Sobre ser avesso ao Risco =)

Autor Mensagem
Rato
Veterano
# set/07 · Editado por: Rato


muitos desses caras q ficam dando conselhos por aí dizem: " tem que se arriscar. Se não se arriscar vc não terá nada na vida".

em partes isso realmente é verdade. Eu particularmente sempre tive como uma sina que a " salvação é pelo risco sem o qual a vida não vale a pena" mas enfim ...

temos que levar em consideração uma coisa mutio importante antes de sair "metendo as caras". A palavrinha mágia é cautela =) . Q não tem nada haver com covardia. Isso vale tb para caçar róias ;)


abaixo uma pequena história de uma "amiga" minha q fiz pelas minhas andanças por aí =)


sobre o mercado q ela comenta, Opções, chamamos de " Cemitério de Malandro".

Serve como exemplo para qualquer tipo de atitude relacionada a se arriscar sem medo de levar um tombo, tanto na vida pessoal quanto na profissioanl =)


PERDI TUDO O QUE TINHA NESTE 1º SEMESTRE DE 2007

Comecei a operar a exatamente 1 ano, comecei bem ganhei algum dinheiro. Depois de um tempo comecei a operar opçoes. E apesar das leituras e depoimentos de terceiros nao me contive e continue pq estava ganhando. Lembro-me de uma semana q ganhei quase 40 mil reais só com opçoes. Nao me contive sempre qdo fazia day-trade ganhava. Ambiçao me tomou. Perdi um dinheiro o ano passado, mas em janeiro desde ano recuperei tudo e poderia ter saido desde caminho de Opçoes.
Mas em fevereiro, veio a queda da bolsa chinesa, e a ansia de recuperar me fez perder mais.
Em março perdi, mais um pouco.
Em abril recuperei e meu otimismo voltou na mesma medida. Meu medo e a noçao de ganhar e perder dinheiro ficaram difusos.
Em maio tive o melhor resultado, 6 mil só operando opçoes. Entretanto, já nao tinha mais uma boa cateira de açoes pq precisa ficar liquido para continuar tendo bala para as opças.
Junho comecei a perder de novo. Perder o dinheiro e a sanidade. Fiquei louco
Julho, vendi tudo q tinha, todas as minhas açoes e comecei a operar opçoes a seco. Um pouco proximo do vencimento da serie, acabei vendendo tudo e para o meu azar houve uma grande recuperaçao.
Em agosto, já comprado com a serie H vi o meu fim. Nessas ultimas duas semanas de queda, com a minha insistencia, perdi tudo. Hoje vendi minha ultima opçao (Petrh52 q comprei por 0,80 vendi por 0,02 )

No total, perdi R$ 90.000,00 em 1 ano.
estou mt triste, depressiva. Hoje, marquei consulta com um psiquiatra, preciso de remedio e tb de uma terapia. Já pensei em colocar mais dinheiro de minhas reservas na minha conta da corretora, mas ainda estou resistindo a isso. Hoje penso mais no meu futuro e em segurança.
Minha empresa tb está a beira da falência, perdendo participaçao no mercado e agora com este avanço do dolar, vai ficar mais dificil cobrir o gasto pq dependemos de fornecedores externos.
Nao sei pq estou escrevendo essas coisas aqui, talvez pa/ desabafar ou trazer um breve alivio q nao tenho mais.

Snakepit
Veterano
# set/07 · Editado por: Snakepit
· votar


Eu já corro risco suficiente morando no Brasil. Ainda colocar dinheiro na Bolsa é demais... ainda mais a Bolsa brasileira.

Philipius
Veterano
# set/07
· votar


Me falaram várias vezes sobre o risco de operar com Opções.
Ainda quero injetar uns trocados no mercado de ações, mas ainda não tenho disposição pra isso.

Kensei
Veterano
# set/07
· votar


BOVESPA movimenta R$ 2,4 bilhões com exercício de opções sobre ações
17 de Setembro de 2007

O exercício de opções sobre as ações da BOVESPA movimentou em 17/09, R$ 2.438.893.244,00, sendo R$ 2.341.600.504,00 em opções de compra e R$ 97.292.740,00 em opções de venda.

A seguir, as opções que registraram maior volume de exercício em 17/09:
- Petrobras PN a R$ 51,58 por ação movimentou R$ 312,1 milhões em opções de compra;
- Vale PNA a R$ 39,00 por ação movimentou R$ 239,4 milhões em opções de compra;
- Vale PNA a R$ 37,00 por ação movimentou R$ 201,9 milhões em opções de compra;
- Vale PNA a R$ 40,00 por ação movimentou R$ 182,4 milhões em opções de compra;
- Petrobras PN a R$ 49,58 por ação movimentou R$ 181,3 milhões em opções de compra;

Quase nada
Veterano
# set/07
· votar


Aff...isso q dah investir na bolsa sem saber o q tah fzd..

