Petrobrás tem informações roubadas.

Autor Mensagem
Blackus
Veterano
# fev/08
· votar


Atum Bluesman
ah, aí sim =) mas ninguém vai invedir o Brasil sme mais nem menos assim, existe diplomacia, não é simplesmente mandar um monte de tropas pra cá e falar que o petróleo é deles... Se eles de repente voltrem a atenção pra cá, o máximo que vão fazer é pressão pra abaixr tarifas portuárias, acordos comerciais etc...

Soulface
Veterano
# fev/08
· votar


É lógico q qm roubou estas informações, sejam lá quais forem, sabe q não vai poder usa-las assim na cara dura.
Pode ser uma espécie de sequestro...
Algum time europeu pegou e só devolve se a Petro ceder o Obina.

Blackus
Veterano
# fev/08
· votar


Algum time europeu pegou e só devolve se a Petro ceder o Obina.
hauhauhahu

james_the_bronson
Veterano
# fev/08
· votar


haushaushuahsuahush

Atum Bluesman
Veterano
# fev/08
· votar


Blackus
A sim, claro =]
Na verdade não se sabe o conteúdo dos computadores, vai saber se os poços de petróleo na verdade estão em águas internacionais?

Atum Bluesman
Veterano
# fev/08
· votar


Soulface
aHAUhAuAHAUhauhuAHuHA

james_the_bronson
Veterano
# fev/08 · Editado por: james_the_bronson
· votar


"Obina vale mais do que qualquer reserva de petróleo."

Ass: Polegar direito de torcedor framenguista.

Vick Vaporub
Veterano
# fev/08 · Editado por: Vick Vaporub
· votar


Se fosse uma empresa brasileira que tivesse transportado as informações para os EUA, Jack Bauer já estaria aqui torturando o presidente e 70% das grandes capitais estariam devastadas por ogivas nucleares lançadas por porta-aviões marotos.

Vick Vaporub
Veterano
# fev/08
· votar


Mas acho que Jack ficaria triste quando visse que o Lula teria menos um dedo pra arrancar...

maggie
Veterana
# fev/08
· votar


Quem transporta notebooks em containers?
Essa história está mal contada...

conehc
Veterano
# fev/08
· votar


Atum Bluesman
Ai um ponto, o preço do petróleo está cada vez subindo mais,mesmo o petróleo não acabando em curto prazo , se começar a ficar inviável o preço talvez nem se preocupem em não serem notados...
Não tem disso. Apesar do direito internacional não ser dotato de coercibilidade os Estados não saem violando ele a torto e a direito. Ainda mais quando se trata de casos grandes. Não que o Brasil tenha um papel de suma importancia no sistema internacional, mas uma coisa é invadir o iraque, outra é invadir a 12ª maior economia do mundo.

Sobre desrespeitar o direito à zona economica exclusiva, desconheço isso de "se não explorar, perde". A zona continua sendo do Estado a quem ela pertence, o que acontece é que caso o Estado não explore a zona ele pode firmar contratos de cooperação para a exploração com outros Estados que tenham capacidade de fazer isso, mas é tudo mediante contrato, os Estados tem de concentir que essa exploração seja feita. Neste tipo de contrato um Estado explora e divide uma parcela, alem de qualquer descoberta ou patente ser dividida entre os Estados. Caso o outro Estado entre na ZEE para fins de exploração sem nautorização é considerado ato de violação à soberania. Se tiver uma embarcação só passando não tem problema algum.

Só pra ilustrar, veja o que a legislação brasileira, em conformidade com a convenção do direito do mar diz:

Art. 6º A zona econômica exclusiva brasileira compreende uma faixa que se estende das doze às duzentas milhas marítimas, contadas a partir das linhas de base que servem para medir a largura do mar territorial.

Art. 7º Na zona econômica exclusiva, o Brasil tem direitos de soberania para fins de exploração e aproveitamento, conservação e gestão dos recursos naturais, vivos ou não-vivos, das águas sobrejacentes ao leito do mar, do leito do mar e seu subsolo, e no que se refere a outras atividades com vistas à exploração e ao aproveitamento da zona para fins econômicos.

Art. 8º Na zona econômica exclusiva, o Brasil, no exercício de sua jurisdição, tem o direito exclusivo de regulamentar a investigação científica marinha, a proteção e preservação do meio marítimo, bem como a construção, operação e uso de todos os tipos de ilhas artificiais, instalações e estruturas.

Parágrafo único. A investigação científica marinha na zona econômica exclusiva só poderá ser conduzida por outros Estados com o consentimento prévio do Governo brasileiro, nos termos da legislação em vigor que regula a matéria.

Art. 9º A realização por outros Estados, na zona econômica exclusiva, de exercícios ou manobras militares, em particular as que impliquem o uso de armas ou explosivas, somente poderá ocorrer com o consentimento do Governo brasileiro.

Art. 10. É reconhecidos a todos os Estados o gozo, na zona econômica exclusiva, das liberdades de navegação e sobrevôo, bem como de outros usos do mar internacionalmente lícitos, relacionados com as referidas liberdades, tais como os ligados à operação de navios e aeronaves.

Atum Bluesman
Veterano
# fev/08
· votar


conehc
Vai até ganhar um voto\o\

128556
Veterano
# fev/08
· votar


tem pepagem nessa historia ai

Atum Bluesman
Veterano
# fev/08
· votar


conehc
Não é o que estava procurando mas achei um texto aonde fala a proposta brasileira para aumentar seu território marítimo.

http://www.portogente.com.br/texto.php?cod=12964

conehc
Veterano
# fev/08
· votar


Atum Bluesman
já tinha visto essa idéia... Caso permitam, tem como o Brasil fazer isso porque não tem nenhum outro estado tao perto da costa, mas imagina se a inglaterra resolve tentar uma coisa parecida?

