Homem gay tem cérebro feminino, comprova estudo

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# jun/08
· votar


Bog
Não entendi ainda qual o problema com a sexualidade da pessoa refletir na atividade cerebral. As imagens mostram claramente que existe uma relação. Você está contestando isso ou o que?

Não tenho problema algum, só não consigo aceitar que o cérebro, de uma forma geral (pois possiu muitas regiões diferntes nele), de um gay já venha de nascênça semelhante ao de uma mulher, sem que durante a vida a pessoa o desenvolva de modo a tornar-se semelhante ao de uma mulher.

Não consigo entender como que isto já pode nascer na cabeça de um homem, sem nenhum desenvolvimento, adaptação, como afirma o estudo citado no tópico. (É humorístico, mas usei pra ilustrar como o cérebro tem várias áreas, que algumas são mais desenvolvidas em homens que em mulheres e vice-versa).

brunohardrocker
Veterano
# jun/08
· votar


Posso ter a certeza que tem alguém lendo o tópico achando que sou moralista, preconceituoso ou coisa do tipo. Fico tranquilo por saber que quem está no debate está entendendo meu ponto de vista.

Bog
Veterano
# jun/08 · Editado por: Bog
· votar


brunohardrocker

Cara, não importa se você não consegue entender ou aceitar. As evidências apontam para o fato de que os cérebros SÃO diferentes. Isso já era sabido, e só se confirma cada vez mais. A única diferença que esse estudo tem para os anteriores é que se analisaram parâmetros diferentes, que não têm relação direta com a sexualidade. A "novidade" desse estudo não é que os cérebros reagem de forma diferente, e sim que reagem de forma diferente mesmo quando o assunto não é sexo.

Isso posto, precisamos fazer as hipóteses casarem com as evidências, e não o contrário.

Então, ao vermos que existe a relação, podemos ter várias hipóteses:

1. A metodologia de todos os estudos que apontam correlações entre homosexualidade e alterações cerebrais está errada.

2. A pessoa tem um cérebro diferenciado - de nascença ou modificado durante a vida - e isso faz com que ela sinta atração por pessoas do mesmo sexo.

3. A pessoa optou por ser homosexual e isso causou alterações físicas no cérebro.

4. Existe um outro fator desconhecido (ou não mencionado) que faz o cérebro da pessoa mudar E que também causa um comportamento homosexual.

OK, e como saber qual das hipóteses é a correta? Fazendo mais estudos, de preferência, independentes. Não se sabe ainda a resposta. Mas note que a hipótese 2 te incomoda mas também se encaixa na tua idéia. Nada impede que os eventos que levam alguém a ser homosexual ocorram na primeira infância. Eu mesmo já disse o que é o meu achismo a esse respeito (dê uma lida de novo, eu falei pro cachorros2). Sexualidade é uma coisa extremamente básica, e existem zilhões de psiquiatras que acreditam que inúmeros fatores da nossa sexualidade são definidos antes dos 5 anos. O que impede um desses fatores de ser o responsável por modificar o cérebro, implicando em um comportamento homossexual?

Bog
Veterano
# jun/08
· votar


brunohardrocker

Se você fosse moralista, não estaria discutindo como está. Diria: "para mim são todos uns filadaputa sem-vergonha que vão pro inferno" ou coisa do tipo. Isso sim seria ignorar as evidências!

shoyoninja
Veterano
# jun/08
· votar


Fico imaginando os testes:

Pesquisador: Qual a sua cor preferida?
Bixinha: Aiiii! É pinky né meu beeeeeem.

Pesquisador: Você acha importante ter sapatos que combinem com a roupa?
Bixinha: Ló-gi-CÔ.

Pesquisador: Entre assistir um jogo de futebol e uma apresentação do holyday-on-ice o que você prefere?
Bixinha: Ai qui tudo aqueles patinadores com calças coladérrimas e aqueles vestidos ma-ra-vi-lho-sos.

Pesquisador: Conclusão, o cérebro de um gay é mais parecido com o de uma mulher.


...

É o tipo de pesquisa que acrescenta de maneira incalculável ao conhecimento da espécie.

É óbvio que o cérebro de um gay tem respostas mais parecidas com o de uma mulher. Ou alguém achava que o sistema nervoso central dos gays ficava no ombro?

Ch4p0L1N
Veterano
# jun/08
· votar


eu penso o seguinte:

gay é viado e hetero não

ponto final

brunohardrocker
Veterano
# jun/08 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Bog
Cara, não importa se você não consegue entender ou aceitar. As evidências apontam para o fato de que os cérebros SÃO diferentes. Isso já era sabido, e só se confirma cada vez mais. A única diferença que esse estudo tem para os anteriores é que se analisaram parâmetros diferentes, que não têm relação direta com a sexualidade. A "novidade" desse estudo não é que os cérebros reagem de forma diferente, e sim que reagem de forma diferente mesmo quando o assunto não é sexo.

Mas eu não afirmei que os cérebros sejam iguais, o que quero dizer é que não nascem dessa forma e sim se desenvolve com o tempo.

