Autor |
Mensagem |
Sam Moderador |
# out/07 · Editado por: Sam
Fiz uma busca e achei este link. Contudo, a página foi retirada do ar e tive que usar o cache do Google para ler o texto.
Como achei muito interessante, resolvi arquivá-lo aqui.
Meu interesse é porque há mais ou menos 1 ano minha memória ficou péssima. Muita informação na cabeça + falta de férias (stress).
http://www.einstein.br/psicologia/Geral/html/saiba_memoria.htm
Dificuldades de Memória: Como enfrentá-las?
Pessoas com dificuldades de memória encontram uma série de problemas no dia-a-dia, causando estresse para o paciente e familiares.
Ter dificuldades de memória NÃO significa que você é "estúpido" ou " está ficando louco"
O que pode causar problemas de memória?
Estresse/ Sobrecarga de informações
Todos nós já vivemos lapsos de memória ocasionalmente, e isto acontece com mais freqüência quando nos tornamos mais velhos. Quando estamos sob pressão ou tentando fazer muitas coisas ao mesmo tempo, é mais difícil nos concentrarmos, e então começamos a esquecer coisas ou confundi-las. Nossa memória pode ficar pior se nós não estamos nos sentindo bem ou mesmo cansados após um longo dia. Esses tipos de variações são perfeitamente normais.
Problemas de memória severos são muito mais óbvios e persistentes. Eles podem resultar de várias causas, por exemplo:
- Traumatismos cranianos ou outros tipos de trauma no cérebro - Condições clínicas como a epilepsia - Diminuição da oxigenação no cérebro, por exemplo por causa de um ataque cardíaco - Infecções no cérebro, por exemplo encefalites causadas por vírus - Doenças neurológicas diversas - Depressão ou outros transtornos de humor - Déficits relativos a outras funções cognitivas, como o Déficit de Atenção
Quando procurar ajuda médica?
As dificuldades de memória devem ser melhor investigadas quando causam impacto negativo no nosso dia-a-dia.
Esta investigação das causas destas dificuldades inclui uma avaliação do médico e uma avaliação neuropsicológica.
Avaliação neuropsicológica é um exame que se utiliza de testes neuropsicológicos padronizados que avaliam a memória, atenção e concentração, processamento de informações, linguagem, e raciocínio lógico com o objetivo de diagnosticar o funcionamento cognitivo do paciente e propor técnicas de reabilitação.
Como são os problemas de memória?
Porque existem diferentes causas para os problemas de memória, e porque a própria memória consiste em várias diferentes habilidades, os problemas de memória podem tomar diferentes formas (ou padrões). O problema pode ser generalizado afetando vários aspectos da memória, ou muito específico, afetando apenas um aspecto.
Apesar de cada pessoa ser diferente, algumas características são compartilhadas por um grande número de pessoas com problemas de memória.
Nós sabemos que a maioria das pessoas com déficits de memória:
- Tem memória imediata normal ou quase normal – por exemplo, são capazes de lembrar um número de telefone tempo suficiente para discá-lo; - Tem dificuldade para lembrar de coisas com a passagem do tempo ou após alguma interferência – por exemplo, eles podem esquecer completamente algo que fizeram 30 min. atrás; - Tem problemas para aprender novas informações – por exemplo, quando conhecem alguma pessoa nova podem ter problemas para se lembrar do nome dela depois; - Lembram melhor de coisas que aconteceram algum tempo antes do acidente ou doença do que de coisas que aconteceram pouco tempo antes – por exemplo, lembram com clareza de vivências da infância e têm dificuldade para se lembrar de coisas que aconteceram um ano antes do acidente ou doença; - Lembram como fazer coisas que eram capazes de fazer bem ou que praticaram muito – por exemplo, tocar piano, nadar ou andar de bicicleta; - Conseguem se lembrar com ajuda de pistas – por exemplo, dar a primeira letra do nome de alguém pode ajudá-los a lembrar o nome. - Dificuldades de memória muito severas algumas vezes são chamadas de amnésia. Uma pessoa pode ser chamada de amnéstica se tem sérios problemas de memória, especialmente se tem problemas em receber e estocar novas informações., mas outros aspectos do funcionamento mental, como pensamento, linguagem e percepção estão razoavelmente intactos.
