Futuro sombrio da industria fonográfica

Autor Mensagem
Kensei
Veterano
# ago/07


Há uma história rodando pelos EUA que fala muito sobre o estado da indústria fonográfica. Uma jovem banda de rock parece ter decidido parar de vender seus CDs nos shows. Vender CDs foi, por muitos anos, uma boa forma de recuperar a margem que era levada pelo revendedor. Para essa banda, entretanto, perdeu o sentido quando descobriu que, vendendo CDs por US$ 10, estava prejudicando as vendas de suas camisetas de US$ 20.

Há dois pontos para se observar aqui. Primeiro: que uma simples camiseta com um logotipo estampado, provavelmente produzida por centavos em uma fabriqueta no terceiro mundo, agora custa o dobro de um disco de música prístina digital altamente trabalhada, gravada em um estúdio de ponta no Ocidente. Segundo: a maior parte das bandas, independentemente do sucesso, agora tira seu dinheiro do trabalho ao vivo e das oportunidades de merchandising associadas a ele, em vez dos discos.

A queda catastrófica no valor da música gravada, particularmente no preço que os consumidores estão dispostos a pagar por ela, foi duramente sentida. A indústria, que durante anos parecia possuir uma licença para fabricar dinheiro, está cambaleando. Os "quatro grandes" selos - Sony/BMG, Warner Music, EMI e Universal - embarcaram nos últimos anos em operações de corte de custos com importante redução de pessoal: a divisão de música gravada da EMI encolheu em quase a metade desde 2001, de 9.388 funcionários no mundo todo para 4.818 hoje.

Esse declínio não passou despercebido pelos mercados financeiros: a EMI está sendo comprada pelo grupo Terra Firma, por US$ 6,5 bilhões (em torno de R$ 13 bilhões). Logo que a oferta foi aceita, a Terra Firma aparentemente entrou em discussões com a Warner para livrar-se da divisão de música gravada da EMI. O braço da EMI que interessava a Terra Firma era o que publicava músicas, que é o maior do mundo. Este é considerado uma aposta segura porque a exploração de direitos autorais não é sujeita às mesmas condições que o processo de se fazer um hit. Além de receber cerca de 14% dos lucros sobre qualquer venda de CD, o editor coloca a colher em outros pratos, como as taxas de licenciamentos para filmes, propaganda ou qualquer outra das várias saídas que a música tem hoje.

O mercado para a música gravada está em rápido declínio. No primeiro trimestre de 2007, o mercado para os 200 CDs mais vendidos no Reino Unido encolheu em 20% comparado com o mesmo período em 2006. Nos EUA, as vendas de CDs em 2007 caíram 15%; na França, 25%; e no Canadá, 35%. O mercado alemão, que já foi o maior da Europa, agora não ultrapassa o da Holanda.

O mercado para downloads digitais arrecadou cerca de US$ 981 milhões (aproximadamente R$ 1,96 bilhão) nos EUA no ano passado, cerca de um décimo do valor do mercado de CDs. Ainda assim, a grande esperança dos selos é que a queda na demanda por formatos físicos seja contrabalanceada pelo crescimento no mercado de downloads. Isso parece loucamente otimista. Os números mais recentes dos EUA revelam que, apesar de os downloads pagos serem cada vez mais populares - subindo 75% em 2006 - o aumento na demanda está diminuindo. E enquanto o valor total das vendas de música em todos os formatos permaneceu mais ou menos estável em 2004 e 2005, caiu em mais de 6% em 2006.

O CD, de algumas formas, continha as sementes de sua própria destruição. Um dos poucos grandes nomes da indústria a levantar sua voz contra o formato digital em seus primeiros dias foi o falecido Maurice Oberstein, diretor da Polygram UK (que depois se tornou Universal). "Vocês compreendem que estamos entregando nossas gravações master?", perguntou em um evento da indústria. Na época, todo mundo estava ocupado demais contando dinheiro para ouvir. O advento dos CDs graváveis, entretanto, gerou um mercado negro de pirataria nos anos 90, e a teoria de Oberstein provou-se certa.

Qualquer um que tivesse um CD poderia de fato usá-lo como as empresas fonográficas faziam tradicionalmente com suas gravações master: clonar milhares de outros, rapidamente, usando um kit disponível em qualquer cidade. Em casa, os gravadores de CD de computadores simplificaram a reprodução em segundos. Mercados em desenvolvimento na América do Sul e no sudeste asiático colapsaram sob o peso das cópias baratas. O maior dano foi a perda do mercado alemão. No espaço de cinco anos, os 82 milhões de alemães tornaram-se uma nação de copiadores de CDs, pagando centavos por discos que antes custavam cerca de US$ 28 (R$ 56).

