Counter-Strike e EverQuest estão proibidos no Brasil

Autor Mensagem
r2s2
Veterano
# jan/08
· votar


Simonetti
A questão é: não existem laudos oficiais que comprovem qualquer tese. Portanto advogar em cima de uma hipótese - crendo-a verdadeira sem qualquer embasamento - é dar soco no ar, é inútil, é burrice.

E dificilmente haverá algum desses laudos com aceitação, pois a indústria dos filmes e jogos sempre irá descaracterizar a pesquisa, como foi feito por décadas em relação ao cigarro e está sendo feito atualmente por muita gente em relação ao aquecimento global.

Ah, e qual o seu embasamento pra provar que não faz mal jogar esse joguinho? Você e seus amigos?

Não se esqueça que direto vemos notícias de pessoas matando outras e até cometendo suicídio por causa de certos jogos. Isso é conclusivo? Não, mas já é um bom indício.

E outra coisa, vc tb está a advogar em cima de uma hipótese - crendo-a verdadeira sem qualquer embasamento -, pois como eu disse anteriormente, vc leu o processo? E se lá existe esse seu tão exigido "laudo oficial"?

Quando elas fazem isto, elas estão colocando em jogo a vida de terceiros. É por isto que o estado tem que intervir.

Um traficante aprendendo táticas de guerrilha coloca em risco a vida de muitos terceiros, partindo do pressuposto que o Procon/GO teve dados corretos pra tomar essa decisão e realmente o jogo ensina isso.

A priori usar drogas no Brasil não dá cadeia. Dá clínica psiquiátrica. Nunca vi nenhum usuário ir preso apenas porque usava.

Num tô falando de cadeia, estou falando de o estado intervir.

E se eu te disse que eu sou proprietário de 5 armas, todas devidamente registradas?
Eu sou mais ou menos incapaz por causa disto?


Vc entendeu o que eu quis dizer, existem pessoas e pessoas, e é justamente por isso que o estado tem que ser mais rígido. Imagina o Kadu Moliterno com uma arma! A capa da Veja seria bem diferente um tempo atrás....


Veja bem: eu jogo CS há vários anos, possuo várias armas registradas, tenho algum treinamento tático, e nem por isto sou um louco desvairado que sai dando tiros nas ruas.

Então vc é a favor de liberar armas pra geral? Se vc parte do princípio que todos são iguais a vc, que não se influenciam pelo jogo, então libera geral.

hard rock and roll
Veterano
# jan/08 · Editado por: hard rock and roll
· votar


r2s2
Um traficante aprendendo táticas de guerrilha coloca em risco a vida de muitos terceiros, partindo do pressuposto que o Procon/GO teve dados corretos pra tomar essa decisão e realmente o jogo ensina isso.

ahhhhhhhhh não cara, se for assim conheço vários nerds espinhentos que são atiradores de primeira linha

r2s2
Veterano
# jan/08
· votar


hard rock and roll
ahhhhhhhhh não cara, se for assim conheço vários nerds espinhentos que são atiradores de primeira linha

Tática de guerrilha num é só atirar não, é fazer emboscada, posicionamento e várias outras coisas.

Pelo menos eu imagino que seja isso, num entendo bem essas coisas não.

Dark Luke
Veterano
# jan/08
· votar


r2s2
Os nerds até seriam capazes de fazer isso, se tirassem a bunda da cadeira e mão da pizza pra tentar...

Simonetti
Veterano
# jan/08
· votar


r2s2
Não se esqueça que direto vemos notícias de pessoas matando outras e até cometendo suicídio por causa de certos jogos. Isso é conclusivo? Não, mas já é um bom indício.

Indício de nada. Você está afirmando coisas baseada na mesma imprensa que inventa falácias contra aquilo que ela quiser.

Lembro-me bem, durante a época da campanha do desarmamento, o tanto de repórter ignorante falando burrices sobre armas. Usando o termo "escopeta" (argh!), armas de "grosso calibre" (argh x 2), e por aí vai. Em suma, a lei do desarmamento não mudou absolutamente nada na prática, pois sempre se atacou o lado errado, o lado preferido pela mídia.

São raros - ainda mais no Brasil - os casos de hamicídios que podem ser diretamente relacionados à influência de games.

Um traficante aprendendo táticas de guerrilha coloca em risco a vida de muitos terceiros, partindo do pressuposto que o Procon/GO teve dados corretos pra tomar essa decisão e realmente o jogo ensina isso


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkk

Desde quando CS ensina táticas de guerrilha, meu???? O que tem no CS não tem nada a ver com o mundo real. NADA a ver. O jogo SWAT ensina muito mais sobre o assunto do que CS. E quanto ao jogo "America's Army", que é ainda mais realista, além de ser gratuito? Nada a ver.

