Problemas de memória

Autor Mensagem
Sam
Moderador
# out/07 · Editado por: Sam


Fiz uma busca e achei este link. Contudo, a página foi retirada do ar e tive que usar o cache do Google para ler o texto.

Como achei muito interessante, resolvi arquivá-lo aqui.

Meu interesse é porque há mais ou menos 1 ano minha memória ficou péssima. Muita informação na cabeça + falta de férias (stress).

http://www.einstein.br/psicologia/Geral/html/saiba_memoria.htm

Dificuldades de Memória: Como enfrentá-las?

Pessoas com dificuldades de memória encontram uma série de problemas no dia-a-dia, causando estresse para o paciente e familiares.

Ter dificuldades de memória NÃO significa que você é "estúpido" ou " está ficando louco"

O que pode causar problemas de memória?

Estresse/ Sobrecarga de informações

Todos nós já vivemos lapsos de memória ocasionalmente, e isto acontece com mais freqüência quando nos tornamos mais velhos. Quando estamos sob pressão ou tentando fazer muitas coisas ao mesmo tempo, é mais difícil nos concentrarmos, e então começamos a esquecer coisas ou confundi-las. Nossa memória pode ficar pior se nós não estamos nos sentindo bem ou mesmo cansados após um longo dia. Esses tipos de variações são perfeitamente normais.

Problemas de memória severos são muito mais óbvios e persistentes. Eles podem resultar de várias causas, por exemplo:

- Traumatismos cranianos ou outros tipos de trauma no cérebro
- Condições clínicas como a epilepsia
- Diminuição da oxigenação no cérebro, por exemplo por causa de um ataque cardíaco
- Infecções no cérebro, por exemplo encefalites causadas por vírus
- Doenças neurológicas diversas
- Depressão ou outros transtornos de humor
- Déficits relativos a outras funções cognitivas, como o Déficit de Atenção

Quando procurar ajuda médica?

As dificuldades de memória devem ser melhor investigadas quando causam impacto negativo no nosso dia-a-dia.

Esta investigação das causas destas dificuldades inclui uma avaliação do médico e uma avaliação neuropsicológica.

Avaliação neuropsicológica é um exame que se utiliza de testes neuropsicológicos padronizados que avaliam a memória, atenção e concentração, processamento de informações, linguagem, e raciocínio lógico com o objetivo de diagnosticar o funcionamento cognitivo do paciente e propor técnicas de reabilitação.

Como são os problemas de memória?

Porque existem diferentes causas para os problemas de memória, e porque a própria memória consiste em várias diferentes habilidades, os problemas de memória podem tomar diferentes formas (ou padrões). O problema pode ser generalizado afetando vários aspectos da memória, ou muito específico, afetando apenas um aspecto.

Apesar de cada pessoa ser diferente, algumas características são compartilhadas por um grande número de pessoas com problemas de memória.

Nós sabemos que a maioria das pessoas com déficits de memória:

- Tem memória imediata normal ou quase normal – por exemplo, são capazes de lembrar um número de telefone tempo suficiente para discá-lo;
- Tem dificuldade para lembrar de coisas com a passagem do tempo ou após alguma interferência – por exemplo, eles podem esquecer completamente algo que fizeram 30 min. atrás;
- Tem problemas para aprender novas informações – por exemplo, quando conhecem alguma pessoa nova podem ter problemas para se lembrar do nome dela depois;
- Lembram melhor de coisas que aconteceram algum tempo antes do acidente ou doença do que de coisas que aconteceram pouco tempo antes – por exemplo, lembram com clareza de vivências da infância e têm dificuldade para se lembrar de coisas que aconteceram um ano antes do acidente ou doença;
- Lembram como fazer coisas que eram capazes de fazer bem ou que praticaram muito – por exemplo, tocar piano, nadar ou andar de bicicleta;
- Conseguem se lembrar com ajuda de pistas – por exemplo, dar a primeira letra do nome de alguém pode ajudá-los a lembrar o nome.
- Dificuldades de memória muito severas algumas vezes são chamadas de amnésia. Uma pessoa pode ser chamada de amnéstica se tem sérios problemas de memória, especialmente se tem problemas em receber e estocar novas informações., mas outros aspectos do funcionamento mental, como pensamento, linguagem e percepção estão razoavelmente intactos.

