Ajuda para um principante no Mercado Livre

    Autor Mensagem
    hard rock and roll
    Veterano
    # jan/08


    Eu pesquisei pelas lojas daqui de Maceió e vi que tem umas coisa que quero comprar mas que não vende por aqui, então decidi comprar pelo ML, aí vão as perguntas:

    Como reconhecer um bom vendedor?
    Aquelas medalhinhas e Estrelas significam alguma coisa mesmo?
    Que tipo de entrega é a melhor?
    Que diabos é Mercado Pago?
    Quanto tempo devo esperar aproximadamente depois de efetuar o pagamento?
    Qual a melhor forma de pagamento?
    Como reconhecer um vendedor ruim?
    Votos negativos de compradores por motivos ruins e de compradores que foram expulsos do ML devem ser esquecidos ou levados em conta?

    quem teve experiências ruins no ML conte também e diga o poderia ter feito para que não houvesse transtorno

    Boa noite

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    hard rock and roll
    só comprei duas coisas, tem gente aqui que é veterano.

    mas vamo la:

    - se o cara ta a bastante tempo com aquele login, é um bom isnal
    - se ele tem muitas qualificações positivas melhor. cada venda efetuada, o comprador e o vendedor são solicitados (ou obrigado, nao lembro) a avaliar um ao outro. entao cada venda bem sucedida o comprador escreve la pelo menos se deu tudo certo, ou não.
    - as demais perguntas de pagamento dependem muito do produto e do vendedor. mercado pago ta explicado lá como funciona. eu fiz tudo por boleto bancario.

    tem uns topicos sobre problemas no ML, da uma geral que tinha umas historias interessantes.

    Fermc
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Bom, eu já postei uma pancada de coisas sobre o ML aqui... Antes de postar mais uma, vou apenas postar o link de um tópico no qual eu estava abordando sobre esse tema:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/177559/p0#4850063

    Da uma lida nos meus posts... Depois eu posto algumas coisas pra você tbm.

    hard rock and roll
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Fermc

    ajudou um monte esse tópico aí, mas ainda tem coisas que não entendi, tipo:

    Como reconhecer um vendedor ruim?
    Votos negativos de compradores por motivos ruins e de compradores que foram expulsos do ML devem ser esquecidos ou levados em conta?


    segundo você disse no outro tópico, pelo Mercado Pago, quando eu confirmo o pagamento, o dinheiro não é de imediato liberado, só é liberado quando o comprador recebe o produto, verifica se está 100% e aí libera, correto?

    conehc
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Como reconhecer um bom vendedor?
    Pela medalha de mercado lider, mercado lider gold e mercado lider platinum. 3000 pontos positivos e 100 negativos podem indicar um bom vendedor. 3000 pontos positivos e 10 negativos indicam um ótimo vendedor.

    Aquelas medalhinhas e Estrelas significam alguma coisa mesmo?
    As medalhas os vendedores ganham por certo numero de vendas concretizadas e um tanto de comissao faturada por mes e poucas qualificações negativas. As estrelas voce ganha de acordo com o numero de pontos.

    Que tipo de entrega é a melhor?
    Sedex. Os correios tratam as encomendas com o maior desprezo. No dia que eu fui buscar uma placa mae no correio e vi a mulher despejando o saco com todas as encomendas no chao eu quase bati nela.

    Que diabos é Mercado Pago?
    Voce paga o mercado livre, o vendedor te manda o produto e depois vc libera o pagamento, mas tem espertinhos que querem que vc libere o dinheiro antes. O mercado pago tbm serve pra vc parcelar as suas compras no cartao.

    Quanto tempo devo esperar aproximadamente depois de efetuar o pagamento?
    Depende do tipo de frete. O importante é sempre manter contato com o vendedor pra saber se ele ja enviou a mercadoria.

    Qual a melhor forma de pagamento?
    Mercado pago

    Como reconhecer um vendedor ruim?
    Muitas qualificações negativas, poucos ou nenhum ponto (nem de venda nem de compra)

    Votos negativos de compradores por motivos ruins e de compradores que foram expulsos do ML devem ser esquecidos ou levados em conta?
    Sempre leia o motivo da qualificação. Tem gente que da o lance pra ferrar o vendedor, entao é bom ler varias qualificações negativas pra ver se o cara é mesmo um mau vendedor. leia tbm as positivas pra ver se o cara costuma mandar bem os produtos.

    hard rock and roll
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    conehc

    quantos pontos são "muito" ?

    Street Cat
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    hard rock and roll

    cara acho que se o cara tiver mais de 1000 vendas(pontos) e forem entre 98 e 100% positavas, aí tu vai catar as negativas pra saber o motivo da negativação.

