Amanhã vou fazer o exame do Dentran!

Autor Mensagem
El_Cabong
Veterano
# dez/07
· votar


Quarta-feira vou ter que fazer exame teórico de legislação para renovar a carteira.
Inventaram mais essa, só para tirar mais uma graninha do povo.

CheshireCat
Veterano
# dez/07
· votar


Zuzza
Se eu não me engano, é depois de 2 semanas q pode marcar outra prova, mas acho que agora só em janeiro, por causa das festas de fim de ano. =(
Seja paciente. =)

é que agora acho que só vou marcar depois do vestibular mesmo... =\

Bog
Hhahaha, eu reprovei TRÊS vezes! =P Na baliza. Odeio baliza. Quase nunca fazia quando dirigia. Sempre evitei ao máximo.
ah, eu também não fiz muita baliza não... mas não porque eu evitava, por causa das filas enormes... não compensava perder 15 minutos de aula parada na fila pra fazer uma baliza... =\

Zuzza
O meu percurso foi muito fácil. Lembro de ter feito uma rampa e ter dirigido por duas avenidas, coisa de 5 minutos. A menina que estava comigo foi a primeira a fazer. Não abaixou o freio de mão, não deu setas e, quando foi sair do carro para eu fazer meu percurso, esqueceu de levantar o freio de mão. Tive que entrar correndo no carro e levantar o freio. E aí? Ela passou, como eu. =(
sinceridade, eu acho que não merecia ter passado no percurso não, pelo menos não sem perder ponto... a menina que foi antes de mim parou numa reta, eu peguei o carro, passei por uma subida e o cara me mandou estacionar... eu já sou ruim pra estacionar, em subida então?? enquanto eu manobrava, o carro morreu... ele fingiu que não viu e me mandou trocar com a outra menina... como não terminei de manobrar, ficou bem mal estacionado O_o
ainda saí na pressa e não coloquei em ponto morto...(apesar disso não perder ponto) a outra menina não conseguiu tirar da subida de jeito nenhum e reprovou =\ (ela tava tentando sair em segunda)


cara, acho que o exame devia ser diferente, a começar pelo cfc... no vídeo de direção defensiva, metade da sala dormindo... a menina do meu lado comentando "nossa, ontem eu participei de um racha!"... ae chega na prova, caem questões assim:
"você está bravo porque teve uma discussão em casa. o que fazer?
a) sair buzinando para todos que encontrar
b) aumentar a velocidade para chegar mais rápido
c) deixar os problemas em casa e dirigir prudentemente
d) comprar briga com os motoristas para descarregar a raiva"
fala sério né ¬¬

Simonetti
Veterano
# dez/07
· votar


CheshireCat
"você está bravo porque teve uma discussão em casa. o que fazer?

e) mostrar o dedo médio para todos os outros motoristas, enquanto verbaliza palavras capazes de deixar um torcedor do curintcha com vergonha

KaTy
Miss Simpatia 2012
# dez/07
· votar


Início do ano que vem é minha vez :D

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/07
· votar


Alias, estou me lembrando de um fato.

Pelo fato de já dirigir desde os 14 anos, praticamente, eu já tinha uma facilidade relativa em guiar. Assim, a instrutora me colocou pra fazer a prova primeiro, segundo ela, pra dar mais confiança a quem viesse depois. Comecei meu exame, após vinte metros havia uma curva pra direita. Era praticamente uma volta em um quarteirão bem grande (Vila Alpina, muita gente em SP faz lá). Eu simplesmente não fiz a curva pra direita. Dai o cara olhou pra minha cara e perguntou:

- Por que vc não entrou ali?

Respondi imediatamente, mas controlando o nervosismo (quem me conhece pessoalmente, sabe que dificilmente eu aparento estar nervoso):

- Porque vc não disse pra entrar.

Ele ficou com uma cara de bunda... E falou:

- Encosta e dá ré.

