Ajuda com pré-projeto de monografia.

Autor Mensagem
conehc
Veterano
# set/07


Bem, estou montando o meu pré-projeto de monografia, e estou com algumas dúvidas, o professor simplesmente nao explica nada e deixa os alunos boiando. Alguem ai poderia dar um auxilio?

Seguinte: Pra entregar na segunda o professor pediu tema, objetivos, estado da arte e bibliografia.

O tema que eu estou pensando em fazer é o seguinte: A produção e uso do etanol como auxiliares do desenvolvimento sustentável no Brasil
Mas quando fui apontar o objetivo geral, acabei repetindo o tema e coloquei o seguinte: Demonstrar como a produção e o uso do etanol auxiliam no alcance do desenvolvimento sustentável no Brasil

Tem problema repetir o tema ou eu deveria muda-lo e colocar apenas "desenvolvimento sustentavel no brasil"?


Outra dúvida que tenho: na hora de apontar objetivos especificos eu poderia colocar o seguinte:
Discorrer sobre aspectos relevantes e definir desenvolvimento sustentável
Expor a forma de produção os usos e possíveis usos do etanol no Brasil
Apresentar aspectos econômicos, sociais e ambientais da produção e do uso do etanol


Quanto à bibliografia desse pré-projeto, eu coloco apenas a utilizada no projeto ou todas as que podem vir a ser utilizadas na monografia?

Fahrenheit
Veterano
# set/07
· votar


Éééé...você tem muita coisa pra fazer...
Bom trabalho...e não vou ajudar coisa nenhuma...

Ch4p0L1N
Veterano
# set/07
· votar


ve na wikipedia

conehc
Veterano
# set/07
· votar


Fahrenheit
Na verdade ja tenho quase tudo feito, tá tudo pensado, só tenho que organizar tudo de maneira mais "academica"....

Ch4p0L1N
nao olhei lá, mas ja peguei exemplos de projetos, alguns que mostram o que deve ter, mas nao consegui solucionar minha duvida.

Fahrenheit
Veterano
# set/07
· votar


conehc
Na verdade ja tenho quase tudo feito, tá tudo pensado, só tenho que organizar tudo de maneira mais "academica"....

Hummm...saquei...
Eu tava zuando véio...
Vou dar uma olhada aqui...eu tenho umas paradas de quando eu fazia facul...vou ver se acho aqui e no que pode te ajudar!!

Fahrenheit
Veterano
# set/07
· votar


conehc

Quanto ao tema...você tem que ser o mais objetivo possível...
Ai sim nos objetivos você tenta expandi-lo um pouco mais...

Kensei
Veterano
# set/07
· votar


Man, o Lula ta fazendo o certo, tentando convencer o pessoal lá fora sobre o uso do Etanol. Mas daí a acreditar q isso será tipo uma perna do "desenvolvimento sustentável" é um pouco demais. Como seria isso na sua visão?

conehc
Veterano
# set/07
· votar


Kensei
esse é o tema desse topico http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/170072/

no caso, nao pode ser uma pilar inteiro, mas sim um auxiliar, tomando conta de uma parte da matriz energética (com uso puro, com uso como anidro pra diminuir o consumo de gasolina ou emissoes de combustiveis, com a queima do bagaço pra geração e co-geração de energia eletrica)

Fahrenheit
vlw

Kensei
Veterano
# set/07
· votar


conehc
Beleza.

Quanto ao projeto, só posso te dizer uma coisa: é chato pra caralho, tive um semestre dessa merda e achei perda de tempo total. A monografia foi suave.
É curso de economia? Qual facu?

Jiuvaskala
Veterano
# set/07
· votar


conehc

olha, eu fiz umas 3 tentaivas no minimo da minha monografia....(que alias, nunca cheguei a terminar, mas fiz o tal pre-projeto..faltando apenas um semestre para conclui-lo.


Quanto à bibliografia desse pré-projeto, eu coloco apenas a utilizada no projeto ou todas as que podem vir a ser utilizadas na monografia?

sim... Pro seu Prof. ter noçao de como anda a sua pesquisa...

