Bog Veterano
|
# ago/08
· votar
Kamus23
Cara, um absurdo esse negócio de achar que dissertação não tem importância. É por essas e outras que existem pessoas com diploma de graduação mas que não sabem debater um assunto sequer usando argumentos.
Dissertação é basicamente um texto que expõe de forma objetiva um ou mais pontos de vista a respeito de um assunto. Não é necessariamente a tua opinião, pois no geral é escrito de forma impessoal, sem coisas do tipo "eu acho que" ou "eu penso que" ou "na minha opinião particular". É essencial ser objetivo, direto, sem implicações ocultas, sem metáforas, sem floreios linguísticos. Deve se evitar falácias e argumentos de "senso comum" - você PODE usar o senso comum para expor um fato, por ex, "é geralmente aceito que X", mas não pode usar isso para dizer que X está correto. Também evite usar termos não definidos, mas dependendo do público, você pode supor que o termo é conhecido (exemplo, em quase todos os casos, você pode falar "computador" sem explicar o que é um). No geral, uma dissertação é bem diferente de uma conversa, porque a conversa costuma ser centrada nos participantes (eu, você, nós), enquanto a dissertação é centrada no que se sabe sobe determinado tema.
Existem dissertações de todos os tipos e tamanhos. No vestibular, foram 15 linhas. No mestrado, foram 120 páginas. Não existe uma regra para isso, nem para a estrutura, embora muitos professores de cursinho gostem de passar aquela formulinha com 3 parágrafos (introdução, desenvolvimento, conclusão).
No mais, devem existir dúzias de explicações melhores para isso na Internet. O Google é seu amigo.
A propósito, não gostei dos exemplos da Wikipedia, porque tem subjetividade demais ali. Mesmo o meu post NÃO É uma dissertação.
|