Dicas para ajudá-los
Cuidados práticos diários:
- Estabeleça uma rotina para suas atividades, com horários fixos para dormir, comer, atividades de lazer, etc. - Torne as tarefas mais simples e organizadas. - Insira em seu dia-a-dia atividades manuais e exercícios mentais, como ler, jogar, pintar. Tome cuidado para não sobrecarregar-se. - Faça intervalos entre as atividades. - Realize atividades físicas ( caminhadas, hidroginástica, etc...) - Ao conversar com alguém, ou ao realizar atividades que exigem concentração, evite detratores (televisão ligada, conversas paralelas, etc) - Mantenha um calendário grande em um lugar de passagem e acompanhe-o diariamente para ver o dia, mês e ano. - Mantenha os objetos de uso freqüente sempre no mesmo lugar. Desta maneira, será mais fácil encontrá-los quando precisar. - Tente manter o período da noite calmo, com pouco barulho e poucas visitas.
Lembre-se: A informação é uma grande aliada!!!
DICAS – AUXÍLIOS EXTERNOS DE MEMÓRIA E ORGANIZAÇÃO O uso de auxílios externos de memória ajudam-nos a lembrar de coisas que precisamos lembrar e não memorizar
Fazem com que nos sintamos mais seguros
TRIO DA MEMÓRIA : AGENDA, PLANO E LISTA
AGENDA Anote seus compromissos de forma clara
É melhor que você a leve consigo a maior parte do tempo. Você pode ter 2 agendas, uma grande (trabalho ou em casa) e uma pequena que fique com você, porém, ambas devem sempre conter as mesmas informações (dará mais trabalho a você !). Recomenda-se o uso de uma agenda apenas.
Você tem que usá-la !!
PLANO
Anotar é fundamental. Sempre que lembrar-se de algo por fazer, anote! Além de sua agenda, uma boa idéia é usar uma folha de papel, no qual você irá anotar tudo o que pretende fazer, a curto, médio e longo prazo (desde um telefonema para o dia seguinte até o nome de um livro que queira ler daqui a alguns meses). O PLANO é uma referência para tudo o que você planeja fazer, mantendo todas as informações no mesmo lugar. Ele pode substituir todos aqueles papeizinhos amarelos auto-colantes!
LISTA DE TAREFAS (Diária ou semanal)
A lista de tarefas é um papel onde você irá escrever tudo o que precisa fazer em um determinado período de tempo ( de 1 dia a 1 semana).
Não inclua coisas a longo prazo, como no PLANO.
As informações da lista podem ser extraídas de sua AGENDA ou PLANO.
Organize-a!
Pendure a lista em local visível. Uma boa dica é mantê-la dentro da agenda, na página correspondente ao dia.
COMO MELHOR UTILIZAR ESTES 3 AUXÍLIOS EM CONJUNTO
Prepare-se todo início de semana ( domingo ou 2a feira). Reserve um tempo para revisar seu Plano, Lista e Agenda. Coloque todas as informações necessárias na Agenda ( retiradas do Plano e da Lista).
LEMBRANDO DO QUE LEU E VIU
Muitas vezes não conseguimos nos lembrar do que acabamos de ler ou ouvir ( artigos, reportagens, conversas, etc...). Alguns fatores podem estar relacionados a tal dificuldade:
Distração: na vida cotidiana tentamos fazer várias coisas ao mesmo tempo, deixando de prestar a devida atenção a cada uma de nossas tarefas e informações. A medida que envelhecemos, temos maior dificuldade em dividir nossa atenção, portanto é fundamental que você se esforce para concentrar-se em apenas uma coisa de cada vez!
- Vida cotidiana: Cansaço, estresse e preocupações constantes. Evite ler algo importante quando estiver muito cansado. - Ler uma única vez: Quando estudamos algo, dificilmente lemos uma vez só! - Não refletir sobre o que leu ou ouviu - Pare. Concentração - Identifique o ponto principal - Não dê atenção aos detalhes - Entenda a essência - Nome e título de livros: repita em voz alta
|
Grow Veterano |
# out/07
· votar
mto grande, vou esperar sair o filme
zoeira, minha memória tb tá uma merda, principalmente depois q comecei a trampar e me estressar
|
Dogs2 Veterano |
# out/07
· votar
Li esse texto, mas não me lembrei do que se trata para comentar
|
juju Veterano |
# out/07
· votar
Sam
Doido o texto. Mas eu acho que uma forma mais eficiente de combater a perda de memória é resolver o problema que desencadeou tudo. Não ficar escrevendo todas as suas ações em um caderno igual um maníaco. (Estilo Efeito Borboleta).
Como o seu caso é stress, use o seu tempo livre, que parece ser pouco, pra fazer atividades prazerosas e tals.