Quase nada
Veterano
# set/07
· votar


sempre é recomendando investir um pouco em cada empresa...Aí vc ñ fica dependendo de 2, 3 mercados...A longo prazo é quase certo q vc sai ganhando, pq a economia mundial, em geral, tah sempre cresacendo..
Agora se vc quiser ficar milionário do dia pra noite..se liga neh..

Grow
Veterano
# set/07
· votar


isso q dá não ser amigo do nasdaq

lula_molusco
Veterano
# set/07
· votar


Grow
caramba, 16,2% o.O

Rato
Veterano
# set/07
· votar


haha

levamos férro mais uma vez. Impressionante como levamos férro do governo todo dia e não fazemos nada =(

Câmara aprova prorrogação da CPMF até 2011 -
Qua, 19 Set, 11h48



A Câmara dos Deputados aprovou no final da noite desta quarta-feira (19), em primeiro turno, por 338 votos a favor, 117 contrários e três abstenções, a emenda constitucional que prorroga até 2011 a cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). A mesma proposta permite ao governo movimentar 20% dos recursos do Tesouro sem que tenham nenhuma vinculação, o que ano passado representou R$ 84 bilhões.

PUBLICIDADE

A aprovação da CPMF se deu em clima de tensão, pois a todo instante surgia um problema num partido, que exigia a liberação de verbas das emendas parlamentares ou a nomeação de apadrinhados políticos. Com isso, a oposição achou que poderia derrubar a proposta. Mas não deu.

À base de promessas, da mobilização de ministros e até de ameaças de que dissidentes perderiam seus cargos, o governo conseguiu pacificar os partidos da coalizão. O último foi o PMDB. Com as garantias de que todas as promessas serão cumpridas, por volta das 22 horas o partido se fez presente no plenário. O governo venceu.

thiaguinhu
Veterano
# set/07
· votar


investir na bolsa para q está na moda ....todo mundo está fazendo isso..

thiaguinhu
Veterano
# set/07
· votar


investir na bolsa para q está na moda ....todo mundo está fazendo isso..

jkdias
Veterano
# set/07
· votar


thiaguinhu
investir na bolsa para q está na moda ....todo mundo está fazendo isso..

é a força da internet, agora ficou fácil.

Rato
sobre o mercado q ela comenta, Opções, chamamos de " Cemitério de Malandro".

Opções é igual cassino, se papel vc segue fundamentos, opções vc aposta se os fundamentos vão vingar ou não...

russobass
Veterano
# set/07
· votar


Eita pessoas materialistas!!

Eu não quero ter muito dinheiro.

Se eu ganhar R$2.500,00 por mês o resto da minha vida ta bom
demais.
Claro que esse salário tem que correr reajuste de acordo com
a inflação.


fui...acorda minino

Atomic
Veterano
# set/07
· votar


putz... vender toda a grana a descoberto em opcoes eh burrice

eu to entrando pro mercado agora, to pensando em vender opcoes mas so coberto e usando stop ;)

o foda de opcoes eh q tem q ser sangue frio e tomar cuidado pra n empolgar e a grana virar po

e o grosso da grana, pelo enquanto n tiver manjando muito acho melhor deixar comprado em acoes pra medio/longo prazo


curiosidade: essa amiga tem q idade?

Rato
Veterano
# fev/08 · Editado por: Rato
· votar


pra quem gosta de ver a desgraça alheia =)


Vender Opções e Falir


MAR 09, 2002 Na década de 80 quando foram introduzidas as opções no mercado Brasileiro, as ações escolhidas foram Petrobrás em S. Paulo e Vale do Rio Doce no Rio.

As duas Bolsas funcionavam de maneira autônoma, e as corretoras de uma praça tinham correspondentes na outra, para poderem operar simultaneamente.

Foi uma década de inflação brutal, tendo chegado a 80% ao mês em 1989. São quase 3% ao dia. Era preciso ser rápido em tudo tratando-se de aplicações financeiras.

Nas Bolsas não era diferente. Se um papel subisse 1,5% num dia, ainda ficava devendo outra metade.

Ações eram consideradas ativo real, principalmente as exportadoras, e eram mantidas em carteira como proteção contra a inflação galopante.

Imaginem como oscilavam as opções!

Hoje em dia variações de 30% numa opção são consideradas expressivas. Nesse período aconteciam variações de 400% pra cima.