O tema que eu estou pensando em fazer é o seguinte: A produção e uso do etanol como auxiliares do desenvolvimento sustentável no Brasil

ok, nao é a minha área, mas é um tema bem interessante.

Mas quando fui apontar o objetivo geral, acabei repetindo o tema e coloquei o seguinte: Demonstrar como a produção e o uso do etanol auxiliam no alcance do desenvolvimento sustentável no Brasil

Tem problema repetir o tema ou eu deveria muda-lo e colocar apenas "desenvolvimento sustentavel no brasil"?

hmm, poiseh, em geral o tema e o objetivo acabam sendo mesmo parecidos...e como é uma área técnica, eu acho que não há problema em repetir...mas..não garanto ehhhe

Outra dúvida que tenho: na hora de apontar objetivos especificos eu poderia colocar o seguinte:
Discorrer sobre aspectos relevantes e definir desenvolvimento sustentável
Expor a forma de produção os usos e possíveis usos do etanol no Brasil
Apresentar aspectos econômicos, sociais e ambientais da produção e do uso do etanol


ótimos argumentos..

Eu acho que por cima é isso...espero ter ajudado em alguma coisa...

conehc
Veterano
# set/07
· votar


Kensei
curso de relações internacionais, faculdade uni-bh... até que nao é uma materia tao chata pra mim, e um trabalho assim ja ajuda alguma coisa depois de sair da faculdade - nem que seja pra ajudar a ganhar uma bolsa de mestrado, porque o tema esta sendo muito debatido, tem muitas empresas interessadas no etanol brasileiro, e por ai vai.

Jiuvaskala
ajudou sim, valeu!

Coldplay
Veterano
# set/07
· votar


200 conto e eu faço pra vc ;)

conehc
Veterano
# set/07
· votar


Coldplay
200 o projeto + monografia + 100 garantido no projeto e na monografia? qualquer nota menor significa sua morte? podemos negociar entao...

ZXC
Veterano
# set/07 · Editado por: ZXC
· votar


conehc

Acho que posso dar alguma ajuda aí...oriento algumas.

Estrutura de um Anteprojeto

É base preliminar de uma pesquisa, apoiada na revisão de literatura, assimilação de conteudos e e levantamentos bibliog´raficos consistentes e focados no problema. Visa organizar as primeiras indagações sobre a peetinência e extensão do tema, o anteprojeto constitui-se em instrumento básico para uma estratégia de pesquisa.
Todo o material dever ser organizado em fichamentos, a fim de dar embasamento da área temática do anteprojeto.
Sua linguagem deve ser clara e impessoal, concisa e diireta. Para efeito metodológico , o a.p. deve ser acompanhado de perguntas básicas, facilitadoras da percepção teórica e da problematização do tema .

. Identificação - Quem? - Capa e folha de rosto

Tema e sua delimitação - O que? - Entendido como assunto relevante para área de linha de pesquisa. Significa seu recorte no tempo, no espaço, nas variadas categorias históricas, socio-econômicas, definidas a partir de uma indicação prefrencialmente no título e delimitada no subtítulo.

Objetivo Geral e específico. Para que? - Indicam o propósito do estudo voltado para a meta teórica a ser alcançada e seus respectivos desdobramentos. Estes itens devem ser redigidos com verbo no infinitivo.

Justificativa. Por que? - Deve conter uma certa dose de defesa, em linguagem afirmativa de resposta, com exposição sucinta e completa das razões de ordem teórica e dos motivos práticos que tornam importante a realização da pesquisa.

Porblema. Qual? - O problema é relevante, pois relaciona hipoteses e variaveis. Portanto, ele resulta do aprofundamento do tema. O problema deve ser pensado a partir de uma h´pótese, que pode ser entendida como uma afirmação, uma resposta que se antecipa ao problema.

Embasamento teórico - Como? Apoiada em autores e suas teorias ou conceitos-chaves. É o item que indica o diálogo entre a teoria e o problema investigado.