Ainda assim, o mercado no resto do Ocidente, apesar de não exatamente próspero, conseguiu se segurar.

O outro desdobramento a abalar a indústria fonográfica foi o surgimento, no final dos anos 90, de sites de "compartilhamento de arquivos" ilegais, como o Napster. A pirataria online, freqüentemente identificada pela mídia como destruidora do ramo de CDs, parecia uma ameaça na época, apesar de ser difícil encontrar dados sólidos para provar que prejudicava as vendas.

A chegada do compartilhamento de arquivos ilegal coincidiu com um aumento de vendas legítimas de músicas gravadas nos três maiores mercados: EUA, Japão e Reino Unido. Aqueles que compartilhavam arquivos ilegalmente alegaram que suas atividades não prejudicavam as vendas de música mais do que a chegada da rádio gratuita nos anos 30.
Em vez disso, foi a era do iTunes - a criação de um comércio legítimo crescente online de música barata - que coincidiu com a queda nas vendas de CDs. A popularidade crescente de tocadores de MP3 baratos, especialmente o iPod da Apple, parece ter tornado o CD o equivalente do século 21 da goma-laca - precursora do vinil.

A renovada apreciação da fonte comunitária de se fazer e ouvir música deve estar próxima da raiz dessa transformação do ramo da música. Enquanto estéreos pessoais e tocadores de MP3 cresceram em popularidade, também cresceu a apreciação que a música não é apenas algo que entra pelos ouvidos. O guitarrista da banda americana Anthrax, de rock pesado, expressou a situação com bastante clareza: "Nosso disco é o cardápio; o show é a refeição".

Em seu livro "e-Topia", William Mitchell relata o valor crescente da experiência compartilhada à natureza isoladora dos mundos eletrônicos ou virtuais. "Ao conduzir nossas transações diárias, vamos nos considerar constantemente os benefícios dos diferentes graus de presença que agora estão disponíveis para nós e pesando-os contra os custos", escreve. Os fãs de música parecem ter concluído que estar no mesmo lugar e tempo que uma apresentação ao vivo é a presença mais rara e preciosa de todas.

* Robert Sandall é jornalista, divulgador e crítico. Ele foi diretor de comunicações da Virgin Records de 1996 a 2002.

Tradução: Deborah Weinberg


http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/prospect/2007/08/09/ult2678u111 .jhtm

Dogs2
Veterano
# ago/07
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Interessante... o que falta na indústria fonográfica são idéias criativas que vão além das músicas propriamente.

Kensei
Veterano
# ago/07
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O que eu achei mnais interessante foi a constatação de que o Napster (ilegal) não alterou o volume de CDs vendidos, e a popularização do iPOD (legal), alterou significativamente o nº de CDs vendidos.

maggie
Veterana
# ago/07
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Kensei
Talvez até o formato da música esteja com os dias contados.
Aquelas músicas "pra tocar em rádio", de 1:30 a 2 min. daqui podem não fazer mais sentido.

Já existem sites na internet que tocam somente trechos conhecidos de músicas, pulando as partes "chatas".

O álbum musical, por si só, já deixou de ter importância. Na era do vinil e no início da era dos cds, era um trabalho mais coeso como um todo. Hoje são só músicas jogadas ali pra vender -- o que também denota o desespero dos caras. Se o álbum não faz sentido, porque não gravar um cd com as minhas músicas favoritas, gravadas na ordem que eu quiser?

Não sabemos onde vai parar esse mercado, mas com certeza está mudando e não volta mais atrás.

maggie
Veterana
# ago/07
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Kensei
O que eu achei mnais interessante foi a constatação de que o Napster (ilegal) não alterou o volume de CDs vendidos, e a popularização do iPOD (legal), alterou significativamente o nº de CDs vendidos.
Talvez o iPod seja conseqüência do Napster, KazaA, eMule, torrents etc.

Deji
Veterano
# ago/07
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Gravar CD hoje, pra mi só por satisfação pessoal e pra registrar o trabalho dentro daquele momento.

Kensei
Veterano
# ago/07
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maggie
Talvez o iPod seja conseqüência do Napster, KazaA, eMule, torrents etc.

