Efeito Fotoelétrico (Limite?)

Autor Mensagem
BokuWa
Veterano
# abr/08


Tive aula disso na escola mas achei estranho... Uma frequencia de de luz tirando eletrons, isso eu entendi, luz é energia. Mas deve haver um limite para isso, senão teriamos atomos totalmente sem eletrons. Perguntei isso e o meu professor mudou de assunto. Então há limite para o numero de eletrons que podem ser "arrancados" de um material?

Coldplay
Veterano
# abr/08
· votar


Professor de ensino médio nem se interessa muito pra explicar direito isso.

BokuWa
Veterano
# abr/08
· votar


Coldplay
Professor de ensino médio nem se interessa muito pra explicar direito isso.

Verdade, mas também eu sou o unico que gosta de física na minha sala...



Acho que peguei pesado demais na nerdice dessa vez, ninguém??

Non-Toxic
Veterano
# abr/08
· votar


Acho que peguei pesado demais na nerdice dessa vez
Sim

victorpbr
Veterano
# abr/08
· votar


Tipo para retirar um eletron de atomo é necessario energia. dai tipo
vc vai aplicando energia e o eletron sai assim sucessivamente.Sendo que o atomo absorve esta energia e quando voce retira o ultimo eletron, tipo.... BUM explode é a chamada bomba nuclear ele devolve toda a energia que você aplicou as vezes dobrada triplica e talz.

r2s2
Veterano
# abr/08
· votar


victorpbr
Tipo para retirar um eletron de atomo é necessario energia. dai tipo
vc vai aplicando energia e o eletron sai assim sucessivamente.Sendo que o atomo absorve esta energia e quando voce retira o ultimo eletron, tipo.... BUM explode é a chamada bomba nuclear ele devolve toda a energia que você aplicou as vezes dobrada triplica e talz.


Nossa.... Se os nazistas pensavam assim, o Einstein foi muito precipitado ao enviar a carta...

BokuWa
Veterano
# abr/08
· votar


victorpbr
Tipo para retirar um eletron de atomo é necessario energia. dai tipo
vc vai aplicando energia e o eletron sai assim sucessivamente.Sendo que o atomo absorve esta energia e quando voce retira o ultimo eletron, tipo.... BUM explode é a chamada bomba nuclear ele devolve toda a energia que você aplicou as vezes dobrada triplica e talz.


Calma lá! Se fosse assim faria uma bomba com uma lanterna e um pedaço de aluminio.

Horcruxes
Veterano
# abr/08
· votar


Vcs tão falando grego, pra mim. Isso é o típico papo d gente inteligente q eu fico bnoiando... o.o

adnz
Veterano
# abr/08 · Editado por: adnz
· votar


esquece. :d

TG Aoshi
Veterano
# abr/08
· votar


BokuWa
Acho que é mais difícil pra entender isso só com a física do médio...

Rafael do Baixo
Veterano
# abr/08
· votar


Se fosse assim faria uma bomba com uma lanterna e um pedaço de aluminio.

[MacGyver Detected]

BokuWa
Veterano
# abr/08 · Editado por: BokuWa
· votar


TG Aoshi
Acho que é mais difícil pra entender isso só com a física do médio...

Estou quase compreendendo... Pelo que me explicaram atomos podem perder todos os eletrons sim, porém perdem a capacidade de interagir, com outros atomos sem eletrons, pelo menos...


ps: Quimicamente, interagir quimicamente.

kohler1000
Veterano
# abr/08
· votar


Horcruxes

Então saia daqui!!










Brinks =)

Horcruxes
Veterano
# abr/08
· votar


kohler1000
='(
Eu não pedi pra nascer burra, OK?
XD
É sério... desde que me entendo por gente, minha cabeça é refratária à física, química e matemática, e não entra NADA... Eu tento entender, aprender com nerds + inteligentes do que eu (por transporte ativo ou osmose mesmo), mas não consigo.

TG Aoshi
Veterano
# abr/08
· votar


BokuWa
Pro caso de vc estar pensando em H+,
na verdade é H3O+.

BokuWa
Veterano
# abr/08
· votar


TG Aoshi
Pro caso de vc estar pensando em H+,
na verdade é H3O+.


H'm? Eu estou pensando em metais, aluminio... Atomos mesmo.

shoyoninja
Veterano
# abr/08 · Editado por: shoyoninja
· votar


Só porque um átomo perde um elétron não quer dizer que irá ficar sem ele pelo resto da vida.

Mover elétrons das camadas mais baixas requer mais energia.

À temperatura ambiente e dependendo do material, muitas trocas de elétrons acontecem, mesmo sem sem o efeito fotoelétrico.

victorpbr
Veterano
# abr/08
· votar


So pra reafirmar o q eu e disse, qunado poe uma lanterna se ele perde eletrons com aquela energia chega uma hora que ele adquire configuracao eletronica de gaz nobre que a quntidade de energia para se retirar um eletron da ultima camada eh exorbitante ou seja nada de lanternas= D

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# abr/08
· votar


BokuWa
na verdade não

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# abr/08
· votar


BokuWa
alias se teu professor falou que as particulas da luz são eletrons ele ta equivocado, pois a luz é radiacao eletromagnetica... não tem nada a ver com eletrons

never_ever
Veterano
# abr/08
· votar


depende da frequência da luz, que é a energia que ela carrega, então deve ter um limite entre essa frequência e a dificuldade de tirrar os eletróns que ficam mais perto do núcleo.

