compartilhar este texto, para a galera ler e refletir um pouco...
Bom dia a todos.

Você é bom em 'TOMAR DECISÕES'?
Um grupo de crianças brinca próximo a duas vias férreas. Uma das vias ainda está em uso e a outra está desativada.Apenas uma criança brinca na via desativada, enquanto que as outras, na via em operação. O trem está vindo e você está exatamente sobre aquele aparelho que pode mudar o trem de uma linha para outra.
Você pode fazer o trem mudar seu curso para a pista desativada e salvar a vida da maioria das crianças. Entretanto, isto significa que a solitária criança que brinca na via desativada será sacrificada.
Você deixaria o trem seguir seu caminho? O que você faria?
Discuta e anote a decisão e porquê?

RESPOSTA:
A maioria das pessoas escolherão desviar o trem e sacrificar só uma criança.
Você pode ter pensado da mesma forma, eu acho.
Exatamente, salvar a vida da maioria das crianças à custa de uma só criança é a decisão mais racional que a maioria das pessoas tomaria, moralmente e emotivamente.
Mas, você pensou que a criança que escolheu brincar na via desativada foi a única que tomou a decisão correta de brincar num lugar seguro?
Não obstante, ela tem que ser sacrificada por causa de seus amigos ignorantes que escolheram brincar onde estava o perigo.
Este tipo de dilema acontece ao nosso redor todos os dias. No escritório, na comunidade, na política...
E especialmente numa sociedade democrática, a minoria freqüentemente é sacrificada pelo interesse da maioria, não importa quão tola ou ignorante a maioria seja e nem a visão de futuro e o conhecimento da minoria.
Além do mais, se a via tinha sido desativada, provavelmente não era segura.
Se você desviou o trem para a outra via, colocou em risco a vida de todos os passageiros.
E em sua tentativa de salvar algumas crianças sacrificando apenas uma, você pode acabar sacrificando centenas de pessoas.
Se estamos com nossas vidas cheias de fortes decisões que precisam ser tomadas, nós não podemos esquecer que decisões apressadas nem sempre levam ao lugar certo.
Lembre-se de que o que é correto nem sempre é popular... e o que é popular nem sempre é correto. E que todo o mundo comete erros; foi por isso que inventaram a borracha e o apagador.


'De tanto ver as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra; de tanto ver crescer a injustiça; de tanto ver agigantarem-se os poderes na mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto'(Rui Barbosa)


Rui Barbosa continua ótimo, nós é que somos os mesmos!!!!

maggie
Veterana
# set/08
· votar


Vc é bom em tomar decisões ?
Sim. BAN.

maggie
Veterana
# set/08
· votar


[brinks]

Chespirito
Veterano
# set/08
· votar


Ñ é q se diga, minha nossa como sou decisivo nessas coisas, mas na hora do aperto a gente dá um jeito de decidir.

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


The Rainmaker
Seleção natural, melhor não intervir.

Grow
Veterano
# set/08
· votar


achei q era tópico do canto

Dogs2
Veterano
# set/08 · Editado por: Dogs2
· votar


Se eu pudesse matarra é mil, que eu sou cabra homem
Mas falando sério, bom texto

guga1232000
Veterano
# set/08
· votar


As outras têm que se ferrar, quem mandou ficar em lugar proibido??

Culpa dos pais deles que são desatentos e não souberam educar os filhos corretamente...

Sem mais.

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


Nunca fui. :\

Mas não dá pra dizer que uma pessoa é "boa" ou "má" para tomar decisões com base numa única decisão, seja o quão importante for.

maggie
Veterana
# set/08
· votar


O texto afirma que a criança solitária escolheu brincar na via desativada. Se ela fosse assim tãaaaao inteligente nunca estaria brincando sobre trilhos. Ou no mínimo veria que vem um trem.

Ou seja, pode matar sem dor na consciência, se for pra salvar outras trocentas criancinhas também burrinhas, segundo o texto.
hihi

The Rainmaker
Veterano
# set/08 · Editado por: The Rainmaker
· votar


maggie

Vc é bom em tomar decisões ?
Sim. BAN.

[brinks]


Ufa !

Grow
Veterano
# set/08
· votar


Este tipo de dilema acontece ao nosso redor todos os dias.
hoje salvei meia dúzia de pivetes já...

The Rainmaker
Veterano
# set/08
· votar


maggie

Se ela fosse assim tãaaaao inteligente nunca estaria brincando sobre trilhos. Ou no mínimo veria que vem um trem.

Concordo em parte, mas o trem vinha na outra via.