A propósito, você sabe como que surgiu essa história de mar territorial e zona econômica exclusiva, e como as distancias padrão foram definidas?

Atum Bluesman
Veterano
# fev/08
· votar


conehc
A propósito, você sabe como que surgiu essa história de mar territorial e zona econômica exclusiva, e como as distancias padrão foram definidas?
Não tenho ideia.

conehc
Veterano
# fev/08
· votar


Atum Bluesman
Isso vem de muito tempo atrás. Nos primórdios do sistema internacional, na época em que o direito internacional não tinha tanta força assim, o mar territorial era definido pelo alcance dos canhões dos fortes costeiros. Com a tecnologia da época o alcance era de aproximadamente 12 milhas marítimas (limitado tambem ao alcance da visao humana) e esse ficou sendo meio que definido como o mar territorial.

Só que a tecnologia, a matemática e a física evoluiram e foi possivel produzir um canhão que alcançava mais do que as 12 milhas, e era possivel tambem calcular a posição estimada da embarcação e atirar mesmo sem ver o alvo. Isso causou muita confusão que durou por um bom tempo - cada um queria um tamanho de mar territorial pra si.

Até que na convenção de montego bay conseguiram chegar a um concenso que é aquele que tinha falado antes: até 12 milhas da costa é mar territorial, das 12 até 200 milhas da costa é zona economica exclusiva.

Atum Bluesman
Veterano
# fev/08 · Editado por: Atum Bluesman
· votar


conehc
Entendi^^

Achei o que queria te mostrar:
http://www.pesca.sp.gov.br/noticia.php?id_not=158

No último parágrafo, não é um texto mas mostra o que falei .

Quando a plataforma continental for oficializada, qualquer empresa ou país estrangeiro só poderá explorar a área com autorização do Brasil. O país, no entanto, precisa provar que tem a capacidade de ocupar a zona, para não perder sua exclusividade sobre o território. O mesmo vale para a zona econômica exclusiva.

Ou quer dizer, mesmo na zona econômica exclusiva um país que não faz uso pode perder território(o que não é o caso do Brasil que mantem plataformas petrolíferas e estudos oceanográficos).


Se algum país tiver acesso a dados que mostrem petróleo dentro da área que o Brasil quer, isso pode dificultar a ampliação da mesma, fazendo com que outros países explorem o petróleo da região.

The Mentes
Veterano
# fev/08
· votar


Petrobrás tem informações roubadas.

Foram os russos!

QUARESMA
Veterano
# fev/08
· votar


Caraca conehc é monstro .... positivei

conehc
Veterano
# fev/08
· votar


Atum Bluesman
Entendi o que você queria dizer. Pra entender melhor o que o brasil quer fazer, leia este post, é grande mas ajuda a entender o porque de algumas coisas.

O mar funciona assim:
até 12 milhas - mar territorial
até 200 milhas - ZEE (isso no caso de não ter nenhum outro Estado pleiteando a mesma área, mas aí ele tem de estar a menos de 200 milhas da zona que quer para si)
Além das 200 milhas: alto mar - pode ser explorado economicamente por todos.

Olha essa ilustração, ela ajuda a entender como funcionam as coisas: http://www.mar.mil.br/secirm/figuras/fig_lepl/plac_agu.gif

A linha marrom equivale ao fundo do mar. Repare que o espaço aéreo do Brasil equivale ao mar territorial: 12 milhas. A ZEE vai até 200 milhas e o resto é alto mar, águas internacionais onde ninguem tem jurisdição.

Agora repare no fundo do mar, ele se divide em duas partes: a plataforma continental e a área. Por convenção, normalmente a plataforma continental de um Estado incide com a ZEE, mas você reparou que na ilustração a plataforma continental pode ir mais além? A convenção do direito do mar estabeleceu que caso o Estado possa efetivamente explorar o lugar e desde que o perfil topografico do fundo do mar permita, pode ser estendido a plataforma continental até 350 milhas. É exatamente isto o que Brasil quer fazer.

Aí vc se pergunta que vantagem teria isso? Lembra da tal "área"? Ela começa onde o mar territorial do Estado acaba. A área é considerada bem comum da humanidade (assim como a lua, a antártida, o alto mar e o espaço), o direito internacional não permite a exploração da "área" a não ser que seja dividido o ganho entre todos os Estados do mundo e isso é respeitado mesmo por quem não ratificou o tratado. Como ninguem quer dividir nada com todos, ninguem explora. Com o Brasil ampliando a plataforma continental pra 350milhas, ele vai ganhar 150 milhas de brinde, cheias de petroleo, peixes, etc.

Se algum país tiver acesso a dados que mostrem petróleo dentro da área que o Brasil quer, isso pode dificultar a ampliação da mesma, fazendo com que outros países explorem o petróleo da região.
É quase isso... Mas acontece o seguinte: se outros Estados conseguirem impedir o Brasil de conseguir esta porção da plataforma continental, ela vai continuar sendo classificada como área, ou seja: ninguém vai poder explorar.

QUARESMA
nada... isso é só direito internacional + ecopolítica internacional hehe

OmegaZer0
Veterano
# fev/08
· votar


Gente, não tem pq se preocupar c isso. Os culpados já foram identificados:

http://www.editthis.info/images/superdickery/5/5c/CrabPeople.jpg

Atum Bluesman
Veterano
# fev/08
· votar


conehc
Entendi^^

nettoroses
Veterano
# fev/08
· votar


bombardeio no oriente já

/ vice presidente de 24 horas off

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Petrobrás tem informações roubadas.