Cultura - Realidade e Exclusão

Autor Mensagem
Julia.
Veterano
# jul/08
· votar


guga1232000
Acho que isso vem de cada um.
A TV é superestimada. Vc acha mesmo que se a Globo fizer campanhas e mais campanhas vai mudar alguma coisa?
Os programas que têm um mínimo de conteúdo, tem baixíssima audiência.
Eles não são burros. Mostram o que vende.
Passar lixo na TV, na maioria das vezes, não é a causa da falta de interesse pela cultura, é consequência.

Luiz Rhoads
Veterano
# jul/08
· votar


Então, a maioria tem dinheiro prá gastar em bar, em boate, em show da banda favorita que já viu 13827362x... mas não tem para gastar com cinema? Com teatro?
Acho que é falta de interesse mesmo por cultura. A maioria prefere as coisas banais *da vida.

Disse tudo. É exatamente isso.

As pessoas (como eu) preferem gastar dinheiro com outra coisa. Eu sou muito mais "torrar" meu dinheiro bebendo cerveja e jogando sinuca com os amigos, do que assistir à uma peça de teatro, até porque é algo que não tenho paciência pra ver.

Carla Andréa
Veterano
# jul/08 · Editado por: Carla Andréa
· votar


do que assistir à uma peça de teatro

É que no fundo tem que ter essência artística prá ter certas sacadas.

guga1232000
Veterano
# jul/08
· votar


Julia.
A TV é superestimada. Vc acha mesmo que se a Globo fizer campanhas e mais campanhas vai mudar alguma coisa?

Muda sim, olhe as roupas que viram moda... A maioria delas aparece nas novelas! Tanto que o meio de comunicação mais caro que existe para fazer anúncios é a TV, justamente pq ela é a que mais funciona e mais influência.

Quem não tem TV em casa? Quem não assiste e nunca comprou/ se interessou por algo que já viu na TV?

Carla Andréa
Concordo com vc...
As pessoas que pensam que cultura é coisa obsoleta são tontas.
Mas a cultura também se modifica com o passar do tempo...

Carla Andréa
Veterano
# jul/08
· votar


guga1232000
Mas a cultura também se modifica com o passar do tempo...

Ainda bem!
Mesmice não tá com nada.
É bom revirar o baú de vez enquando e ver com as coisas conseguem ser discrepantes.

adnz
Veterano
# jul/08
· votar


E música?

NoAlarms
Veterano
# jul/08
· votar


É a política do pão e circo que o Brasil conhece tão bem, camarada.

Julia.
Veterano
# jul/08
· votar


guga1232000
Ah, cara.. Não compare a influência de uma propaganda, de roupas com cultura.
Antes de tudo, tem que ter um mínimo de interesse.

Exemplo clássico é aquele canal SescTv e Telecine Cult. Passa cultura o dia todo. Regurgita campanha cultural. Ninguém assiste, não dá ibope.
Quem pega pra assistir é quem tem interesse pela arte. E só.

E eu sei que são programas de tv paga então repito o que a Carla Andréa disse.

Nem estou entrando no mérito dos menos favorecidos, esses coitados não tem nem o que comer... enfim.

B4cK5p4c3
Veterano
# jul/08
· votar


Julia.
Mas a pessoa pode não gostar de teatro e arte?

Julia.
Veterano
# jul/08
· votar


B4cK5p4c3
Eu não falei de gostar ou deixar de gostar em nenhum momento.

jimmy vandrake
Veterano
# jul/08
· votar


Estamos no país do futebol, da dança do créu, da Ivete Sangalo e das duplas sertanejas. Nossa mídia é pobre em promoção cultural e só promove o que dá altos lucros. Para quem não gosta de nada disto que está aí é preciso ter muito dinheiro para ir a shows que raramente custam menos de R$100,00. A arte do teatro resta os teatros chiques, caros e pouco divulgados. Aqui em Curitiba só restaram os cinemas de shopping que custam um monte de dinheiro, até por que vc nunca vai sozinho, então multiplique por dois.
Estamos no país da gasolina mais cara do mundo, que tem uma carga tributária igual a da Inglaterra, a segunda maior taxa de juros do planeta, onde bancos e cartões de crédito cobram livremente juros abusivos sem suas linhas de crédito. Estamos no Brasil do salário de U$350,00. Estamos no brasil dos escândalos, de governos enlameados em denúncias de corrupção. Estamos no país que ou se tem lucros esorbitantes ou nada, estamos no país dos impunes, da justiça que promove a injustiça. Estamos no país que considera excluídos os que são maioria e não ao contrario. Vivemos no Brasil que pessoas roubam em bilhões e são chamados de mega investidores e desfilam décadas livremente pela sociedade e com notoriedade da mídia.
Assim continuaremos nos conformando com as novelas, com os jogos da quarta e domingo, com o jornalismo parceiro que só mostra o que interessa, o que dá ibope e que não informa.
Assim ficaremos assistindo a propagando dos bancos dos lucros anuais bilionários superiores a empresas como a GM norte americana.
E tudo isto graças a quem ??? A nós é claro !!! Que fazemos os nossos investimentos na manutenção deste país maravilhoso.
Se alguém se ofendeu, por favor não se ofenda, é apenas um desabafo e uma opinião. Negative o post se quiser e bola pra frente.

guga1232000
Veterano
# jul/08
· votar


Julia.
Onde eu moro não pega SescTv, nem Telecine Cult e nem cultura.