Não era nem mais fácil nem difícil operar opções. O resultado não era melhor nem pior que hoje. Era mais rápido! Se era pra baixo, as vendas eram realizadas e zeradas em poucos pregões.

Logicamente as compras idem, em caso de alta. Imaginem os juros embutidos em cada série! Me lembro que já na década de 90, logo depois do plano Collor quando a inflação voltou, havia opções em Usiminas, que era só vender, esperar 4 ou 5 dias, zerar, e lançar outra.

Nesse aspecto, confesso que era fácil.

Mas, vamos ao que interessa, e neste caso são as opções da Vale do Rio Doce.

É claro, que mesmo com inflação alta, não eram exercidas todas as séries abertas, até porque não funcionaria.

Por isso existiam muitas series que mal começavam viravam pó, e outras em determinadas circunstancias valorizavam 1.000% em alguns pregões. Como eu disse, tudo muito rápido!

O nosso personagem é real e ainda hoje opera no mercado, por isso muitos que estão lendo esta página lembram-se do episódio, pelo menos.

As opções da Vale tinham uma característica interessante. Como eram negociadas no Rio, foram logo ganhando apelido. Claro que era para facilitar as transações por telefone.

Ganharam nomes de bichos ou nomes femininos, de acordo com as iniciais. Tínhamos então Alice, Burro, Cavalo, Diva, Ernesto (esse era gay) Jacaré, Kibon, e por ai vai. A série que vamos tratar é a Maria. Pela distancia no alfabeto dá pra perceber que é uma opção com Strike alto.

Rolavam os pregoes, sobe daqui vende dali, compra, zera, estopa, trava daqui, swap de lá e o nosso herói resolve apostar na venda descoberta da Maria.

Faltavam 10 pregoes para o exercício e ele vendeu 10 milhões a 1,00 cruzeiro.Subiu um pouco e ele convicto vendeu mais 10, afinal tinham margem para bancar que não acabava mais (Petrobrás á vista).

Essa venda foi a 1,30. Mercado caia para 0,90, o rapaz com medo que virasse pó naquele dia e não desse pra vender mais, enfiou mais 20 milhões no 0,89.

Terminou o pregão, tudo dentro da maior normalidade, margens com folga para atender 50 vezes a quantidade em aberto, e tudo bem.

Dia seguinte, mesma balada, sobe um pouco, vai no 1,50 e ele que não era bobo nem nada vende mais15 milhões para "melhorar o preço médio". Tranqüilo, frio com nitrogênio nas veias, termina o pregão, mesmo ritual e mais uma nota com credito.

Quarta feira, mercado começa comprador, com o Alfredão (Grunser) comprando pra valer e subindo. No 4,00 ele vende mais 5 milhões. Claro, está subindo, vamos acompanhando o mercado, pensava e dizia ele.

Quando bateu 6,00 ele ficou com raiva e enfiou com vontade 10 milhões.

Dizia, pensam que sou trouxa, estão puxando para os vendidos zerarem. Se eu zerar agora, cai 1 minuto depois e eu fico com cara de babaca.

Assim, terminado o pregão, tudo em ordem, vamos embora.

Quinta feira, o mercado balança, faz que cai mas não cai e o nosso herói só olhando. Se cai, vende mais, se sobe também. Na situação dele não é fácil decidir. Bateu 18,00 3 vezes e voltou para os 8.

Estava pedindo pra vender não é mesmo! Estava na iminência de virar pó, como na maioria das vezes. Pra que perder essa chance de fazer um precinho melhor. Resistiu. Mas não zerou é claro. Continuou vendido.

Na sexta feira o mercado já abriu rasgando para cima. No 14,00 ele vendeu 5 milhões, já meio desconfiado. Mas tinha que faze-lo, segundo ele seu preço médio tinha que acompanhar, era o Naji fazendo escola já.

Termina a semana, o nosso companheiro já um tanto desgastado, pois 5 pregões é muito tempo para manter uma posição perdedora, mas gelo nas veias é para isso mesmo.

Margem continuava sobrando, então vai zerar com prejuízo? E ainda ficar com cara de babaca? Não senhor, de jeito nenhum.

Começa a semana com o mercado parado, variando pouco, 20,00 com 22,00; 18,00 com 20,00 e ele lá, só acompanhando, telefone na orelha (LP) com o operador da correspondente no Rio, até que de repente, começa a subir o raio da Maria.

Comprador a 25. Pagaram 28. Pagão a 30 sem venda. E agora, está terminando o pregão 32,00 eu não pago mesmo, dizia ele, "estão a fim de me roubar" já praguejava o coitado. Mas não zerou.

