Calculadora HP e derivados.

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# set/08
· votar


Quase nada
Não moro em SP =)

Non-Toxic
Veterano
# set/08
· votar


CASIO fx-82MS

essa mesma

_FrEd_
Veterano
# set/08
· votar


Eh bem legal as HPs, porém em provas n vai servir, ja que, pelo menos no curso que faço, o professor n deixa usar pra resolver derividas e integrais, fazer gráficos, e etc... Mas eh legal ter uma pra fazer qnd precisar neh...

Ps: eu n tenho!

guschard
Veterano
# set/08
· votar


CASIO fx-82MS
melhor custo beneficio entre as calculadoras... fora q tem umas versoes genericas dessa dai... tpw, exatamente iguais (inclusive o formato) mas de outras marcas... uma q eu conheço eh da classe... custa 8 reais
como ja falaram, c vc faz estatistica e precisa calcular regressoes, eh mtooo boa

SuperGeo
Veterano
# set/08
· votar


Eu tenho uma 50g, comprei logo no primeiro semestre do meu curso de engenharia.
No início eu nao conseguia fazer nada mesmo, mas depois que aprende a usar vira uma ferramente MUITO útil, principalmente quando queres conferir alguma conta onde o gabarito ta errado etc.. Se bem que eu coloquei um cartão SD na minha HP e baixei um dicionario Ingles -> Portugues nela heheh
Na hora de estudar cálculo é livro, caderno, estojo e a HP.

Em prova nenhum professor (em sã consciência) deixa usar mesmo.

Carlos Henrique 2
Veterano
# set/08
· votar


Black Fire
Tem diferença a Casio e aquelas Livstar pretas descartáveis?

Não conheço essas Livstar pretas, mas você dizendo que são descartáveis eu imagino que esteja falando daquelas de camelô por 10 reais.

Diferença? Sim, a durabilidade. Melhor você ter uma calculadora que dure anos do que ficar comprando uma nova a cada 4 meses.

Carlos Henrique 2
Veterano
# set/08
· votar


O que acho indispensável numa calculadora científica.

- as 4 operações fundamentais
- raizes e potências
- funções trigonométricas incluindo as inversas (arc sen, arc cos, ...)
- memoria (pelo menos umas 5)
- tecla delete ou backspace (grande utilidade)
- parêntesis
- visor superior para ver todos os cálculos que você fez e poder conferir ou corrigir eventuais erros (também de grande utilidade)

Jaum_Paulo
Veterano
# set/08
· votar


sendo tão no começo, se vc comprar, vai servir só pra armazenar "memória" em momentos difíceis...

eu comprei a minha só quando saí dessas básicas

guschard
Veterano
# set/08
· votar


O que acho indispensável numa calculadora científica.

- as 4 operações fundamentais
- raizes e potências
- funções trigonométricas incluindo as inversas (arc sen, arc cos, ...)
- memoria (pelo menos umas 5)
- tecla delete ou backspace (grande utilidade)
- parêntesis
- visor superior para ver todos os cálculos que você fez e poder conferir ou corrigir eventuais erros (também de grande utilidade)


pois eh... a CASIO fx-82MS tem tdu isso
hauuahuhahua

El Musicista
Veterano
# dez/08 · Editado por: El Musicista
· votar


Galera... Preciso de ajuda...

Alguém aí sabe como programar a HP 12C platinum para calcular equivalência de juros compostos... Por exemplo.

Eu tenho um investimento que rende 0,8% a. m., a juros compostos, e quero encontrar a taxa anual equivalente...

As programações que achei na internet estão dando erro na calculadora...

Grato da atenção de todos!!! Muito obrigado!!!

zaqueu_grunge
Veterano
# dez/08
· votar


A HP científica eu não conheço, mas a gráfica (como a 50g) é uma mão na roda (não tenho essa, tenho a 48g, uma das mais antigas e já é muito bom, principalmente pra resolver sistemas lineares com números complexos fica muito mais rápido), mas tem aquele velho problema.. a gente acaba se tornando meio que escravo da calculadora... os professores aqui indicam aos alunos para comprarem essas calculadoras pela questão de agilizar os cálculos.

Bom... se for comprar, tenha em mente que o melhor que se faz é usar ela pra agilizar... se você não consegue fazer os cálculos e tá comprando a calculadora por esse motivo, é melhor primeiro aprender a fazer 'na munheca' e depois que souber calcular partir pra calculadora.