Não estou comparando nada, não estou me limitando às roupas, eu usei como exemplo.
Se as influências começam a modificar até mesmo o modo de vc se vestir e seus comportamentos, imagina o que não faz com sua maneira de pensar.

São estudos, a TV influência no comportamento de tudo... Quer um exemplo?

Olha o forró, todo mundo achava uma coisa idiota, mas depois que o Ratinho em seu auge na TV começou a divulgar o estilo de música, vendendo o CD dele e tudo mais, o forró virou uma mania nacioal, normal e que todo mundo gosta!! O que antes era coisa de Nordestinos, ganhou uma amplitude nacional.

Há 12 anos atrás, a maioria achava o forró uma coisa tonta, e agora?

Alguns ainda acham, mas convenhamos que o estilo ganhou muito mais adeptos.

Carla Andréa
Veterano
# jul/08
· votar


shows que raramente custam menos de R$100,00

Eu vou a shows que custam 14 reais (MPB Petrobrás), 20 reais e no máximo pago 50 conto em um.

A arte do teatro resta os teatros chiques, caros e pouco divulgados

Eu pago 4 reais em teatros, 14 reais e no máximo 24.

cinemas de shopping

E as salas de arte? Não sei se por aí rola isso, mas aqui dispomos de 4 salas e estão para ser inauguradas mais 2.

Se procurar tem sim cultura de fácil acesso.

paranauê
Veterano
# jul/08
· votar


• Apenas 13% dos brasileiros freqüentam cinema alguma vez por ano;

Eu raramente vou ao cinema porque não tenho paciência de ficar sentado por 2h ou mais olhando pra uma tela (que não seja do PC). E também, o que adianta ir no cinema ver filminho de amor estadunidense, igual grande parte do que está em cartaz, que não aumenta a cultura de ninguém?!

• 92% dos brasileiros nunca freqüentaram museus;

Museu é true, vale a pena ir.

• 93,4% dos brasileiros jamais freqüentaram alguma exposição de arte;

Além de desinteresse, há muita desinformação nessa área. Só tem propaganda quando é algo muito bom, em algum lugar tipo o MASP, se não, só uma nota no canto do rodapé de alguma Veja SP da vida.

• 78% dos brasileiros nunca assistiram a espetáculo de dança, embora 28,8% saiam para dançar;

Outra coisa que não desperta interesse em grande parte da população.

• Mais de 90% dos municípios não possuem salas de cinema, teatro, museus e espaços culturais multiuso;

Brasil sil sil

• O brasileiro lê em média 1,8 livros per capita/ano (contra 2,4 na Colômbia e 7 na França, por exemplo);

Povo imbecil. Procurem nos Orkuts da vida, na parte de livros. Respostas mais frequentes: "Não gosto de ler"; "Ler? Coisa de nerd" e etc.

• 73% dos livros estão concentrados nas mãos de apenas 16% da população;
• O preço médio do livro de leitura corrente é de R$ 25,00, elevadíssimo quando se compara com a renda do brasileiro nas classes C/D/E;


Uma responde a outra.

• 82% dos brasileiros não possuem computador em casa, destes, e 70% não tem qualquer acesso a internet (nem no trabalho, nem na escola);

Dos 18% que têm, 50% não sabem usar decentemente. Acham que internet é um "ezinho" azul.

jimmy vandrake
Veterano
# jul/08
· votar


Carla Andréa

Se vc procurar pelo preço vai encontrar até gratuito. Me refiro ao shows e peças que vc gostaria de assistir. Será que custam tão pouco ?

Julia.
Veterano
# jul/08
· votar


guga1232000
Então, voltou ao que eu disse. Esse tipo de coisa vende.
Cultura faz com que vc pense, reflita.
Assistir programa do Ratinho e dançar esse forró sem noção não exige nada disso. Quem se conforma com isso, quem acha que isso agrega qualquer coisa, não vai mesmo querer saber de cultura. Não vai ter interesse em nada mesmo.

B4cK5p4c3
Veterano
# jul/08
· votar


Mas ninguém definiu cultura ainda :(

Julia.
Veterano
# jul/08
· votar


Cultura. s.f. Desenvolvimento intelectual; saber; utilização industrial de certos produtos naturais; instituições, costumes e valores de uma sociedade; cultivo.

Carla Andréa
Veterano
# jul/08
· votar


jimmt vandrake
vai encontrar até gratuito

Sim... aqui há vários projetos que rola música gratuita com artistas conhecidos. Já vi Vania Abreu, Paulinho Moska, Chico César, Lampirônicos, dentre outros, no Projeto Música no Parque.

