1,2,3 Respirando

Autor Mensagem
Larizinha
Veterano
# dez/07 · Editado por: Larizinha


Uma respiração adequada espanta a angústia e a ansiedade, aumenta a oxigenação cerebral , além de proporcionar bem estar e tranquilidade!

1 - Pelo menos 1 vez ao dia, tome consciência de sua respiração, ou seja, concentre-se em sua respiração.


2 - Solte todo o ar lentamente, e então como num sopro de vida inspire com vigor.


Para quem quiser saber mais:

- segundo dica de nosso colega retirei o 1º link.

http://www.saudelar.com/edicoes/2006/novembro/principal.asp?send=05_sa ude.htm

Ed_Vedder
Veterano
# dez/07
· votar


Pffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff

Pronto

Christina Amaral
Veterano
# dez/07
· votar


Eu só lembro disso quando fico nervosa e me dá falta de ar... =/

vampirinha
Veterano
# dez/07
· votar


eu so lembro disso....bom eu nao fico pensando pra respirar ahauhauahuahuahuaha

^^

Nao penso nisso....
Ficar respirando fundo quando eu to com raiva nao funciona....
Na verdade so me da mais raiva do que antes....
Fico lembrando que to tentando respirar fundo pra passar a raiva, e isso que da raiva...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/07
· votar


Larizinha
Só pra constar que a respiração no primeiro link (só li esse) está totalmente errada. Esse negocio de inspirar ou expirar com força é antítese da respiração correta.

Mas o lance da respiração aliviar tensões é real. Tenho aluno que diz que diminuiu as enxaquecas após reaprender a respirar.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/07
· votar


vampirinha
Ficar respirando fundo quando eu to com raiva nao funciona....
Boa prova de que respirar como está na matéria não funciona.

Christina Amaral
Veterano
# dez/07
· votar


A respiração certa acalma a ansiedade e até alivia depressão (1º link)

Na boa, não acredito nisso... Nos ensaios do coral a gente faz diversos exercícios de respiração e tal, em casa às vezes eu até faço esses exercícios também e continuo tendo que tomar remédios contra ansiedade... ¬¬

Larizinha
Veterano
# dez/07
· votar


Christhian


Bom, não tenho nenhum curso na área. Mas achei interessante atentar para a respiração correta pois a mesma proporciona muitos benefícios. Mas valeu pela dica, se estiver errado vou retirar o link. ;)

Só pra constar: a respiração profunda para mim funciona!

vampirinha
Veterano
# dez/07
· votar


Christhian

serio mesmo...ficar respirando fundo aumenta o nervosismo e minha raiva....

Larizinha
Veterano
# dez/07
· votar


Christina Amaral

Na boa, não acredito nisso... Nos ensaios do coral a gente faz diversos exercícios de respiração e tal, em casa às vezes eu até faço esses exercícios também e continuo tendo que tomar remédios contra ansiedade... ¬¬


Bom, natural você não acreditar porque pra você não funciona.

Mas eu tenho praticado alguns exercícios e tem me ajudado bastante. Principalmente esse dois que citei acima. Sou muito ansiosa e preocupada tbm.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/07
· votar


Christina Amaral
Nos ensaios do coral a gente faz diversos exercícios de respiração e tal,
Acredite, em 90% dos casos, exercícios de coral não servem pra absolutamente nada.

A respiração é intrisicamente ligada a irrigação sangüinea geral, principalmente a cerebral, além de ser fundamental para controlar os níveis de emissão de adrenalina. Basta pensar em uma situação de medo ou susto, onde a mudança do ritmo cardíaco faz alterar tb a respiração, assim como ao controlar a respiração, consegue-se reestabelecer o ritmo cardíaco.

Só por esse motivo, já seria fisicamente eficaz.

Larizinha
Veterano
# dez/07
· votar


Christhian

Esse negocio de inspirar ou expirar com força é antítese da respiração correta.


Esse segundo exercício que citei, pratico todas as noites antes de dormir. Meus problemas com o sono acabaram!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/07
· votar


vampirinha
Eu acredito. Respirar errado não resolve nada.

Larizinha
sim, sim, entendo e acho ótimo!

O problema é que a respiração citada no primeiro link, além do "inpire com vigor" estão errados. Duas maneiras eficazes de se aprender a respirar são as aulas de canto lírico e a yoga.

Christina Amaral
Veterano
# dez/07
· votar


Larizinha
Mas eu tenho praticado alguns exercícios e tem me ajudado bastante. Principalmente esse dois que citei acima. Sou muito ansiosa e preocupada tbm.
Christhian
A respiração é intrisicamente ligada a irrigação sangüinea geral, principalmente a cerebral, além de ser fundamental para controlar os níveis de emissão de adrenalina. Basta pensar em uma situação de medo ou susto, onde a mudança do ritmo cardíaco faz alterar tb a respiração, assim como ao controlar a respiração, consegue-se reestabelecer o ritmo cardíaco.

To começando a achar que o problema tá só em mim =/

Larizinha
Veterano
# dez/07
· votar


Christhian

A respiração é intrisicamente ligada a irrigação sangüinea geral, principalmente a cerebral, além de ser fundamental para controlar os níveis de emissão de adrenalina. Basta pensar em uma situação de medo ou susto, onde a mudança do ritmo cardíaco faz alterar tb a respiração, assim como ao controlar a respiração, consegue-se reestabelecer o ritmo cardíaco.

