guitarclub Veterano |
# nov/09
· votar
o que eu jogo é assim:
o valor das cartas é: <manilhas>, 3, 2, A, K, J, Q, 7, 6, 5, 4.
a manilha é determinada por uma carta que vira, na mesa. as manilhas são sempre a próxima carta da carta que virou. por ex: se virou 6, as manilhas são 7. se virou K, as manilhas são A. se virou 3, as manilhas são 4.
a ordem de força das manilhas é paus, copas, espadas e ouros (cada uma tem um nome certo, mas eu só lembro o "zap"). se a carta não é uma manilha, tanto faz o naipe: um 5 de copas e um 5 de ouros, quando 5 não é manilha, valem a mesma coisa, por exemplo.
pode jogar com o baralho limpo (3, 2, A, K, J, Q) ou baralho sujo (3, 2, A, K, J, Q, 7, 6, 5, 4), sendo o baralho sujo mais usual.
truco vale 3. se um cara da dupla A pede truco, e a dupla B não aceita, a dupla A ganha 1 ponto. se o jogo ja tá trucado, e um cara da dupla A pede 6, e a dupla B não aceita, a dupla A ganha 3 pontos. e assim vai.
pode-se jogar de 2, 4, 6, 8.... pessoas. mas 4 é o que a maioria prefere e joga. quando falta gente, joga de 2. quando sobra gente, joga de 6... e por aí vai. mas o "original" é 4 pessoas.
o jogo costuma acabar quando um dos times atinge 12 pontos. os times costumam usar 2 cartas pra marcar os pontos: uma carta 10 e outra carta qualquer, virada ao contrário. assim (considerando que esse troço azul com riscos vermelhos é a carta qualquer virada ao contrário).
quando um dos times chega aos 11 pontos, essa dupla com 11 pontos pode ver a mão de seu parceiro (podem trocar suas mãos apenas pra dar uma olhada). eles podem decidir se vão jogar ou não. se jogarem e ganharem, vencem a partida. se jogarem e perderem, o time adversário ganha 3 pontos, invez de um. se decidirem não jogar, o time adversário ganha 1 ponto. se os dois times tiverem 11 pontos, desconsidera-se essas regras àcima. joga-se normalmente.
cada jogador tem 3 cartas, e vence a rodada por meio de "melhor de tres". caso cada dupla tenha vencido uma jogada e uma terceira tenha terminado empatada, vence aquela rodada a dupla que ganhou a primeira jogada. se a primeira empatou, vence a dupla quem ganhou a segunda.
|
luis_loko Veterano |
# nov/09
· votar
guitarclub pode-se jogar de 2, 4, 6, 8...
em 8 pessoas eu nunca joguei, sei la... nunca vi.. mas até da pra jogar.
se os dois times tiverem 11 pontos, desconsidera-se essas regras àcima. joga-se normalmente.
A chamada "mão-de-ferro" onde ambos estão com 11 pontos eu normalmente vejo uma regra: o baralho tem quer cortado no modo "seco" (um corte apenas), e ser entregue limpo (sem essa de 1 pra dupla A, 2 pra dupla B), tres cartas pra cada um e a vira por ultimo, e salve-se quem puder (ou tiver a melhor mão)
|