Autor |
Mensagem |
Paultx Veterano |
# mar/08
Indústria da música sem saída contra MP3
O caçador de talentos que rejeitou os Beatles foi considerado por muito tempo como responsável pela maior gafe na história do setor de música.
Mas a mancada bilionária de Dick Rowe foi superada, na lista da revista Blender sobre "os 20 maiores erros das gravadoras em todos os tempos", pelo fracasso do setor em aproveitar a internet.
As grandes gravadoras conquistaram a desonra ao forçar o serviço de troca de arquivos Napster a sair do mercado, em 2001, em lugar de descobrir uma maneira de ganhar dinheiro com suas dezenas de milhões de usuários.
Os praticantes de downloads simplesmente se espalharam por centenas de outros sites, e setor está em queda livre desde então.
"A campanha das gravadoras para impedir que sua música fosse distribuída gratuitamente via Internet era o equivalente a tentar deter um furacão com uma rolha -- mais de um bilhão de arquivos são trocados por mês em redes de troca de arquivos", afirmou a Blender em sua reportagem.
Rowe ficou em segundo lugar por recusar os Beatles, depois que a banda, despreparada, realizou uma audição desastrosa em 1962.
O empresário dos Beatles, Brian Epstein, mais tarde contaria que o executivo da Decca Records lhe havia dito que "grupos com guitarras estão saindo de moda", comentário que Rowe sempre negou ter feito. Ele posteriormente assinaria com os Rolling Stones.
O fundador da Motown, Berry Gordy, ficou no terceiro lugar, porque vendeu a gravadora das Supremes e de Marvin Gaye, que na época estava perdendo dinheiro, por cerca de 60 milhões de dólares, em 1988.
No ano seguinte, a A&M Records seria vendida por cerca de 500 milhões de dólares. E David Geffen recebeu cerca de 700 milhões de dólares em 1990 pela Geffen Records. Gordy, porém, manteve os direitos autorais sobre o catálogo de sua gravadora.
A Geffen Records aparece duas vezes na lista: em 11o lugar, por processar Neil Young nos anos 1980 alegando que a música que ele vinha gravando era pouco comercial, e em 12o por investir supostos 13 milhões de dólares em um álbum do Guns'n'Roses que ainda não saiu, depois de mais de uma década de trabalho.
Outros ocupantes da lista da vergonha incluem a Columbia Records, em 10o lugar, por ter dispensado Alicia Keys e 50 Cent antes que estes fizessem sucesso, e a Warner Bros. Records, por um contrato de 80 milhões de dólares com o grupo R. E. M., em 1996, que só lhe trouxe prejuízo.
|
Street Cat Veterano |
# mar/08
· votar
o lance é vender musica protegida pela net.
|
rhess Veterano |
# mar/08
· votar
o lance é vender musica protegida pela net.
Se resolver tá bom!
|
Grow Veterano |
# mar/08
· votar
o lance é q os verdadeiros artistas permanecerão com suas obras, dinheiro não é o mais importante pra eles... e o número de shows aumenta pq eles não irão ganhar porra nenhuma com venda de cd's
|
Koisa Veterano |
# mar/08 · Editado por: Koisa
· votar
Grow o lance é q os verdadeiros artistas permanecerão com suas obras, dinheiro não é o mais importante pra eles... e o número de shows aumenta pq eles não irão ganhar porra nenhuma com venda de cd's
Verdade, e os camelôs que não sabem fazer show? Como vão comprar o leitin dos fiin?
|
Paultx Veterano |
# mar/08
· votar
Se for, tem de ser competente! Comprei outro dia uma música pela Megastore do UOL que dava direito a rodar em cinco PCs. Baixei a licença em três. Chegou no 4º, começou a falhar a página de download da licença, com erro de script, erro de DNS, erro de timeout, erro disso e daquilo... até que, de repente, aparece a mensagem dizendo que eu não tinha direito a mais nenhuma licença sobre aquela música... Agora, lá vou eu ter de enviar mensagens pra tentar reverter meu direito. Lá vem porrada de atendimento ruim...
|
128556 Veterano |
# mar/08
· votar
Paultx por que comprou uma musica ?
|
never_ever Veterano |
# mar/08 · Editado por: never_ever
· votar
Paultx baixe uma normal e use em 5 computadores
|
Street Cat Veterano |
# mar/08
· votar
ruan gaspari Se resolver tá bom!
sai até mais barato.
eu andei vando na Azul Music um cd que eu quero, se eu comprar ele fica por 19,90 + frete, se eu pagar pra baixar ele fica por 12,90.
|
TWT ICE Veterano |
# mar/08
· votar
pode ser 1 real ou 20 reais o cd, vou continuar baixando de graça....
|
shoyoninja Veterano |
# mar/08
· votar
tentar cobrar pelas músicas não é a saída...
mesmo vendendo digitalmente por preços mais baixos...
Com as velocidades de conexão que temos hoje fica tão ridículo baixar mp3... Nego quer conhecer uma banda? Tss.. Já baixa um pack com a discografia completa e ainda alguns vídeos amadores de shows ao vivo.
|
Paultx Veterano |
# mar/08
· votar
Tô falando da saída pras gravadoras... Se tiver que vender, que façam direito, sem fazer m com o consumidor.
|
shoyoninja Veterano |
# mar/08
· votar
Paultx Sim mas vender como se as pessoas não precisam mais comprar???
Percebe que é uma causa perdida???
Imagine que se decrete que respirar é um ato criminoso pois você não está pagando pelo uso do ar.
Aí uma empresa comece a vender ar engarrafado.
Por mais que o ato seja ilegal, você acha que essa empresa vai longe???