Eu respondi, novamente de bate-pronto:

- Não vou fazer isso. Não é correto. Vou dar uma volta no quarteirão pela outra rua e começamos de novo.

ahuahuahua o sujeito ficou totalmente sem saber o que dizer. Antes de começar a volta "pra valer" e ainda um pouco nervoso pelas coisas que não estavam correndo de uma maneira tão fácil, lembrei a ele:

- Agora, por favor, me informa direito o caminho pq essa é a primeira vez que eu faço esse trajeto.

ahuahua Dai pra frente, foi tudo de boa, com o sujeito me informando com detalhes cada situação do exame!

=)

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# dez/07
· votar


Atum Bluesman
tomara que você rode só pra deixar de ser mala

Jason Voorhees
Veterano
# dez/07
· votar


soh vou precisar renovar a minha em 2012 \o/

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


Irmao_Caminhoneiro_Shell
RODEi AHAUhauahuahauhau VIAADO ME ZICOU^^

Jason Voorhees
Veterano
# dez/07
· votar


RODEi AHAUhauahuahauhau VIAADO ME ZICOU^^

que burro! dá zero pra ele!! <o>

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


Jason Voorhees
HAUAHUAHAUAHu

Mó merda na saída da baliza não virei rápido o volante e passei um pouquinho na contramão, até ai blz não tinha reprovado, o problema é que na subida o cara que estava fazendo na minha frente na hora de parar lá em cima e sair deixou o carro descer muito e quase bate no meu, no susto para não bater o carro eu pisei no freio e deixei o carro morrer... =/

Eu resumo, culpa do fdp que estava na minha frente.

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


Duro é saber que vou fazer de novo por causa de um fdp...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/07
· votar


Atum Bluesman
Na verdade, a culpa foi toda sua velho, na boa.

Se estivesse preparado de fato, jamais o carro iria morrer, só por causa de um susto.

Mas assumo a hipocrisia, ao dizer isso. Nenhum homem/mulher está pronto para dirigir aos 18 anos. Nem eu estava, nem ninguém vai estar. O carro, mal utilizado, mata muito mais do que uma arma de fogo. Por isso acho que deveria haver uma sinalização para motoristas iniciantes, no lado de fora do carro. No Japão é assim: Bandeirinha Verde e Amarela na traseira e na frente, motorista novato, com menos de um ano de habilitação (e durante esse período, só pode dirigir carro automático, pra evitar o que aconteceu com vc, entre outras coisas). Bandeirinha Vermelha e Amarela, Idoso ao volante.

Sinto muito. Mas vá com tranqüilidade na próxima que tudo vai rolar de boa.

CheshireCat
Veterano
# dez/07
· votar


Atum Bluesman
Duro é saber que vou fazer de novo por causa de um fdp...
a moça que reprovou na baliza deve estar pensando o mesmo de mim... <O>

Christhian
Por isso acho que deveria haver uma sinalização para motoristas iniciantes, no lado de fora do carro. No Japão é assim: Bandeirinha Verde e Amarela na traseira e na frente, motorista novato, com menos de um ano de habilitação (e durante esse período, só pode dirigir carro automático, pra evitar o que aconteceu com vc, entre outras coisas). Bandeirinha Vermelha e Amarela, Idoso ao volante.
você acha que isso ia adiantar alguma coisa aqui no brasil? tipo, carro de auto-escola, é óbvio que a pessoa é iniciante-mor... mesmo assim, quando eu tava fazendo as aulas, um monte de gente fazendo barberagem na minha frente! um carro me ultrapassou numa curva, uma mulher parou do nada numa esquina e eu só não bati nela porque o instrutor freou, entre outros... tá certo que isso eles não deviam fazer em nenhuma hipótese, mas com carro de auto-escola deviam ser mais cuidadosos, né...
já quando um amigo meu tava fazendo as aulas... uma mulher simplesmente bateu no carro dele! O_o

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/07 · Editado por: Christhian
· votar


CheshireCat
Não entendi bem o que seria "adiantar alguma coisa", mas se sempre mantivermos esse pensamento de "no meu país é diferente", seja o motivo que for, vamos ou continuar estagnados na lama, sem jamais nos basearmos em algo que dá certo fora daqui.