Dicas para ajudá-los

Cuidados práticos diários:

- Estabeleça uma rotina para suas atividades, com horários fixos para dormir, comer, atividades de lazer, etc.
- Torne as tarefas mais simples e organizadas.
- Insira em seu dia-a-dia atividades manuais e exercícios mentais, como ler, jogar, pintar. Tome cuidado para não sobrecarregar-se.
- Faça intervalos entre as atividades.
- Realize atividades físicas ( caminhadas, hidroginástica, etc...)
- Ao conversar com alguém, ou ao realizar atividades que exigem concentração, evite detratores (televisão ligada, conversas paralelas, etc)
- Mantenha um calendário grande em um lugar de passagem e acompanhe-o diariamente para ver o dia, mês e ano.
- Mantenha os objetos de uso freqüente sempre no mesmo lugar. Desta maneira, será mais fácil encontrá-los quando precisar.
- Tente manter o período da noite calmo, com pouco barulho e poucas visitas.

Lembre-se: A informação é uma grande aliada!!!

DICAS – AUXÍLIOS EXTERNOS DE MEMÓRIA E ORGANIZAÇÃO
O uso de auxílios externos de memória ajudam-nos a lembrar de coisas que precisamos lembrar e não memorizar

Fazem com que nos sintamos mais seguros

TRIO DA MEMÓRIA : AGENDA, PLANO E LISTA

AGENDA
Anote seus compromissos de forma clara

É melhor que você a leve consigo a maior parte do tempo. Você pode ter 2 agendas, uma grande (trabalho ou em casa) e uma pequena que fique com você, porém, ambas devem sempre conter as mesmas informações (dará mais trabalho a você !). Recomenda-se o uso de uma agenda apenas.

Você tem que usá-la !!

PLANO

Anotar é fundamental. Sempre que lembrar-se de algo por fazer, anote! Além de sua agenda, uma boa idéia é usar uma folha de papel, no qual você irá anotar tudo o que pretende fazer, a curto, médio e longo prazo (desde um telefonema para o dia seguinte até o nome de um livro que queira ler daqui a alguns meses). O PLANO é uma referência para tudo o que você planeja fazer, mantendo todas as informações no mesmo lugar. Ele pode substituir todos aqueles papeizinhos amarelos auto-colantes!


LISTA DE TAREFAS (Diária ou semanal)

A lista de tarefas é um papel onde você irá escrever tudo o que precisa fazer em um determinado período de tempo ( de 1 dia a 1 semana).

Não inclua coisas a longo prazo, como no PLANO.

As informações da lista podem ser extraídas de sua AGENDA ou PLANO.

Organize-a!

Pendure a lista em local visível. Uma boa dica é mantê-la dentro da agenda, na página correspondente ao dia.

COMO MELHOR UTILIZAR ESTES 3 AUXÍLIOS EM CONJUNTO

Prepare-se todo início de semana ( domingo ou 2a feira). Reserve um tempo para revisar seu Plano, Lista e Agenda. Coloque todas as informações necessárias na Agenda ( retiradas do Plano e da Lista).

LEMBRANDO DO QUE LEU E VIU

Muitas vezes não conseguimos nos lembrar do que acabamos de ler ou ouvir ( artigos, reportagens, conversas, etc...). Alguns fatores podem estar relacionados a tal dificuldade:

Distração: na vida cotidiana tentamos fazer várias coisas ao mesmo tempo, deixando de prestar a devida atenção a cada uma de nossas tarefas e informações. A medida que envelhecemos, temos maior dificuldade em dividir nossa atenção, portanto é fundamental que você se esforce para concentrar-se em apenas uma coisa de cada vez!

- Vida cotidiana: Cansaço, estresse e preocupações constantes. Evite ler algo importante quando estiver muito cansado.
- Ler uma única vez: Quando estudamos algo, dificilmente lemos uma vez só!
- Não refletir sobre o que leu ou ouviu
- Pare. Concentração
- Identifique o ponto principal
- Não dê atenção aos detalhes
- Entenda a essência
- Nome e título de livros: repita em voz alta

Grow
Veterano
# out/07
· votar


mto grande, vou esperar sair o filme

zoeira, minha memória tb tá uma merda, principalmente depois q comecei a trampar e me estressar

Dogs2
Veterano
# out/07
· votar


Li esse texto, mas não me lembrei do que se trata para comentar

juju
Veterano
# out/07
· votar


Sam

Doido o texto.
Mas eu acho que uma forma mais eficiente de combater a perda de memória é resolver o problema que desencadeou tudo. Não ficar escrevendo todas as suas ações em um caderno igual um maníaco. (Estilo Efeito Borboleta).

