Loucura e normalidade

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# ago/07
· votar


Toalhinha

Pois é, essa minha tia-avó que via turcos assassinos também era engraçada. Mas era engraçado porque eu tinha uns 11 anos e ela era uma parente distante. Eu volta e meia tirava sarro, imitava ela... Quando ela morreu alguns anos depois, eu já era crescido o suficiente para entender que para a família mais próxima dela, era uma coisa triste, já que eles tiveram que conviver com uma mãe que foi progressivamente se afastando da realidade, e ficando mais doente (ou "louca" mesmo). Não dava nem para deixar ela sozinha em casa, senão sabe-se lá o que ela ia aprontar.

adnz

Pois é, como eu disse, tenho que admitir que muitas vezes o conceito de "normal" se confunde com a moral vigente. Como o cara do Bicho de 7 Cabeças, que era internado como "louco" porque fumava maconha!!! Aliás, o cara (o de verdade) morava em Curitiba, hehehe.

ShadowOfDeath
Veterano
# ago/07
· votar


O________O³

Hoje na aula de 'psicologia' ¬¬" a professora colocou as mesmas perguntas no quadro :S

Facchini
Veterano
# ago/07
· votar


Eu pensava isso nos meus 14 anos...

Pardal
Veterano
# ago/07
· votar


Loucura é quando a mente não dispõe plenamente de suas faculdades. é o passo seguinte à neurose, quando uma faculdade está debilitada por um trauma ou coisa parecida. No caso do Alzeimer, é diferente. É como a presbiopia (vista cansada), só que na mente.

TASIVA
Veterano
# ago/07 · Editado por: TASIVA
· votar


come gafanhotos, no Brasil é louco, na índia é normal. Comer carne bovina no Brasil é normal, na China é abominável.
tem certeza que ce num trocou não?

ZXC
Veterano
# ago/07
· votar


Vi um programa na Tv que mostrava em algum lugar , que não me lembro onde, comiam cérebro de macaco. A mesa tinha um buraco no meio onde era depositado o crânio do animal...
Bizarro demais para mim, mas as pessoas que comiam pareciam normais.

O certo é que um louco reconhece outro sempre...ehehehehe

Mauro Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


Loucura e normalidade é apenas uma questão de grau. Uma pessoa "considerada louca" tem as mesmas características que os ditos normais, mas o seu aparelho psíquico funciona de uma maneira especial, acentuando algumas características que todos temos, mas que nessas pessoas são mais acentuadas, e por isso mesmo causam certa estranheza... Como psicólogo, percebo essa questão de grau constantemente...


Abraços.

Toalhinha
Veterano
# ago/07
· votar


Bog
não. nós nunca tiramos sarro. até pq alem de não ser diverto, seria usado como prova de ódio e coisas do tipo. e não se tem muito senso de humor em um ambiente paranóico. mas não é tão triste O_o é normal, ué

Bog
Veterano
# ago/07
· votar


Toalhinha

Heheh, mas eu mereço um desconto, devia ter 11 anos na época, tirava sarro sem entender. Quanto a ser ou não triste, depende do nível, né? Quando chega no nível de não poder deixar a pessoa sair na rua, receber visitas em casa ou mesmo ficar sozinha em casa... A coisa começa a ficar complicada.

Mauro Lacerda
acentuando algumas características que todos temos

Eu não vejo turcos assassinos me perseguindo em lugar nenhum!!! =P

Léo TM
Veterano
# ago/07
· votar


Na minha familia uns 3 ja passaram umas férias num hospício, mas não foi por loucura, muitas vezes por vícios e etc...

Tem uma frase de uma banda eles dizem assim:
"A loucura é normal, quem é muito normal é que acaba sendo louco..."

Fogo de Outono - Eduardo Farias

Tem uma da Clarice Lispector no livro um sopro de vida que é legal tbm...
"Existem dois tipos de pessoas, os doidos e os não doido, a única diferença entre os dois, os doidos fazem o que pensam..."

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


up doidão aleatório

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


Normal é quem segue os padrões da média do paradoxo vigente, com pequena margem de erro.

Louco é quem está fora da curva paradoxal para qualquer um dos lados, um outlier.

/estatistica

J. S. Coltrane
Veterano
# set/10
· votar


Bog
Veterano # Enviado: 9/ago/07 01:08
Citar Votar Denunciar


Tenta me convencer de que isso é questão cultural...


^
^
^
até o Bog já foi troll na vida

J. S. Coltrane
Veterano
# set/10
· votar


Loucura não existe. é um conceito inventado pela sociedade pra poder definir quem merece viver entre a civilização e quem merece estar preso. Por isso varia de comunidade pra comunidade.

é isso que a história nos mostra. A loucura é o lado de fora de algo que não pode e não aceita ter limites: a cultura/civilização.

Bog
Veterano
# set/10
· votar


J. S. Coltrane
até o Bog já foi troll na vida

Claro que não. Teria sido troll se eu antes não tivesse descrito a situação.