Mas pensando um pouco e adaptando a questão para a mentalidade brasileira: Pensa nesse monte de gente que passou vc na curva, que quase bateu em vc, etc, etc, etc. Se tivesse uma placa pendurada nesses caras, dizendo "Sou cabaço pq tirei a carta a menos de um ano", você acha que eles iriam tentar ser mais prudentes ao fazer essas barbeiragens, sob a pena de serem ridicularizados, em caso de um acidente de trânsito banal, como ultrapassar pela direita ou na curva?
Complementando que no Japão, de onde citei o exemplo, andar sem as placas dá uma multa imensa, além de cassar imediatamente o registro do condutor.

Zuzza
Veterano
# dez/07
· votar


CheshireCat
É complicado... Essa prova teórica é a maior palhaçada de todas. Eu fiz o curso teórico a noite. A mulher que deu o curso era uma jumenta, que falava ''seje'' e ''menas'' e que não sabia a diferença de uma artéria e uma veia. Um dia, a tarde, um menino começou a passar mal na aula, parou de respirar. A jumentinha que dava o curso teórico de primeiros socorros não foi capaz de fazer respiração artificial no garoto, que ficou no chão sem atendimento nenhum esperando o resgate chegar. Quer dizer, uma pessoa que ensina a fazer respiração artificial deve, no mínimo, saber fazer uma respiração artificial. O carro dela estava com a seta quebrada e ela não sabia estacionar. Nem vou contar o que ela sabia de mecânica básica, pra não parecer exagero. Aí você já foi mal preparado em um cursinho besta que, na minha opinião, não tem grande utilidade, visto que 90% dorme. Aí chega pra fazer a prova teórica e somos obrigados a ler questões como esta:
Um acidentado está pegando fogo, o que vc faz?
a) Joga álcool;
b) Sai correndo...
Etc.
Além do mais, várias pessoas reprovam nessa prova ridícula de tão fácil e não tem o direito de ver sua prova. Tudo para tirar dinheiro do povo. A educação do brasileiro é deficiente desde o início, por isso não adianta achar que o trânsito vai ser uma maravilha em um país como o Brasil.

Atum Bluesman
Pena. Mas merecido. =P

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/07
· votar


CheshireCat
Ratificando: Carro de auto-escola não é muito respeitado em lugar nenhum do mundo, por esse motivo, no Japão mesmo, as aulas são feitas em um local específico, sem transito. O lance das placas tem uma outra função.

Zuzza
Veterano
# dez/07
· votar


Christhian
Nenhum homem/mulher está pronto para dirigir aos 18 anos.
Fato.

(e durante esse período, só pode dirigir carro automático, pra evitar o que aconteceu com vc, entre outras coisas).
Só com câmbio automático? Isso não achei legal. Imagino que a maioria dos carros no Japão estejam com câmbio automático, mas quem não tem câmbio automático não pode dirigir só pq é novato? Além do mais, esses métodos são comprovados mesmo, estatisticamente? Até que seria uma boa opção. Isso não seria exatamente o correto porque, na minha opinião, educação e bom senso são melhores que quaisquer outros métodos, mas acho bem válido se obteve algum tipo de sucesso para melhorar o trânsito. Todos os métodos são válidos, embora pareçam neandertais.

CheshireCat
Veterano
# dez/07
· votar


Christhian
Não entendi bem o que seria "adiantar alguma coisa", mas se sempre mantivermos esse pensamento de "no meu país é diferente", seja o motivo que for, vamos ou continuar estagnados na lama, sem jamais nos basearmos em algo que dá certo fora daqui.