Vendeu mais no comprador, 3 milhões para acabar com a alegria do trouxa lá do outro lado. Terminado o pregão, preço médio lá embaixo, margem ainda sobrando,o suor escorrendo, as mãos um pouco tremulas, 3 maços fumados, mas vamos para casa. Naquela noite o Nosso Homem do Gelo, pouco dormiu, se dormiu.

O pregão de terça começa caindo, algumas noticias derrubando a bolsa e a Maria chega a ficar vendedor a 22,00.

Era o sinal dos céus que faltava. Não falei, grita o operador quase sem fôlego. Eu sabia que ia para o pó, repetia eufórico.

Comprador só a 14,00 avisa do outro lado da Dutra o intermediário.

Sabe de uma coisa, depois de tanto sofrimento, ainda estou perdendo, agora é pra rasgar. Enfia 100 no comprador. Só a 8,00 respondeu o intermediário. É pra enfiar a mercado.

Eu disse A M E R C A D O !!!!

E foi a 8,00 a ultima venda do Incrível Homem do Gelo!

Margem ainda dava apesar da quantidade assustadora vendida, mas com certeza amanha eu zero ou então deixo virar pó, disse.

É bem verdade que nesse dia a Maria fechou a 22,00 comprador. Mas isso é detalhe, afinal não ia ser agora que nosso herói iria esmorecer.

Quarta-feira chuvosa. Dia perfeito para uma queda boa na bolsa, só que no Rio estava um sol dos diabos! Céu azul, limpinho dizia o intermediário, antes de começar o pregão.

Tinha jogão do Mengo à noite, o intermediário comentava a respeito, que iria ao Maracanã com os colegas da corretora, enfim falavam de amenidades, sem sequer imaginar o que viria pela frente.

Começa o pregão, e como de costume mercado quieto. A espreita!

Bastaram 15 minutos para começar o pesadelo. Comprador a 25,00 vendedor só no 30,00. Tomaram do vendedor. Não tem venda.

"Como não tem venda?!?!?! Canta esse negocio direito, pô. Fica pensando no jogo e não presta atenção, gritava o já descontrolado vendido. Num tem venda, to falando! Responde o assustado auxiliar carioca".

Nisso houve-se um grito metálico e gelado do pobre coitado, já branco, suando e em pé, sem os sapatos:

"OQUE???? 50,00 comprador sem venda. Não é possível! É sacanagem! Mas eu não zero mesmo! Que se dane podem puxar pra 100,00 que eu não zero de jeito nenhum!"

Negócios saindo a 50,00 tentou transmitir o auxiliar, mas o homem não deve nem ter ouvido. Saiu mais a 50,00 disse 10 minutos depois.

Meia hora depois a mesma canção 50,00 saindo! Só que falava sozinho o nosso flamenguista. O telefone estava sobre a mesa, e a voz sendo ouvida a distancia por quem estivesse interessado.

A essa altura, já havia sido convocada uma reunião entre o gerente, o diretor e o nosso herói para uma tomada de decisão. Estava em vigor a chamada "prensa".

A decisão era irrevogável. Tinha que zerar, pois a margem não seria suficiente para o dia seguinte. Mas como! Ainda tentou argumentar, já com a voz de alguém bastante deprimido.

"Eu sei que vou zerar e vai cair na minha cara!" Balbuciava o desafortunado.

Pega o telefone, e pergunta para o narrador solitário a quanto estava a Maria, apesar de saber que estava saindo a 70,00 pelo monitor a sua frente. Mas podia estar errado, e na duvida teve coragem de perguntar.

Saindo a 70,00 respondeu o rapaz.

Passada a ordem, tudo zerado no médio de 71,00, mas para surpresa do vendido o mercado fecha assim mesmo, a 75,00. Bom pelo menos mantive minha auto estima. Ta certo que perdi US$ 750,000.00 dólares americanos, mas não caiu na minha cara!

Bom, verdade seja dita, não caiu mesmo, na cara dele. Na quinta feira fechou a 6,50 para virar pó na sexta, véspera do exercício.

OBS: ESTA É UMA HISTORIA VERDADEIRA!
OS VALORES SÃO REAIS.
AS QUANTIDADES CITADAS, EXATAS.



pra quem gosta de ver a desgraça alheia =)




comigo já aconeteceu tb mas foi comprando mesmo.