Metodologia - Com que? - Refere-se a procedimentos pré-elaboradores que servem à obtenção de dados para fim de pesquisa. O instrumental metodo´lógico de pesquisa quantitativa pode ser trabalahado através de documentação direta ou fonte primária ou indireta ou fonte secundária.

Cronograma. Quando? - Previsão de tempo necessário para coleta de dados, desenvolvimento, indicando etapas, desenvolvimento e finalização. Nem toda faculdade pede esse item....

Referências Bibliográfica. Aonde? - que dispensa comentários.

Respondidas essas perguntas e elaboradas essas etapas paode-se partir para a seguinte:

Introdução - Normalmente faz-ze a exposição do que se quer pesquisar, descrrição do tema e problema da pesquisa. A proposição do que se vai pesquisar deve ser clara , evitando ambiguidades, imprecisões que podem comprometer a proposta da pesquisa. O espaço e o período da pesquisa também podem ser mencionados. É importante que a partir da prmeira fase, jáseja explicado o problema principal da pesquisa e não deixe para a última frase do projeto. Exemplo:

O objetivo desse trabalho é demonstrar analiticamente, como a produção e o uso do etanol auxiliam no alcance do desenvolvimento sustentável no Brasil


Justificativa - É ele quem dá relevância científica e prática da pesquisa, justificando a validade do aprofundamento da sua investigação.

Objetivo da pesquisa - podem ser apresentados em 2 níveis: Objetivos gerais e específicos. Exemplo:
Obj. Gerais - Demonstrar através de análise teórica, como a produção e o uso do etanol auxiliam no alcance do desenvolvimento sustentável no Brasil

Obj. Especificos -
. Discorrer ( Lembre-se que discorrer também tem conotoação de vagear sendo essa uma palavra ambigua) aspectos relevantes, a partir de definições teóricas do desenvolvimento sustentável.
. Expor a formas de produção e usos do etanol.
. Apresentar e verificar os aspectos econômicos, sociais e ambientais na produção e uso do etanol.


Marco Teórico ou Hipóteses - As hipóteses são teóricas e representam intrumento que ligam dois extremos da pesquisa: o polo teórico e o empírico. A complexidade do problema será analisada por dois indicadores que expressam o conflito de interesse.
Nem toda faculdade pede esse item......

Metodologia - Recomenda-se descrever como reslizará a pesquisa, definindo o tipo de observação (direta ou indireta) e descrição de como se fará a coelta de dados (observação, entrevistas, questionários, observação aprticipante, etc). Definição do processo de utilização de informações colhidas indiretamente ( através de anauários, censos e dados documentais)

Cronograma - nem sempre utilizado

Bibliografia - Deve ser colocado todo referencial utilizado na pesquisa. Se desejar colocar bibliografia de apoio sem referencial no texto, esta deverá ser assinalada como tal. Mas lembre-se que a bibliografia não referenciada no texto pode ter formato de paráfrase...cuidado.

Anexos - Se os tiver claro.

Cada instituição tem sua formulação....verifique qual aa sua se enquadra diante desses itens.

Hoje não estou muito bem não , mas vou tentar voltar aqui para falar com você....e ajudar em dúvidas.
Espero ter ajudado em algo.

ROTTA
Veterano
# set/07 · Editado por: ROTTA
· votar


Pra entregar na segunda o professor pediu tema, objetivos, estado da arte e bibliografia.

Ele pediu hoje?

Mas quando fui apontar o objetivo geral, acabei repetindo o tema e coloquei o seguinte: Demonstrar como a produção e o uso do etanol auxiliam no alcance do desenvolvimento sustentável no Brasil

Acho que seu tema está legal, mas seu objetivo aí em cima é quase uma conclusão. Na realidade poderia ser algo como: "avaliar o impacto da produção de etanol no desenvolvimento...", que permitira conclusões mais amplas.

