Autor |
Mensagem |
Locohawa Veterano |
# jul/08 · Editado por: Moderador
Criou o aplicativo mais simples e mais baixado do Orkut :)
Entrevista da INFO com Samuel Vignoli:
Na sexta-feira passada (dia 25), comecei uma conversa por e-mail com o pessoal da produtora mineira StudioSol, que você talvez não conheça por esse nome, mas com certeza já está familiarizado com o Cifra Club, do Terra, que é criação deles. O motivo do contato foi o "Minha Música", um aplicativo para orkut que eles desenvolveram usando as APIs do YouTube e do OpenSocial.
O "Minha Música" é um sucesso. Está em segundo na lista dos aplicativos mais populares e está crescendo rapidamente. "Quando comecei a escrever este e-mail, o 'Minha Música' já tinha 1.551.235 "usuários ativos - que é o nome que damos aos usuários que, além de simplesmente instalar, configuraram o aplicativo, escolhendo sua música ou personalizando-o. Ao terminar de escrever esse e-mail, o Minha Música já tinha 1.551.722 usuários ativos.", disse o CEO da Studio Sol, Samuel Vignoli, que também respondeu as seguintes perguntas.
*
Quantas pessoas trabalharam na criação do aplicativo? Samuel Vignoli - A equipe de criação do aplicativo foi composta por dois designers, dois programadores e dois arquitetos de informação. Toda a equipe da produtora, no entanto, participou de um 'brainstorm' no início do projeto, como sempre acontece. A Studio Sol têm hoje 19 pessoas trabalhando. Também tivemos colaboração de voluntários para traduzir o aplicativo para inglês, espanhol, alemão e francês.
Quais ferramentas de desenvolvimento vocês usaram? Samuel Vignoli - Pacote Adobe Web Premium (Fireworks, Illustrator, Photoshop, Dreamweaver), Zend Development Enviroment (para a programação PHP/XML) e Aptana (para JavaScript).
Quanto tempo levou entre a idéia e a realização do projeto? Samuel Vignoli - Apesar de o desenvolvimento ser bastante complicado, levamos menos de um mês entre a mesa de projetos e a publicação. Quisemos criar algo rapidamente para participar do lançamento do OpenSocial no Brasil. Por isso optamos por criar algo rápido, útil e simplificado para o usuário. Agora estamos adicionando novos recursos ao "Minha Música" e criando novos aplicativos.
A documentação do Google foi o suficiente para entender as especificações do OpenSocial? Samuel Vignoli - Sim, a documentação é bem completa.
Para o 'Minhas Músicas' vocês precisaram lidar com a API do YouTube? Como foi a experiência? Que dicas você dá para quem quer fazer algum projeto com ela? Samuel Vignoli - Sim! Já tínhamos experiência com ela no Cifra Club, no Letras.mus.br e no Palco MP3. A documentação também é bem completa e quem quiser brincar basta ler o que o YouTube disponibiliza. [No caso do player do Minha Música, por exemplo] Usamos a API do YouTube e simplesmente escondemos o vídeo e deixamos o audio tocando.
Como foi feito o recurso "editar fonte, estilo e cores"? Samuel Vignoli - Adaptando parte da biblioteca JQuery, que é um pacote gratuito de recursos pré-programados em JavaScript.
Há alguma divisão no lucro da publicidade exibida no aplicativo? Vocês precisam dividir com o Google? Samuel Vignoli - Não. Toda a publicidade é do desenvolvedor. Contudo, elas não podem ser exibidas no perfil do usuário do Orkut, o que restringe-as a menos de 10% do total do pageviews.
Postado por - Juliano Barreto - 29/07/2008 Fonte: http://info.abril.com.br/blog/webgear/20080729_listar.shtml?97146
Provavelmente deve estar montado na grana a essa altura.
Dissertem em rimas livres.
|
Horcruxes Veterano |
# jul/08
· votar
Sam, me dá um emprego? ^^
|
Dark Luke Veterano |
# jul/08
· votar
Eu acho que ele deve tudo isso a nós, fiéis nerds que popularizamos o seu império do mal.
|
TWT ICE Veterano |
# jul/08
· votar
caramba, o Sam é popstar
|
Soulface Veterano |
# jul/08
· votar
Também tivemos colaboração de voluntários para traduzir o aplicativo para inglês, espanhol Sam e Lula. Dois exemplos do q não precisa saber falar inglês nem trabalhar para se dar bem na vida.
|
adnz Veterano |
# jul/08
· votar
É amigo... Copa do mundo!
|
TG Aoshi Veterano |
# jul/08
· votar
Dissertem em rimas livres.
Sam, Sam, Sam Vai tomar no...
P.S.: Agora, o resto é com vcs! =S
Sam Boa, nem pra compartilhar isso conosco, hein? =/
|
Invalid User Veterano |
# jul/08
· votar
TG Aoshi
Ele nem vai postar com medo de se queimar ao dizer alguma bobagem... certo Sam?
|
Invalid User Veterano |
# jul/08
· votar
Locohawa
Cara, como se cria um tópico com menos de três palavras? Ô.o
|
TG Aoshi Veterano |
# jul/08 · Editado por: TG Aoshi
· votar
Invalid User Cara, como se cria um tópico com menos de três palavras? Ô.o
Isso explica muita coisa: Sam esperteeenho
=p
|
B.Frusciante Veterano |
# jul/08
· votar
FDP !!
|
DrBrodsky Veterano |
# jul/08
· votar
StudioSol Parece nome de produtora de banda de pagode.
|
And the meek shall inherit the earth Veterano |
# jul/08
· votar
ambém tivemos colaboração de voluntários para traduzir o aplicativo para inglês, espanhol, alemão e francês. será que a minha tradução tá lá?
|
Kaíque Veterano |
# jul/08
· votar
Tio Sam wants you .
|
Sam Moderador |
# jul/08
· votar
puxa, vcs são rapidos, nem tinha visto =) vlw
|
Rock Charles Veterano |
# jul/08
· votar
É porque ele roubou o anel do Frodo.
|
maggie Veterana |
# jul/08
· votar
plim plim!
=)
|
qew Veterano |
# jul/08
· votar
Sam Parabéns Campeão!
|
Atum Bluesman Veterano |
# jul/08
· votar
\o\o\o\ Tá malandro hein Sam.
|
POSITIVE Veterano |
# jul/08
· votar
Tá, eu acredito quando vc diz que não ganha muito por isso.
|
izzystradlin Veterano |
# jul/08
· votar
Sam, o Bill Gates brasileiro, sem grife....
|
toty Veterano |
# jul/08
· votar
$am.
|
Luis Guitar Veterano |
# jul/08
· votar
Quando eu crescer, quero ser igual o tio Sam....
=P
|
Cheap Trick Veterano |
# jul/08
· votar
q meninão esperto em..
=]
|
Grow Veterano |
# jul/08
· votar
isso me dá uma ponta de orgulho
|
fernando tecladista Veterano |
# jul/08
· votar
Samuel Vignoli
o Silvio Santos da internet
|
Luis Guitar Veterano |
# jul/08
· votar
$am.
Eu deixo vc usar meu nome como seu sócio, mas vc vai ter que dividir os lucros comigo! Aceita em cara, bom negócio pra vc!! =D
|
KaTy Miss Simpatia 2012 |
# jul/08
· votar
POw, Sam, parabéns!
Agora me "empresta" 300,00 aí.
:D
|
Canto Veterano |
# jul/08
· votar
Construindo um império fácil, hein...
|
Adrianodevil Veterano |
# jul/08
· votar
Samtanás!
Ele vendeu a alma dele ao Google... Tenho certeza...
|