Fizeram o CS o boi de piranha da vez, só isto.

Você contrataria um guarda costas que tem "800 horas de Counter Strike"? E num piloto que tem apenas 5.000 horas de "Flight Simulator" ???
Se sua hipótese estiver correta, todos os nerds espinhentos que jogam CS dia e noite são melhores militares do que os milhares de soldados mal-treinados que temos no Exército Brasileiro. Afinal de contas, têm muito mais horas de treino.

existem pessoas e pessoas, e é justamente por isso que o estado tem que ser mais rígido

Punindo ou cerceando o direito dos inocentes e bons cidadãos por causa de algumas maças podres?

Sinto, meu caro, mas lei nenhuma impede que algumas pessoas sejam psicóticas, psicopatas ou perversas. Estas pessoas, e estes comportamentos e distúrbios existiam muito antes de CS e vão existir muito depois dele.


Tática de guerrilha num é só atirar não, é fazer emboscada, posicionamento e várias outras coisas.
Pelo menos eu imagino que seja isso, num entendo bem essas coisas não.


Nem você, nem o juiz, nem o Procon. Com o pouco de treinamento tático que já fiz, posso afirmar que CS e vida real não têm nada a ver.

r2s2
Veterano
# jan/08
· votar


Simonetti
Indício de nada. Você está afirmando coisas baseada na mesma imprensa que inventa falácias contra aquilo que ela quiser.

Melhor que me basear nos seus comentários totalmente parciais.

Desde quando CS ensina táticas de guerrilha, meu???? O que tem no CS não tem nada a ver com o mundo real. NADA a ver. O jogo SWAT ensina muito mais sobre o assunto do que CS. E quanto ao jogo "America's Army", que é ainda mais realista, além de ser gratuito? Nada a ver.

Na verdade, eu não posso falar nada disso, pq eu nunca nem joguei esses jogos, nem sei como são.

Mas se o Procon decidiu isso, pode ter certeza que num foi baseado nesses achismos que tanto te deixam iritado.

Punindo ou cerceando o direito dos inocentes e bons cidadãos por causa de algumas maças podres?

Nem me atrevo a responder uma questão dessas.

Nem você, nem o juiz, nem o Procon. Com o pouco de treinamento tático que já fiz, posso afirmar que CS e vida real não têm nada a ver.

Tá bom, o diretor do Procon olhou para o CS e disse: Num consigo matar esses nerds, vou proibir a comercialização desse jogo, aí só eu vou ficar jogando até ficar melhor que todos eles. Ah, e vou dar como desculpa que esse jogo influencia nossos jovens.

A verdade é que eu tenho certeza que não foi uma decisão baseada em achismos. Alguns aspectos dependem de análise subjetiva, como toda decisão desse tipo, porém sou capaz de apostar que foi uma decisão baseada em algum critério ou estudo.

Mas como já percebi que vc é bem reacionário, duvido que argumentos assim convençam-no. Mas respeito sua opinião, apesar de não concordar com ela.

_FrEd_
Veterano
# jan/08
· votar


Simonetti

Você contrataria um guarda costas que tem "800 horas de Counter Strike"?

Claro.. tipo, se um bandido esta com um policial de refem ele atiraria sem medo, pois sabe que o "friendlyfire" sempre ta desligado... o problema eh ele acertar sem a mira igual do jogo...

E num piloto que tem apenas 5.000 horas de "Flight Simulator" ???

Acho q tem uns desses pilotando por ae ultimamente...

Bob do recife
Veterano
# jan/08
· votar


quero ver alguem tirar ele do meu pc =P

apesar q eu nao jogo..

:P

hard rock and roll
Veterano
# jan/08
· votar


Bob esponja do recife

se alguém mandar você desinstalar o jogo, use as táticas de guerrilha que aprendeu no jogo contra esse ser...

Dark Luke
Veterano
# jan/08
· votar


Ainda não falaram nada do Everquest...

Porque diabos alguém baniria um MMORPG?!?!?!

Bob do recife
Veterano
# jan/08
· votar


hard rock and roll
com certeza...
eu pego a minha "B 4 4" (cujo o nome nao sei)...
o colete "B 8 2", e algumas granadaas e vou pra guerra!!!
\o/

shoyoninja
Veterano
# jan/08
· votar


Dark Luke
Para aparecer na mídia é óbvio. Como que um juiz importante como ele é desconhecido? Tem que fazer uma graça né.


A verdade é que eu tenho certeza que não foi uma decisão baseada em achismos. Alguns aspectos dependem de análise subjetiva, como toda decisão desse tipo, porém sou capaz de apostar que foi uma decisão baseada em algum critério ou estudo.


