Morador de rua passa em concurso do BB e assume cargo em julho.

Autor Mensagem
KaTy
Miss Simpatia 2012
# jun/08


Enquanto vivia de fazer bicos e pedir esmola, Ubirajara Gomes da Silva, de 27 anos, passou quase um ano carregando pelas ruas do Recife uma folha de papel dobrada com o comprovante de classificação no concurso do Banco do Brasil.

Neste mês, foi convocado para assumir o cargo de escriturário, cujo salário inicial é de R$ 942,90, mais gratificação de 25%.

Silva ficou na 136ª posição, entre 171 classificados para trabalhar no Recife. A aprovação no concurso não significa apenas um emprego para ele. Morador de rua há 12 anos, Silva finalmente vai realizar o desejo de ter um lar.
Saiba mais

Nas últimas semanas, ele tem vivido dias de "celebridade" nas ruas da capital pernambucana e também no site de relacionamentos Orkut – quase 400 recados foram postados em seu perfil com saudações pela conquista e votos de boa sorte, principalmente de candidatos a concursos.

Mas como um morador de rua tem um perfil no Orkut? Silva diz que costuma usar computadores em bibliotecas públicas e lan-houses que cobram preços baixos pelo uso. "Eu escolho entre comer ou acessar a internet", conta.

Foi pela rede mundial de computadores que ele leu o edital do concurso, conseguiu material de estudo e trocou informações com outros candidatos. E foi também pela internet, em setembro do ano passado, que ele ficou sabendo que havia sido classificado no concurso. A boa notícia veio três dias antes de ele completar 27 anos.

O concurso teve mais de 19 mil candidatos inscritos. A prova, realizada em agosto do ano passado, tinha 150 questões – ele acertou 116. Mas antes de tentar entrar no Banco do Brasil ele já havia prestado quatro concursos nos últimos dois anos – sempre para o cargo de auxiliar administrativo, de nível médio.

"As pessoas me diziam para prestar para cargos de nível fundamental, mas eu sabia que podia tentar para nível médio", diz.

Silva sempre carregava uma pasta cheia de cópias de apostilas e provas anteriores e estudava em praças e bibliotecas.

Silva diz que fugiu da casa onde morava com a avó materna e quatro irmãos aos 15 anos. Ele estava na 6ª série, em 1995. Em 2001, decidiu voltar a estudar e recebeu diploma de ensino médio após ser aprovado no supletivo. Ele diz que passou a ler até três jornais diários de grande circulação por dia, além de livros sobre economia, um de seus assuntos preferidos.

Silva pensa em fazer universidade. Suas preferências são pelos cursos de ciências contábeis, economia e administração. "Esses cursos podem ajudar bastante o trabalho no banco", diz.

Há até alguns dias atrás, Silva vivia na esquina da rua da Amizade com rua das Pernambucanas, no bairro das Graças, perto da região central de Recife. Agora, um amigo que ele conheceu pela internet ofereceu abrigo em sua casa até que ele consiga uma casa para morar.

Esse mesmo amigo, que também passou em um concurso público, mas ainda não foi chamado, pagou a parte de uma dívida de Silva para limpar o nome dele no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), uma das exigências especificadas nos editais do BB para que os candidatos possam assumir o cargo. A outra parte do empréstimo Silva parcelou em 60 vezes e pretende pagar com o salário que passará a receber.

De acordo com o Banco do Brasil, se Silva fizer todos os exames médicos necessários e providenciar toda documentação até a semana que vem, ele assumirá o cargo de escriturário no dia 7 de julho, no Centro de Operações do BB, localizado no bairro Recife Antigo. Silva afirma que fará cabelo e barba e irá vestido com a roupa nova que ganhou de amigos.

http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL617037-9654,00-M ORADOR+DE+RUA+PASSA+EM+CONCURSO+DO+BB+E+ASSUME+CARGO+EM+JULHO.html

Eu fiz e não passei (por pouco, hihi) =/

Sumerrew
Veterano
# jun/08
· votar


"Eu escolho entre comer ou acessar a internet", conta.

Espero que ele não conheça o OT, senão vai morrer de fome.

B4cK5p4c3
Veterano
# jun/08
· votar


Minha avó falou isso a mim ontem =O

BokuWa
Veterano
# jun/08
· votar


Putz, parabéns para ele... 19 mil inscritos...

KaTy
Miss Simpatia 2012
# jun/08
· votar


Sumerrew
hauahuha

Verdade!!

KaTy
Miss Simpatia 2012
# jun/08
· votar


Bom, inicialmente será um salário baixo. Creio eu que, pro lugar que ele mora, é um bom salário, mas daqui uns anos ele já vai estar ganhando mais e a tendência é só aumentar. E ele poderá prestar outros concursos e tudo mais.

Hahaha
Sensacional, hein!