P.s. faço Automação Industrial, e no primeiro semestre usei só uma Kadio de 5 pila :P

Trabalhar com números complexos com calculadoras simples é bem chato... prefira pelo menos essas Casio que possuem conversão de polar pra retangular.

guschard
Veterano
# dez/08
· votar


El Musicista
pra fazer isso, nao precisa da hp... eh soh vc fazer (1+i)^(12), onde i eh a taxa de juros
pra transformar uma taxa anual em mensal vc faz assim... (1+i)^(1/12)

El Musicista
Veterano
# dez/08
· votar


guschard

No meu caso é p/ concurso público... Seria interessante eu ter a fórmula, de modo a poupar tempo... Além disso, p/ cálculo de prestações, valor futuro, descontos, tratando-se de juros compostos, a HP 12C é uma uva...

guschard
Veterano
# dez/08
· votar


El Musicista
entao... nao sei c a hp calcula taxa equivalentes... ate pq eh uma conta bem simples... mas realmente, pra calcular prestacoes, FV, etc, a hp eh foda...

El Musicista
Veterano
# dez/08
· votar


guschard

Talvez você deva estar se referindo a juros simples. O cálculo que eu preciso se refere a juros compostos...

Ibanez GSA 270dx
Veterano
# dez/08 · Editado por: Ibanez GSA 270dx
· votar


El Musicista
alvez você deva estar se referindo a juros simples. O cálculo que eu preciso se refere a juros compostos...

é aquela conta que ele colocou mesmo ---> (1+i)^(12)... se fosse juros simples, não seria elevado a 12 (na teoria, o elevado representa a acumulaçao dos juros), mas sim multiplicado por 12 (que na teoria, representa que todos os juros sao iguais e nao acumulativos, ou seja, sao lineares)... explicando de uma maneira bem simples...

na verdade acho que nem tem como fazer esse calculo na HP, pois eles partem do pressuposto de que quem ta usando uma HP 12C sabe converter uma taxa de juros mensal pra anual

no seu caso, a conta ficaria: (1 + 0,08)^(12) = 2,51817% a.a.





Uma breve ilustraçao de juros simples e compostos, considerando um emprestimo de $10.000, com taxa de 10% a.a. 0, 1, 2, 3 representam os anos

JUROS SIMPLES:

0 --- $10.000
1 --- $10.000 + $1000 = $11.000
2 --- $11.000 + $1000 = $12.000
3 --- $12.000 + $1000 = $13.000


JUROS COMPOSTOS:

0 --- $10.000
1 --- $10.000 + $1.000 = $11.000
2 --- $11.000 + $1.100 = $12.100


Esse $12.100 contém:

10.000 do emprestimo
1000 de juros do 1º ano
1000 de juros do 2º ano
100 de juros dos juros do 1º ano (o que caracteriza os juros compostos)

Venal
Veterano
# dez/08
· votar


Black Fire

Se você tem dinheiro pra investir, compra o quanto antes uma 50G porque no seu curso, e muito provavelmente na vida profissional, você vai usar muito ela!

É uma calculadora espetacular, sem comparações, só não comprei ainda por que sou totalmente "ariado"!

guschard
Veterano
# dez/08
· votar


El Musicista
entao... o Ibanez GSA 270dx ja respondeu... eu tava falando de juros compostos msm...
juros compostos nao eh tao complicado como o pessoal acha q eh
hauauhauhauh

Ibanez GSA 270dx
Veterano
# dez/08
· votar


guschard
juros compostos nao eh tao complicado como o pessoal acha q eh

com uma HP fica tudo facil auhUAhUAh uma conta que na mao duraria 1 dia inteiro pra faze, ela faz em uns 10 segundos no maximo

El Musicista
Veterano
# dez/08
· votar


Ibanez GSA 270dx

com uma HP fica tudo facil auhUAhUAh uma conta que na mao duraria 1 dia inteiro pra faze, ela faz em uns 10 segundos no maximo

Falou tudo!

shoyoninja
Veterano
# dez/08
· votar


Tenho uma 48G que me acompanha desde o curso técnico.

É ótima.

Atomic
Veterano
# dez/08
· votar


El Musicista
Galera... Preciso de ajuda...

Alguém aí sabe como programar a HP 12C platinum para calcular equivalência de juros compostos... Por exemplo.

Eu tenho um investimento que rende 0,8% a. m., a juros compostos, e quero encontrar a taxa anual equivalente...

As programações que achei na internet estão dando erro na calculadora...