Outra dúvida que tenho: na hora de apontar objetivos especificos eu poderia colocar o seguinte:
Discorrer sobre aspectos relevantes e definir desenvolvimento sustentável
Expor a forma de produção os usos e possíveis usos do etanol no Brasil
Apresentar aspectos econômicos, sociais e ambientais da produção e do uso do etanol


Está bom.

Quanto à bibliografia desse pré-projeto, eu coloco apenas a utilizada no projeto ou todas as que podem vir a ser utilizadas na monografia?

Apenas as utilizadas. Referencie-as no texto.

Abraços.

conehc
Veterano
# set/07
· votar


ZXC
muito obrigado, so isso mais o que alguns outros falaram ja ajudou muito... detalhe que quando criei esse topico pensei em colocar o seu nome no titulo!

uma pergunta, o que seria estado da arte? eu estou colocando uma especie de resumo do que cada autor fala nos livros, teses, dircursos, leis, ta certo isso?

Marco Alan Rotta
gostei desse objetivo que vc formulou... valeu!

ps: na verdade ele pediu segunda passada (17), mas ele tambem tinha pedido uma resenha de qualquer livro relacionado ao tema (o meu tinha 350 paginas) feita a mao em fichinhas com 10% do tamanho do livro para essa segunda feira (24). isso sem juntar o resto das coisas da facul, dai so deu pra fazer isso hoje.

ZXC
Veterano
# set/07
· votar


conehc
Sinceramente oriento várias monografias e nunca ouvi falar em estado da arte aqui no Rio não.....ehehehe

Verifique o que coloquei na introdução, objetivos Geral e específicos especificos para tu e tome cuidado com as parafrases que devem ter citação na bibliografia também...
Como também nada que dê muita amplitude no tema que propõem, sempre fechando o máximo possível o assunto, de forma que não dê margem a dúvidas nos seus argumentos da conclusão.

:)

ROTTA
Veterano
# set/07
· votar


conehc
gostei desse objetivo que vc formulou...

Só fiz o comecinho. Amplie. Apesar de ser apenas um pré-projeto, não esqueça de que suas conclusões (no trabalho final) devem atender ao objetivo. Isto parece tremendamente óbvio, mas um monte de conclusões não fazem isto. Mas você parece ter as manhas...

ps: na verdade ele pediu segunda passada (17), mas ele tambem tinha pedido uma resenha de qualquer livro relacionado ao tema (o meu tinha 350 paginas) feita a mao em fichinhas com 10% do tamanho do livro para essa segunda feira (24). isso sem juntar o resto das coisas da facul, dai so deu pra fazer isso hoje.

Sempre uma boa desculpa para deixar tudo para a última hora. =)
Abraços.

ROTTA
Veterano
# set/07
· votar


ZXC
Sinceramente oriento várias monografias e nunca ouvi falar em estado da arte aqui no Rio não...

Penso que é uma maneira fresca de chamar as "revisões bibliográficas". Enfim, o embasamento.

Abraços.

conehc
Veterano
# set/07
· votar


ZXC
Marco Alan Rotta

http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf

exatamente, revisao bibliografica... estava em duvida de que outro nome poderia chamar isso... mas dá pra fazer do jeito que estou fazendo? estou fazendo pequenos resumos de 2 paragrafos sobre os assuntos tratados no livro sem aprofundar em nada. exemplo: fulano fala no livro tal de desenv sustentavel discutindo isso, isso e aquilo. outro fala em tal livro sobre etanol falando disso e bla, bla, bla..

Marco Alan Rotta
vou ampliar isso... e vou tentar seguir esse conselho de seguir o objetivo ate o fim... monografia é a materia que mais agarra no meu curso... tem muita gente la que ja devia ter formado a muito tempo e ainda vaga pelos corredores procurando o orientador...

ZXC
Veterano
# set/07
· votar


conehc
fulano fala no livro tal de desenv sustentavel discutindo isso, isso e aquilo. outro fala em tal livro sobre etanol falando disso e bla, bla, bla..

