Noruega inaugura "cofre" para preservar sementes

Autor Mensagem
Carlos Henrique 2
Veterano
# fev/08


link

A Noruega inaugurou na terça-feira, sob uma montanha na região ártica, uma instalação destinada a proteger sementes de alimentos, um dos recursos mais preciosos da humanidade, contra possíveis desastres naturais.

Escavada em uma montanha gelada a mil quilômetros do Pólo Norte, essa "arca de Noé" tem câmaras que permaneceriam congeladas por 200 anos mesmo caso o aquecimento global atinja o pior cenário previsto e se houver defeito no sistema artificial de refrigeração, segundo os responsáveis.

O primeiro-ministro Jens Stoltenberg disse que a instalação preserva "os tijolos fundamentais da civilização humana", ameaçados por fatores como o aquecimento global, que põe em risco "a diversidade da vida que sustenta nosso planeta".

A caverna, numa ilha do arquipélago de Svalbard, no extremo norte norueguês, serve de "backup" para sementes armazenadas em bancos genéticos de todo o mundo.

Inicialmente, 100 milhões de sementes de mais de cem países foram enviadas para serem mantidas no local, que custou 10 milhões de dólares e armazena 268 mil amostras diferentes, cada uma de um campo ou fazenda.

Há desde amostras de alimentos importantes da África e Ásia, como arroz, milho, trigo e sorgo, até variedades européias e sul-americanas de berinjela, alface, cevada e batata.

"Teremos uma grande coleção de sementes aqui, uma das maiores do mundo, desde o dia da inauguração", disse Cary Fowler, diretor do Fundo Global da Diversidade Agrícola, que financia as operações.

Stoltenberg e a ambientalista queniana Wangari Maathai, Prêmio Nobel da Paz de 2004, colocaram a primeira caixa com sementes de arroz na câmara, durante cerimônia de inauguração da qual participou o presidente da Comissão Européia (Poder Executivo da União Européia), José Manuel Durão Barroso.

"As condições aqui embaixo na gruta são perfeitas", disse Fowler dentro do túnel ligeiramente inclinado que leva até as três câmaras, onde podem ser armazenadas até 4,5 milhões de amostras, com um total aproximado de 2 bilhões de sementes.

As sementes ali depositadas continuam sendo propriedade dos depositários, entre os quais há grandes bancos genéticos de países em desenvolvimento.

Durante uma visita ao local na segunda-feira, o ruidoso equipamento de refrigeração tornava ainda mais gelada a primeira câmara a ser aberta. As sementes serão mantidas numa faixa de -18C a -20C.

Nessas condições, segundo os realizadores, a cevada consegue sobreviver durante 2.000 anos, o trigo sobrevive por 1.700, e o sorgo poderia atravessar quase 20 milênios.

--------------

que coisa, não?

brunohardrocker
Veterano
# fev/08
· votar


Certo eles.

Carlos Henrique 2
Veterano
# fev/08
· votar


Seria uma boa se também guardassem boa parte do conhecimento humano impresso nos livros.

BokuWa
Veterano
# fev/08
· votar


Já sei para onde correr, de quebra posso queimar umas igrejas...

WaltinMAB
Veterano
# fev/08
· votar


Esta certo, eh uma medida de prevençao bacana.

128556
Veterano
# fev/08
· votar


quanto custa uma passagem pra noruega ?

maggie
Veterana
# fev/08
· votar


Será que eles sabem de algo que nós não sabemos?

hard rock and roll
Veterano
# fev/08
· votar


só falta guardar toda a discografia das bandas de rock mais consagradas e aí sim um patrimônio incrível estará salvo para a eternidade \o/

brunohardrocker
Veterano
# fev/08
· votar


Deviam preservar mudas de maconha também, vai que um dia acabe...

r2s2
Veterano
# fev/08
· votar


maggie
Será que eles sabem de algo que nós não sabemos?

Claro, eles sabem o que há de podre no reino da Dinamarca.

BokuWa
Veterano
# fev/08
· votar


maggie
Será que eles sabem de algo que nós não sabemos?

Segundo o Lula ele não sabe de nada... Corram!!!!!

thigsm
Veterano
# fev/08
· votar


Não entendi, quando o aquecimento global avançar eles vão querer tomar picolé de semente?? Porra guarda uns chicabons que é bem melhor

Vick Vaporub
Veterano
# fev/08
· votar


BokuWa

auhaUHAUHA

maggie
Veterana
# fev/08
· votar


r2s2
BokuWa
+1 procêis

TiCk_NoRrIs
Veterano
# fev/08
· votar


hard rock and roll

Pra isso existe o Museu do Rock. \m/

hueheuhuhue

-------------------

Iniciativa legal. =]

Carlos Henrique 2
Veterano
# fev/08
· votar


128556
quanto custa uma passagem pra noruega ?

De avião ou busão? rs

Frigeri.
Veterano
# fev/08
· votar


bowa

Carlos Henrique 2
Veterano
# fev/08
· votar


hard rock and roll

só falta guardar toda a discografia das bandas de rock mais consagradas e aí sim um patrimônio incrível estará salvo para a eternidade \o/


E se não guardarem nenhum aparelho capaz de reproduzir tudo isso?

Street Cat
Veterano
# fev/08
· votar


eu tava lando sobre isso ontem, achei bem interessante a ideia, vou aproveitar meus contatos com os caras do Dimmu Borgir =)

128556
Veterano
# fev/08
· votar


Carlos Henrique 2
tanto faz

aviao, busao, tremzao, metrozao ou barcao

maggie
Veterana
# fev/08
· votar


r2s2
Pode apagar o recado, já suspendi o user.

r2s2
Veterano
# fev/08
· votar


maggie
Pode apagar o recado, já suspendi o user.

Uai, como apago?

maggie
Veterana
# fev/08
· votar


r2s2
Deve ter um "excluir" ao lado do recado.

r2s2
Veterano
# fev/08
· votar


maggie
Deve ter um "excluir" ao lado do recado.

Tem não. Mas deixa quieto, num tem problema não.

BokuWa
Veterano
# fev/08
· votar


Negativaram o post sobre queimar igrejas... babaca...

murilo meine
Veterano
# fev/08
· votar


só falta guardar toda a discografia das bandas de rock mais consagradas e aí sim um patrimônio incrível estará salvo para a eternidade \o/

É por isso que eu enterrei meus cd's.

Vick Vaporub
Veterano
# fev/08
· votar


NoAlarms

:D

NoAlarms
Veterano
# fev/08
· votar


Vick Vaporub
:D
E o pior que eu fiz a proucura na busca do forum, cara. Botei COFRE, FIM e MUNDO e nao achou nada..
Acho que deve buscar so nos titulos

james_the_bronson
Veterano
# fev/08
· votar


BokuWa
Já sei para onde correr, de quebra posso queimar umas igrejas...

O aqeucimento global já estará se encarregando disso ahusahsuahsuahsuahsua

Ibanez GSA 270dx
Veterano
# fev/08
· votar


mesmo caso o aquecimento global atinja o pior cenário previsto e se houver defeito no sistema artificial de refrigeração, segundo os responsáveis.

ja to vendo as proximas reportagens do Jornal da Band

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Noruega inaugura "cofre" para preservar sementes