(não estou dizendo que música é como ar e que não tem dono... me refiro a facilidade de se obter)
|
hard rock and roll Veterano |
# mar/08
· votar
Se as gravadoras quiserem continuar lucrando com seus artistas (nem todos merecem ser chamados assim) terão é que se tornar produtoras
Na minha opinião a idéia de comprar música pela internet é inviável, baixam não por causa de dificuldade de achar (alguns), mas por que é prático e grátis mesmo.
Mas se bem usada, a internet pode ser um meio poderoso e barato de divulgação, uma banda da Nova Zelândia pode ganhar fama em vários outros lugares assim.
|
shoyoninja Veterano |
# mar/08
· votar
hard rock and roll é isso ae...
Tem é que partir para outros lados... Não sei se vai acabar o mercado de CDs ou qualquer outra mídia física... Tem gente que curte ganhar e comprar CDs, pelos encartes, por ter o disco em si... Mas já é um mercado secundário e tende só a piorar.
Shows e publicidade por exemplo.
|
Paultx Veterano |
# mar/08
· votar
Se fosse uma causa perdida, o esquema Apple/iTunes/iPod não teria feito o sucesso que fez. Tem muita gente que quer comprar--é só uma questão de saber vender. E não tô dizendo que vá impedir a troca livre, mas é uma opção possível, só precisa criar saída inteligente, competitiva e adaptada à nova realidade. Veja o caso, por exemplo, de gente que não abre mão de ter o disco físico nas mãos. Pode não ser gente em número comparável à que faz troca livre, mas, se os caras desistirem, aí mesmo é que tão ferrados. Aliás, nem tanto, porque já ganharam muita, mas muita grana em cima dos artistas e, principalmente, do público, que sempre pagou muito caro por CDs--um preço artificial, aliás, herdado dos tempos do vinil. (Esta história rola na Web, sobre como a RIAA enrolou todo o mundo e transpôs os preços praticados na produção dos discos de vinil na hora da "passagem" pro CD. Foi goela abaixo mesmo! Ou, quem preferir, cu acima... :)
|
Street Cat Veterano |
# mar/08
· votar
shoyoninja Sim mas vender como se as pessoas não precisam mais comprar???
Percebe que é uma causa perdida???
depende algumas musicas que eu curto, vc não encontra em lugar algum pra fazer download gratis.
|
shoyoninja Veterano |
# mar/08
· votar
Street Cat depende algumas musicas que eu curto, vc não encontra em lugar algum pra fazer download gratis.
óooooo que encontro hein.
|
Street Cat Veterano |
# mar/08
· votar
shoyoninja
procuara ae Arabesque 2 - Dança do Fogo.
|
shoyoninja Veterano |
# mar/08
· votar
Street Cat jhhuiheuhue não vale música que o artista ainda não lançou :P
hueiheui
mas beleza, aposto sua vida como acho heiuhuiheuiheui
|
Street Cat Veterano |
# mar/08
· votar
shoyoninja
http://www.azulmusic.com.br/produtoDetalhe.asp?id=89&categoria=57
|
shoyoninja Veterano |
# mar/08
· votar
Street Cat ok, mas daqui do trampo nao da...
xa eu ir pra casa
|
Street Cat Veterano |
# mar/08
· votar
shoyoninja
ok man.
|
Invalid User Veterano |
# mar/08
· votar
porra, vender música já é ultrapassado.
|
Paultx Veterano |
# mar/08 · Editado por: Paultx
· votar
Mando um troco pra quem achar pra mim na Web a música Penso nisso amanhã, do Nico Resende. Dica: googlei, e ela fez parte da trilha sonora de uma novela chamada Vale Tudo...
Outra: Dança dos espíritos abençoados ou Dance of the blessed spirits, de Christoph Willibald von Gluck. (Esta não achei nem na Amazon.com! Achei na last.fm, mas em vídeo (YouTube)
Não vale ripar de CD, quem tiver! Tem de achar na Web!
Depois passo outras. Ou não! :))
|
# mar/08
· votar
Vi isso nas notícias do letras.terra:
http://www.cifraclub.com.br/noticias/7247-iron-maiden-disponibilizar a-coletanea-atraves-de-site-oficial.html
achei interessante postar.
|
Marcelo Machado Veterano |
# mar/08
· votar
hard rock and roll mas nao tem jeito mesmo..a internet fudeu com o cenário musical de vez..o iron maiden disponibiliza as musicas pq ja tem publico garantido,nao precisam mais vender cds para fazer fãs(e dinheiro). agora e as bandas novas? as bandas iniciantes se fodem com isso,esses dias eu tava vendo uma entrevista com o gene simmons e ele falava sobre isso,dizendo q ele n precisa mais vender musica e q poderia continuar fazendo shows em estadios,grandes turnes,mas e as bandas iniciantes? por isso tbm q so aparece lixo,as bandas boas nunca vendem somente as q sao mais pop..
|
# mar/08
· votar
Marcelo Machado
Mas se a banda é iniciante, como terá boas vendagens? E pela internet muito mais gente terá acesso as músicas, não ganharão nada, mas não terão o risco de perder $$ se forem um fiasco
Vou citar o exemplo de uma banda, bem, não é a banda que muitos gostariam que isso acontecesse, mas o Nx Zero (sim, essa mesma) foi fazer show no Nordeste através de divulgação e apelo de fans internautas.
|
Sam Moderador |
# mar/08
· votar
Acho o futuro da indústria meio incerto ainda. Mas de uma coisa eu sei: se tornará mais.. democrática... ou seja, vários pequenos (inclusive as bandas) vao ganhar, e não mais determinadas empresas (gravadoras).
Aquele glamour todo que rolou de 1950 a 1999 já era.
|
eusebio Veterano |
# mar/08
· votar
Tem que ganhar com shows. Esse negócio de música protegida é outra furada.
|