Mas pensando um pouco e adaptando a questão para a mentalidade brasileira: Pensa nesse monte de gente que passou vc na curva, que quase bateu em vc, etc, etc, etc. Se tivesse uma placa pendurada nesses caras, dizendo "Sou cabaço pq tirei a carta a menos de um ano", você acha que eles iriam tentar ser mais prudentes ao fazer essas barbeiragens, sob a pena de serem ridicularizados, em caso de um acidente de trânsito banal, como ultrapassar pela direita ou na curva?

claro que tem que fazer alguma coisa, morre gente demais por besteira... mas o que eu quis dizer foi:
o carro da auto-escola não deveria ser algo como "eu sou extremamente noob, nem sei mudar a marcha!!"? e mesmo assim as pessoas não "tomam cuidado"... não estou falando do motorista novato sair fazendo barberagens, mas sim das outras pessoas que fazem barberagens... porque tipo, se você tem certa experiência e um carro corta a tua frente, você freia, mas e se você for um novato e não conseguir? as pessoas deviam dirigir com mais cuidado perto de carro de auto-escola, ou carro com selo de novato, caso tivesse aqui...
meu instrutor disse que eu vou mais dirigir "pras outras pessoas" do que pra mim, e acho que é verdade... direção defensiva e pah...

Zuzza
Um dia, a tarde, um menino começou a passar mal na aula, parou de respirar. A jumentinha que dava o curso teórico de primeiros socorros não foi capaz de fazer respiração artificial no garoto, que ficou no chão sem atendimento nenhum esperando o resgate chegar. Quer dizer, uma pessoa que ensina a fazer respiração artificial deve, no mínimo, saber fazer uma respiração artificial.
putz, aí já é demais... =\

Christhian
Ratificando: Carro de auto-escola não é muito respeitado em lugar nenhum do mundo, por esse motivo, no Japão mesmo, as aulas são feitas em um local específico, sem transito. O lance das placas tem uma outra função.
entendi o que você quis dizer das placas... mas dirigir num lugar isolado, sem trânsito, é vantagem? O_o claro, nas primeiras aulas, até aprender a mudar marcha, não deixar morrer etc etc... mas depois? e como é o exame, você sabe? curiosidade mesmo =)

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/07 · Editado por: Christhian
· votar


CheshireCat
entendi o que você quis dizer das placas... mas dirigir num lugar isolado, sem trânsito, é vantagem? O_o claro, nas primeiras aulas, até aprender a mudar marcha, não deixar morrer etc etc... mas depois? e como é o exame, você sabe? curiosidade mesmo =)

Não tem mudança de marcha pra aprendiz, como eu disse, é obrigatório o carro automático. É só acelera e freia. E pra tirar carta de carro manual depois, precisa fazer outra prova.

O motorista experiente que se envolve num acidente com um novato, tem ampla desvantagem aos olhos das autoridades de transito. É quase como bater atrás, aqui no Brasil. Já o novato que é pego comentendo QQR infração, perde a habilitação imediatamente.

Zuzza
Estatisticamente falando dos acidentes no Japão, em geral:
http://www.vias-seguras.com/index.php/news/os_acidentes/estatisticas__ 1/indices_de_acidentes_de_transito/taxas_de_vitimas_fatais

Pra uma frota 2,5X maior que a brasileira, o Japão tem 1/5 dos acidentes fatais que se tem no Brasil.

Lá, quase 90% da frota é de carros automáticos. Aqui no Brasil, a realidade ainda não é essa, mas é uma tendência de grandes centros urbanos: Ninguém mais quer pegar um congestionamento gigante e ter de trocar de primeira para segunda a cada 2 segundos. Sem contar que a partir deste ano, montadoras como a GM estarão introduzindo no mercado um novo cambio automatizado (que é o mesmo que se usa em alguns carros populares do Japão), em que o custo agregado ao consumidor é de menos de R$800,00.

_FrEd_
Veterano
# dez/07
· votar


Atum Bluesman

Se vc estivesse tranquilo, ia lembrar de pisar na embreagem antes de frear! Boa sorte na próxima kr!