Assim como as mulheres têm o costume de se embelezar freqüentemente, e que isso esteja ligado a uma área do cérebro, não quer dizer que o homem não tenha, pode ter, mas menos desenvolvida, então o gay pode desenvolver essa área tanto a ficar como a mulher.

Bog
Veterano
# jun/08
· votar


shoyoninja

Cara, a pesquisa não foi assim, né... Prestenção. =P

Vou ter que discordar de você também na parte sobre o "é óbvio". Não é óbvio, e existe há muito tempo muita discussão a esse respeito. A ciência precisa de experimentos, e simplesmente dizer que "é óbvio" não vale como evidência científica. Estabelecer que existe uma relação entre a atividade cerebral de um tipo específico e a orientação sexual é um passo importante para que se entenda melhor a situação de uma fatia signifiactiva da humanidade.

Também tem o problema de como essa pesquisa é divulgada, porque o alarde feito pela imprensa muitas vezes não é compatível com a pesquisa em si.

Por fim, a discussão sobre a utilidade da pesquisa é bem longa. Mas posso dizer que quando me coloquei na posição de cientista, muitas das práticas que me pareciam ilógicas começaram a fazer sentido. A gente começa sonhando que vai ganhar um prêmio nobel, acaba fazendo uma tese sobre "Detecção de Valores Inconsistentes Causados por Falhas de Interação em Sistemas em Rede Usando Redundâncias Implícitas". É um pouco frustrante, até a gente entender que a ciência não é feita de conhecimentos úteis, e sim de conhecimentos pequenos que, vez por outra, se juntam e causam um enorme barulho fora do mundinho acadêmico. O problema é que para essas fagulhas saltarem, é preciso uma fogueira enorme, que fica fechada num universo meio distante da maior parte das pessoas.

Em suma, para cada Einstein precisam necessariamente existir alguns milhares de Bogs. =P

Bog
Veterano
# jun/08
· votar


brunohardrocker

Ah! Finalmente estou te entendendo.

Bom, então, eu não disse que nasce. Não se sabe. Talvez sim, talvez não. O que eu disse é que estou convencido de que é algo que ocorre muito cedo na vida da pessoa, dada a PROPORÇÃO (não se esqueça da natureza estatística) de gays que já tinham comportamento diferentão quando eram muito novos, que parece ser muito maior do que na população em geral.

Talvez não seja mesmo de nascença. Talvez seja uma mistura de fatores, uma propensão causada por hormônios durante a gestação, que é disparada ou bloqueada dependendo de eventos que ocorrem na primeira infância (ou ainda na gestação - lembre-se que o feto já tem atividade cerebral antes de nascer). Talvez sejam traumas que acontecem durante a infância. Talvez sejam fatores desconhecidos. Não se sabe. Vale a investigação. Mas já é bem claro que não é uma coisa que um homem acorda um dia e diz "ui, acho que vou virar bichola".

brunohardrocker
Veterano
# jun/08
· votar


Bog
Bom, então, eu não disse que nasce. Não se sabe. Talvez sim, talvez não. O que eu disse é que estou convencido de que é algo que ocorre muito cedo na vida da pessoa, dada a PROPORÇÃO

Exatamente, são poucos os que se tornam gays depois de muito tempo sendo héteros.

Mas é isso, também não posso afirmar meu ponto de vista como verdade, a partir do momento que me for apresentada uma prova concreta posso mudar de opinião!

shoyoninja
Veterano
# jun/08
· votar


Bog
Não foi exatamente isso que quis dizer.


Velho o que define as características da personalidade de cada um? É o cérebro. Isso é óbvio certo? Talvez tenha influências de outras partes do corpo, mas o comportamento está lá.


Se o cara tem comportamento diferente É ÓBVIO que há atividade cerebral diferente. E não é nenhum espanto que um comportamento com traços femininos se pareça com o de uma mulher.


Se o intuito da pesquisa foi apenas mapear isso, ótimo. Mas a semelhança da atividade e desenvolvimento cerebral entre duas pessoas que apresentam o mesmo padrão de comportamento é no mínimo esperada.


E um giletão, parece com o que?

Bog
Veterano
# jun/08
· votar


shoyoninja
Se o cara tem comportamento diferente É ÓBVIO que há atividade cerebral diferente. E não é nenhum espanto que um comportamento com traços femininos se pareça com o de uma mulher.

Ahhh... mas não é óbvio COMO esse comportamento diferente se manifesta no cérebro, não é mesmo? E nem é óbvio que a atividade seja parecida com a do cérebro de uma mulher - veja bem, a pesquisa não é sobre como o COMPORTAMENTO é parecido, e sim como o CÉREBRO é parecido. Isso não é exatamente óbvio, e para muita gente é até surpreendente, visto que muita gente acha que é uma opção, que o cara dorme macho e acorda porpurinado.

shoyoninja
Veterano
# jun/08
· votar


Bog
Mas velho, como poderia nao haver essa semelhanca fisica?