    Fermc
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Como reconhecer um vendedor ruim?

    Isso é beemmm relativo, mas particularmente, tem algumas coisas que eu levo em consideração:

    1º - O mais importante. Quantas vendas esse cara fez? Só compro com pessoas com acima de 200 vendas, porque penso que uma pessoa que tem uma reputação legal, dificilmente vai jogá-la no lixo por causa de 200 ou 300 reais.

    2º - Dessas vendas, quantos negativos e neutros tem? Desses negativos e neutros, quais foram os motivos? Se os motivos foram desistencia do comprador, ou desistencia do vendedor, ou então problema na comunicação entre as partes, ou então a falta do produto em estoque, ou algo assim, eu nem levo em consideração se for até 3% de negativos.

    Agora, se os negativos forem por causa de produto estragado (e o vendedor não fez a troca), ou de calote mesmo ou coisas assim, aí eu tô fora.

    3º - O vendedor sabe escrever corretamente? Parece bobeira, mas um vendedor adequado no mínimo tem que saber escrever corretamente, responder as perguntas de forma educada e direta. Pra mim a matemática é simples:

    Vendedor analfabeto=Não confie.

    4º - Se o anúncio é claro, com fotos recentes do produto, se o vendedor explica todos os dados do produto corretamente, expõe tudo de forma esclarecedora e correta. Um anúncio onde o cara diz: "Tô vendendo o produto tal, por tantos reais", não é anúncio.

    5º - O preço está mais ou menos na média? Produtos muito baratos é cano na certa!! Como que o cara consegue vender um produto tão abaixo do preço? Só se for roubado, ou se fora cano mesmo.

    6º - Se for mercado líder eu vou de olho fechado e nem penso antes de comprar... Se tiver a estrelinha de ouro ou de prata então, nossa, nem pergunta pro vendedor eu faço!!

    7º - Verifique também quantas ofertas já foram feitas naquele produto!! Quando você vê o anúncio lá mostra quantas visitas tem o anúncio e quantas ofertas (compras) foram feitas naquele produto. Se tiver mais de 10 ofertas naquele produto sem nenhuma reclamação, pode ir tranquilo!!

    Bom, esses são alguns dos pontos que eu analiso!! E pra falar a verdade, nunca compro pelo Mercado Pago, porque essas analises que eu faço eliminam pelo menos 98,9% de chance de levar calote!!


    Votos negativos de compradores por motivos ruins e de compradores que foram expulsos do ML devem ser esquecidos ou levados em conta?

    Não. Compradores expulsos, são compradores que não prestam (por isso foram expulsos). São o tipo de comprador que quer dar um cano no vendedor, ou levar vantagem em tudo que compra. Não leve esses comentários em consideração.

    segundo você disse no outro tópico, pelo Mercado Pago, quando eu confirmo o pagamento, o dinheiro não é de imediato liberado, só é liberado quando o comprador recebe o produto, verifica se está 100% e aí libera, correto?

    O Mercado Pago funciona assim:

    - Comprador da o lance.

    - Comprador faz o pagamento pelo Mercado Pago.

    (O dinheiro fica retido pelo Mercado Livre)

    - O vendedor envia o produto.

    - O comprador recebe o produto.

    - Caso o comprador aceite o produto, ele libera o dinheiro que está retido no Mercado Livre, para o vendedor.



    Se o comprador quiser dar uma de espertinho e não quiser nem liberar a grana e nem devolver o produto, o vendedor entra em contato com o ML e eles falam pro comprador devolver o produto se não eles vão liberar a grana... Se o comprador não devolver o produto o ML libera a grana pro vendedor e fica tudo ok.

    Agora se o comprador não gostar do produto, ele envia o produto de volta pro vendedor e aí ele pega o dinheiro de volta no ML, e cada um fica como estava antes da compra.

    Ou seja, um sistema que não tem como falhar!!

    hard rock and roll
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: hard rock and roll
    · votar


    Fermc
    conehc
    kiki
    Street Cat

    valeu aí tiraram um peso das minhas costas pra escolher um vendedor, nas próximas semanas vou estar comprando o que quero e digo aqui a minha experiência, obrigado

    Fermc
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eu acho que o pessoal exagera demais na hora de comprar... Só compra se o vendedor tiver num sei quantos bilhões de pontos, só compram com Mercado Pago (e pagam uma comissão cara pra kct), só compram se o cara tiver medalha disso e daquilo, se tiver certificado de num sei o que, se tiver 100% de qualificação positiva, se num sei o que, e num sei o que...

    Cara, se você for comprar desse jeito, não compre, porque você vai pagar tão caro quanto numa loja!! Se você quer comprar no ML pra economizar uma grana e resolver adotar todos esses métodos, você com certeza vai pagar mais caro pelo ML do que se fosse comprar pessoalmente numa loja.