Devil Boy
Veterano
# jun/08
· votar


Um exemplo de vida! Esse não precisou de Bolsa-Família...

thigsm
Veterano
# jun/08
· votar


http://www.orut.com.br/Profile.aspx?uid=7970912826133420655

KaTy
Miss Simpatia 2012
# jun/08
· votar


Havia isso num comentário no orkut do ser:
"...que com esforsso se fas tudo..."

=/

Sumerrew
Veterano
# jun/08
· votar


KaTy
deixa 1 recado la pra ele
"comofas"

B4cK5p4c3
Veterano
# jun/08
· votar


Ubirajara
É Ubirajara ou Wbyrajara?

Negotiberio
Veterano
# jun/08
· votar


thiago motta

Fake

thigsm
Veterano
# jun/08
· votar


B4cK5p4c3
o cara deve ter feito numerologia e panz...

aí mudou de nome

KaTy
Miss Simpatia 2012
# jun/08
· votar


Vai dar na Record a respeito disso. :)

Qnatry
Veterano
# jun/08
· votar


"...que com esforsso se fas tudo..."

Enquanto isso na Impunilândia.....
Exemplo de super-ação.....

Mas não querendo mudar o rumo do Tópico, parabéns pro cara.....

passou quase um ano carregando pelas ruas do Recife uma folha de papel dobrada com o comprovante de classificação no concurso do Banco do Brasil.
Silva ficou na 136ª posição, entre 171 classificados para trabalhar no Recife

Que demora!

fecroft
Veterano
# jul/08
· votar


será que ele já começou a trabalhar?

tncv
Veterano
# jul/08
· votar


/que babaca\

KaTy
Miss Simpatia 2012
# jul/08
· votar


fecroft
Já, sim. Assumiu o cargo agora em Julho.

Li no globo.com e vi em uma reportagem.

fecroft
Veterano
# jul/08
· votar


KaTy
poutz,que bacana!
espero que de tudo certo pra ele! =]

leandro rodrigues
Veterano
# jul/08
· votar


Ubirajara
É Ubirajara ou Wbyrajara?


Depende! Se os pais são Brasileiros é Ubirajara.

Ex: Clayton! No Brasil é Claiton e não Cleiton

Mas tirando isso...

Horcruxes
Veterano
# jul/08
· votar


KaTy
Pow, q legal! Desejo todo o sucesso pra esse cara! =)
Isso prova uma coisa: a condição financeira d uma pessoa não quer dizer nada, se ela for dedicada e correr atrás do q quer, vai longe, sim! ^^
Tomara q alguns vagabundos tirem alguma lição disso.
*não é uma indireta. juro.*

leandro rodrigues
Veterano
# jul/08
· votar


KaTy

O cara não fez mais que a obrigação( ter passado em um concurso público) Nós que somos Burros

Enfim...

Non-Toxic
Veterano
# jul/08
· votar


so nao sei como ele se inscreveu
vi em algum lugar que ele nao tinha documentos e nem residencia fixa

KaTy
Miss Simpatia 2012
# jul/08
· votar


Non-Toxic
Ele tinha uma amigo, vai ver colocou o enderço desse amigo.
Só não sei se ele arrumou o amigo antes ou depois de se inscrever.

Quem sabe tenha colocado o endereço da biblioteca.

lula_molusco
Veterano
# jul/08
· votar


Esse cara é a prova de que quem corre atrás consegue realizar seus objetivos.
É mais um motivo pra meter bala em todos esses marginaizinhos que, muitas vezes até vivem em condições melhores que a desse cara, e quando são condenados por seus delitos usam a desculpinha de "ah dotô, eu num tive upurtunidati pa te impregu"

leandro rodrigues
Veterano
# jul/08
· votar


Non-Toxic
so nao sei como ele se inscreveu

Ele aprendeu tudo numa Lan, o dono não cobrava nada dele, e ele morava com uma senhora na casa dos fundos( mora até hoje)

qew
Veterano
# jul/08
· votar


parabéns pro campeão!




sem zuera!

KaTy
Miss Simpatia 2012
# jul/08
· votar


leandro rodrigues
Silva diz que costuma usar computadores em bibliotecas públicas e lan-houses que cobram preços baixos pelo uso. "Eu escolho entre comer ou acessar a internet", conta.

leandro rodrigues
Veterano
# jul/08
· votar


KaTy
Silva diz que costuma usar computadores em bibliotecas públicas e lan-houses que cobram preços baixos pelo uso. "Eu escolho entre comer ou acessar a internet", conta.

Das duas uma, ou o cara cheirou antes de dar entrevista ao programa Balanço Geral ( Record ) ou tá falando coisa com coisa.

Eu mesmo escutei quando ele falou que usava a lan do amigo e que ele não cobrava nada.

Mas tirando isso...

lula_molusco
Veterano
# jul/08
· votar


up true morador de rua

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Morador de rua passa em concurso do BB e assume cargo em julho.