A ligação Laranja Mecânica - Thoureau

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# mar/08


Algum tempo atrás assisti Laranja Mecânica, meu cérebro desfavorecido que só pega no tranco pouco entendeu do filme, achei o filme bom, mas nada de tão genial como ouvia dizer sobre o tal filme. Depois li um livro chamado "Desobediência Civil", de Thoureau, Sábado quando sem nada pra fazer resolvi assistir Laranja Mecânica com mais atenção finalmente tudo ficou claro, o filme é a personificação das idéias de Thoureau, quando Alex é privado do livre arbítrio e passa a não mais poder usar a violência quando julga necessário personifica a idéia de Thoureau sobre aqueles que obedecem às leis, mesmo injustas, contra sua vontade. Alex também não se torna bom quando perde o livre arbítrio, do mesmo modo Thoureau diz que as leis não tornam o homem mais justo, nõa poder decidir não torna assim ninguém bom ou justo, enfim..
Quem não leu o livro não vai entender nada do que eu escrevi, e provavelmente quem leu também não, então digam boa tarde, pelo menos.

Dogs2
Veterano
# mar/08
· votar


reticências...

Gan
Veterano
# mar/08
· votar


Black Fire
Quem não leu o livro não vai entender nada do que eu escrevi, e provavelmente quem leu também não, então digam boa tarde, pelo menos.

vc ou nos chamou de burros, ou acabou de declarar q não sabe escrever algo digno de ser interpretado corretamente...

Dogs2
Veterano
# mar/08
· votar


aliás, reticências tem singular?
"O singular de 'reticências' é 'ponto'." Acabei de inventar a frase-pérola.
O que tem a ver com o tópico? Que também ninguém entendeu porra nenhuma

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/08
· votar


Gan
Eu escrevi com pressa e emocionado por ter finalmente, talvez, entendido o filme, e como minha interpretação pode estar errada talvez o texto não faça nenhum sentido.

tncv
Veterano
# mar/08
· votar


boa tarde, pelo menos.

Kensei
Veterano
# mar/08
· votar


Só faltou colocar um link do tal Thoureau (wikipedia gringa).


Esse cara é discutido na sala de aula do filme dos CAVEIRAS?

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/08
· votar


Kensei
filme dos CAVEIRAS?
Mas hein?



Só faltou colocar um link do tal Thoureau (wikipedia gringa).

Melhor, aqui o livro pra salvar basta clicar com o botão direito e colocar "Salvar Link como.."(Não tem direitos autorais, pois o autor morreu a muuuito tempo).

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/08
· votar


"Deve o cidadão desistir da sua consciência,
mesmo por um único instante ou em última instância, e se dobrar ao legislador? Por que então estará
cada homem dotado de uma consciência?"

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/08
· votar


Mas pra entender a ligação, o melhor é ler o livro, é bem curtinho e muito bom.

Kensei
Veterano
# mar/08
· votar


Black Fire
Pelo primeiro parágrafo já percebi que se trata de um anarquista.

Kensei
Veterano
# mar/08
· votar


Aliás, todos os livros da tríplice coroa (admirável mundo novo, laranja mecânica, e 1984) pregam contra governos, que segundo eles se tornam "totalitários"

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/08
· votar


Kensei
Não chega a ser anarquista, é mais um minarquista, ele diz que o governo é um mal necessário, mas que deve ser o menor e menos interferente possível.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/08
· votar


Tem mais algumas coisas no filme que aproximam de Thoreau e dos anarquistas como quando o cara do partido que vai ver o Alex no hospital diz que "As pessoas vendem a sua liberdade por uma vida segura", Thoureau de certo modo diz o mesmo, quando reclama da não-ação dos americanos ante a escravidão que nada fazem além de votar, ou seja, não reagem a algo que os desagrada, que vai contra seu senso de certo e errado simplesmente por medo de perder a vida segura e de confrontar o poder.