Claro! Um estudo pioneiro realizado nos avançados centros de pesquisas brasileiros de tecnologia e informática aliados a simulação tática e bélica! Algo que países como os EUA estão muito atrasados em relação a nós e jamais poderiam replicar... Motivo esse pelo qual ainda nem se pensou na possibilidade do jogo ser usado por terroristas para treino de suas tropas...

Tem dó né.

As únicas fontes de treinamento tático de guerrilha no Brasil são exatamente os traficantes, e garanto que qualquer moleque de um morro no rio com uma ak na mão sabe muito mais sobre tática de guerrilha do que um marmanjo que fica dando tiro com o mouse no PC.

Ah nem sei porque discutir um negócio desses, o animal que fez a lei proibiu comercialização em CD-Rom... Basta comprar o Half-Life e instalar o counter. Fácil.

Isso é claro se alguém realmente acredita que traficantes compram jogos originais HUIAHUIAHAUIHUIAUI

Sanslash
Veterano
# jan/08
· votar


Proibiram..??
Grandes bosta...qualquer lugar na rua tem camelô vendendo DVD pirata e tbm é proibido...
Num país onde os presos usam telefone celular de dentro de uma prisão, é muita babaquice tentar proibir um jogo de computador.
Ao invés de investir em métodos para acabar com os celulares nas prisões, esses deputados gordos ficam inventando essas leis que todos sabem que não vai levar a lugar nenhum.
Bando de burro.

fernando tecladista
Veterano
# jan/08
· votar


enquanto não proibirem paciencia spider eu tô feliz

Abigobaldo
Veterano
# jan/08
· votar


claro ué, os traficantes jogando cs vao aprender que pular que nem um macaco eh o melhor jeito d escapar de tiros, e que wallar eh coisa d noob, assim como jogar smoke e flash na parede, etc...

shoyoninja
Veterano
# jan/08
· votar


Abigobaldo
Pior é se aparecer uns traficantes cheaters... Aí fudeu tudo.

shoyoninja
Veterano
# jan/08
· votar


Sanslash
Olha aí que grande idéia a sua!

É só proibir as operadoras de vender celulares para presos! Acabou o problema do celular na prisão

Ronin
Veterano
# jan/08
· votar


O engraçado é o nível de atualização do juiz.

Enquanto o resto do mundo discute ManHunter 2 e Grand Theft Auto (e sim, já teve inglês dizendo que crianças que jogam GTA aprendem a roubar carros!!), e as crianças jogam Halo 3 e Call of Duty na XBox Live, aqui no Brasil se cria uma lei vazia (pois a lei apenas proibe a venda, e estamos falando de um jogo que pode ser baixado na internet, oficialmente, por qualquer pessoa que possua o Half-Life) sobre um jogo de quase 10 anos atrás (1999).

Entendo o ponto de vista do R2R2... mas o pouco conteúdo da lei, pelo que foi divulgado, é tão "especializado" e "embasado" no assunto, quanto os juizes e delegados que dizem que RPG é um jogo no qual a pessoa que perde (quem perde no RPG??) tem de morrer.

hard rock and roll
Veterano
# jan/08
· votar


Ronin

daqui a pouco vão proibir as pessoas de assistir Tropa de Elite também, sendo que todo mundo já assistiu

128556
Veterano
# jan/08
· votar


jogos nao geram violencia, proibi-los gera /o

Bog
Veterano
# jan/08
· votar


r2s2

Ele não proibiu porque "faz mal". Proibiu porque os jogos "trazem imanentes estímulos à subversão da ordem social, atentando contra o estado democrático e de direito e contra a segurança pública, impondo sua proibição e retirada do mercado".

Onde exatamente estão os tais estímulos? Por que exatamente estes 2 jogos, e não todo e qualquer jogo onde existem tiros e/ou mortes?

O mero fato de o cara proibir a comercialização de "fitas de computador" de um jogo que sequer tem distribuidor no Brasil já é o suficiente para deixar qualquer um desconfiado de que ele não tem conhecimento sobre o que proibiu.

Já vi outros casos de juízes que legislam sem ter conhecimento, e isso é especialmente claro quando se trata de tecnologia. Eles confundem MUITO o meio usado para propagar uma idéia com a idéia em si, sendo que muitas vezes os responsáveis pelos meios não têm controle sobre o conteúdo. No caso do CS, acho que ele não consegue fazer distinção entre o engine do jogo e os mapas criados por pessoas que não têm qualquer ligação com a EA.

De certa forma, é como se eu escrevesse num papel "mate um juíz" e a justiça punisse a empresa que produziu o papel ou a caneta.

Simonetti
Veterano
# jan/08
· votar


Bog

Muito bem colocado seu post. É exatamente por aí.

