Mais uma contra os motoqueiros

    Autor Mensagem
    Izzy Dragon
    Veterano
    # jan/08


    (Copiei dum tópico que encontrei por aí, pelo que olhei na busca ninguém postou sobre isso ainda)

    Fonte: jornal O Estado de São Paulo.
    http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080109/not_imp106363,0.php

    Citação na integra

    SP pode proibir garupa em moto
    Vereador diz ter votos para derrubar veto de 2004; motocicleta é usada em 61% dos crimes contra o patrimônio

    Texto:Bruno Paes Manso

    A Câmara deve analisar no mês que vem um projeto de lei polêmico, que proíbe o transporte de pessoas na garupa em motocicletas durante os dias da semana em São Paulo. De autoria do vereador Jooji Hato (PMDB), ele já foi aprovado pelos vereadores em votações realizadas em 2002 e 2003, mas a prefeita Marta Suplicy (PT) o vetou, em 2004. Agora, Hato quer derrubar o veto. "As motos são hoje um problema de segurança e devem ser enfrentados como tal."

    O projeto é considerado "uma piada" pelas categorias que representam os motoboys e apontado como inconstitucional por parte dos juristas. Mas um levantamento feito pelo Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap) constatou que 61,5% dos 15 mil casos de crimes contra o patrimônio cometidos nas regiões oeste e central e em parte da zona sul da cidade tiveram a participação de motociclistas. O mapeamento considerou os meses de novembro e dezembro de 2006 e janeiro de 2007. Em 9.225 dos casos de roubos e furtos, os bandidos utilizaram motocicletas para assaltar ou fugir.

    Para enfrentar o problema, desde novembro o 34º Batalhão da Polícia Militar, encarregado de fiscalizar o trânsito na cidade, passou a realizar a Operação Garupa, voltada para a abordagens dos motoqueiros. Atualmente, a operação é feita pelos 25 batalhões da capital. A Secretaria da Segurança não divulgou um balanço das blitze.

    Hato disse que conversou há 20 dias com o prefeito Gilberto Kassab (DEM), que sugeriu a ele tentar derrubar o veto na Câmara. Algo que o parlamentar promete fazer na volta do recesso, em fevereiro. "Tenho a assinatura de 50 vereadores apoiando a medida e preciso de 28 votos para derrubar o veto. A medida só não foi ainda aprovada porque alguns vereadores estão bloqueando a pauta de votação." A assessoria de Kassab confirmou o contato com Hato. O expediente de derrubar vetos de prefeitos anteriores foi o que permitiu transformar em lei, em dezembro, a proposta de proibir portas giratórias em bancos - o projeto tinha sido aprovado e vetado em 2005.

    Hato disse que é dono de uma Honda Hornet 600 cilindradas e anda de moto desde a juventude. Afirmou que decidiu apresentar o projeto há dez anos, depois de ter sido assaltado duas vezes por motoqueiros com comparsas na garupa. O vereador disse que em uma dessas ocasiões estava com o filho e teve de se atirar no chão. "Tive medo de ser executado."

    O presidente da Associação dos Mensageiros, Motociclistas e Mototáxis de São Paulo, Ernane Pastore, duvida que o projeto saia do papel. "Antes de apresentar em plenário, acho que primeiro ele deveria mudar a Constituição. Quero ver a Câmara aprovar, com 1 milhão de motos fazendo barulho no dia da votação", ameaçou Pastore.

    O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Motociclistas de São Paulo, Aldemir Martins de Freitas, critica o "preconceito" contra os motoboys. "O vice do sindicato estava em uma moto na Faria Lima quando tocou o celular. Ele colocou a mão na camisa para atender. A motorista ao lado entrou em desespero e acelerou, passando o sinal vermelho. O que ela faria se tivesse uma arma?"

    TWT ICE
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    queriam proibir capacetes haha

    LDC
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    aff se fuder

    Jack Holland
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    dono de uma Honda Hornet 600 cilindradas


    Moto do caralho!

    maggie
    Veterana
    # jan/08
    · votar


    SP pode proibir garupa em moto
    Inconstitucional, quem legisla sobre isso não é o estado de SP, é a União.

    Advogados, dêem pitaco aí.

