Autor |
Mensagem |
Negotiberio Veterano |
# mai/08
· votar
Sab_Ian
Qual das 50 distros vai ser paga?
|
Sab_Ian Veterano |
# mai/08
· votar
Negotiberio
Ubuntu Studio, 8.04, qualquer uma que seja boa demais para o Windows.
|
Ronin Veterano |
# mai/08
· votar
Sab_Ian Improvável... o código aberto não permite isto. Não existe 1 Linux, gerido por uma empresa, e coisa e tal, que possa simplesmente dizer, de uma hora para outra, agora é pago.
Ao contrário... se alguém resolver fazer uma distro paga do Linux, outros usuários simplesmente pegam o código fonte atual disponível, e continuam a partir de lá.
É diferente do AVG que é gratuito, mas não é código livre (não confunda... código livre (open source) e gratuito são coisas diferentes), e possui uma empresa que o controla e governa. O Winamp tbém é gratuíto mas não é código livre, assim sendo, pode virar pago de uma hora para a outra (na real, já o é... tem a versão grátis, e a versão Pro que é paga).
Reverter o processo de gratuidade do Linux (e de outros OpenSources) é impossível, pois o código está acessível para todos os interessados... qualquer programador pode continuar o processo caso outros parem.
|
Negotiberio Veterano |
# mai/08
· votar
Sab_Ian Negotiberio
Ubuntu Studio, 8.04, qualquer uma que seja boa demais para o Windows.
Todas vão ser pagas então... OMG Oo
|
Sab_Ian Veterano |
# mai/08
· votar
Ronin
Concordo, obrigado pela explicação, eu tinha mesmo essa dúvida. Mas será que não há nenhuma chance da Microsoft passar a sofrer fortemente com o crescimento do Linux a ponto de criar algo muito revolucionário para bater de frente com os desenvolvedores do Linux? Qual o lucro que os desenvolvedores do Linux tiram ao ficar atualizando e criando um sistema para os outros? Não que eu queira que isso acabe, e nem estou defendendo o Windows, mas acho que falta pouco para o Linux substituir o Windows. Porque isso ainda não aconteceu? Será que não há um acordo por trás disso tudo?
|
Sab_Ian Veterano |
# mai/08
· votar
Negotiberio
Todas vão ser pagas então...
É e valeria a pena se fosse o mesmo preço. Mas entre Linux e Windows (com excessão da pirataria), você pagaria o mesmo preço do software Windows no Linux, se esse tivesse preço?
|
Negotiberio Veterano |
# mai/08
· votar
Sab_Ian Negotiberio
Todas vão ser pagas então...
É e valeria a pena se fosse o mesmo preço. Mas entre Linux e Windows (com excessão da pirataria), você pagaria o mesmo preço do software Windows no Linux, se esse tivesse preço?
Mah eh claro... Fora o preço, ainda tem a questão da segurança
|
Ronin Veterano |
# mai/08
· votar
Sab_Ian Concordo, obrigado pela explicação, eu tinha mesmo essa dúvida. De nada. Não sou defensor do Software Livre, mas convivo com gente que o é... assim, frequentando alguns eventos e etc, sei como algumas coisas funcionam. Vou tentar ajudar como puder.
Mas será que não há nenhuma chance da Microsoft passar a sofrer fortemente com o crescimento do Linux a ponto de criar algo muito revolucionário para bater de frente com os desenvolvedores do Linux? Não seria o mundo ideal? A M$ cria algo revolucionário, então o pessoal do Linux cria um novo... a Apple chega e inova... e assim por diante... os produtos evoluem assim, e assim é bom. Até pouco tempo atrás a Microsoft fazia o que queria, e todo mundo achava que era a única opção que existia.
Monopólio não é bom para ninguém, de lado algum.
Qual o lucro que os desenvolvedores do Linux tiram ao ficar atualizando e criando um sistema para os outros? Muitas pessoas o fazem por gosto, puro e simplesmente... outras são pagas por empresas ou instituições governamentais... o Ubuntu, por exemplo, é patrocinado por um ricaço Sul Africano que possui, além do Ubuntu, diversas atividades filantrópicas.
Como se ganha dinheiro com software livre... vendendo o serviço, e não o produto. Eu posso disponibilizar o código aberto, mas vender a instalação dele, ou um contrato de manutenção... posso cobrar também para inserir, sob demanda, certas funções no programa.
A Sun é uma empresa que ilustra bem o sistema. Ela abriu o código fonte de sua Suite de Escritório (StarOffice), que se tornou o OpenOffice (BROffice no Brasil). Hoje ela ainda vende o StarOffice... é exatamente o OpenOffice... só que vem com contrato de suporte, mídia, e toda uma biblioteca de templates, cliparts e etc... o que ela ganha com isto, milhares de programadores no mundo inteiro melhorando seus programas. Todo mundo ganha. Ela continua com seu foco nas grandes empresas (para quem o suporte rápido é importante), o público ganha a suite de graça, e o software fica cade vez melhor.