Eu pensei nisso. É meio que uma consequência do desenvolvimento do formato digital, a massificação. O Napster foi a fagulha, acessível a poucos, iPOD pegou um lance mais consolidado.

O álbum musical, por si só, já deixou de ter importância. Na era do vinil e no início da era dos cds, era um trabalho mais coeso como um todo. Hoje são só músicas jogadas ali pra vender -- o que também denota o desespero dos caras. Se o álbum não faz sentido, porque não gravar um cd com as minhas músicas favoritas, gravadas na ordem que eu quiser?


Isso que vc disse é muito pertinente mesmo..

maggie
Veterana
# ago/07
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Deji
Gravar CD hoje, pra mi só por satisfação pessoal e pra registrar o trabalho dentro daquele momento.
Sim, e com isso a música se torna algo só do momento.
Com um mp3 player, que ainda vem com radinho, a gente tem a possibilidade de escutar trocentas músicas. Se não gostou, é só pular pra próxima. Dá pra revezar tirando uma pasta e colocando outra.. as possibilidades são enormes.

Kensei
iPOD pegou um lance mais consolidado.
E o iPod é mais um ícone do que um fenômeno, eu acredito que se vendem muito mais genéricos do que o próprio da Apple, já que o bagulho é caro!

Kensei
Veterano
# ago/07
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maggie
Não falo do hardware, falo do site, que vende música. Mas isso é lá fora, aqui ainda não pegou essa idéia de comprar música digital.

Deji
Veterano
# ago/07
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maggie

sim, é um registro pra mim mesmo, acho que o artista hoje so ganha dinheiro com show, publicidadade...


Kensei

Cara é meio utópico isso, com emules da vida, nunca vai se valer a pena inverstir em vendas de musica digital.

Kensei
Veterano
# ago/07
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Deji
Vc tá fazendo show?

Ed_Vedder
Veterano
# ago/07
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Adoraria contribuir com o tópico, mas hj estou mais para falar sobre carros, mulheres peladas (leia-se xoxotas ardentes e rabos higienizados) e cerveja.


Ah, futebol tambem.

Deji
Veterano
# ago/07
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Kensei
sim =]

Basser-Shelter
Veterano
# ago/07
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já vi uma banda lançar um album num pendrive.

Kensei
Veterano
# ago/07
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Deji
Cade o cartaz?

Deji
Veterano
# ago/07
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Kensei
toco num coral gospel, na verdade esta mais pra grand back vocal, o som é neo soul :)

Deji
Veterano
# ago/07
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Kensei
inclusive ja até participamos de uma coletania com 8 corais, que geour um DVD e CD (duas musicas de cada coral)

Deji
Veterano
# ago/07
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Kensei
procura no u2b Judah Coral \o

Kensei
Veterano
# ago/07
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Deji
grand back vocal, o som é neo soul :)

Man, não sei o que é isso não

Rock Charles
Veterano
# ago/07
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com essa história de baixar mp3 ta bem dificil achar uma saída pro problema...

Ed_Vedder
Veterano
# ago/07
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Deji
toco num coral gospel, na verdade esta mais pra grand back vocal, o som é neo soul :)


Ô loco man.. legal mesmo hein

maggie
Veterana
# ago/07
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Basser-Shelter
já vi uma banda lançar um album num pendrive.
Que massa!

Ed_Vedder
Veterano
# ago/07
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Kensei
Man, não sei o que é isso não


dá uma olhada ai truta



Deji
Veterano
# ago/07 · Editado por: Deji
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Kensei
Ed_Vedder
oia nois

http://www.youtube.com/watch?v=y2ORVxcYPS0

mais dessa essa pra ca reduzimos uns 10 ai que so fazim numero xD

Kensei
Veterano
# ago/07 · Editado por: Kensei
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Deji
Pensei que voce fizesse uma parada instrumental

Ed_Vedder
Veterano
# ago/07
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Kensei


Assiste ai sua cadela prenha.

Grow
Veterano
# ago/07
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é a internet fudendo o mundo

Gan
Veterano
# ago/07
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bem feito, até quando a industria achou q ia conseguir vender lixo ?

Deji
Veterano
# ago/07
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Kensei
Pensei que voce fizesse uma parada instrumental


faço, mas aí é hobby ^^

MANFREDINI
Veterano
# ago/07
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\o/ viva os discos de vinil \o/

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