    Patys
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Vale salientar que Cabral esta com um projeto para proibir no RJ tbem..

    o que deixa muitos indignados é que na época das eleiçoes para governador do RJ, Cabral usava moto para se promoter em bairros pobres e tals.

    Simonetti
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Já tentaram me assaltar de moto. Eu percebi os dois chegando pelo retrovisor e acelerei. 175cv falam mais do que uma CG com 2 FDP.

    Um amigo meu, ao ser assaltado, freou e jogou o carro pra cima da moto dos ladrões. O garupa chegou a disparar a arma, que pegou no carro mas não o feriu. A moto caiu. O piloto pegou a moto e fugiu e o garupa ficou no chão com a perna quebrada (de onde o carro bateu). O garupa, depois de apanhar muito, de um tanto de gente, foi preso em flagrante.

    Eu concordo com a lei. Tem que proibir mesmo, e tem que fiscalizar com mais rigor as motos que andam por aí.

    maggie
    Veterana
    # jan/08
    · votar


    Simonetti
    Eu concordo com a lei. Tem que proibir mesmo, e tem que fiscalizar com mais rigor as motos que andam por aí.

    Não sei, mais uma vez serão punidas pessoas que não tem nada a ver por causa de alguns que fazem besteira...

    Se fosse assim, teriam que proibir também a venda de armas, a entrada de pessoas "suspeitas" em bancos, bebidas alcoólicas em postos de gasolina, etc.

    O que ferra é que a violência tá tão grande que a gente já concorda com essas idéias radicais.

    Simonetti
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    maggie
    O que ferra é que a violência tá tão grande que a gente já concorda com essas idéias radicais.

    Passa por aí mesmo.

    Só que a coisa está tão ferrada que eu estou disposto a abrir um pouco a mão de algumas liberdades individuais em função do bem coletivo... que acaba me beneficiando também.

    Todos nós estamos passivos de sermos vítimas de assaltos por motoqueiros. Só que a polícia não faz nada. NADA.

    Além do mais, medidas como esta são temporárias, até que a moda da moto como ferramenta de assalto passe.

    Patys
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Simonetti
    Eu concordo com a lei. Tem que proibir mesmo

    vc acha que adianta mesmo?

    na edição dessa semana de época, a redatora-chefe fala sobre o caso de uma senhora que chegando ao aeroporto de congonhas eu acho, pegou um taxi, logo depois foi assaltada.. o ladrao estava de moto, nao tinha garupa, ele levou o rolex dela.
    a parte que achei mas interessante, é que segunda a redatora que conhece o taxistaque estava condunzinda a senhora, disse que o ladrao sabia onde ela tinha escondido o rolex, ele parou a mto do lado dela e disse pr ela passar o relogio, ela disse que nao tinha, ele disse pr ela ir tirando do sutian, que ele sabia que estava lá o relogio..
    segundo o taxista ela tinha escondido o relogio no sutian, mas em publico, o que da a entender que ja tinha algum de olho nela antes. enfim..

    os ladroes de hje em dia arranja um jeito pr tudo.

    e tem que fiscalizar com mais rigor as motos que andam por aí.

    nessa parte eu concordo com vc, alias nao adianta nada tirar garupa de moto, só isso nao vai resolver..a situaçao só vai melhorar mesmo com fiscalisaçao rigorosa.

    maggie
    Veterana
    # jan/08
    · votar


    Simonetti
    Todos nós estamos passivos de sermos vítimas de assaltos por motoqueiros. Só que a polícia não faz nada. NADA.
    Concordo contigo, só que tirar os caroneiros vai resolver ESSE problema, e migrar a bandidagem pra outros...

    Pra mim, o jeito é colocar a polícia na rua. Essa medida repele desde pequenos furtos até assaltos.

    Só que enquanto tivermos essa desigualdade tremenda no Brasil, só pode piorar mesmo.

    _JCM_
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Já que estamos falando de Polícia, na contracapa do Santa (Jornal aqui de SC), de sexta, se não me engano, tinha uma foto de um depósito de carros da Polícia apodrecendo no tempo.

    E olha que eram carros novos até, poderiam rodar sem problemas...