Como o seu caso é stress, use o seu tempo livre, que parece ser pouco, pra fazer atividades prazerosas e tals.

É o que eu acho..

Grow
Veterano
# out/07
· votar


Dogs2
ahhahayhahah

izzystradlin
Veterano
# out/07
· votar


O que pode causar problemas de memória?

as vezes o mal encaixe...um pouco de pó e tal..

seria bom trocar de slot.. =DDD

Toalhinha
Veterano
# out/07
· votar


marquei aqui pra lembrar de ler isso depois, eu tenho a memória de um feto morto @_@

Zuzza
Veterano
# out/07
· votar


Sam
Excelente texto. Também estou sofrendo de stress ultimamente, que tá afetando minha memória demais. No meu caso, o médico passou algumas vitaminas e algumas atividades práticas, que melhoraram, mas com certeza o melhor de tudo são as férias, que estão distante da minha realidade, por enquanto... =(

jimmy vandrake
Veterano
# out/07
· votar


Dogs2

Seu post é um clássico, neste vc acertou.

Villts
Veterano
# out/07
· votar


Vale salientar que a memória funciona como um músculo:

Quanto mais a exercita, maior a capacidade dela. (:

Gan
Veterano
# out/07
· votar


quando eu era pequenino eu conseguia ler 5 capítulos pra prova de história e lembrar de tudo. Agora eu não lembro mais de nada q eu estudo, eu acho q masturbação faz mal pro cérebro

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


achei q era memória ram, já ia tentar ajudar, mas como não é, deixa pra lá, de qq forma, pratiquem sexo e outras atividades prazerosas pra ajudar a combater o stress, e fujam dos remédios pra dormir, calmantes, esses bagulhos todos, foi o q um médico disse

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


Gan

vc não se lembra do q estudou pq não praticou/precisou, é igual as quatro operações fudnamentais, ninguém esquece, as usamos todos os dias

J. S. Coltrane
Veterano
# out/07
· votar


Fuma maconha que passa! =)

old steel
Veterano
# out/07
· votar


O negocio é fazer um up de mais um pente de 256.

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


old steel

256 tá ultrapassado, o q comanda agora é 1gb

Alessandra
Veterano
# out/07
· votar


Exercícios mentais ajudam.
Montar quebra-cabeças, palavras-cruzadas, joguinhos da memória de 8 peças....

E claro, diminuir a fonte da causa: estresse, estafa, doenças e distúrbios neuropsíquicos

the cat in the hat
Veterano
# out/07
· votar


eu nao lembro mais se eu tenho alguma problema de memoria!

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# out/07
· votar


favoritado pra ler depois

Alessandra
Veterano
# out/07
· votar


Irmao_Caminhoneiro_Shell
favoritado pra ler depois
Se tu lembrar, claro...

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


Alessandra

fez eu esboçar um sorrizo, um ponto :)

maggie
Veterana
# out/07
· votar


Pode ser stress ou falta de vitaminas.
Tome pílulas de nanicolina... hehe

Deji
Veterano
# out/07
· votar


Eu tenho problemas desse tipo,mas quero um remédio e não me organzar, isso não funciona

castanho
Veterano
# out/07
· votar


I'm a problem child...

pelo menos de vez em quando até isso eu esqueço e fico bem =/

castanho
Veterano
# out/07
· votar


I'm a problem child...

pelo menos de vez em quando até isso eu esqueço e fico bem =/

luis_loko
Veterano
# out/07
· votar


Dificuldades de Memória


lembro disso...

castanho
Veterano
# out/07
· votar


eu fui de primeiro numa psicóloga, por causa de meus problemas intensos de atenção e de memória, então ela me pasou umremédio em gotas lá. Não adiantou em nada.
Então ele me encaminhou para um neuro, e ele me passou um remédio maipulado lá... adiantou em nada. Então voltei e ele me passou um tal Vicog, fez nem cócegas, os problemas continuam e no mesmo nível. Agora mes que vem volto lá, sei lá o que vai ter que fazer, acho que meu caso é gadernal mesmo o0

Adrianodevil
Veterano
# out/07
· votar


gadernal

éé rapazz...

toty
Veterano
# out/07
· votar


eu tenho boa memória!!!

Ed_Vedder
Veterano
# out/07
· votar


Minha memória ainda é foda pra caralho, não passa nada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problemas de memória