Fulano não fala nada....Segundo Olavo (1999) as monografias são so terrores dos cursos acadêmicos. Isso é parafrasear...istro é , com suas palavras o que o autor escreveu.
" As monografias são ditas como parte tenebrosa dos cursos superiores." (OLAVO. 1999.p.3) Isso é um citação direta, isto é , exatamente igual ao texto.
As citações diretas até 3 linhas devem fazer parte do texto entre aspas, e acima a 4cm de recuo da margem esquerda com espaçamento simples, sem aspas.
As citações bibliograficas são muito importantes em uma monografia.


monografia é a materia que mais agarra no meu curso...
a monografia é a parte mais leve do curso se o aluno é preparado no começo do cruso. Normalmente o ante-projeto e o projeto em si são feitos no 3 e 4° período, e as orientações da monografia normalmente no final do curso...os orientadores ficam sobrecarregados e não conseguem normalmente atender a demanda de dúvidas, sei porque faço isso...
Se seguir os passos e ficar relax tudo dá certo....
Faça os fichamentos adequados, parafraseando o menos possível ou como citação direta e indireta , nunca em forma de resenha ou resumo, pois no final é possível que se perca na bibliografia final.

Só um lembrete; quase sempre o ante-projeto nunca corresposnde em sua totalidade com a monografia de final de curso, pois quanto mais você ler sobre o assunto, mais sentirá necessidades de se aprofundar no tema as vezes desenvolvendo-o para um caminho mais interessante que o proposto por tu no projeto inicial. Isso é muito normal.

:)

Bob do recife
Veterano
# set/07
· votar


Éééé...você tem muita coisa pra fazer...
Bom trabalho...e não vou ajudar coisa nenhuma...
(2)

hehehehehehe

trúú

conehc
Veterano
# set/07
· votar


ZXC
claro, claro, estou seguindo um modo de escrever que voce me passou a um tempo (eu salvei aqui e leio de vez enquando).

quando voce fala do fichamento, voce diz pra pegar partes importantes e ja colocar nas fichas já obedecendo a essas regras de um modo que é so eu pegar, copiar e colar na monografia?

no caso da revisao bibliografica eu posso so colocar a sintese do livro ou o que ele se dispoe a tratar? porque ler o tanto de livros pra dar 10 laudas de discussao nao vai ser nada legal.

ps: valeu pela ajuda!!!

Carpano-Jr.
Veterano
# set/07
· votar


conehc
Bem,
parei aqui

Villts
Veterano
# set/07
· votar


Carpano-Jr.
Bem,
parei aqui


O Vedderzinho tá malaandro! o/

Kensei
Veterano
# set/07
· votar


Marco Alan Rotta
Penso que é uma maneira fresca de chamar as "revisões bibliográficas". Enfim, o embasamento.

Pode crê, nada mais do que um survey. E digo mais, levou meu voto.

Certeza
Veterano
# set/07
· votar


Metodologia
eu aprendi q esse termo é errado e q o certo seria utilizar "Material e Métodos"!!!

conehc
Veterano
# set/07
· votar


bateu uma duvida aqui, quando o livro é organizado eu cito apenas o nome do organizador ou eu falo o nome do organizador e depois cito o autor do capitulo?

exemplo:
No livro Energia e Crise organizado por Pinguelli (1984), Rodrigues e Araújo apontam os limites ao papel do álcool

ou

Pinguelli (org.) (1984) no livro Energia e Crise aponta os limites ao papel do álcool

Kensei
Veterano
# set/07
· votar


Saca só, no caso, eu usei o capítulo escrito por Francisco Lopes:



LOPES, F. A crise do endividamento externo: alguns números e suas conseqüências. In: ARIDA, P. (Org.). Dívida Externa, recessão e ajuste estrutural: O Brasil diante da crise. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1983.

conehc
Veterano
# set/07
· votar


Kensei
valeu, dentro do corpo de texto eu posso citar assim tambem?

Rodrigues e Araújo em Energia e Crise (Pinguelli, 1984) (org.) escrevem sobre os limites ao papel do álcool na política energética

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda com pré-projeto de monografia.