Casais sem filhos

Autor Mensagem
Cocaine_Girl
Veterano
# ago/08
· votar


Fahrenheit

Mais alguma coisa?

Mitridates
Veterano
# ago/08
· votar


A cena mais linda que tem na maternidade é ver a criança nascendo...cada um qeu nasce é um pequeno milagre da vida

Fahrenheit
Veterano
# ago/08
· votar


Cocaine_Girl

Não...isso da pra noite toda!!

maggie
Veterana
# ago/08
· votar


No Brasil ainda há preconceito contra casais que não tem e nem querem ter filhos. Há milhões de razões racionais pra não tê-los, e milhões de razões emocionais pra tê-los.

Acho que essa é a decisão mais difícil da tua vida.
Boa sorte.
=)

Wrvieira
Veterano
# ago/08
· votar


Bog

Velhinho, eu tenho 28 anos, sou casado há 5 e não tenho filhos.

Confesso que quando casei, tinha as mesmas dúvidas que vc (do tipo, conseguia encontrar dezenas de motivos tanto para para ter filhos, como para não ter). Acho que meus principais receios eram:

1) Serei um bom pai (no sentido de conseguir dar uma boa base para meu filho (a), tanto do ponto de vista educacional, como do ponto de vista financeiro)?

2) E se no meio do caminho, as coisas derem errado (e ele(a) virar um adolescente revoltado, drogado, etc, e eu não conseguir fazer com que ele(a) me escute)?

Mas com o tempo, eu consegui entender que essas dúvidas eram tolas e sem sentido.

Isso porque cada pessoa é de um jeito, não adianta tentar moldar um modelo, que não vai dar certo.

O que se pode fazer é passar tudo de bom, toda a estrutura e amor e ver no que dá (sendo que a probabilidade de dar coisa boa é alta). É como plantar: vc prepara um bom solo para a semente, sem saber o que vai acontecer. Mas a chance de crescer uma árvore linda é muito grande.

Claro que os fatores externos vão influenciar (escola, amizades, etc), mas continuo achando que, se a base é boa, supera-se isso sem maiores dificuldades.

Resumindo: hoje já consigo pensar seriamente em ter filhos e entendo que, sentimentos como o seu, são normalíssimos. Se tem dúvidas, espere, amadureça a idéia, no hurries, ok?

jimmy vandrake
Veterano
# ago/08
· votar


Bog

Ter filho é a melhor coisa do mundo, enquanto a gente não tem, ñ sabe como é um amigo de verdade.

Ibanez GSA 270dx
Veterano
# ago/08
· votar


Julia.
Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria."

pra mim, neste trecho o cara achou bom nao ter tido filhos


quanto ao topico, eu pretendo ter filhos, mas la pra depois dos 30, 35 anos, qnd tive com uma vida estavel...

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


Fahrenheit
Mas o mais legal de tudo é você dar continuidade a uma geração.

Kensei
creio que ter filho, seja uma das grandes finalidades dessa vida


Canto
vermos a nossa vida "prolongada" e "continuada" através de um novo ser.

brunohardrocker
Vou deixar herança pra quem se eu não tiver?

Eu confesso que simplesmente não entendo esse tipo de pensamento. Todos falam como se mandar os genes para a frente fosse um objetivo racional e claro, mas eu penso que é um objetivo irracional e instintivo (mas natural). Qual o propósito de "mandar os genes para a frente", o que eu ganho com isso, o que o mundo ganha com isso? Hmmm...


thiaguinhu
Beethoven

Cara, essa história é mais falsa que nota de 7 reais.
E no mais, também poderíamos dizer no final "parabéns, você acaba de matar Hitler".

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


Cocaine_Girl
tanto trabalho e dedicação no fim não valeram de nada se não teve a quem ensinar e desfrutar junto com vc

Mas conheço muitos filhos que não "desfrutam" de nada junto com os pais... No fim, pode ser só um ingrato, e aí, todo o trabalho e dedicação destinados ao filho é que terão sido inúteis! =/

o carinho de um filho é pra sempre

Novamente, há filhos e filhos. Alguns dão carinho, outros indiferença, outros dor de cabeça...

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


maggie
milhões de razões racionais pra não tê-los, e milhões de razões emocionais pra tê-los.

Exatamente isso que eu penso! Racionalmente, não existem tantos motivos para ter filho, só aquela coisa emocinoal e instintiva do "oh, o milagre da vida que se renova".

Acho que essa é a decisão mais difícil da tua vida.