Só que compre a R$ 0,10 e vendi a R$ 0,05. Depois de 2 dias ela foi pra R$ 1,30.

dá vontade de se jogar da ponte ^^

128556
Veterano
# fev/08
· votar


esse negocio de investir na bolsa e pa, só faria se fosse formado em Economia

Atomic
Veterano
# fev/08
· votar


Rato

uAHAuhauaHauAHUHuahuAHuhA

tambem perdi uma graninha vendendo descoberto

mas valeu a pena, aprendi a licao e opcoes nunca mais :P

Rato
Veterano
# mar/09
· votar


A avaliação do Governo Federal é de que a única saída para a Sadia não causar danos à economia no Brasil é a venda de seus ativos para sua concorrente Perdigão.
Rondam no mercado projeções de que a Sadia, após perdas monstruosas com derivativos, reporte um prejuízo de aproximadamente R$ 6 bilhões no acumulado de 2008, o que significa um valor nove vezes maior do que o lucro líquido consolidado de R$ 689,016 milhões acumulado em 2007. O Governo deixou claro que, a princípio, não trará a ajuda do BNDES para socorrer a companhia, onde só fará isto se houver um interesse claro na aquisição pela Perdigão. Atualmente, a Sadia é uma empresa que comporta cerca de 60.000 funcionários.


olha só.

Uma operação errada capaz de quebrar uma empresa do porte da Sadia =/

maggie
Veterana
# mar/09
· votar


Rato
A avaliação do Governo Federal é de que a única saída para a Sadia não causar danos à economia no Brasil é a venda de seus ativos para sua concorrente Perdigão.

Que lobby hein.

Adrianodevil
Veterano
# mar/09
· votar


Falando numa linguagem mais apropriada ao meu vocabulário, ou seja, o Poker eu diria que você tem ser frio e racional... Entender que em algumas vezes você terá até mesmo que largar o seu par de azes...

Bagre_Ensaboado
Veterano
# mar/09
· votar


Quando me for possível financeiramente falando, pretendo investir em imóveis e/ou ouro, mesmo que em quantidades ínfimas, ações só com estudo bem apurado.

Sam
Moderador
# mar/09
· votar


Bagre_Ensaboado
ouro

Tá maluco? IMHO... Ouro só tem valor psicológico. No dia que o mundo cair na real e vir que ouro é só metal, ele não vai valer mais nada.

Guitar_RdS
Veterano
# mar/09
· votar


Sam
Tá maluco? IMHO... Ouro só tem valor psicológico. No dia que o mundo cair na real e vir que ouro é só metal, ele não vai valer mais nada.
Em teoria vc está certo.
Mas vai demorar até esse dia chegar.

G Collector
Veterano
# mar/09
· votar


Sobre ser avesso ao Rizzo

de fato eu também não vou muito com a cara dele...

maggie
Veterana
# mar/09
· votar


Bagre_Ensaboado
Quando me for possível financeiramente falando, pretendo investir em imóveis e/ou ouro, mesmo que em quantidades ínfimas, ações só com estudo bem apurado.

Perfil conservador detected.
Insvista em renda fixa.


Rato
Essa última nota é do blog da ADVFN?
=D

André Castro
Moderador
# mar/09
· votar


barras de ouro valem mais do q dinheirom

[/silvio]

Rato
Veterano
# mar/09
· votar


maggie
Essa última nota é do blog da ADVFN?
=D


Agência Estado :)

MAs te falar q ADVFN, Infomoney, AE e até mesmo a Folha, para notícias relacionadas a Investimento praticamente é um copy cola :)


já frequentei bastante o fórum da ADVFN, atualmente larguei mão, mas te falar, assim como tem caras q manjam muito de Mercdo por lá, tem cada pérola q pqp.

Atualmente posto mais em uma comunidade do Orkut, Mercado de Ações/Opções.

De resto, nada mais :)



Que lobby hein.
é Brasil ^^

maggie
Veterana
# mar/09
· votar


Rato
Recebo por e-mail.. é prático! :)
Mas a fonte é geralmente Estado / Reuters.

Que lobby hein.
é Brasil ^^

Yep.

Rato
Veterano
# mar/09
· votar


maggie
instala um RSS aí carái

Bagre_Ensaboado
Veterano
# mar/09 · Editado por: Bagre_Ensaboado
· votar


Sam
Tá maluco? IMHO... Ouro só tem valor psicológico. No dia que o mundo cair na real e vir que ouro é só metal, ele não vai valer mais nada.

Hehe me arrisco a dizer que este dia demorará tanto chegar, que meus bisnetos poderão usufruir de um possível acumulo de capital, gerado por este investimento, vou mais longe, creio que com a constante busca por fontes renováveis de energia, o petróleo perderá seu alto valor financeiro antes que o próprio ouro, se é que este último se desvalorizará drasticamente um dia.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre ser avesso ao Risco =)