    O negócio é que o jeito é colocar a polícia na rua. Essa medida repele desde pequenos furtos até assaltos

    Outro dia, aqui na minha cidade, 2 assaltantes morreram em um supermercado. Os caras vieram pegar o malote e a polícia (não sei como), tava na hora lá.. não pensaram 2 vezes e meteram bala pra cima dos bandidos.

    O dia em que o Governo parar de brincar de governar e colocar PM na rua, bem pago, acredito que o negocio vai melhorar...

    Simonetti
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Patys
    maggie

    A nossa polícia está fodida. Suja. Permeada pela corrupção. Tem que fazer como o prefeito Rudi Giuliani fez em NY: sanitarizar tudo, demitir, prender. 65% do quadro do NYPD foi substituído nos primeiros anos de Giuliani. centenas de policiais foram indiciados e presos.

    Só que o Brasil é conivente com o crime, por isto que eu sou 150% descrente que o Brasil um dia tome jeito. Por mais quenós, cidadãos, estejamos fartos de tudo isto, também não fazemos nada.

    Talvez o Brasil tenha jeito o dia que:

    - os cidadãos chamarem para si a responsabilidade pelos problemas, defendendo-se ativamente, "usando os meios disponíveis e necessários para cessar a ação violenta"

    - os cidadãos se rebelaram em massa contra os problemas que vêem

    - os cidadãos serem mais conscientes no momento de votar

    - os cidadãos cobrarem ativamente de seus eleitos ações que beneficiem o coletivo

    Patys
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Simonetti

    esse seu comentario me fez lembrar dos rebeldes de 1968 contra a ditadura, o ano em que o povo resolveu se rebelar contra um regime autoritario.. não só aqui no Brasil mais no mundo.. enfim foi um ano em que eu realmente gostaria de ter vivido, apesar dos contras.

    Talvez o Brasil tenha jeito o dia que:

    isso quer dizer que não tem jeito, sinceramente em relaçao a populaçao só minorias que tentou fazer alguma coisa,mas sao massacrados pelos politicos e autoridades que sao em grande maioria, eles fazem um auê mas pouco chegam a abalar..
    se o povo se manifestassem, fossem mais ativos em sua maioria, ai sim poderia dizer que os tempo estao mudando e veria sim uma esperança pr o Brasil..

    aqui pr que os "poderosos"façam algum coisa, eles tem que se sentir intimados, pressionados.. tem que aperta no calor deles..

    enquanto isso vamos tentando viver a trancos e barrancos, sem saber como sera o dia de amanha.

    Simonetti
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Patys
    enfim foi um ano em que eu realmente gostaria de ter vivido, apesar dos contras.

    Eu também.

    Mesmo eu sendo de direita, totalmente contra idéis socialistas, eu não posso deixar de pensar que o bem coletivo só pode ser benéfico, desde que não avance demais sobre os direitos individuais, como acontece no socialismo. No entanto, em momentos de crise, mesmo sendo direita, acho que se torna necessário abrirmos mãos de alguns poucos direitos individuais.

    Ainda, acho que no país está tudo errado, estão todos errados. Eu já tive grande admiração pelo PSDB, hoje o vejo com desprezo, com nojo. Exceto meia dúzia que eu ainda admiro, todo o resto é uma corja única.

    Tem sim que haver um revolução. Não de direita ou de esquerda, mas de brasileiros. Independente do que o país se torne depois, do jeito que está não pode continuar.


    maggie
    Se fosse assim, teriam que proibir também a venda de armas

    Sinto, mas você está enganada. Ninguém compra uma arma legalmente com o propósito de cometer crimes. A proibição da venda de armas é inócua, pois 90% do arsenal das favelas é contrabandeado pelas fronteiras que a Pol. Federal deveria guardar. Nenhum dos fuzis usados nos morros são fabricados - ou sequer vendidos legalmente - no Brasil.

    Quanto a pistolas e revólveres, os maiores fornecedores destes armamentos para bandidos são a própria polícia.

    É estimado que 20% das armas ilegais recolhidas pelas polícias voltem a circular de forma, misteriosamente sumindo dos depósitos e cofres de onde jamais deveriam sair.

