Autor |
Mensagem |
Índio_DT Veterano |
# set/07
tou fazendo um trabalho aqui e queria a opiniao de vcs... Vcs acham que merchandising é uma pratica legal ou ilegal?
|
Philipius Veterano |
# set/07
· votar
Defina merchandising.
|
Bob do recife Veterano |
# set/07
· votar
Vcs acham que merchandising é uma pratica legal ou ilegal?
eu acho q eh chata
=)
|
gsprs Veterano |
# set/07
· votar
Defina merchandising.(999999)
|
Bob do recife Veterano |
# set/07
· votar
ninguem aki sabe oq merchandising?
puts...
|
russobass Veterano |
# set/07
· votar
aFFF manow num acredito que vcs num sabe o que é:
Merchandising
eu ainda digo que é uma prática legal
|
Índio_DT Veterano |
# set/07
· votar
Merchandising é uma tecnica de divulgação de produtos, muito utilizada em meio a grade de programação na TV. Por exemplo, o shampoo Garnier Fructis na Malhação, ou então a degustação de produtos em supermercados.
Lembrando que o Código de Defesa do Consumidor traz que "merchandising é permitido, desde que fique bem claro ao publico que se trata de uma propaganda do produto, mesmo que seja em telenovelas ou em supermercados". Porém...como vcs podem perceber, isso nao é feito da maneira correta.
|
russobass Veterano |
# set/07
· votar
se fosse ilegal todo mundo queria FUMA ahauhauahuahauahu!!
|
Bob do recife Veterano |
# set/07
· votar
Merchandaise (o.O hehehe)
eh chato nas novelas.. q sao na cara de pau... mas nos filmes sao legais.. pq fica natural...
e pra mim nao eh ilegal nao...
|
Villts Veterano |
# set/07
· votar
Nas novelas fica muito feio mesmo. Mas por mim, que se dane! \o/
|
Philipius Veterano |
# set/07
· votar
Índio_DT Chega a ser ridículo utilizar merchandising da maneira legal, e creio que a lei foi criada justamente pra inibir esse tipo de propaganda. O problema de fato é a forma ilegal, quase subliminar, de divulgação.
Eu acho interessante a idéia dessa lei e acredito que somente com o apoio de organizações da sociedade civil é que será possível fiscalizar e combater a prática ilegal de merchandising.
|
Índio_DT Veterano |
# set/07
· votar
Philipius O problema man é que nao existe nenhuma organização especifica pra controlar isso...por isso complica um pouco pra transformar isso em norma legal.
Tem alguns artigos aqui na net, onde eles dizem que é ilegal, mas nao tem como fazer parar pq nao tem nada que possa impedir.
|
Wrvieira Veterano |
# set/07
· votar
Pergunta boa essa...
O Código de Defesa do Consumidor diz o seguinte:
"Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.
§ 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.
§ 2° É abusiva, dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.
§ 3° Para os efeitos deste código, a publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço."
Neste sentido, acho que, ao pé da letra e de forma geral, o merchandising praticado hoje em dia não é ilegal.
Contudo, quando vejo uma inclusão publicitária em uma novela, por exemplo, feita de forma simplista, tenho dúvidas se isso não contrariaria a premissa de que o consumidor deve, fácil e imediatamente, identificar aquilo como uma peça publicitária, sendo, portanto, passível de questionamentos.
|
Jason Voorhees Veterano |
# set/07 · Editado por: Jason Voorhees
· votar
merchandising eh quando vc entra no supermercado e a primeira coisa q v eh aquela placa enorme dos salgadinho e embaixo os salgadinho para vender...ou um cartas d um refrigerante na parede com o preço...ou esse lance q o mano indio falou nas novelas e filmes...!!
|
thiaguinhu Veterano |
# set/07
· votar
acho ilegal pq influencia mtas pessoas. E se o cara é dono de um sinal de televisão (por exemplo), pode decidir o q vai ao ar ou não, isto é ...caso seja dono de algum produto pode lançá-lo na vasca e pode não exibir o do concorrente.