Só por esse motivo, já seria fisicamente eficaz.


Foi isso que quis mostrar com o tópico. As pessoas banalizam um processo que é fundamental para nos manter vivos. E eu acredito com veemência nas maravilhas de uma respiração bem trabalhada. Bom, sou uma prova de que dá certo!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/07
· votar


Larizinha
Esse segundo exercício que citei, pratico todas as noites antes de dormir. Meus problemas com o sono acabaram!
Nesse caso há um elemento psicológico muito mais forte. Até por que se vc respirar com muita força, vai sofrer uma hiperventilação (excesso de ar) e vai tb aumentar demais a irrigação sangüinea (repare como, ao fazer isso, qqr pessoa ruboriza), chegando, fisicamente, no mesmo resultado de se fazer exercícios antes de dormir - ou seja, fisicamente, vc piora a condição do sono.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/07
· votar


Christina Amaral
=)

Não acho! Acho que o lance é aprender a respirar corretamente. Acredite, não é tarefa das mais fáceis. Um aluno novato de canto, com uma boa condição atlética demora pelo menos 6 meses pra "entender" a mecânica da respiração. Aplicar ainda são outros 500.

Larizinha
Veterano
# dez/07 · Editado por: Larizinha
· votar


Christhian

O problema é que a respiração citada no primeiro link, além do "inpire com vigor" estão errados. Duas maneiras eficazes de se aprender a respirar são as aulas de canto lírico e a yoga.


Sim, sim se você diz que está errado eu acredito em você e por isso tirei o 1º link.

Larizinha
Veterano
# dez/07
· votar


Christhian

Nesse caso há um elemento psicológico muito mais forte

Quem sou eu pra duvidar disso. Uma futura psicologa..hehehe

Larizinha
Veterano
# dez/07
· votar


Christhian


Bom então se eu colocar o inspire lentamente ao invés do inspire com vigor , você me perdoa? hehehehe

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/07
· votar


Larizinha
Alias, pra complementar seu tópico:

Não são apenas um ou dois ciclos respiratórios por dia que fazem milagre. Respirar corretamente durante todo o dia é fundamental para uma boa qualidade de vida.

E vale salientar que o ciclo respiratório adequado dura de 6 a 8 segundos, em média. É beeeeem difícil aprender a ter controle sobre isso.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/07
· votar


Larizinha
ahauhauhauha deixe como está! acho que a intenção já foi das melhores! Dai o pessoal le tudo e entende!

=)

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/07
· votar


Larizinha
Sim, sim se você diz que está errado eu acredito em você e por isso tirei o 1º link.
*^^*

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/07
· votar


Christina Amaral
Alias, pra vc ver como funciona: Ao dormir, sua respiração se reestabelece corretamente (com ciclos longos) e seu corpo descansa, relaxa, cura-se, etc. etc. etc. O problema é que acordados, tendemos a controlar a respiração de maneira inadequada, que vão desde fatores sociais (estético, pra esconder a barriguinha, por exemplo) até fatores psicosomáticos, como respirar mais rápido pra compensar o estress.

=)

Larizinha
Veterano
# dez/07
· votar


Christhian

Alias, pra complementar seu tópico:

Fique a vontade. A intenção era essa: Colocar fogo no assunto para as pessoas se atentarem para o fato.

Respirar corretamente durante todo o dia é fundamental para uma boa qualidade de vida.[/i]

Concordo. Dei 2 pitaquinhos porque funcionam muito bem pra mim.


Eu acredito que alguns exercícios derivados da respiração correta como por exemplo: esse de inspirar com vigor. Se praticados com um fim específico como foi citado na matéria podem trazer resultados. Não tô dizendo que vou respirar assim o dia todo, pois como você disse a respiração correta não funciona assim. Mas para controlar uma situação específica, adaptar minha respiração para esse fim pode sim trazer resultados positivos. Alias foi um terapeuta que me ensinou esse exercício para controlar a angústia. Inclusive, ele discorreu sobre fatos bem interessantes, que mencionarei numa outra oportunidade.

thiaguinhu
Veterano
# dez/07
· votar


Dizem que uma boa respiração também influencia na concentração da pessoa. Pessoas que não conseguem se concentrar direito, podem estar respirando errado ...

Larizinha
Veterano
# dez/07
· votar


thiaguinhu

Dizem que uma boa respiração também influencia na concentração da pessoa. Pessoas que não conseguem se concentrar direito, podem estar respirando errado ...


Eu tenho muita dificuldade pra me concentrar... :/

Agora que estou respirando "conscientemente" está melhorando...

Christina Amaral
Veterano
# dez/07
· votar


Christhian
Hmmm... Obrigada!


Acho que vou me preocupar mais com isso...
=)

Larizinha
Veterano
# dez/07
· votar


Christhian


Aproveitando: você pelo visto dá aulas de canto certo? Discorra sobre algum exercício para ensinar a respiração correta. :)

De preferência para auxiliar na concentração por favor...hehe

GAROTA
Veterano
# dez/07
· votar


Nos ensaios do coral a gente faz diversos exercícios de respiração e tal, em casa às vezes eu até faço esses exercícios também e continuo tendo que tomar remédios contra ansiedade... ¬¬

(2)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original