Autor |
Mensagem |
Rato Veterano |
# ago/07
A partir de janeiro de 2008, Brasil, Portugal e os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste - terão a ortografia unificada.
O português é a terceira língua ocidental mais falada, após o inglês e o espanhol. A ocorrência de ter duas ortografias atrapalha a divulgação do idioma e a sua prática em eventos internacionais. Sua unificação, no entanto, facilitará a definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros. Com as modificações propostas no acordo, calcula-se que 1,6% do vocabulário de Portugal seja modificado. No Brasil, a mudança será bem menor: 0,45% das palavras terão a escrita alterada. Mas apesar das mudanças ortográficas, serão conservadas as pronúncias típicas de cada país.
Resumo da ópera - o que muda na ortografia em 2008:
- As paroxítonas terminadas em "o" duplo, por exemplo, não terão mais acento circunflexo. Ao invés de "abençôo", "enjôo" ou "vôo", os brasileiros terão que escrever "abençoo", "enjoo" e "voo".
- mudam-se as normas para o uso do hífen
- Não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus decorrentes, ficando correta a grafia "creem", "deem", "leem" e "veem".
- Criação de alguns casos de dupla grafia para fazer diferenciação, como o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como "louvámos" em oposição a "louvamos" e "amámos" em oposição a "amamos".
- O trema desaparece completamente. Estará correto escrever "linguiça", "sequência", "frequência" e "quinquênio" ao invés de lingüiça, seqüência, freqüência e qüinqüênio.
- O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação de "k", "w" e "y".
- O acento deixará de ser usado para diferenciar "pára" (verbo) de "para" (preposição).
- Haverá eliminação do acento agudo nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia". O certo será assembleia, ideia, heroica e jiboia.
- Em Portugal, desaparecem da língua escrita o "c" e o "p" nas palavras onde ele não é pronunciado, como em "acção", "acto", "adopção" e "baptismo". O certo será ação, ato, adoção e batismo.
- Também em Portugal elimina-se o "h" inicial de algumas palavras, como em "húmido", que passará a ser grafado como no Brasil: "úmido".
- Portugal mantém o acento agudo no e e no o tônicos que antecedem m ou n, enquanto o Brasil continua a usar circunflexo nessas palavras: académico/acadêmico, génio/gênio, fenómeno/fenômeno, bónus/bônus.
Fontes: Revista Isto É, Folha de São Paulo e Agência Lusa
|
Rato Veterano |
# ago/07
· votar
ixi;
errei o título =/
|
Gan Veterano |
# ago/07 · Editado por: Gan
· votar
ótimo, agora só falta transforrmarem ss, ç , xc e outros em uma coisa só /o/
|
CheshireCat Veterano |
# ago/07
· votar
ah cara, se quer tirar acento, tirasse logo tudo de uma vez; só vai confundir ainda mais =\
|
KaTy Miss Simpatia 2012 |
# ago/07
· votar
Bah! até acostumar vai ser complicado.
|
Lúthien Tasardur Veterano |
# ago/07
· votar
Não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus decorrentes, ficando correta a grafia "creem", "deem", "leem" e "veem". - Haverá eliminação do acento agudo nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia". O certo será assembleia, ideia, heroica e jiboia.
Não gostei :\...só pq o povo não sabem escrever?
|
Henrique S. Veterano |
# ago/07
· votar
Vai ficar uma droga, assassinaram a gramática....
|
MANFREDINI Veterano |
# ago/07 · Editado por: MANFREDINI
· votar
Vai ficar uma droga, assassinaram a gramática.... (2) isso me lembra uma música do paralamas...
|
Henrique S. Veterano |
# ago/07
· votar
MANFREDINI
pensei nisso logo depois de postar hehe
|
maggie Veterana |
# ago/07
· votar
Continuarei escrevendo do mesmo jeito.
|
197873 Veterano |
# ago/07
· votar
Linguagem é feita de uso, e não há regra que a segure. As "regras gramaticais" devem apenas nortear, e nunca subjugar a língua, pois isso atrapalha sua evolução. A linguagem é uma ferramenta da comunicação, que só se realiza quando alguém é suficientemente claro pra se fazer entender e entender o interlocutor. Ex: " ´Escrever claro´ não é certo, mas é claro, certo?"