O maior exemplo disso é o Aprendiz do Roberto Justus ...acho q ele não gasta 1 real com o programa .... Fiat, Terra, Hilton e derivados quem bancam ...
|
thiaguinhu Veterano |
# set/07
· votar
apenas um parênteses
trabalhei na maior emissora de televisão do país ...e acreditem ou não, nas emissoras afiliadas mtas vezes o cara q controla o roteiro (o q vai ao ar ou não), inseria alguma vezes anúncios de conhecidos ao invés do cliente X q pagou pela exibição ..
|
thiaguinhu Veterano |
# set/07
· votar
apenas um parênteses
trabalhei na maior emissora de televisão do país ...e acreditem ou não, nas emissoras afiliadas mtas vezes o cara q controla o roteiro (o q vai ao ar ou não), inseria alguma vezes anúncios de conhecidos ao invés do cliente X q pagou pela exibição ..
|
Dogs2 Veterano |
# set/07
· votar
Índio_DT Lembrando que o Código de Defesa do Consumidor traz que "merchandising é permitido, desde que fique bem claro ao publico que se trata de uma propaganda do produto, mesmo que seja em telenovelas ou em supermercados".
Essa lei é muito mal formulada. "(...)desde que fique bem claro(...)", bem claro QUANTO? Isso é relativo... o que eu defendo é uma reformulação no Código de Defesa do Consumidor e que se crie um órgão para fiscalização.
|
Dogs2 Veterano |
# set/07
· votar
Agora, se tratando de OPINIÃO, eu acho merchandising uma bosta. Você tá assistindo mó empolgado um filme aí os caras começam a desenvolver um diálogo sobre o produto... são 2 minutos de filme jogados no lixo. Isso acontece muito em novela, mas também tem em filme
|
toty Veterano |
# set/07
· votar
e duro assistir comercial nos intervalos,,, durante o filme ou a novela ai piorou!!!!!
|
Jason Voorhees Veterano |
# set/07
· votar
bah mas como q vou opinar se é legal ou ilegal...isso é legal ou é ilegal...não tem "eu acho que é..."!!
agora se eh bom ou ruim...acho que na novela fica forçado d+...mas nem ligo !!
|
Índio_DT Veterano |
# set/07
· votar
Dogs2 Exatamente! O que é claro pra mim, pode nao ser pra vc. Por isso ainda nao proibiram...
A respeito do orgão de fiscalização, ele existe. Porém, ele trabalha em cima do codigo de defesa do consumidor e do codigo de etica, ou seja, muitas vezes é passivel de punição legal.
Gostei da opiniao da galera...posso colocar o que vcs escreveram no trabalho?
|
Dogs2 Veterano |
# set/07
· votar
Índio_DT Só se vc colocar do lado "Dogs: filósofo, músico, escritor, cronista e físico quântico"
:)
zuera, pode sim
|
Dogs2 Veterano |
# set/07
· votar
Índio_DT Pelo jeito então o ideal é reformular o Código de Defesa ao Consumidor, afinal todo órgão de fiscalização trabalha em cima dele (e com razão), e como ele tá mal escrito não vai adiantar nada.
|
Dogs2 Veterano |
# set/07
· votar
tem que ser BEM mais específico, que nem contrato das Casas Bahia
|
Índio_DT Veterano |
# set/07
· votar
Dogs2 isso man. Pra nós, publicitarios, esses codigos tem diversas brechas que podem ser bem ou mal aproveitadas. O problema é que se forem mal aproveitadas e acontece algo mais serio, quem se ferra é o profissional. Tudo, absolutamente tudo, pode ser alegado em um processo desses, tanto a favor como contra, o que deixa a gente em um impasse grande antes de realizar qualquer divulgação.
|
Dogs2 Veterano |
# set/07
· votar
Índio_DT éé véi, é um pobrema
|
Índio_DT Veterano |
# set/07
· votar
Ae...coloquei algumas opiniões no trabalho e ainda fiz uma divulgação do Fórum no final... hehehehe
|
Dogs2 Veterano |
# set/07
· votar
Índio_DT e ainda fiz uma divulgação do Fórum no final... hehehehe
aahuahauhau seu merchandisingzento
|
Índio_DT Veterano |
# set/07
· votar
Dogs2 Ah...mas ficou true quem sabe meu professor nao de uma passadinha por aqui
xD
|