Me refiro ao shows e peças que vc gostaria de assistir. Será que custam tão pouco ?

Olha, EU me sinto satisfeita com o que vejo pq além de serem de bom gosto, têm outras coisas inseridas no contexto artístico. Portanto se a Diva Mör Marisa Monte vem para cá e cobra 180 reais na última fila... eu só tenho que lamentar por aqueles que se dão ao luxo de pagar para ver. Adoro ela, adoro Chico, adoro tantos outros... mas enquanto existirem ofertas melhores e que me saciem, nunca pagarei um valor desse. Cheguei a essa conclusão depois de um certo tempo, depois que vc começa a perceber certas coisas intrísecas e percebe que há muitas outras que valem a pena.
Ah... a maturidade...

OBS: Paguei caro no show do Pearl Jam ahuaha

guga1232000
Veterano
# jul/08
· votar


Julia.
E vc acha que o forró não faz parte da cultura dos nordestinos?
Sem noção é sub-estimar o que eles fazem, sem noção é forró universitário, o cara teve a pachorra de introduzir o forró raiz (o seu forró com dança sem noção), depois que vieram esses outros.

E vc acha que cultura não se vende? Já ouviu falar em Indústria Cultural?? Dê uma pequisada.
Cultura é uma das coisas mais vendidas e vc nem percebe...

Carla Andréa
Veterano
# jul/08
· votar


E vc acha que o forró não faz parte da cultura dos nordestinos?

Adoro!!!

sem noção é forró universitário

Hã? Por quê?

Julia.
Veterano
# jul/08
· votar


guga1232000
Uma coisa é falar de forró de verdade, outra do forró do Ratinho.

Cultura não é uma das coisas mais vendidas. Deveria ser mais. Não sou daquelas que acha que o artista tem que fazer tudo pela arte, bla bla, não. O cara tem que se sustentar também. A arte e sua indústria é muito ingrata. É tudo muito mal valorizado.

Eu falei da música pra vender no sentido de quem a produz, pensa em último lugar na cultura, se aquilo ali presta pra alguma coisa ou não.

PS. Esse é outro assunto fdp também. Sempre gera discussão. Igual discutir religião.

QUARESMA
Veterano
# jul/08
· votar


E a musica? (2)

Dogs2
Veterano
# jul/08 · Editado por: Dogs2
· votar


acho esse termo "acesso à cultura" muito complicado, porque a cultura e o povo são indissociáveis
A cultura de massa não deixa de ser cultura, assim como tem a cultura de elite, e assim vai. Ninguém é "desaculturado", por mais pobre que seja, e na verdade eu vejo justo o contrário, quanto mais baixa a classe mais enraizada a cultura

guga1232000
Veterano
# jul/08 · Editado por: guga1232000
· votar


Carla Andréa
sem noção é forró universitário

Hã? Por quê?


O forró univerisário comparado ao "de raiz", é mais sem noção por ter disvirtuado (ou atualizado) o anterior. Se for falar que o outro é sem noção, na minha concepção o universitário é muito mais... Entendeu?

Julia.
Mas o forró que ele trouxe nos cds de coletânea dele, foram aqueles BEM arrastados, coisa do nordeste mesmo, chegando aqui, ele foi adaptado...

O lance da indústria cultural, não é a idéia sobre vender cultura para se sustentar, mas sim de banalizar a cultura através da venda.

Quando o próprio artista que vende a sua obra é uma coisa, mas quando é em grande escala (produção), é outra.
Uma das coisas que carcterizam uma obra de arte, é justamente o fato adquirir por gostar e admirar, além de ter um certo grau de comunicação entre o artista e o seu público. Não digo comunicação verbal, mas a imagética, onde o artista passa a idéia que ele queria para o recptor pelo fato de ele entender o que está adquirindo.

Quando vemos quadros estampados em capas de cadernos, a intenção deles não é divulgar a cultura, mas sim vendê-la e banalizá-la, se realmente quisessem divulgar a cultura seria algo gratuíto, como a valorização deles na própria aula de artes.

*edit erro de portuga*

POSITIVE
Veterano
# jul/08
· votar


C/D/E

Iron Maiden!?

Dogs2
Veterano
# jul/08
· votar


POSITIVE
POSITIVE!

Julia.
Veterano
# jul/08
· votar


guga1232000
Hey, velho.
Tenho que sair. Depois te respondo.
:)
Abraços.


E eu ainda não concordo com vc. UHEueheue..

Carla Andréa
Veterano
# jul/08
· votar


guga1232000
O forró univerisário comparado ao "de raiz", é mais sem noção por ter disvirtuado (ou atualizado) o anterior. Se for falar que o outro é sem noção, na minha concepção o universitário é muito mais... Entendeu?

Que nada... não tem pq um ou outro serem sem noção...
São, digamos que, fragmentos de uma mesma "ossada".

Adoro forró universitário, é bacana.

POSITIVE
Veterano
# jul/08
· votar


POSITIVE
POSITIVE!


\o/ Sou Eu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cultura - Realidade e Exclusão