Pois é... Mesmo vir para o Japão é uma decisão bem simples perto dessa. Oras, se alguma coisa sai errado, eu sempre posso voltar pro Brasil e pronto. Agora, filho é sem volta, sem férias, e uma vez que você os tem, existe a obrigação de se dedicar.

Claro, tem muito pai que não abre mão de certas coisas, mas se é para ser um pai ausente, prefiro ser pai nenhum.

Dogs2
Veterano
# ago/08
· votar


Bog
Acho que pra quem diz que felicidade é serotonina e endorfinas, tá na hora de ter um filho né? ;)

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


Wrvieira

Taí, legal ouvir a opinião de alguém na mesma faixa etária que eu. O negócio é ir matutando e matutando até ver no que eu chego.

Penso nos mesmos 1) e 2) que você, e colocaria também um 3): a perda da liberdade. As férias e o tempo passam a ser planejados em função do filho, os gastos também... Adeus guitarra nova, olá escola particular. Adeus passar a tarde jogando videogame, olá levar no pediatra. Adeus noite tranquila, olá cabelos brancos.

Acho que todo relacionamento - seja amoroso, amizade, profissional ou paternal - implica em uma troca. Você recebe algo, e dá em troca outro algo. Em geral, perde-se um pouco da liberdade, mas a perda é pequena o suficiente para ser compensada por outra coisa. É por achar a troca vantajosa que as pessoas, por exemplo, se casam (o que implica em uma perda considerável de liberdade). Filho é complicado porque é um investimento de risco, sem retorno garantido, e a longuíssimo prazo. Medo, muito medo...

Alguns dirão: "que egoísta, está pensando nas SUAS férias, no SEU dinheiro". Mas eu não acho isso muito mais egoísta que pensar que "quero alguém para ME amar" ou "quero alguém que EU vou achar bonitinho" ou "quero alguém para cuidar de MIM quando eu ficar velho".

Heber_MG
Veterano
# ago/08
· votar


por que toda criança recem nascida tem cara de joelho?

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


Dogs2

Hahhaha, ou não. Felicidade *É* um monte de enzimas e hormônios no cérebro, independente de eles terem sido trazidos pela formatura, pelo filho ou por "sexo, drogas e rock'n roll". =P

Dogs2
Veterano
# ago/08 · Editado por: Dogs2
· votar


Bog
Isso é óbvio, mas acho que quando se está com esse tanto de substância na cabeça não se responde "felicidade são enzimas e bobobó" e sim "felicidade é a família que eu construí", etc, independente de ser cientista ou mendigo. Mas posso estar errado já que nunca tive filho aEHIUHAEIUEAHU
Se eu fosse vc eu tentaria, seria mais um motivo pra deixar de nerdar no OT também \o/

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


Dogs2

Hahahha, cara, acho que o que MAIS me deixa em dúvida é exatamente o fato de eu ser muito, mas MUITO feliz atualmente, mesmo sem ter filhos. Posso te garantir que estou muito bem servido de serotonina e dopamina.

Eu podia dizer lá no tópico que "felicidade é estar de férias depois de ter a minha tese de doutorado aprovada com elogios" ou "felicidade é curtir mil momentos ao lado da menina que eu amo". Mas aí não seria eu, hahaha...

Devil Boy
Veterano
# ago/08
· votar


Bog

Basicamente, tem quatro tipos de pessoas:

- os que acham que filhos causam prejuízo e atrapalham diretamente a vida;
- os que acham que filhos são despesas inúteis e desnecessárias, portanto, que atrapalham indiretamente a vida;
- os que acham que eles são um estímulo para que progridam melhor e/ou mais rápido;
- os que acham que eles são o meio mais fácil para receber Bolsa-Família...

Em qual deles você se encaixa melhor?

Dogs2
Veterano
# ago/08
· votar


Bog
Acho que seria sim :D

brunohardrocker
Veterano
# ago/08
· votar


Bog
Eu confesso que simplesmente não entendo esse tipo de pensamento. Todos falam como se mandar os genes para a frente fosse um objetivo racional e claro, mas eu penso que é um objetivo irracional e instintivo (mas natural). Qual o propósito de "mandar os genes para a frente", o que eu ganho com isso, o que o mundo ganha com isso? Hmmm...

Eu penso que não é por aí.

Pra mim a vida é também feita de compromissos. Não que ter filhos seja uma obrigação, mas uma opção para ter quem educar, ensinar a viver, como você aprendeu com seus pais. A vida não seria interessante se você tivesse aqui só por estar, sem nenhuma compromisso, responsabilidade. Assim como trabalhar e estudar.