|
MANFREDINI Veterano |
# ago/07
· votar
197873 não é certo, mas é claro, certo?" não, mas claro...
|
MANFREDINI Veterano |
# ago/07
· votar
Continuarei escrevendo do mesmo jeito. dentro do possivel eu também
|
LeandroP Moderador |
# ago/07
· votar
Ou seja, o que era certo passou a ser errado e temos que enfiar o acento no cu, que nunca teve acento.
|
MANFREDINI Veterano |
# ago/07
· votar
Ou seja, o que era certo passou a ser errado e temos que enfiar o acento no cu, que nunca teve acento. coitado de você, ficou em pé a vida toda huahauhuahua
|
Guto EADG Veterano |
# ago/07
· votar
eh o fim dos tempos <o>
|
Blackus Veterano |
# ago/07
· votar
LeandroPanucci Porra mas eu tava tão acostumado a por o cu no acento, vai difícil fazer o inverso.. Mas enfim, todo mundo vai continuar escrevendo do mesmo jeito. Pelo que eu saiba todas as outras conferências que documentam as línguas observam o que as pessoas falam e fazem as regras de acordo com isso, e não o contrário...
|
TASIVA Veterano |
# ago/07
· votar
credo cara vão tirar os acentos.....fala sério
|
LeandroP Moderador |
# ago/07
· votar
197873
Como diz o outro: "ah, sujou mas tá limpo".
MANFREDINI
Pois é... eu não entendo mais nada.
|
james_the_bronson Veterano |
# ago/07
· votar
- O trema desaparece completamente. Estará correto escrever "linguiça", "sequência", "frequência" e "quinquênio" ao invés de lingüiça, seqüência, freqüência e qüinqüênio.
- O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação de "k", "w" e "y".
Só...
|
kapetanovic Veterano |
# ago/07
· votar
Corram para as colinas.
|
MANFREDINI Veterano |
# ago/07
· votar
pra mim voltava a ser diferenciado história de estória e tinha que ter um ponto de interrogação no inicio da frase também que nem é no espanhol, e não poderia ter nem uma dessas mudanças novas pro ano que vem, aff, nós tinhamos era que protestar contra essa merda, se eu fosse maior de idade ia organizar uma coisa bem feita, também irira protestar pra reduzir pelo menos 60% da taxa de impostos sobre instrumentos musicais vindos do exterior, MAS... eu sou menor de idade, que bosteta!
|
MANFREDINI Veterano |
# ago/07
· votar
Corram para as colinas.
Runnnnnnnnnn to the hiils Runnnnnnnnnn for your li-ii-ives
Runnnnn to the hils Runnnnn for your lives!
e Up The Irons \o/
|
james_the_bronson Veterano |
# ago/07
· votar
MANFREDINI e tinha que ter um ponto de interrogação no inicio da frase também
Hahahaha, eu nunca entendia o motivo disso. Até que vi um brasileiro que colocou no livro dele, ele explicou no "Programa do Jô" que era para você ler a frase desde o começo com a entonação de pergunta. Já sabendo que é uma pergunta...
|
MoOn White Veterano |
# ago/07
· votar
Caralho cada vez complicam + essa merda..
vc se lasca p/ decorar regrinhas e esses cretinos vadios q nao tem + oq fazer ficam arrumando um jeito d te ferrar + ainda...
se for p/ tirar q tire tudo..num fique modificando caramba ¬¬
|
Blackus Veterano |
# ago/07
· votar
eu sou menor de idade, que bosteta! E daí? Qu desculpa...
|
MANFREDINI Veterano |
# ago/07
· votar
james_the_bronson é esse mesmo o motivo
|
Blackus Veterano |
# ago/07
· votar
Aliás, essa merda está matando uma língua, o buscetö, já que nossos futuros teclados em pt padrão não vão ter tremäs... Vai ter um monte de nerd importando teclado da Noruega.
|
LeandroP Moderador |
# ago/07
· votar
Só comendo uma pítça
|
MANFREDINI Veterano |
# ago/07
· votar
póis e manû pepa pá pá pá pá pá
|