Grato da atenção de todos!!! Muito obrigado!!!


cara, faz como se fosse calcular juros compostos normalmente mas usa 1 como o valor atual..
se eu me lrmbro bem usa pv=1, n=12, i=0.8 (taxa mensal em %) e aparta fv.. ai o valor q aparecer vc subtrai 1

El Musicista
Veterano
# dez/08
· votar


Atomic

Se eu entendi bem, nesse caso eu terei apenas o valor dos juros correto???

Não é bem isso que eu gostaria...

Imagine o seguinte, apenas um exemplo...

Você recebe 02 propostas para financiar sua casa própria:

01: 36 prestações mensais, com juros de 2% a. m.;
02: 03 prestações anuais, com juros de 25% a. a.

Qual das duas propostas é mais viável, levando-se em consideração que ambas as propostas tratam-se de juros compostos?

Se você não souber como converter essas taxas de juros em taxas equivalentes pode chegar a uma resposta errada. Essa é a programação que eu quero p/ a HP, equivalência de taxas...

3% a. m. equivale a quantos % a. a.?

Valeu pela contribuição!

Atomic
Veterano
# dez/08
· votar


El Musicista

entao cara, isso q eu falei..
nesse exemplo do 2%am vc faz:

pv = 1
n = 12 (pq sao 12 meses em 1 ano)
i = 2
e aperta fv.. vai dar -1.27
vc ignora o - como sempre e subtrai 1
da 0.27 = 27% aa

Ibanez GSA 270dx
Veterano
# dez/08 · Editado por: Ibanez GSA 270dx
· votar


El Musicista
no seu caso, a conta ficaria: (1 + 0,08)^(12) = 2,51817% a.a.

PUTZ, COMETI UM ERRO INACEITAVEL EM MATEMATICA FINANCEIRA!!


No fim, vc TEM QUE subtrair 1... NUNCA ESQUEÇA DISSO!!!

Assim, a conta fica [ (1 + a taxa que vc quer)^(12) ] - 1

Ja que vc soma 1 com a taxa que vc quer, tmb tem que somar com a taxa equivalente que vc quer achar

No seu caso:

(1 + i) = (1 + 0,008)^(12)

i = [ (1 + 0,008)^(12) ] - 1

i = 0,100338694 = 10,0338694% a.a.


Na conta que tinha feito antes, achei que a taxa que vc queria era 8%, por isso tinha 0,08... mas nessa ultima ta certo

Ibanez GSA 270dx
Veterano
# dez/08 · Editado por: Ibanez GSA 270dx
· votar


El Musicista
01: 36 prestações mensais, com juros de 2% a. m.;
02: 03 prestações anuais, com juros de 25% a. a.

Qual das duas propostas é mais viável, levando-se em consideração que ambas as propostas tratam-se de juros compostos?

Se você não souber como converter essas taxas de juros em taxas equivalentes pode chegar a uma resposta errada. Essa é a programação que eu quero p/ a HP, equivalência de taxas...


na verdade, nesse exercicio em particular vc nao faz equivalencia de taxas, ja que o financiamento com taxa mensal possui pagamentos mensais, enquanto o com taxa anual apresenta pagamentos anuais

seria preciso num exercicio assim:

Qual proposta é mais viavel?

a) 25 pagamentos mensais com taxa de 14% a.a.
b) 4 pagamentos anuais com taxa de 3% a.m.



no seu exercicio vc faz assim:

Proposta 01:
pv = 100 (hipotese), i = 2, n = 36, fv = ?
fv = -203,99

Proposta 02:
pv = 100 (hipotese), i = 25, n = 3, fv = ?
fv = -195,31

Sendo assim, a proposta 02 mais viavel, por ter um FV menor

slash_web
Veterano
# dez/08
· votar


eu tenho uma.... mas to no 3° ainda xD

é HP alguma coisa , vai da , mto foda de usa ¬¬

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


Black Fire
Olha cara, em muitas situações ela ajuda, porém não que valha a pena gastar uns R$300. E também, chega uma hora que nem calculadora, nem prova com consulta nem nada ajuda.

Rhodes
Veterano
# fev/09
· votar


Opa, desculpa ressucitar esse tópico, mas é que eu não quiz abrir outro.

Só uma dúvida.

Sei que não dá pra comparar muito as duas por serem de "classes" diferentes, mas existe alguma coisa que a HP 12c faça que a 50g não faça?

Sei que a 12c é mais específica pro uso financeiro, mas eu faço engenharia e preciso tanto das funções científicas e gráficas, bem como as financeiras.

A 50g resolve?

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# fev/09
· votar


Rhodes

Se vc for um bom(tá bom... ruim esforçado) programador a 50g faz absolutamente tudo que a 12c faz...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Calculadora HP e derivados.