Certa vez li numa revista:

CULPAR GAMES PELA VIOLÊNCIA É COMO CULPAR TALHERES PELA OBESIDADE

Achei muito boa a frase e resume tudo. Quem já tem propensão a ser violento, tem muitas chances de ser de qualquer forma, independente do meio em que vive. Um filme qualquer (pegue qualquer um das séries Rambo, Duro de Matar, etc) já são estímulo suficiente, e até mais educativos do que CS.

O juiz desconsiderou completamente que a natureza dos indivíduos violentos pode ser diferente da natureza dos indivíduos pacíficos.

Seria muito melhor uma lei que obrigassem PAIS a fazerem cursos sobre como educar seus filhos, como criar e manter um lar seguro, acolhedor, baseado em respeito, amor, educação.

Paul Gilmour Petrucci
Veterano
# jan/08
· votar


r2s2

Um traficante aprendendo táticas de guerrilha coloca em risco a vida de muitos terceiros, partindo do pressuposto que o Procon/GO teve dados corretos pra tomar essa decisão e realmente o jogo ensina isso

Fala sério, foi uma piada não é?

Cara se começar com esse lance de que isso e aquilo fazem, mal, que influenciam na vida real, vão ter que ser justos e proibir também mais uma centena de jogos, uma centena de filmes, novelas, séries, revistas em quadrinhos e praticamente tudo que possa estimular a inteligência de traficantes e outras pessoas que tenham a tentação de fazer algo contra as normas do estado.

Você não acha que o Super Mario estimula o extermínio de espécies de tartarugas?

Ronin
Veterano
# jan/08
· votar


Paul Gilmour Petrucci
Você não acha que o Super Mario estimula o extermínio de espécies de tartarugas?

Tartarugas eu não sei... mas certamente é uma apologia ao consumo de cogumelos estranhos que fazem se sentir grandão e poderoso.

Bog
Veterano
# jan/08
· votar


Simonetti

Fora que para estabelecer uma relação causal, é preciso saber no mínimo 2 coisas:

1. A proporção de indivíduos que apresentaram comportamento violento após jogar o tal game.

2. A proporção de indivíduos que apresentaram comportamento violento SEM jogar o tal game.

A proibição só se justifica se existir uma disparidade óbvia entre os dois casos. Foi exatamente encontrando ESSES números que se constatou que o cigarro faz mal. E eu tenho a mais absoluta certeza de que o tal juiz não tem esses números. Sendo assim, ele baseou o seu parecer num mero "achismo".

Alguém precisa ensinar essa gente que evidência anedótica (ex: ah, mas eu conheci um fulano que ficou paranóico depois de jogar) não é o suficiente para estabelecer relações causais.

Paul Gilmour Petrucci
Veterano
# jan/08
· votar


Bog

Infelizmente passando em qualquer concurso idiota um cara qualquer tem um poder desses, é muito conhecimento técnico e pouca experiência de vida, capacidade de interpretação e vontade(interesse) de investigar a fundo uma questão antes de tomar uma decisão.

shoyoninja
Veterano
# jan/08 · Editado por: shoyoninja
· votar


Paul Gilmour Petrucci
Ahhh isso não tem nada a ver com capacitação não...

O problema é que o cara se acha muito importante porque é um juiz e quer aparecer para mostrar pros outros como ele é grandioso.

Não fosse isso garanto que ele teria capacidade sim para analisar a questão de forma racional, só que aí, ninguém iria saber que ele existia.

Paul Gilmour Petrucci
Veterano
# jan/08
· votar


shoyoninja

Tem sim cara, porque pra um cara passar num concurso desses, a mula praticamente se isola da sociedade, tem cara que quase não dorme, então como um sujeito isolado da sociedade vai julgar com sabedoria questões pertinentes a sociedade?

Eu já fiz matérias com estudantes de direito, e sinceramente, não imagino que ocorrerão melhorias nesse sistema em um futuro próximo.

Paula Allen
Veterano
# jan/08
· votar


Não vai mudar nada na realidade. Vendo minha cópia.

Alex_Guitar
Veterano
# jan/08 · Editado por: Alex_Guitar
· votar


Concordo que assim como jogos, os filmes, livros, revistas e etc. podem incitar a algumas pessoas (geralmente as que têm problemas para com o convívio social) a fazerem algo inusitado, o que pode não ser muito bom para os outros a sua volta.

Em relação direta à proibição do jogo, na minha opinião se for realmente a intenção deles de re-educar os consumidores, teriam que tentar abolir do planeta todos os jogos possíveis e imagináveis do gênero, mas como isso é praticamente impossível não vejo o pq. de apenas um jogo "pagar a culpa".

Mas é isso aí... a liberdade de expressão é uma faca de dois "legumes", ainda mais quando não se sabe lidar com ela...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Counter-Strike e EverQuest estão proibidos no Brasil