Cultura - Realidade e Exclusão

Autor Mensagem
Canto
Veterano
# jul/08


• Apenas 13% dos brasileiros freqüentam cinema alguma vez por ano;

• 92% dos brasileiros nunca freqüentaram museus;

• 93,4% dos brasileiros jamais freqüentaram alguma exposição de arte;

• 78% dos brasileiros nunca assistiram a espetáculo de dança, embora 28,8% saiam para dançar;

• Mais de 90% dos municípios não possuem salas de cinema, teatro, museus e espaços culturais multiuso;

• O brasileiro lê em média 1,8 livros per capita/ano (contra 2,4 na Colômbia e 7 na França, por exemplo);

• 73% dos livros estão concentrados nas mãos de apenas 16% da população;

• O preço médio do livro de leitura corrente é de R$ 25,00, elevadíssimo quando se compara com a renda do brasileiro nas classes C/D/E;

• Dos cerca de 600 municípios brasileiros que nunca receberam uma biblioteca, 405 ficam no Nordeste, e apenas dois no Sudeste;

• 82% dos brasileiros não possuem computador em casa, destes, e 70% não tem qualquer acesso a internet (nem no trabalho, nem na escola);

• 56,7 % da população ocupada na área de cultura não têm carteira assinada ou trabalha por conta própria;

• A média brasileira de despesa mensal com cultura por família é de 4,4% do total de rendimentos, acima da educação (3,5%), não variando em razão da classe social, ocupando a 6ª posição dos gastos mensais da família brasileira.
-

Fonte: http://www.fatorbrasis.org/

Dogs2
Veterano
# jul/08 · Editado por: Dogs2
· votar


Mas o que é cultura?

(previsão de posts: até acabar o espaço da internet)

B4cK5p4c3
Veterano
# jul/08
· votar


• Apenas 13% dos brasileiros freqüentam cinema alguma vez por ano;
Acho que eu fui menos de 5 vezes na vida \o/
É caro =/

• 92% dos brasileiros nunca freqüentaram museus;
Aqui em Recife os antigos fortes são museus, logo eu já fui. Mas eu gosto de ler sobre a história de alguns lugares e ver imagens antigas, até para eu fazer uma comparação.

• 93,4% dos brasileiros jamais freqüentaram alguma exposição de arte;
Pra quê?

• 78% dos brasileiros nunca assistiram a espetáculo de dança, embora 28,8% saiam para dançar;
É chato =\

Canto
Veterano
# jul/08
· votar


Dogs2
(previsão de posts: até acabar o espaço da internet)

O OT ainda está vazio...
:/

Canto
Veterano
# jul/08
· votar


B4cK5p4c3
É caro =/
Pra quê?
É chato =\


Não é caro, existem programas culturais mais caros que este...
Exposição de arte é muito bom, ainda mais quando em um ambiente inspirador à imaginação.
É muito chato mesmo, ficar vendo pessoas dançarem.

guga1232000
Veterano
# jul/08
· votar


Eu vou no cinema pelo menos 1 vez a cada 2 meses... Eu adoro cinema!!

Eu nunca tinha assistido algum espetáculo de dança e mês passado eu assisti...Cara, é muito bom! Semana passada fui ver uma outra apresentação e irei sempre que puder... =)

Agora o museu, fico devendo, só ia quando tinha excursão escolar.

E comecei a ler por passa tempo ano passado, esse ano lí 5 livros, é pouco, mas é mais do que eu tinha lido a vida toda...uhauahua

Dogs2
Mas o que é cultura?
Desde que eu saiba, é um conjunto de conhecimentos e vivência de um povo, que podem ser mesclados com outros e formar uma nova cultura...

B4cK5p4c3
Acho que eu fui menos de 5 vezes na vida \o/
É caro =/

Quanto é o cinema onde vc mora???

Julia.
Veterano
# jul/08
· votar


Sei lá, mas pelo menos em Belo Horizonte, eu sempre vejo campanha de popularização do teatro, da dança, sempre tem concertos no parque, cinema de graça no Palácio das Artes...
A cultura tá aí, só tem que ficar atento.

Certeza
Veterano
# jul/08
· votar


93,4% dos brasileiros jamais freqüentaram alguma exposição de arte
Apenas 13% dos brasileiros freqüentam cinema alguma vez por ano


Mas o que é cultura?

na boa...não acho q exposição de arte ou cinema seja cultura...e dança depende muito do tipo de dança...
de tudo oq foi citado só gosto de cinema, e epnsando como um lazer e não como algo cultural...