Gan
Veterano
# mar/08
· votar


Black Fire
Eu escrevi com pressa e emocionado por ter finalmente, talvez, entendido o filme, e como minha interpretação pode estar errada talvez o texto não faça nenhum sentido.
fez sentido sim, acho q entendi.... embora tenha visto o filme mas não lido o liro

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/08
· votar


Gan
Leia o livro então cara, quando você tiver um tempo, é muito bom.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/08 · Editado por: Black Fire
· votar


Enfim, relacionando livro e filme, acho que Laranja Mecânica é sobre certo, errado e livre arbítrio, ou seja, até quando devemos submeter nossa vontade, nossos impulsos à leis e regras morais sem que isso nos roube a consciência e nos torne animais(como diz o padre na prisão).

Headstock invertido
Veterano
# out/09
· votar


ainda bem que não morri antes de assistir esse filme
é uma obra de arte em duas horas

ps: creio que vá aparecer gente que por não entender o filme, acha uma merda, nesse caso, nem vou argumentar...

TWT ICE
Veterano
# out/09
· votar


ja baixei mas nunca assisti

Headstock invertido
Veterano
# out/09
· votar


creio que vá aparecer gente que por não entender o filme, acha uma merda, nesse caso, nem vou argumentar...

FAIL

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


Assisti a Laranja Mecânica e lhe digo mais
Plantei a casca na minha cabeça

Villts
Veterano
# out/09
· votar


Não curti esse filme não.

Pseudonimum
Veterano
# out/09
· votar


Filme foda demais e trilha sonora da Wendy Carlos. /o/

erico.ascencao
Veterano
# out/09 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Perdão pela referência onaniana, mas a única coisa que eu lembro deste filme é uma cena de sexo com uma mina ruiva (era ruiva até "lá"). Só vi que era o Laranja Mecânica porque tinha a legenda do canal (era TV a cabo).

PS.: A coloração das penugens genitais da moça tem relação com o nome do filme?

Fastturtle
Veterano
# out/09
· votar


ouvi falar bem desse filme, mas nao assisti

Headstock invertido
Veterano
# out/09
· votar


erico.ascencao
AHAUHAUHUAHUAUAHUAH nem tem, mas é algo a se pensar

Fastturtle
assista! a qualquer momento você pode ser atropelado, ou alguem pode te esfaquear, ou pode tomar um tiro na cabeça...e morrer se m ver esse filme é sacrilégio :P
mas assista com atenção pra entender, pq o filme parece algo sem noção alguma.
já assisti varias vezes e a cada vez que assisto descubro algum detalhe a mais, muito foda. /o/

Fastturtle
Veterano
# out/09
· votar


Headstock invertido
tenho q assistir entao \o/

erico.ascencao
Veterano
# out/09
· votar


Headstock invertido
mas assista com atenção pra entender, pq o filme parece algo sem noção alguma
Adoro estes filmes. Se você não entende, pelo menos você sai dando boas risadas da própria ignorância.

r2s2
Veterano
# out/09
· votar


Black Fire

Esse Thoreau inspirou um garoto a se embrenhar no Alaska para viver longe da sociedade.

O garoto morreu de fome e sua história virou tema de um excelente filme do Sean Penn, que se chama "Na natureza selvagem". Nota 10 mesmo, a trilha sonora do Pearl Jam tb detona!.

Li o livro, escrito pelo Krakauer (aquele do livro do Everest), e é um dos únicos casos que conheço onde o filme é muito superior ao livro.

Mas o legal é um parágrafo que diz que o Alex Supertramp (pseudônimo criado pelo garoto para ele mesmo, esqueci o nome do cabra) se inspirou em Thoreau e Jack London, mas ignorou que o primeiro só viveu 2 anos na selva, e o segundo era um beberrão obeso que se matou aos 40 anos.

Bizet
Veterano
# out/09
· votar


O garoto morreu de fome e sua história virou tema de um excelente filme do Sean Penn, que se chama "Na natureza selvagem".

Primeira pessoa que vejo falando esse nome em vez de "Into the Wild". uhaeuhae

Nota 10 mesmo, a trilha sonora do Pearl Jam tb detona!.

Não é solo do Eddie Vedder não?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a A ligação Laranja Mecânica - Thoureau