Como fazer uma dissertação?

Autor Mensagem
ZXC
Veterano
# ago/08 · Editado por: ZXC
· votar


Como fazer uma dissertação?
Estou no 3 ano do ensino medio

Vixe....e assim caminha o ensino brasileiro.

Dogs2
Veterano
# ago/08
· votar


ZXC
Vixe....e assim caminho o ensino brasileiro.

Pois é...
:D

ZXC
Veterano
# ago/08
· votar


Dogs2

Editado só para os seus olhos de cãooooo...ahahah

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


Kamus23

Cara, um absurdo esse negócio de achar que dissertação não tem importância. É por essas e outras que existem pessoas com diploma de graduação mas que não sabem debater um assunto sequer usando argumentos.

Dissertação é basicamente um texto que expõe de forma objetiva um ou mais pontos de vista a respeito de um assunto. Não é necessariamente a tua opinião, pois no geral é escrito de forma impessoal, sem coisas do tipo "eu acho que" ou "eu penso que" ou "na minha opinião particular". É essencial ser objetivo, direto, sem implicações ocultas, sem metáforas, sem floreios linguísticos. Deve se evitar falácias e argumentos de "senso comum" - você PODE usar o senso comum para expor um fato, por ex, "é geralmente aceito que X", mas não pode usar isso para dizer que X está correto. Também evite usar termos não definidos, mas dependendo do público, você pode supor que o termo é conhecido (exemplo, em quase todos os casos, você pode falar "computador" sem explicar o que é um). No geral, uma dissertação é bem diferente de uma conversa, porque a conversa costuma ser centrada nos participantes (eu, você, nós), enquanto a dissertação é centrada no que se sabe sobe determinado tema.

Existem dissertações de todos os tipos e tamanhos. No vestibular, foram 15 linhas. No mestrado, foram 120 páginas. Não existe uma regra para isso, nem para a estrutura, embora muitos professores de cursinho gostem de passar aquela formulinha com 3 parágrafos (introdução, desenvolvimento, conclusão).

No mais, devem existir dúzias de explicações melhores para isso na Internet. O Google é seu amigo.

A propósito, não gostei dos exemplos da Wikipedia, porque tem subjetividade demais ali. Mesmo o meu post NÃO É uma dissertação.

Rock Charles
Veterano
# ago/08
· votar


ah cara, se mata.

Dogs2
Veterano
# ago/08
· votar


Bog
Eu acho que...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como fazer uma dissertação?