LFL
Veterano
# set/08
· votar


Deixava o trem passar por cima das criancinhas aí sim desviava pra acertar a que restou solitária.
\o

The Rainmaker
Veterano
# set/08
· votar


Grow

kkkkkkkkkk

Cocaine_Girl
Veterano
# set/08
· votar


Chespirito

Ñ é q se diga, minha nossa como sou decisivo nessas coisas, mas na hora do aperto a gente dá um jeito de decidir.

Verdade! (depende o assunto)

Se tratando do trem, bah... se me conheço bem (claro q conheço :p) ficaria assustada e paralisada, provavelmente não faria nada, veria se as crianças eram capazes de raciocinar rápido e sair dos trilhos...

maggie
Veterana
# set/08
· votar


The Rainmaker
Concordo em parte, mas o trem vinha na outra via.
Sim, é um atenuante.
Mas é como dizer "oh, eu não estava usando cinto porque só ia ali pertinho de casa".

O perigo em potencial existe.
=]

The Rainmaker
Veterano
# set/08
· votar


Pseudonimum

Nunca fui. :\

Mas não dá pra dizer que uma pessoa é "boa" ou "má" para tomar decisões com base numa única decisão, seja o quão importante for.


Claro q não dá pra dizer, mas é um bom teste, neh...

The_Fourth_Horseman
Veterano
# set/08
· votar


A maioria das pessoas escolherão desviar o trem e sacrificar só uma criança.

Eu sinceramente tinha pensado em deixar as que escolheram errado morrer... mas não tinha pensado no fato de o trem correr perigo por causa da linha desativada.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# set/08
· votar


Culpa dos pais deles que são desatentos e não souberam educar os filhos corretamente...
Muitas vezes os pais educam bem, ensinam que não se deve fazer "isso", "aquilo" ou "aquele outro", porém crianças são teimosas, desobedientes e curiosas. Não sabem o real perigo que correm.

Eu mesma fazia coisas contrárias as idéias dos meus pais. :)

maggie
Veterana
# set/08
· votar


Mas não dá pra dizer que uma pessoa é "boa" ou "má" para tomar decisões com base numa única decisão, seja o quão importante for.
Lembrei daquelas pessoas que pularam do prédio durante os ataques terroristas ao WTC. Imaginem ter que tomar uma decisão dessas.
=\

Jio-kun
Veterano
# set/08
· votar


Não.

guga1232000
Veterano
# set/08
· votar


KaTy
Eu mesma fazia coisas contrárias as idéias dos meus pais. :)

Deveria ser atropelada por trens também!!

XP

Chespirito
Veterano
# set/08
· votar


Cocaine_Girl

Pois é!!!

Vc é da mesma cidade da Bozzena, do Toma Lá da Cá, tava reparando no seu nick!!!

The Rainmaker
Veterano
# set/08
· votar


maggie

Sim, é um atenuante.
Mas é como dizer "oh, eu não estava usando cinto porque só ia ali pertinho de casa".

O perigo em potencial existe.
=]


Entendi. Na verdade, creio esse lance das vias férreas era só pra ilustrar o exemplo que o autor do texto quis expor.
Claro q tem lugares mto + seguros, p. ex. em casa, no parque, etc..

Christina Amaral
Veterano
# set/08
· votar


Numa situação dessas, eu ficaria tão nervosa que a única coisa que eu ia conseguir fazer é gritar... :S

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


The Rainmaker

Claro q não dá pra dizer, mas é um bom teste, neh...

É interessante o conflito que temos que resolver, mas numa situação real não há tempo para pensar, anotar sua decisão e discutir o porquê dela. Você simplesmente faz o que parece mais correto na hora, por impulso.

jimmy vandrake
Veterano
# set/08
· votar


The Rainmaker

Cara, muito bom seu tópico.
Em varias ocasiões profissionais tive que tomar decisões, e acabei decidindo errado. Falando em decisões que não impõe risco de morte é claro, hoje sinto o peso de ter decidido errado. Um erro numa tomada de decisão pode simplesmente cessar uma carreira promissora. Em certas ocasiões é preciso ter capacidade e habilidade para tomar decisões e bancar os riscos. De qualquer maneira, qualquer decisão que se tome, muda o destino do trem que segue a um novo destino e a uma nova realidade. As veses pior do que se esperava.

15 - Sua incapacidade de decidir coisas simples ou importantes pode não ter surtido nenhuma conseqüência até hoje. Diante da necessidade de decidir, se você não o fizer, alguém o fará por você, não necessariamente para você. Assim desta maneira você continuará na sua condição de subordinado as decisões alheias.

guga1232000
Veterano
# set/08
· votar


Christina Amaral
Então sua decisão seria a de gritar...
Interessante.

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


The Rainmaker
O melhor mesmo era botar a cara pra fora da janela e gritar:
"Saiam daí bando de criança do caralho!"

E pronto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vc é bom em tomar decisões ?