    Como colecionar e atirador, nos últimos 10 anos, eu vi apenas 2 casos de armas LEGAIS sendo usada para cometer crime, e o criminoso está preso até hoje. Em todos os outros casos - e eu me incluo aí - elas foram usadas para cessar uma ação violenta contra o portador.

    Patys
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Simonetti

    estudei muito sobre ano de 1968, os principais movimentos, os seus ideais, o radicalismo, o liberalismo daquele ano, onde tudo era possivel, o que "herdamos" daquele ano, as idéias, a visão..enfim..

    enfim foi o ano da revolução, um ano que até hje deixa suas marcas e rastro...

    meus ideais sao com base no socilaismo (mas cm resalvas), pr esse motivo sempre entre um tópico e outro estou a defende-lo..

    Tenho admiraçao pr algumas partidos, mas assim como vc ando descrente neles...

    Tem sim que haver um revolução. Não de direita ou de esquerda, mas de brasileiros. Independente do que o país se torne depois, do jeito que está não pode continuar.

    exatamente..
    e isso só vai ser possivel o dia em que todos tiverem essa visão.

    128556
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    _JCM_
    vc nao viu do roubo do MASP ?

    quando a policia quer, ela faz...

    Simonetti
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    128556
    vc nao viu do roubo do MASP ?
    quando a policia quer, ela faz...


    Aquilo foi armação.

    Quem foi o maior beneficiado com o roubo do MASP? O próprio MASP!!!

    Quem rouba obra de arte de US$50 milhões (ou sei lá quantos milhões) não a deixa por dias encostada numa favela. A vende rapidamente. Foi totalmente estranho a forma como aconteceu e eu, se fosse a polícia, estaria investigando o curador do MASP.

    128556
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Simonetti
    AOIDUHHADIOUHA

    eu acreditei.. mas enfim

    quando a policia quer, ela faz...

    Simonetti
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    128556
    quando a policia quer, ela faz...

    Deixa eu te contar uma história. Quem me contou ela foi o detetive do DEOESP-MG (Delegacia de Operações Especiais) encarregado da diligência que vou narrar:

    Nos idos de 96-97, teve um sequestro aqui em BH, de uma menina de 9 anos. Os pais receberam o pedido de resgate (500.000). Depois de alguma investigação, descobriram que a menina estava no RJ.

    Resultado: para ir pegar a menina no cativeiro no RJ, os pais pagaram à polícia civil de MG o equivalente a 50.000, para custear munição, horas-extra, gasolina, etc!!!!

    A polícia civil do RJ, quando soube que estouraram o cativeiro da menina, e que quem fez isto foram policiais de MG, eles fizeram uma barreira na estrada, para impedir que a polícia de MG ficasse com os méritos. Por pouco não teve troca de tiros entre as duas polícias.

    128556
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Simonetti
    kkkkkk

    onde esse mundo vai parar... :/

    maggie
    Veterana
    # jan/08
    · votar


    Simonetti
    Essas histórias só comprovam que a corrupção está por todos os lados.. Pra fazer uma limpeza, como fizeram em NY, tem que ter muita coragem e muitos seguranças. :)

    ZakkWyldeEMG
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    E proibir a venda/posse de motocicletas por pessoas com antecendentes criminais, funcionaria? Não conheço exatamente as estatísticas, tô dando um chute baseado em um pensamento rápido.

    Patys
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    maggie
    tem que ter muita coragem e muitos seguranças. :)


    e infelizmente o povo brasileiro nao tem nenhuma das duas =)

    a não ser a perseverança motivada pr frases do tipo..

    " Sou brasileiro e não desisto nunca"

    Claro, se não faz nada vai desistir do que pelo amore de dio =)

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    "As motos são hoje um problema de segurança e devem ser enfrentados como tal."

    Pois é... Os próprios motoqueiros são vítimas desse tipo de assalto.

    TaylorBass
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Só post grande, um dia eu leio.

    128556
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Qual é a cara do ladrão?
    Quem é que vai saber?
    Será o moleque de calção?
    Ou o engravatado no poder?
    Eu prefiro confiar
    Só no amor de Deus
    Pois o que o dinheiro
    Não me dá
    Oi! Iahiah!
    Ele já me deu...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mais uma contra os motoqueiros