    Apenas analize as coisas que eu te disse, e pronto, isso já é mais do que o suficiente.

    conehc
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Fermc
    com o tempo voce vai pegando a manha de saber se o cara é um bom vendedor ou nao... O jeito de responder as perguntas já fala muito sobre o vendedor, se o vendedor estiver se recusando a responder alguns tipos de perguntas eu ja começo a ficar desconfiado.

    hard rock and roll
    cara, eu já gastei uma grana boa pelo mercado livre viu... comprei meu pc todo (peça por peça), meus baixos, pedais, coisas pra amigos, presentes... sou muito mais boas horas no mercado livre do que sair rodando de loja em loja fisica pra saber se tem o que eu quero.

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    hard rock and roll
    beleza, conta ai!

    eu comprei caps e uns hardwares pra minha tele, foi com uns vendedores bem sussa.

    Street Cat
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Fermc

    bom cara eu prefiro confiar me quem tam mais de mil vendas e no minimo 98% de qualificações positivas.

    hard rock and roll
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    conehc
    sou muito mais boas horas no mercado livre do que sair rodando de loja em loja fisica pra saber se tem o que eu quero.

    sem falar que aqui em Maceió, quase nunca chegam os lançamentos, quando chegam tem preços absurdamente maiores que em outras capitais e só tem uma loja decente de instrumentos musicais, o que dá pra comprar aqui em matéria de informática é HD, Placa-mãe e memória RAM

    Fermc
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Fermc
    · votar


    conehc
    O jeito de responder as perguntas já fala muito sobre o vendedor, se o vendedor estiver se recusando a responder alguns tipos de perguntas eu ja começo a ficar desconfiado.

    Concordo cara!!

    Street Cat
    bom cara eu prefiro confiar me quem tam mais de mil vendas e no minimo 98% de qualificações positivas.

    Cara, eu vou pelo preço. Se tem um cara com 200 pontos, nenhum negativo, que atende às coisas que eu disse ali em cima, e tem um outro que tem 1 bilhão de vendas, e tudo positivo mas só que ele cobra 20% à mais pelo produto... Acho meio burrice pagar 20% à mais nesse caso.

    Foi seguindo esse meu raciocínio que eu já comprei coisas mmmmmuuuuiiiittttttttttooo baratas e boas, num produto zerado, de ótima qualidade, com garantia, NF e tudo mais.

    Street Cat
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    hard rock and roll
    sem falar que aqui em Maceió, quase nunca chegam os lançamentos, quando chegam tem preços absurdamente maiores que em outras capitais e só tem uma loja decente de instrumentos musicais, o que dá pra comprar aqui em matéria de informática é HD, Placa-mãe e memória RAM

    isso é verdade =\, por isso eletronicos prefiro comprar pela net.

    Street Cat
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Fermc

    eu vou pelo preço também, mas vejo garantias e outras coisas que o vendedor pode oferecer, as vezes vc paga um pouco a mais e tem uma garantia maior, o que em termos de eletronico é mais vantagem.

    NoAlarms
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    hard rock and roll
    Cara, me fala seu msn. É que acho que tou indo morar em Maceió no próximo ano e quero saber como é os esquemas daí.
    Abraço

    Street Cat
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    NoAlarms
    Cara, me fala seu msn. É que acho que tou indo morar em Maceió no próximo ano e quero saber como é os esquemas daí.

    depende dos esquemas que vc quer uahuahauha

    B4cK5p4c3
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    hard rock and roll
    Bereza? Vai comprar o que lá?

    hard rock and roll
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    B4cK5p4c3

    peças para aparelho computativo

    NoAlarms

    esquemas? próximo ano é esse ou 2009?

    ComerickiFromBackTi - FreakBat
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eu vendo mp3 e mp4 por lá. Em breve mais coisas... =P

    Será que eu posso colocar o link? O.o

    É capaz de modera me suspender e apagar o post por merchandising

    ComerickiFromBackTi - FreakBat
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Uma dúvida:

    Ao colocar recadastramento automático, vc paga novamente 1% pelos produtos disponíveis para o mercado livre, pagando destaque e tudo mais novamente?

    Fermc
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    ComerickiFromBackTi - FreakBat

    Depende. Eu fiz o cadastramento de 15 dias, e o recadastramento foi de graça, (sem ter que pagar nada de novo, nem destaque nem nada).

    Agora, dependendo do plano que você selecionar lá, aí você paga tudo de novo.

    128556
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Fermc
    otimas explicações

    valeu man

    to pensando em comprar meu PC pelo ML

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda para um principante no Mercado Livre