É o que eu acho..
|
Grow Veterano |
# out/07
· votar
Dogs2 ahhahayhahah
|
izzystradlin Veterano |
# out/07
· votar
O que pode causar problemas de memória?
as vezes o mal encaixe...um pouco de pó e tal..
seria bom trocar de slot.. =DDD
|
Toalhinha Veterano |
# out/07
· votar
marquei aqui pra lembrar de ler isso depois, eu tenho a memória de um feto morto @_@
|
Zuzza Veterano |
# out/07
· votar
Sam Excelente texto. Também estou sofrendo de stress ultimamente, que tá afetando minha memória demais. No meu caso, o médico passou algumas vitaminas e algumas atividades práticas, que melhoraram, mas com certeza o melhor de tudo são as férias, que estão distante da minha realidade, por enquanto... =(
|
jimmy vandrake Veterano |
# out/07
· votar
Dogs2
Seu post é um clássico, neste vc acertou.
|
Villts Veterano |
# out/07
· votar
Vale salientar que a memória funciona como um músculo:
Quanto mais a exercita, maior a capacidade dela. (:
|
Gan Veterano |
# out/07
· votar
quando eu era pequenino eu conseguia ler 5 capítulos pra prova de história e lembrar de tudo. Agora eu não lembro mais de nada q eu estudo, eu acho q masturbação faz mal pro cérebro
|
hard rock and roll Veterano |
# out/07
· votar
achei q era memória ram, já ia tentar ajudar, mas como não é, deixa pra lá, de qq forma, pratiquem sexo e outras atividades prazerosas pra ajudar a combater o stress, e fujam dos remédios pra dormir, calmantes, esses bagulhos todos, foi o q um médico disse
|
hard rock and roll Veterano |
# out/07
· votar
Gan
vc não se lembra do q estudou pq não praticou/precisou, é igual as quatro operações fudnamentais, ninguém esquece, as usamos todos os dias
|
J. S. Coltrane Veterano |
# out/07
· votar
Fuma maconha que passa! =)
|
old steel Veterano |
# out/07
· votar
O negocio é fazer um up de mais um pente de 256.
|
hard rock and roll Veterano |
# out/07
· votar
old steel
256 tá ultrapassado, o q comanda agora é 1gb
|
Alessandra Veterano |
# out/07
· votar
Exercícios mentais ajudam. Montar quebra-cabeças, palavras-cruzadas, joguinhos da memória de 8 peças....
E claro, diminuir a fonte da causa: estresse, estafa, doenças e distúrbios neuropsíquicos
|
the cat in the hat Veterano |
# out/07
· votar
eu nao lembro mais se eu tenho alguma problema de memoria!
|
Irmao_Caminhoneiro_Shell Veterano |
# out/07
· votar
favoritado pra ler depois
|
Alessandra Veterano |
# out/07
· votar
Irmao_Caminhoneiro_Shell favoritado pra ler depois Se tu lembrar, claro...
|
hard rock and roll Veterano |
# out/07
· votar
Alessandra
fez eu esboçar um sorrizo, um ponto :)
|
maggie Veterana |
# out/07
· votar
Pode ser stress ou falta de vitaminas. Tome pílulas de nanicolina... hehe
|
Deji Veterano |
# out/07
· votar
Eu tenho problemas desse tipo,mas quero um remédio e não me organzar, isso não funciona
|
castanho Veterano |
# out/07
· votar
I'm a problem child...
pelo menos de vez em quando até isso eu esqueço e fico bem =/
|
castanho Veterano |
# out/07
· votar
I'm a problem child...
pelo menos de vez em quando até isso eu esqueço e fico bem =/
|
luis_loko Veterano |
# out/07
· votar
Dificuldades de Memória
lembro disso...
|
castanho Veterano |
# out/07
· votar
eu fui de primeiro numa psicóloga, por causa de meus problemas intensos de atenção e de memória, então ela me pasou umremédio em gotas lá. Não adiantou em nada. Então ele me encaminhou para um neuro, e ele me passou um remédio maipulado lá... adiantou em nada. Então voltei e ele me passou um tal Vicog, fez nem cócegas, os problemas continuam e no mesmo nível. Agora mes que vem volto lá, sei lá o que vai ter que fazer, acho que meu caso é gadernal mesmo o0
|
Adrianodevil Veterano |
# out/07
· votar
gadernal
éé rapazz...
|
toty Veterano |
# out/07
· votar
eu tenho boa memória!!!
|
Ed_Vedder Veterano |
# out/07
· votar
Minha memória ainda é foda pra caralho, não passa nada.
|