Não que eu queira que isso acabe, e nem estou defendendo o Windows, mas acho que falta pouco para o Linux substituir o Windows. Porque isso ainda não aconteceu?
Na minha opinião o Linux já o fez... mas só para o usuário padrão, aquele que usa o PC para ouvir música, ver filmes, navegar na internet ou fazer trabalhos de escola. Existem áreas que ainda estão carentes de apoio no universo do Software livre... a minha área, design gráfico, entre elas.
Outro ponto é o desconhecimento... para a maioria dos usuário Linux ainda é um bicho de 7 cabeças... rejeita-se muito rápido... o usuário abre, vê que é diferente, e desiste em 5 minutos. Todo mundo conhece um vizinho ou amigo que "sabe Windows" (sabe formatar o PC e instalar tudo de novo)... mas é raro alguém que realmente conheça o Linux. Ainda sofre-se o estigma de "coisa para nerd".
Será que não há um acordo por trás disso tudo?
Uma vez (postei aqui no fórum) o CEO da Micro$oft falou em uma entrevista. "Se for para piratear, que pirateiem o nosso." Esta é a política da Microsoft atualmente. Perceba, por exemplo, que piratear o Vista é mais fácil que era o XP.
Quando o Governo Brasileiro começou com o projeto "Um Computador por Aluno." e cogitou o uso do software livre, a M$ ofereceu as licenças do Windows gratuitamente. Claro... imagine toda uma geração de estudantes aprendendo o Linux!!
Assim vão funcionando as coisas. Enquanto o Windows for o OS mais utilizado do mercado, vai ser ele quem as pessoas irão procurar, e consequentemente será para ele que trabalharão as empresas que criam software... a M$ teme que o vento mude, pois se a balança começar a pesar para o lado do Linux, pode ficar muito difícil reverter o processo.
|
Sab_Ian Veterano |
# mai/08 · Editado por: Sab_Ian
· votar
Ronin
imagine toda uma geração de estudantes aprendendo o Linux!!
Aqui no laboratório que eu trabalho todas as máquinas são Linux. Há uma série de vantagens. Tela azul no Linux é para configurar, no Windows é para formatar. Muito mais fácil usar o terminal gráfico, os comandos são inúmeros e sempre há mais de uma solução para o mesmo problema.
Outro ponto é o desconhecimento... para a maioria dos usuário Linux ainda é um bicho de 7 cabeças... rejeita-se muito rápido... o usuário abre, vê que é diferente, e desiste em 5 minutos.
Gostei dessa sua colocação. Esse desconhecimento é por conta do usúario "next, next" do Windows. Informações para Linux na internet é o que não falta, basta procurar fala aê. Eu ainda não troco Windows por Linux por conta da imcompatibilidade com alguns aplicativos. Fora isso, formatar Linux é realmente uma coisa bem difícil de ocorrer. Feita a instalação correta, já era, é só usar e pronto.
Mas, acho que o Linux não existiria se não fosse o Windows para introduzir o sistema operacional mais comum.
|
And the meek shall inherit the earth Veterano |
# mai/08
· votar
Mas, acho que o Linux não existiria se não fosse o Windows para introduzir o sistema operacional mais comum. o windows surgiu depois do unix
|
Sab_Ian Veterano |
# mai/08
· votar
And the meek shall inherit the earth
o windows surgiu depois do unix
Mas era em modo texto, estilo DOS. Digo na versão gráfico.
|
And the meek shall inherit the earth Veterano |
# mai/08
· votar
Sab_Ian o linux também é
|
WeslleyGuilber Veterano |
# mai/08
· votar
Recebi o Ubuntu 7 pelos correios...demorou pacas...pior, tava dando erro de instalaçao...entao instalei o Mandriva.
|
paranauê Veterano |
# mai/08
· votar
Recebi o Ubuntu 7 pelos correios...demorou pacas...pior, tava dando erro de instalaçao...entao instalei o Mandriva.
Antes Ubuntu que Mandriva...bota um Fedora aí, distro true
|
NoAlarms Veterano |
# mai/08
· votar
Tou com a maior vontade de baixar esse Ubuntu de tanto que a galera fala, mas tenho medo de fazer besteira e zoar todo meu computador..
Voces conhecem algum site que ensine as "manhas" do Unbuntu?
Abracos
|
Villts Veterano |
# mai/08
· votar
NoAlarms http://hamacker.wordpress.com/ubuntu-paradise/
Aqui tem o tutorial pra configurar ele todo... no começo eu usei isso, agora tou até me virando um pouquinho.
|