The_Fourth_Horseman
Veterano
# jul/08
· votar


na boa...não acho q exposição de arte ou cinema seja cultura...e dança depende muito do tipo de dança...
de tudo oq foi citado só gosto de cinema, e epnsando como um lazer e não como algo cultural...
2

Com certeza

guga1232000
Veterano
# jul/08
· votar


Certeza
Eu vejo como cultura sim, se faz parte do cotidiano e já está enraízado nos habitos do povo local, então pode ser encarado como cultura.

A globalização veio para acabar com a cultura nativa e impor uma cultura universal (americanizada). Acho que tudo tem o lado bom e ruim.
O lado péssimo da globalização foi esse, o de acabar com a cultura nativa de qualquer lugar.

Meu ponto de vista...

B4cK5p4c3
Veterano
# jul/08
· votar


guga1232000
Preços:
2a, 3a e 5a: R$ 13,00
6a, Sab, Dom e Feriados: R$ 16,00
4a. feira: R$ 9,00
Promo Especiais: Sessão Família - sábado, domingo e feriados R$ 11,00 até 14:55h

=/

Canto
Não gosto de dança e de obras de artes, a não ser que as pinturas sejam retratos do passado.

guga1232000
Veterano
# jul/08
· votar


B4cK5p4c3
Caramba! Onde vc mora??
Mas tem meia??
Aqui em Salto o cinema está R$8,00 e de quarta é R$3,00 e ainda ganha pipoca!! hehehe

Em Itu é R$14,00 e de quarta é R$3,50...

Todos têm meia com apresentação da carterinha de estudante.

The_Fourth_Horseman
Veterano
# jul/08
· votar


de quarta é R$3,00 e ainda ganha pipoca!!

Caramba...

guga1232000
Veterano
# jul/08
· votar


The_Fourth_Horseman
Toda quarta é meia e eles dão pipoca pro pessoal ir!
Infelizmente ngm valoriza o cinema de Salto, mas a sala é legal!!!
Só que em Itu é maio né, aí o pessoal prefere lá...
Aqui tem um lance que vc paga um valor mensal p/ o cinme e vc pode entrar de graça, como se fosse sócio!!
Muito legal!

Luiz Rhoads
Veterano
# jul/08
· votar


• Apenas 13% dos brasileiros freqüentam cinema alguma vez por ano;
Pra mim cinema só em casa. Além do que, com o preço da entrada do cinema, você compra o filme em qualquer camelô.

• 92% dos brasileiros nunca freqüentaram museus;
Só fui em uma excursão uma vez.

• 93,4% dos brasileiros jamais freqüentaram alguma exposição de arte;
Pra que? É uma merda de chato.

• 78% dos brasileiros nunca assistiram a espetáculo de dança, embora 28,8% saiam para dançar;
Dança é coisa de viado.

• Mais de 90% dos municípios não possuem salas de cinema, teatro, museus e espaços culturais multiuso;
Aqui por exemplo não tem nada disso.

• O brasileiro lê em média 1,8 livros per capita/ano (contra 2,4 na Colômbia e 7 na França, por exemplo);
Eu não faço parte desse "O brasileiro". A não ser que revistas de guitarra e roadie crew façam parte da lista.

The_Fourth_Horseman
Veterano
# jul/08
· votar


guga1232000
Aqui uma promoção dessas ia resultar em briga na frente do cine.. =P

Aqui tem um lance que vc paga um valor mensal p/ o cinme e vc pode entrar de graça, como se fosse sócio!!

Esse é muito bom mesmo... Se tivesse aqui eu seria um dos "sócios".. Ia todo dia no cinema.. =D

guga1232000
Veterano
# jul/08
· votar


The_Fourth_Horseman
Antigamente eu ia TODOS os fds, mas meus colegas não gostam de ir e eu não gosto de sair sozinho... Então nem vou mais...
Mas eu curto p/ caramba cinema!
Ainda mais com namorada...hohohohoh

The_Fourth_Horseman
Veterano
# jul/08
· votar


guga1232000
É claro que com mulher é bom de ir pra dar uns amassos né... Mas não vejo muita diferença de ir com ou sem os amigos... Até gosto de ir sozinho, não tem que ficar respondendo pergunta de quem não presta atenção.. =D

Certeza
Veterano
# jul/08
· votar


guga1232000
se faz parte do cotidiano e já está enraízado nos habitos do povo local

é...olhando por esse lado faz sentido...

guga1232000
Veterano
# jul/08
· votar


The_Fourth_Horseman
Isso é verdade, uma vez a minha ex ficava perguntando tudo...

