Merchandising: Legal ou ilegal?

Autor Mensagem
Índio_DT
Veterano
# set/07


tou fazendo um trabalho aqui e queria a opiniao de vcs...
Vcs acham que merchandising é uma pratica legal ou ilegal?

Philipius
Veterano
# set/07
· votar


Defina merchandising.

Bob do recife
Veterano
# set/07
· votar


Vcs acham que merchandising é uma pratica legal ou ilegal?


eu acho q eh chata

=)

gsprs
Veterano
# set/07
· votar


Defina merchandising.(999999)

Bob do recife
Veterano
# set/07
· votar


ninguem aki sabe oq merchandising?

puts...

russobass
Veterano
# set/07
· votar


aFFF manow num acredito que vcs num sabe o que é:

Merchandising

eu ainda digo que é uma prática legal

Índio_DT
Veterano
# set/07
· votar


Merchandising é uma tecnica de divulgação de produtos, muito utilizada em meio a grade de programação na TV. Por exemplo, o shampoo Garnier Fructis na Malhação, ou então a degustação de produtos em supermercados.

Lembrando que o Código de Defesa do Consumidor traz que "merchandising é permitido, desde que fique bem claro ao publico que se trata de uma propaganda do produto, mesmo que seja em telenovelas ou em supermercados".
Porém...como vcs podem perceber, isso nao é feito da maneira correta.

russobass
Veterano
# set/07
· votar


se fosse ilegal todo mundo queria FUMA
ahauhauahuahauahu!!

Bob do recife
Veterano
# set/07
· votar


Merchandaise (o.O hehehe)

eh chato nas novelas.. q sao na cara de pau... mas nos filmes sao legais.. pq fica natural...

e pra mim nao eh ilegal nao...

Villts
Veterano
# set/07
· votar


Nas novelas fica muito feio mesmo. Mas por mim, que se dane! \o/

Philipius
Veterano
# set/07
· votar


Índio_DT
Chega a ser ridículo utilizar merchandising da maneira legal, e creio que a lei foi criada justamente pra inibir esse tipo de propaganda.
O problema de fato é a forma ilegal, quase subliminar, de divulgação.

Eu acho interessante a idéia dessa lei e acredito que somente com o apoio de organizações da sociedade civil é que será possível fiscalizar e combater a prática ilegal de merchandising.

Índio_DT
Veterano
# set/07
· votar


Philipius
O problema man é que nao existe nenhuma organização especifica pra controlar isso...por isso complica um pouco pra transformar isso em norma legal.

Tem alguns artigos aqui na net, onde eles dizem que é ilegal, mas nao tem como fazer parar pq nao tem nada que possa impedir.

Wrvieira
Veterano
# set/07
· votar


Pergunta boa essa...

O Código de Defesa do Consumidor diz o seguinte:

"Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.

§ 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.

§ 2° É abusiva, dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.

§ 3° Para os efeitos deste código, a publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço."


Neste sentido, acho que, ao pé da letra e de forma geral, o merchandising praticado hoje em dia não é ilegal.

Contudo, quando vejo uma inclusão publicitária em uma novela, por exemplo, feita de forma simplista, tenho dúvidas se isso não contrariaria a premissa de que o consumidor deve, fácil e imediatamente, identificar aquilo como uma peça publicitária, sendo, portanto, passível de questionamentos.

Jason Voorhees
Veterano
# set/07 · Editado por: Jason Voorhees
· votar


merchandising eh quando vc entra no supermercado e a primeira coisa q v eh aquela placa enorme dos salgadinho e embaixo os salgadinho para vender...ou um cartas d um refrigerante na parede com o preço...ou esse lance q o mano indio falou nas novelas e filmes...!!

thiaguinhu
Veterano
# set/07
· votar


acho ilegal pq influencia mtas pessoas. E se o cara é dono de um sinal de televisão (por exemplo), pode decidir o q vai ao ar ou não, isto é ...caso seja dono de algum produto pode lançá-lo na vasca e pode não exibir o do concorrente.

