Qual a diferença do truco?

Autor Mensagem
james_the_bronson
Veterano
# nov/09
· votar

maragato_sem_costeio

HAUSHAUSHAUSHAUSHASUAHSUAHUH

brunohardrocker
Veterano
# nov/09
· votar

james_the_bronson

TRUCO!

guitarclub
Veterano
# nov/09
· votar

o que eu jogo é assim:

o valor das cartas é: <manilhas>, 3, 2, A, K, J, Q, 7, 6, 5, 4.

a manilha é determinada por uma carta que vira, na mesa. as manilhas são sempre a próxima carta da carta que virou. por ex: se virou 6, as manilhas são 7. se virou K, as manilhas são A. se virou 3, as manilhas são 4.

a ordem de força das manilhas é paus, copas, espadas e ouros (cada uma tem um nome certo, mas eu só lembro o "zap"). se a carta não é uma manilha, tanto faz o naipe: um 5 de copas e um 5 de ouros, quando 5 não é manilha, valem a mesma coisa, por exemplo.

pode jogar com o baralho limpo (3, 2, A, K, J, Q) ou baralho sujo (3, 2, A, K, J, Q, 7, 6, 5, 4), sendo o baralho sujo mais usual.

truco vale 3. se um cara da dupla A pede truco, e a dupla B não aceita, a dupla A ganha 1 ponto. se o jogo ja tá trucado, e um cara da dupla A pede 6, e a dupla B não aceita, a dupla A ganha 3 pontos. e assim vai.

pode-se jogar de 2, 4, 6, 8.... pessoas. mas 4 é o que a maioria prefere e joga. quando falta gente, joga de 2. quando sobra gente, joga de 6... e por aí vai. mas o "original" é 4 pessoas.

o jogo costuma acabar quando um dos times atinge 12 pontos. os times costumam usar 2 cartas pra marcar os pontos: uma carta 10 e outra carta qualquer, virada ao contrário. assim (considerando que esse troço azul com riscos vermelhos é a carta qualquer virada ao contrário).

quando um dos times chega aos 11 pontos, essa dupla com 11 pontos pode ver a mão de seu parceiro (podem trocar suas mãos apenas pra dar uma olhada). eles podem decidir se vão jogar ou não. se jogarem e ganharem, vencem a partida. se jogarem e perderem, o time adversário ganha 3 pontos, invez de um. se decidirem não jogar, o time adversário ganha 1 ponto.
se os dois times tiverem 11 pontos, desconsidera-se essas regras àcima. joga-se normalmente.

cada jogador tem 3 cartas, e vence a rodada por meio de "melhor de tres". caso cada dupla tenha vencido uma jogada e uma terceira tenha terminado empatada, vence aquela rodada a dupla que ganhou a primeira jogada. se a primeira empatou, vence a dupla quem ganhou a segunda.

luis_loko
Veterano
# nov/09
· votar

guitarclub
pode-se jogar de 2, 4, 6, 8...

em 8 pessoas eu nunca joguei, sei la... nunca vi.. mas até da pra jogar.

se os dois times tiverem 11 pontos, desconsidera-se essas regras àcima. joga-se normalmente.

A chamada "mão-de-ferro" onde ambos estão com 11 pontos eu normalmente vejo uma regra: o baralho tem quer cortado no modo "seco" (um corte apenas), e ser entregue limpo (sem essa de 1 pra dupla A, 2 pra dupla B), tres cartas pra cada um e a vira por ultimo, e salve-se quem puder (ou tiver a melhor mão)

-Toolbar-
Veterano
# nov/09
· votar

Truco é universal. É o mesmo jogo aqui como na China.

Se mudam as regras por Estado, alguém deve tar jogando errado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Qual a diferença do truco?