Escândalo no Governo do RS

    Autor Mensagem
    Wrvieira
    Veterano
    # jun/08


    Acusado de desvio arrecadou verba para Yeda, afirma vice

    GRACILIANO ROCHA
    da Agência Folha, em Porto Alegre

    O vice-governador Paulo Feijó (DEM-RS) afirmou que o empresário tucano Lair Ferst, um dos acusados de liderar o desvio de R$ 44 milhões no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) gaúcho, atuou na arrecadação de dinheiro para a campanha da governadora Yeda Crusius (PSDB) em 2006.

    Feijó, que é adversário da tucana e agravou a crise política ao divulgar na sexta-feira a gravação de diálogo que provocou a demissão do chefe da Casa Civil, Cézar Busatto, disse ontem que costuma gravar conversas que mantém com políticos e que outras gravações surgirão "no momento oportuno".

    A informação sobre o papel de Lair Ferst como arrecadador de fundos para a campanha vem sendo reiteradamente negada pelo Palácio do Piratini desde que a Polícia Federal deflagrou a Operação Rodin, em novembro de 2007, prendendo temporariamente Ferst e mais 12 pessoas acusadas de participar do esquema no Detran.

    Feijó afirmou que Ferst freqüentava "quase diariamente o comitê" e que teria captado recursos para a campanha. "Ele e tantos outros, eu também fui um daqueles que buscaram recursos no meio empresarial de modo geral para apoiar a campanha. Lair foi um dos que ajudaram nesse sentido. Não dinheiro dele, recurso dele, [mas] dinheiro das relações dele."

    O vice de Yeda também disse que não há ilegalidade na gravação que fez da conversa com Busatto no dia 26 de maio. Busatto, que admitiu o uso de estatais como Detran e Banrisul (banco estadual) no financiamento de campanhas, não sabia da existência de um gravador no meio dos papéis espalhados sobre a mesa de Feijó. Eticamente, disse, a atitude se justifica por se tratarem "de homens públicos discutindo assuntos de interesse público".

    "Gravo aquilo que é do interesse do governo ou sobre o governo. Fora disso, não." Ele disse que há outras gravações, mas não detalhou com quem seria ou do que se trataria. Segundo ele, a divulgação da conversa foi discutida com o presidente estadual do DEM e pré-candidato à Prefeitura de Porto Alegre, Onyx Lorenzoni.

    O vice também se contrapôs ao argumento de Busatto de que o uso de estatais mencionado na conversa se trataria das contribuições de ocupantes de cargos comissionados (não concursados). "Ele se refere a fortunas e nenhuma fortuna vem de cargo em comissão nem se fosse doada ao partido 100% da remuneração dos cargos."

    Busatto depôs ontem na CPI do Detran, na Assembléia. Ele classificou a gravação da conversa como "uma facada pelas costas" e se disse "crucificado pelas verdades que falei".

    O ex-chefe da Casa Civil voltou a dizer que não se referiu a desvios de recursos públicos quando citou a relação dos partidos com estatais, mas a financiamento através de contribuições voluntárias de servidores.

    Ferst não foi localizado nem respondeu aos recados da Folha ontem. Em depoimento na CPI, ele negou ter sido arrecadador da campanha de Yeda.


    Fonte:
    12v

    Pro pessoal do Sul: Isso parece ser bem sério, pelo que pintam por aqui em SP... Como está a repercussão por aí?

    Non-Toxic
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    xiiii a casa caiu

    Chespirito
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Aqui nada, olha q sou da região Sul.

    maggie
    Veterana
    # jun/08
    · votar


    Pro pessoal do Sul: Isso parece ser bem sério, pelo que pintam por aqui em SP... Como está a repercussão por aí?
    Tá feia a coisa...
    Na verdade o vice gravou a conversa sem o chefe da casa civil (Busatto) saber... hehehe

    Acho que acaba em pizza, o Busatto já está fora e a governadora não foi tão afetada diretamente. Mas vamos ver, com um inimigo desses na trincheira, nunca se sabe.

    seila
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Me fala aonde não tem roubo.....




    e vc estará roubando! :P

    Ed_Vedder
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Transcrição do dialogo:

    http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&s ection=Pol%EDtica&newsID=a1950905.htm

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # jun/08
    · votar


    A Yeada não sabia de nada, agora ela e o Lula vão montar uma chapa pra próxima eleição.

    Ronin
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Black Fire
    A Yeada não sabia de nada, agora ela e o Lula vão montar uma chapa pra próxima eleição.

    Você pensou nisto sozinho, ou alguém lhe fez esquecer que a Sra. Yeda é do PSDB... era mais fácil montar chapa com o Serra... já que o mesmo também não sabe de nada sobre o buraco do metrô em São Paulo.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # jun/08
    · votar


    Ronin
    Foi uma ironia ¬¬

    Ronin
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Black Fire
    Foi uma ironia ¬¬

    Foi mal... põe os "olhinhos" da próxima vez, rsss... fica mais claro. ^_^

    aFFF
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    O vice tá causando dor de cabeça desde as eleições. Cair a Yeda não cai, como falaram antes, já que não sujou muito a imagem dela, mas tá uma situação meio bizarra hehehe.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escândalo no Governo do RS