Autor |
Mensagem |
emanuel macedo Veterano |
# jul/08
Por que diabos "m****" é palavrão? Aliás, por que a palavra "diabos", indizível décadas atrás, deixou de ser um? Outra: você já deve ter tropeçado numa pedra e, para revidar, xingou-a de algo como "filha-da -p***", mesmo sabendo que a dita nem mãe tem.
Pois é: há mais mistérios no universo dos palavrões do que o senso comum imagina. Mas a ciência ajuda a desvendá-los. Pesquisas recentes mostram que as palavras sujas nascem em um mundo à parte dentro do cérebro. Enquanto a linguagem comum e o pensamento consciente ficam a cargo da parte mais sofisticada da massa cinzenta, o neocórtex, os palavrões "moram" nos porões da cabeça. Mais exatamente no sistema límbico. É o fundo do cérebro, a parte que controla nossas emoções. Trata-se de uma zona primitiva: se o nosso neocórtex é mais avantajado que o dos outros mamíferos, o sistema límbico é bem parecido. Nossa parte animal fica lá.
E sai de vez em quando, na forma de palavrões. A medicina ajuda a entender isso. Veja o caso da síndrome de Tourette. Essa doença acomete pessoas que sofreram danos no gânglio basal, a parte do cérebro cuja função é manter o sistema límbico comportado. Elas passam a ter tiques nervosos o tempo todo. E, às vezes, mais do que isso. De 10 a 20% dos pacientes ficam com uma característica inusitada: não param de falar palavrão. Isso mostra que, sem o gânglio basal para tomar conta, o sistema límbico se solta todo. E os palavrões saem como se fossem tiques nervosos na forma de palavras.
Mas você não precisa ter lesão nenhuma para se descontrolar de vez em quando, claro. Como dissemos, basta tropeçar numa pedra para que ela corra o sério risco de ouvir um desaforo. Se dependesse do pensamento consciente, ninguém nunca ofenderia uma coisa inanimada. Mas o sistema límbico é burro. Burro e sincero. Justamente por não pensar, quando essa parte animal do cérebro "fala", ela consegue traduzir certas emoções com uma intensidade inigualável.
Os palavrões, por esse ponto de vista, são poesia no sentido mais profundo da palavra. Duvida? Então pense em uma palavra forte. "Paixão", por exemplo. Ela tem substância, sim, mas está longe de transmitir toda a carga emocional da paixão propriamente dita. Mas com um grande e gordo "p*** que o pariu" a história é outra. Ele vai direto ao ponto, transmite a emoção do sistema límbico de quem fala direto para o de quem ouve. Por isso mesmo, alguns pesquisadores consideram o palavrão até mais sofisticado que a linguagem comum.
http://super.abril.uol.com.br/revista/249/materia_revista_267997.shtml ?pagina=1
|
Chespirito Veterano |
# jul/08
· votar
vai tomar no c*!!!
|
Jio-kun Veterano |
# jul/08
· votar
Previsão do número de palavrões postados: 4293492666897847324
|
Leblues Veterano |
# jul/08 · Editado por: Leblues
· votar
eh neh...
|
guga1232000 Veterano |
# jul/08
· votar
É pecado, não pode!!
|
GAROTA Veterano |
# jul/08 · Editado por: GAROTA
· votar
Eu sou mt certinha ¬¬ muuuito difícil eu falar(ou escrever) palavrão..
edit: e sou assim mesmo ¬¬ não gostou? sinto muito..
|
aerolitos Veterano |
# jul/08
· votar
Eu sou mt certinha ¬¬ muuuito difícil eu falar(ou escrever) palavrão.. e a maioria deles, nunca nem falei!
Isso deve ser uma porra do caralho, puta que pariu, vai tomar no cú.
|
toty Veterano |
# jul/08
· votar
aerolitos ban Leblues ban...(2) outra suspenção?? rs Chespirito ban..(3)
|
Grow Veterano |
# jul/08
· votar
quando eu tropeço numa pedra, eu falo:
- oh messa!
|
Chespirito Veterano |
# jul/08 · Editado por: Chespirito
· votar
toty
ban...(4)
|
Carla Andréa Veterano |
# jul/08
· votar
Minha boca é porca, sorry os certinhos.
|
Negotiberio Veterano |
# jul/08
· votar
Grow quando eu tropeço numa pedra, eu falo:
- oh messa!
Agora entendo porque a galera te acha estranho...
|
QUARESMA Veterano |
# jul/08
· votar
A ciência dos palavrões
Dercy...
|
Fahrenheit Veterano |
# jul/08
· votar
Quanta merda hein!
|
Raven_Heart Veterano |
# jul/08
· votar
Não sei, mas algo me diz que esse tópico não terá uma vida longa...
|
Cabeça De Balde Veterano |
# jul/08
· votar
Porra véi... eu falo palavrão pra caralho.
|
Kaíque Veterano |
# jul/08
· votar
ban(5)
|
Raissamus Veterano |
# jul/08
· votar
Eu achei bem interessante, já tinha me questionado um pouco sobre isso!
|
Fahrenheit Veterano |
# jul/08
· votar
Na real, falar palavrão é muito bom...da uma relaxada. Mas tem que saber o local certo para falá-los.
Caralho.
|
POSITIVE Veterano |
# jul/08
· votar
Síndrome de Tourette
O pai de um amigo meu (psicólogo) disse que é algo engraçadíssimo se não fosse trágico.
Tipo: Vem um carteiro e diz:"bom dia, amigo!"
E você responde:" Bom dia,veado!"
|
r2s2 Veterano |
# jul/08
· votar
toty suspenção??
Pedal?
|
maggie Veterana |
# jul/08
· votar
A propósito...
|
zaqueu_grunge Veterano |
# jul/08
· votar
Arrá! Tópico interessante! Sempre quis saber porque diabos a gente fala palavrão. É algo impensado mesmo hahah, sai "sem querer"
quase como um peido
|
Fahrenheit Veterano |
# jul/08
· votar
sai "sem querer" quase como um peido
Cu froxo.
|
zaqueu_grunge Veterano |
# jul/08 · Editado por: zaqueu_grunge
· votar
Fahrenheit E o seu que é arrombado?
:/
|
KaTy Miss Simpatia 2012 |
# jul/08 · Editado por: KaTy
· votar
Na real, falar palavrão é muito bom...da uma relaxada. Mas tem que saber o local certo para falá-los. Exatamente! Nos momentos de raiva/ira é bom xingar para não sair quebrando tudo. :)
|
Douglas_ Veterano |
# jul/08
· votar
PQP!!! ;P
|
Grow Veterano |
# jul/08
· votar
pergunta para as mulheres vcs falam palavrão na hora do sexo?
|
Fahrenheit Veterano |
# jul/08
· votar
zaqueu_grunge E o seu que é arrombado?
=O
|
The Splinters Veterano |
# jul/08 · Editado por: The Splinters
· votar
toty suspenção Ban! Seja banido da sociedade, analfa. \o/
|