Zuzza
Veterano
# dez/07
· votar


Christhian
Pra uma frota 2,5X maior que a brasileira, o Japão tem 1/5 dos acidentes fatais que se tem no Brasil.
Entendi. Mas isso se deve ao fato da própria cultura japonesa ser ''melhor'' que a dos brasileiros. Japoneses são mais prudentes, raramente dirigem bêbados, aliado a um país melhor estruturado, com leis mais rigorosas. Então é claro que isso resulta em menos acidentes de trânsito, assim como menos assassinatos, menos bêbados nas ruas, etc... Será que apenas o fato de deixar avisado que o cidadão é novato e andar com câmbio automático melhoraria o trânsito no Brasil?

em que o custo agregado ao consumidor é de menos de R$800,00.
Para a realidade do Brasil, agregar 800 reais por um câmbio automático está fora da realidade para a maioria da população. É claro que vai aumentar o uso de carros com câmbio automático, mas quem tem grana e disponibilidade para pagar 800 reais em um câmbio automático, pagaria R$1.500, se fosse o caso. Mesmo pq, o quê um câmbio automático pode ser tão útil assim, além de ser mais cômodo para o motorista?

Mega
Veterano
# dez/07
· votar


Felizmente, quando fui fazer o exame do detran, eu já tinha dois anos de direção. Comecei com 16 anos. Aí foi fácil. ;D

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


_FrEd_
Se vc estivesse tranquilo, ia lembrar de pisar na embreagem antes de frear! Boa sorte na próxima kr!


Eu sempre lembro, é que ai não teve nem tempo pra pensar, eu tava com o carro parado quando sai meio metro o outro carro tava em cima já, ainda que fui rápido e consegui evitar a colisão^^ Mas tá velendo =p



Pena. Mas merecido. =P
Fazer o que...


Christhian
Na verdade, a culpa foi toda sua velho, na boa.
É...+ ou -, Ainda salvei o carro da auto escola ahauhauahu, o instrutor quase pulou fora do carro na hora que ia bater ahuhAUhAUAHu, to achando que o idiota deu ré na descida por que desceu muito e muito rápido, foi algo anormal =p

Simonetti
Veterano
# dez/07
· votar


Atum Bluesman


A culpa foi sua. Você se assustou, se desesperou. Os examinadores não vêm isto com bons olhos, pois demonstra nervosismo.

Para dirigir, tem que ter calma, sangue-frio, nervos de aço, e um bastão de basebal.

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


Simonetti
Na verdade é que ele não teve opção ele até flw que não tinha jeito, foi praticamente um acidente de carro aqui ali, foi muito,muito rápido, é que depois daqui eu já tava pouco me fudendo e deixei de dar setas e tal, me arrependi por que talvés como o outro examinador me disse, pelo modo como ocorreu ele iria deixar quieto aquilo.

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


Simonetti
Devia ter batido no FDP do carro da frente que saiu 10 minutos antes e empacou na curva.

Larizinha
Veterano
# dez/07
· votar


Atum Bluesman

Duro é saber que vou fazer de novo por causa de um fdp...


Da próxima siga um conselho de quem passou de primeira: Tome 2 comprimidos de calmante ,e pronto! hehehehehee

Só pra você ter uma idéia, a única baliza que eu fiz na minha vida foi no dia do exame de tão tranquila que eu estava. :)

CheshireCat
Veterano
# dez/07
· votar


Atum Bluesman
é que depois daqui eu já tava pouco me fudendo e deixei de dar setas e tal
poo cara, eu avisei =\

Simonetti
Veterano
# dez/07
· votar


Atum Bluesman

Fique tranquilo! Mesmo que aconteça algum imprevisto (como vc já vivenciou), mantenha a calma, keep cool e continue fazendo certo. Na pior das hipóteses, converse com os caras.

Eu tomei pau no primeiro exame que fiz, pois involutariamente freei o carro com o freio quando era para eu parar na subida usando embreagem. Isto me deu pau.

Na segunda vez, cheguei mais tranquilo, os examinadores tavam batendo papo, eu me intrometi na conversa deles, conversei com eles o teste todo, até contei piada, e ainda critiquei a gravata de um deles!!!! kkkkkk! E o pior de tudo é que passei!

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


Simonetti
Faz parte o proximo exame eu passo^^ Ai vou levar todo mundo do Fórum pra zona\o\ ahuahauahauhau

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Amanhã vou fazer o exame do Dentran!