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


Devil Boy
Em qual deles você se encaixa melhor?

Hahahahahh, em quem eu me encaixo é coisa muito minha e ninguém tem nada a ver com isso. =P

Mas das categorias, fico entre um filhos causam prejuízo e atrapalham diretamente a vida e um (não mencionado) a natureza manda lembranças.

Ed_Vedder
Veterano
# ago/08
· votar


eu pretendo ter filhos, mas casar, ja nao sei.

Dogs2
Veterano
# ago/08
· votar


Bog
Hahahahahh, em quem eu me encaixo é coisa muito minha e ninguém tem nada a ver com isso. =P


:O
aiuhaiauhua
Boga

thiaguinhu
Veterano
# ago/08
· votar


Bog
ok ok ... mas poderia ser verdade não?! Deixar de ter um filho imaginando coisas do tipo :

"ahh mas se os colegas de escola colocarem um apelido que ele não goste..."

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


brunohardrocker

Mas existem tantos outros compromissos e responsabilidades... E mesmo no que diz respeito a educar, o meu objetivo para um futuro próximo é ser professor universitário. Existem muitos lugares onde a gente pode exercer um papel, mesmo sem ter filhos.

Note que não estou falando que não quero tê-los, e sim colocar um contraponto à idéia de que filhos são necessários. A minha posição quanto a ter filhos é a de "dúvida": simplesmente não sei! Apesar de ainda ser um pouco cedo para pensar nisso, eu tenho um motivo bem material: vou começar a pensar na minha casa, e a casa que eu vou comprar depende totalemnte de eu querer ou não ter filhos, heheh

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


thiaguinhu

Existem coisas muito piores no mundo que isso...

Uma coisa curiosa é que muita gente coloca como "deixar de ter um filho", como se ISSO fosse uma ação. Não é. Não ter filhos é o estado "inerte" das coisas, tê-los é que é uma ação.

brunohardrocker
Veterano
# ago/08
· votar


Bog
Exatamente isso que eu penso! Racionalmente, não existem tantos motivos para ter filho, só aquela coisa emocinoal e instintiva do "oh, o milagre da vida que se renova".

Somos a espécie mais evoluída no planeta. Já pensou jogar tudo fora, passando todos a pensarem "racionalmente" e não terem mais descendentes?

Bum! terminou essa geração e pra próxima não fica mais ninguém, como somos espertos!

Dogs2
Veterano
# ago/08
· votar


Estou pressentindo que vai começar um debate sem fim nesse tópico...

Heber_MG
Veterano
# ago/08
· votar


filhos causam prejuízo e atrapalham diretamente a vida

aff, vai levar dinheiro pro caixão?
eu sempre penso nisso quando to sem vontade de gastar dinherio. Você vai trabalhar, trabalhar, e quando morrer vai levar o dinheiro junto, aff, pra que trabalhar então, so mais ter um filho e deixar o dinheiro pra ele. Deixar de ter um filho pra não ter prejuizo é muito egoismo vei.

brunohardrocker
Veterano
# ago/08
· votar


Bog
Note que não estou falando que não quero tê-los, e sim colocar um contraponto à idéia de que filhos são necessários. A minha posição quanto a ter filhos é a de "dúvida": simplesmente não sei! Apesar de ainda ser um pouco cedo para pensar nisso, eu tenho um motivo bem material: vou começar a pensar na minha casa, e a casa que eu vou comprar depende totalemnte de eu querer ou não ter filhos, heheh

Eu também sou mais ou menos assim, antes de tudo quero "deixar a casa arrumada". Tenho meus sonhos, planos, e luto para realizá-los. Sou de família bem tradicional, mas penso que, quanto a casamento, só o tempo irá dizer, mas não tenho planos para isso. Já dizia Raul: "Ninguém nesse mundo é feliz tendo amado uma vez". Mas filhos eu quero ter, quero mesmo. Não vou fazer todos esses projetos e quando ficar velho e aposentado ter que vender pra qualquer um. De repente o filho não queira dar continuidade ao que tenho, sem problemas, ele poderá vender e aproveitar o capital para fazer os projetos dele.

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


Heber_MG
aff, vai levar dinheiro pro caixão?

Não, vou levar para a Europa e para a loja de Guitarras OU para a escola particular e para o pediatra. ;)

Para algum lugar, o dinheiro vai, o ponto é: para onde?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Casais sem filhos