O cerebro nao eh como um computador onde vc joga um programa e ele executa.

O programa eh a propria estrutura fisica dele.

No fim eh uma pesquisa estatistica. Nada se concluiu sobre o funcionamento do mecanismo, e a amostragem foi baixa.

Apenas foram colhidos dados.

Bog
Veterano
# jun/08
· votar


shoyoninja
Apenas foram colhidos dados.

Exatamente! Isso eu concordo, por isso mencionei que o alarde da mídia foi incompatível com a pesquisa em si. É um resultado pequeno? É. Mas é mais uma evidência, mais um fato, que pode dar suporte a algo maior, pode ser o início de algo novo, ou pode morrer por aí e pronto.

É assim mesmo que pesquisa funciona. Na maior parte do tempo, o conhecimento avança como trabalho de formiguinha. O problema é só que a imprensa aa-doo-ra certos temas, se é que você me entende, e dá destaque a eles. Mas é o que atinge o público em geral, o que as pessoas consideram "super interessante".

De resto, não é muito óbvio não que as estruturas ativadas seriam as mesmas. Mesmo que os resultados fossem esperados para algumas pessoas, é importante fazer o mapeamento e conferir se a hipótese é confirmada. Ciência também se faz confirmando ou negando hipóteses. Acho que esses estudos, por menores que sejam, são importantes para dar uma noção cada vez melhor de como o cérebro funciona. Estamos absurdamente distantes de entendê-lo, mas com pequenos mapeamentos, talvez algum dia seja possível explicar exatamente o que acontece dentro da nossa própria cabeça.

Sab_Ian
Veterano
# jun/08
· votar


Bog

Não sei quanto a traumas, mas eu também acho (acho, não sei) que é uma mistura de genética e influências do meio. Talvez por alguma alteração hormonal no corpo da mãe, talvez por uma mistura aleatória de genes, a pessoa nasce com uma "predisposição" para aquilo.


Sei que você não tem certeza sobre a pessoa nascer com uma certa "predisposição" para a coisa, mas isso pode explicar os "dons" que às pessoas tem sobre algo. Aquela história de: "-Nossa, o Péle joga bem porque está no sangue. O cara nasceu para isso mesmo."

Então, para um gay seria a mesma coisa. Só pode ser genético, mas que não é só fator externo não é.

shoyoninja
Veterano
# jun/08
· votar


Bog
Entendi o q vc quer dizer.

O que quero dizer eh que eh o mesmo que estudar o cerebro de pessoas que tocam guitarra e descobrir similaridades, e entao inferir que todos resolveram tocar guitarra exclusivamente por conta disso, sem considerar que a relacao inversa pode igualmente ser verdadeira. E mto provavelmente a realidade eh uma mistura dos dois e uma outra imensidao de fatores externos.

O que me preocupa eh que isso leve a tentativas de diagnosticos e tratamentos.

Mas vc esta certo, o intuito da reportagem deve estar bem distante do proposito real da pesquisa.

yield
Veterano
# jun/08
· votar


Deveria ser pesquisado também o porquê de alguns heterossexuais se importarem tanto, ou "não aceitarem" o que outras pessoas fazem ou deixam de fazer com outras pessoas do mesmo sexo. Eu tenho uma teoria: bicha enrustida.

yield
Veterano
# jun/08
· votar


Mas e se essa do cerebro for verdade mesmo, e criarem uma maquina que diga se a pessoa é ou não gay seria muito bizarro. Já imagino a luciana gimenes empunhando uma ultrassonografia do cerebro do ronaldo gordo e anunciando para o próximo bloco se ele curtiu ou nao os traveco

Bog
Veterano
# jun/08
· votar


shoyoninja
eh o mesmo que estudar o cerebro de pessoas que tocam guitarra e descobrir similaridades, e entao inferir que todos resolveram tocar guitarra exclusivamente por conta disso

Sim sim, isso é uma das armadilhas mais básicas para pesquisadores desatentos, e é bem o negócio da correlação x causa que eu expliquei ali em cima. E quando não são os pesquisadores fazendo confusão, a imprensa faz o favor de confundir. É só você abrir o jornal na página de "Ciência" que você vai notar que isso acontece regularmente, entre outras confusões comuns (outra tem a ver com o "comprovado cientificamente" - um estudo isolado jamais comprova coisa alguma).

james_the_bronson
Veterano
# jun/08
· votar


Sou mais meu "estudo" sobre o Iron Maiden 8) ...

yield
Veterano
# jun/08
· votar


um estudo isolado jamais comprova coisa alguma

E=mc²

Dogs2
Veterano
# jun/08
· votar


Ch4p0L1N
eu penso o seguinte:
gay é viado

ponto final

falou a voz da experiência

Kirk_Hammett
Veterano
# jun/08
· votar


Que viadagem

Jack Bauer
Veterano
# jun/08
· votar


pelo geito não é só cérebro!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Homem gay tem cérebro feminino, comprova estudo