BokuWa
Veterano
# abr/08
· votar


Irmao_Caminhoneiro_Shell

H'm? Onde tu leu isso? Frequancias de luz arrancando eletrons...

never_ever
depende da frequência da luz, que é a energia que ela carrega, então deve ter um limite entre essa frequência e a dificuldade de tirrar os eletróns que ficam mais perto do núcleo.

É me explicaram isso na comu de física ontem.

Pseudonimum
Veterano
# abr/08
· votar


Irmao_Caminhoneiro_Shell
(...) pois a luz é radiacao eletromagnetica...

Mas a Teoria Quântica não afirma que a luz possui uma natureza dual de onda-partícula?

Atomic
Veterano
# abr/08 · Editado por: Atomic
· votar


BokuWa
Tive aula disso na escola mas achei estranho... Uma frequencia de de luz tirando eletrons, isso eu entendi, luz é energia. Mas deve haver um limite para isso, senão teriamos atomos totalmente sem eletrons. Perguntei isso e o meu professor mudou de assunto. Então há limite para o numero de eletrons que podem ser "arrancados" de um material?

o limite eh a quantidade de eletrons que um atomo possui. quando o nucleo se separa completamente (ou quase) dos eletrons diz-se que o atomo esta ionizado e a materia entra no estado de plasma (aquilo que tem nas lampadas fluorescentes, no fogo e na superficie do sol)

eh possivel ionizar o ar usando um laser ultravioleta, andaram usando isso pra fazer uma arma de choque a distancia que cria dois "fios" temporarios

provavelmente existe um limite de frequencia (e portanto de energia) dos fotons, ja que o comprimento de onda nao pode ser muito menor que o comprimento de planck


victorpbr

Tipo para retirar um eletron de atomo é necessario energia. dai tipo
vc vai aplicando energia e o eletron sai assim sucessivamente.Sendo que o atomo absorve esta energia e quando voce retira o ultimo eletron, tipo.... BUM explode é a chamada bomba nuclear ele devolve toda a energia que você aplicou as vezes dobrada triplica e talz.


errado, a bomba nuclear usa a fissao do nucleo (por isso nuclear) e nao a separacao do nucleo dos eletrons


Pseudonimum
Mas a Teoria Quântica não afirma que a luz possui uma natureza dual de onda-partícula?

sim, mas as particulas de luz sao fotons e nao eletrons

Fermc
Veterano
# abr/08
· votar


Coldplay
Professor de ensino médio nem se interessa muito pra explicar direito isso.

Faculdade é muito pior... O professor chega na sala, fala meio por cima sobre a matéria, te taca uma lista com uns 30 exercícios pra fazer, não explica nenhum e dá uma prova em cima da porrada de conteúdo novo que ele passa todas as aulas.

Se quiser aprender alguma coisa, tem que se matar de ler e estudar em casa!! Isso sim é foda!!

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/08
· votar


senão teriamos atomos totalmente sem eletrons

Mas se você tirar elétrons ele não vira um cátion?

Pseudonimum
Veterano
# abr/08
· votar


Atomic
sim, mas as particulas de luz sao fotons e nao eletrons


Bom, disso eu sei. Talvez eu tenha me confundido, mas não seria precipitado dizer que a luz é radiação eletromagnética?

Desculpa se estiver dizendo besteira...

Black Fire
Mas se você tirar elétrons ele não vira um cátion?

Sim, o átomo se torna um íon cátion quando perde elétrons, tendo maior número de prótons do que de elétrons, mas não sei se é a mesma coisa no caso de o átomo perder TODOS seus elétrons. Nem sei se isso existe, o pessoal aí deve saber.

128556
Veterano
# abr/08
· votar


impossivel
se perder todos os elétrons, para isso precisaria de muiiiiiita energia

e o atomo entraria em colapso

Pseudonimum
Veterano
# abr/08
· votar


128556
e o atomo entraria em colapso

Por quê?

Atomic
Veterano
# abr/08
· votar


Pseudonimum

Bom, disso eu sei. Talvez eu tenha me confundido, mas não seria precipitado dizer que a luz é radiação eletromagnética?

Desculpa se estiver dizendo besteira...


tranquilo :P
nao seria precipitado, colocando de uma forma resumida as ondas eletromagneticas tem dois aspectos simultaneos: campos eletricos e magneticos perpendiculares se propagando em forma de onda E fotons se propagando em forma de particula.. sao duas formas de ver o mesmo fenomeno


Pseudonimum
Sim, o átomo se torna um íon cátion quando perde elétrons, tendo maior número de prótons do que de elétrons, mas não sei se é a mesma coisa no caso de o átomo perder TODOS seus elétrons. Nem sei se isso existe, o pessoal aí deve saber.

como eu disse pode sim perder todos os eletrons, fazendo a materia entrar em estado de plasma


128556
impossivel
se perder todos os elétrons, para isso precisaria de muiiiiiita energia

e o atomo entraria em colapso


precisa sim de muita energia mas nao entra em colapso.. o conteudo de uma lampada fluorescente comum eh composto de atomos separados dos eletrons (com a lampada ligada.. quando desliga eles recombinam)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Efeito Fotoelétrico (Limite?)