O maior exemplo disso é o Aprendiz do Roberto Justus ...acho q ele não gasta 1 real com o programa .... Fiat, Terra, Hilton e derivados quem bancam ...

thiaguinhu
Veterano
# set/07
· votar


apenas um parênteses

trabalhei na maior emissora de televisão do país ...e acreditem ou não, nas emissoras afiliadas mtas vezes o cara q controla o roteiro (o q vai ao ar ou não), inseria alguma vezes anúncios de conhecidos ao invés do cliente X q pagou pela exibição ..

thiaguinhu
Veterano
# set/07
· votar


apenas um parênteses

trabalhei na maior emissora de televisão do país ...e acreditem ou não, nas emissoras afiliadas mtas vezes o cara q controla o roteiro (o q vai ao ar ou não), inseria alguma vezes anúncios de conhecidos ao invés do cliente X q pagou pela exibição ..

Dogs2
Veterano
# set/07
· votar


Índio_DT
Lembrando que o Código de Defesa do Consumidor traz que "merchandising é permitido, desde que fique bem claro ao publico que se trata de uma propaganda do produto, mesmo que seja em telenovelas ou em supermercados".

Essa lei é muito mal formulada. "(...)desde que fique bem claro(...)", bem claro QUANTO? Isso é relativo... o que eu defendo é uma reformulação no Código de Defesa do Consumidor e que se crie um órgão para fiscalização.

Dogs2
Veterano
# set/07
· votar


Agora, se tratando de OPINIÃO, eu acho merchandising uma bosta. Você tá assistindo mó empolgado um filme aí os caras começam a desenvolver um diálogo sobre o produto... são 2 minutos de filme jogados no lixo. Isso acontece muito em novela, mas também tem em filme

toty
Veterano
# set/07
· votar


e duro assistir comercial nos intervalos,,, durante o filme ou a novela ai piorou!!!!!

Jason Voorhees
Veterano
# set/07
· votar


bah mas como q vou opinar se é legal ou ilegal...isso é legal ou é ilegal...não tem "eu acho que é..."!!

agora se eh bom ou ruim...acho que na novela fica forçado d+...mas nem ligo !!

Índio_DT
Veterano
# set/07
· votar


Dogs2
Exatamente! O que é claro pra mim, pode nao ser pra vc.
Por isso ainda nao proibiram...

A respeito do orgão de fiscalização, ele existe. Porém, ele trabalha em cima do codigo de defesa do consumidor e do codigo de etica, ou seja, muitas vezes é passivel de punição legal.

Gostei da opiniao da galera...posso colocar o que vcs escreveram no trabalho?

Dogs2
Veterano
# set/07
· votar


Índio_DT
Só se vc colocar do lado "Dogs: filósofo, músico, escritor, cronista e físico quântico"

:)

zuera, pode sim

Dogs2
Veterano
# set/07
· votar


Índio_DT
Pelo jeito então o ideal é reformular o Código de Defesa ao Consumidor, afinal todo órgão de fiscalização trabalha em cima dele (e com razão), e como ele tá mal escrito não vai adiantar nada.

Dogs2
Veterano
# set/07
· votar


tem que ser BEM mais específico, que nem contrato das Casas Bahia

Índio_DT
Veterano
# set/07
· votar


Dogs2
isso man.
Pra nós, publicitarios, esses codigos tem diversas brechas que podem ser bem ou mal aproveitadas. O problema é que se forem mal aproveitadas e acontece algo mais serio, quem se ferra é o profissional. Tudo, absolutamente tudo, pode ser alegado em um processo desses, tanto a favor como contra, o que deixa a gente em um impasse grande antes de realizar qualquer divulgação.

Dogs2
Veterano
# set/07
· votar


Índio_DT
éé véi, é um pobrema

Índio_DT
Veterano
# set/07
· votar


Ae...coloquei algumas opiniões no trabalho e ainda fiz uma divulgação do Fórum no final... hehehehe

Dogs2
Veterano
# set/07
· votar


Índio_DT
e ainda fiz uma divulgação do Fórum no final... hehehehe

aahuahauhau seu merchandisingzento

Índio_DT
Veterano
# set/07
· votar


Dogs2
Ah...mas ficou true
quem sabe meu professor nao de uma passadinha por aqui

xD

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Merchandising: Legal ou ilegal?