"O que é pugilista? O que é casacalho? O que ele disse? Não consgeguir ler..." ¬¬

Isso quando ela não chorava com cenas tristes e eu tinha que ficar consolando...

Puta merdaaa!!!

The_Fourth_Horseman
Veterano
# jul/08
· votar


guga1232000

asuIAhiusHAuishIUAhs
As vezes é um porre mesmo...

Canto
Veterano
# jul/08
· votar


The_Fourth_Horseman
guga1232000
É claro que com mulher é bom de ir pra dar uns amassos né... Mas não vejo muita diferença de ir com ou sem os amigos... Até gosto de ir sozinho, não tem que ficar respondendo pergunta de quem não presta atenção.. =D





Pior que isso, é quando se está com atenção no enredo do filme, e a pessoa do lado fica falando.

Jio-kun
Veterano
# jul/08
· votar


Levantando uma polêmica...

Você é contra ou a favor de levar comida ao cinema?




Já deixo minha opinião:

-Sou contra. Imagina, tú leva um salgadinho de queijo e o cinema/teatro fica com mó cheiro de chulé... Isso sem falar na balhureira que faz comer pipoca...


Expressem-se :)

Julia.
Veterano
# jul/08
· votar


Olha o caaara.
Desvirtuando na maior cara de pau.
Ainda escreve em negrito.

EhEUehUehu..

:)

guga1232000
Veterano
# jul/08
· votar


Jio-kun
Tb sou contra, no máximo uma pipoca/ chocolate e um refri/suco...

Mas uma vez eu comprei umas esfihas no Habibs e uma coca de 2 litros, coloquei na mochila e entrei no cinema...
Coisa de aborrescente de 14, 15 anos...

leandro rodrigues
Veterano
# jul/08
· votar


Jio-kun


Tú leva

Mora em S/P

Carla Andréa
Veterano
# jul/08 · Editado por: Carla Andréa
· votar


Apenas 13% dos brasileiros freqüentam cinema alguma vez por ano
92% dos brasileiros nunca freqüentaram museus;
93,4% dos brasileiros jamais freqüentaram alguma exposição de arte;
78% dos brasileiros nunca assistiram a espetáculo de dança, embora 28,8% saiam para dançar;
etc
etc
etc

Então, a maioria tem dinheiro prá gastar em bar, em boate, em show da banda favorita que já viu 13827362x... mas não tem para gastar com cinema? Com teatro?
Pô, aqui pelo menos existem vários lugares que o valor é simbólico quando não é entrada gratuita.

Acho que é falta de interesse mesmo por cultura. A maioria prefere as coisas banais *da vida.



*"Pai, afasta de mim este cálice!"

guga1232000
Veterano
# jul/08
· votar


Carla Andréa
Acho que esse desinteresse é pq ninguém incentiva.

Na TV eles mostram que as bandas legais são boas, e muitas coisas da cultura são vistas como obsoletas e "caipiras"...

B4cK5p4c3
Veterano
# jul/08
· votar


Mas eu não gasto dinheiro com nada porque não trabalho.

Carla Andréa
Veterano
# jul/08
· votar


guga1232000
Acho que esse desinteresse é pq ninguém incentiva.

Claro, a cultura necessita de incentivo. Mas existem aqueles que torcem o nariz qdo aparece um incentivo mínimo.
E o incentivo não precisa vir por parte Governamental apenas, vc, eu, qualquer um pode fazer isso em casa, no trabalho, na faculdade/colégio...
Mas o povo é desinformado pq quer tb... pq tem gente que perde tanto tempo na internet batendo papo e não procura alguma coisa, aqui mesmo dentro dessa teia, que tenha um pouco mais de cultura? Poxa, quantos portais de eventos culturais circulam pela rede?
É falta de interesse no final das contas.

Nem estou entrando no mérito dos menos favorecidos, esses coitados não tem nem o que comer... enfim.

muitas coisas da cultura são vistas como obsoletas e "caipiras"...

Mentes tapadas e desprovidas se senso crítico pensam assim. Querem tudo igualzinho.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cultura - Realidade e Exclusão