Continuo achando que esse papinho de que loucura não existe só é bonito porque não é a tua mãe que resolve guardar todo o lixo que produz no armário da cozinha, não é o teu pai que sai jogando pedras nas pessoas porque acredita que todos estão o perseguindo. Existem doenças diagnosticáveis e tratáveis que se encaixam no que chamaríamos de loucura. Quem já teve um doente na família sabe que não é nada bonitinho.

Agora, Tenta me convencer de que isso é questão cultural...

Excelion
Veterano
# set/10
· votar


Bog

Meu limite pra loucura de fato e cultura não é definido, pois não sei se existe alguma "prova física" (no cérebro) que alguém sofre de esquizofrenia, paranóia, claustrofobia, TOC...

The Root Of All Evil
Veterano
# set/10
· votar


Excelion

Eu não sei de todos os tipos de loucura, mas sei que pra alguns tipos tem sim.

Konrad
Veterano
# set/10
· votar


Excelion
pois não sei se existe alguma "prova física" (no cérebro) que alguém sofre de esquizofrenia, paranóia, claustrofobia, TOC...

Dá para ver alterações em MRI's e Pet Scans, se não me engano....

brunohardrocker
Veterano
# set/10
· votar


Comer carne bovina no Brasil é normal, na China é abominável.

Ainda não diferencio a China da Índia no meu mada mundy. Só quando vejo a fisionomia do povo.

Joe Road
Veterano
# set/10
· votar


Um cara que come gafanhotos, no Brasil é louco, na índia é normal. Comer carne bovina no Brasil é normal, na China é abominável.

num tá trocado isso naum? oO

J. S. Coltrane
Veterano
# set/10
· votar


Bog
Eu, como 90% das pessoas, tenho alguém doente na família. Não é por isso que adoto a visão policial-medicalizadora-farmacêutica. E tenho noção de como se processa o mecanismo das doenças que é atenuado pelas drogas, mas que não podem ser curadas por elas, pois o louco é um sintoma da sociedade esquizo em que vivemos.

The Root Of All Evil
Veterano
# set/10
· votar


o louco é um sintoma da sociedade esquizo em que vivemos.


Então vocêm não tem noção de como se processa o mecanismo das doenças que é atenuado pelas drogas.
Pelo menos não da várias delas.

Konrad
Veterano
# set/10
· votar


J. S. Coltrane

Eu, como 90% das pessoas, tenho alguém doente na família. Não é por isso que adoto a visão policial-medicalizadora-farmacêutica. E tenho noção de como se processa o mecanismo das doenças que é atenuado pelas drogas, mas que não podem ser curadas por elas, pois o louco é um sintoma da sociedade esquizo em que vivemos.

Mas Coltrane, embora haja um grande lobby farmacêutico por ai, a eficácia dessas drogas no combate de distúrbios que levam a aauto destruição e alteração de personalidade é inegável.....

Não tem nada de socialmente construído em cortar-se ou se pendurar na janela fugindo dos Nazistas que invadiram o apartamento....

O que há de social aisão as imagens que a mente doente usa para dar vazão às imagens doentes que produz....

J. S. Coltrane
Veterano
# set/10 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


The Root Of All Evil
Konrad

Sim, as drogas funcionam em certo nível, mas não resolvem. A terapia acompanha, muitos largam. Também não se trata aqui se vitimizar ninguém ou abrir todo tipo de desculpas para qualquer tipo de ato.

O que há de social aqui são as imagens que a mente doente usa para dar vazão às imagens doentes que produz....

onde está a doença então? No passado faziam lobotomias, o histórico é negro. Temos que usar as coisas sabendo dos seus limites.

Dogs2
Veterano
# set/10
· votar


J. S. Coltrane
Eu como 90% das pessoas

José Serra

Bog
Veterano
# set/10
· votar


J. S. Coltrane

Eu não disse que é preciso medicar ou que lobotomia e eletrochoque são a cura. Só disse que a loucura existe, e que está longe de ser aquela coisa bonitinha do "mais louco é quem me diz".

Animal Mother
Veterano
# set/10
· votar


Coloca "normal e patológico psicopatologia" no google. Vai encontrar centenas de textos de gerador de lero-lero discutindo isso.

Animal Mother
Veterano
# set/10
· votar


http://www.amazon.fr/normal-pathologique-Georges-Canguilhem/dp/2130549 586

Livro clássico sobre o tema. Planejo lê-lo.

J. S. Coltrane
Veterano
# set/10
· votar


Bog
Bem longe mesmo. Mas isso não tem nada a ver com fatores culturais ou não, talvez seja só uma associação com um tipo de pessoas que fazem essa crítica. Fatores culturais não são desculpas e não acabam com o livre arbítrio.

Kensei
Veterano
# set/10
· votar


brunohardrocker
Ainda não diferencio a China da Índia no meu mada mundy. Só quando vejo a fisionomia do povo.


Velho, depois de tanto tempo, espero que vc tenha se encontrado, na loucura, ou na vazia normalidade, em todo caso, para os pasrões sociais atuais, de acordo com a sua frase supracitada, em um exame psicotécnico, vc seria considerado louco.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Loucura e normalidade