Loucura e normalidade

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# ago/07


O que é loucura?

O que é normalidade?

Qual o conceito de loucura e de normalidade?

Um cara que come gafanhotos, no Brasil é louco, na índia é normal. Comer carne bovina no Brasil é normal, na China é abominável.

Alguém pode vir aqui e responder: "Ah, loucura é um estado fora do normal", mas o que é o normal?

Comentem, filosofem, redijam, dissertem, discorram, façam uma poesia, uma epopéia, escrevam um livro, um documentário, lancem uma coletânea sobre o assunto.

adnz
Veterano
# ago/07
· votar


loucura


s. f.,
alienação mental com modificação profunda da personalidade;
estado de louco;
acto próprio de louco;
temeridade;
imprudência;
extravagância;
doidice;
tresvario.


normal


do Lat. normale

adj. 2 gén.,
conforme à norma ou à regra comum;
que serve de regra, de modelo;
exemplar;
habitual;
ordinário;
s. f.,
linha perpendicular à tangente ou ao plano tangente, no ponto de contacto;
recta perpendicular a um plano.

adnz
Veterano
# ago/07
· votar


conforme à norma ou à regra comum;
que serve de regra, de modelo;
exemplar;
habitual;


Logo pode se deduzir que a normalidade está relacionada com a regra que serve de modelo. Por exemplo, a regra que serve de modelo no Brasil é comer carne, mas na China a regra que serve de modelo é comer cachorros. Logo, para loucos, em um lugar onde só se tem loucos, os loucos são normais, mas para quem vê de fora, os loucos são loucos. Logo loucura e normalidade dependem do ponto de vista.

Bog
Veterano
# ago/07
· votar


brunohardrocker
na China é abominável

Mas hein!?!?!?!? Eu conheço vários chineses, e eles comem carne bovina normalmente. Você não estaria falando dos HINDUS? O motivo é religioso, não tem a ver com loucura. Além do mais, comer carne de cachorro não é considerado loucura no Brasil.

Existe sim a "loucura", ou ao menos coisas que são consideradas distúrbios pela medicina. E não tem nada a ver com comportamentos extravagantes ou com "comer gafanhotos". Tem a ver com uma alienação de uma realidade perfeitamente tangível. Enxergar coisas que não existem, ouvir vozes vindas de lugar algum, agir constantemente de forma irracional. Exemplo: eu tinha uma tia-avó que era considerada doente, pois era paranóica. Ela acreditava veementemente que estava sendo perseguida por turcos assassinos (?) enxergava esses perseguidores mesmo onde não havia ninguém, atacava pessoas desconhecidas na rua ou mesmo pessoas que iam visitar a família. Falando assim, parece engraçado, mas ela precisou ser internada, poruqe as alucinações dela começaram a atrapalhar a vida da família e a se tornar uma ameaça mesmo para ela própria.

Tenta me convencer de que isso é questão cultural...

adnz
Veterano
# ago/07
· votar


Não é questão cultural, mas para ela ela não estava louca, ela era normal. Mas obviamente, vocês e todos os outros consideravam ela louca.

Bog
Veterano
# ago/07
· votar


adnz

Heheheh, mas é porque existe uma realidade objetiva, e ela estava claramente alienada dessa realidade. Claro que para ela, tudo era normal. Incluindo o fato de que turcos assassinos a perseguiram por toda a parte e a todos os momentos por anos, mas ela nunca era atacada diretamente e nunca morria. E quando ela detectava um turco assassino na rua e se defendia, o máximo que ele fazia era sair de perto dela resmungando "mas que velha maluca". Tudo perfeitamente normal....

Vale lembrar que a psiquiatria já não usa mais o termo "loucura", e sim coisas mais específicas. Além do mais, a gente usa a palavra fora do contexto original, muitas vezes.

Exemplo: você vê um cara correndo a 150 km/h numa avenida de SP. Você pode até dizer que ele é "louco", mas não imagina que ele é realmente um doente. Imagina-se que o cara está ciente do risco, mas é imprudente e irresponsável. Agora, se ele estivesse correndo porque acredita que essa é a única forma de afastar o meteoro que se aproxima da Terra (?), e que com isso ele está salvando toda a humanidade... aí o cara realmente é louco.

Bog
Veterano
# ago/07
· votar


adnz

AH, mas eu tenho que admitir que muitas vezes o conceito de "normal" se confunde com a moral vigente. Num passado não muito distante, uma pessoa que fosse atéia, fumasse maconha ou fosse homossexual era considerada doente, louca, anormal. Levou um bom tempo para que a medicina começasse a separar o que faz parte da moral cristã (no caso dos países ocidentais) daquilo que realmetne é distúrbio.

Se bem que tem muito cristão por aí que ainda acha que homossexuais são doentes, a despeito da completa ausência de evidências concretas que suportem essa tese... Sendo que na pior das hipóteses, homossexualidade é imoral do ponto de vista da moral cristã.

Realmente, acho que muitas pessoas confundem loucura com coisas que vão de encontro à moral vigente.

BTW, alguém já assistiu Bicho de 7 Cabeças? Filmão...

fernando tecladista
Veterano
# ago/07
· votar


é loucura perder tempo no OT mas eu acho normal

luiz_sjrp
Veterano
# ago/07
· votar


É normal ser louco. É louco ser normal.
Eu sou louco, mais isso é normal. Eu sou normal, mais isso é louco.
Então você se achar louco é normal. E você se achar normal é louco.
Então seja louco e fique normal, ou então, seja normal e fique louco.

Snakepit
Veterano
# ago/07 · Editado por: Snakepit
· votar


adnz
alienação mental com modificação profunda da personalidade;

Por essa definição não sobra absolutamente NINGUÉM, todo mundo é louco.

Vale aquele ditado:
"Muitos me chama de louco, mas me admiram por curtir minha loucura em paz".

Não sei quem disse isso, mas me lembra o mestre Raul!

Jiuvaskala
Veterano
# ago/07
· votar


"Dizem que sou louco!!!!!!!!"

maggie
Veterana
# ago/07
· votar


Jiuvaskala
Mais louco é quem me diz,
E não é feliz...
Eu sou feliz!

Jiuvaskala
Veterano
# ago/07
· votar


maggie
=)

heheheh, por aí mesmo!!

Percival
Veterano
# ago/07
· votar


eu não sou louco! meu psiquiatra que disse... =p

castanho
Veterano
# ago/07
· votar


Normalidade... estacionamento...

Loucura: A melhor das qualidades... (pelo menos a minha)

o//

Toalhinha
Veterano
# ago/07 · Editado por: Toalhinha
· votar


brunohardrocker
a ética local, man..

se vc segue, vc é normal. se vc enrola ela em papel de seda, bate um papo e depois sai correndo com medo, então é outra coisa..




uma coisa interessante que eu fiz no orkut um tempo desses, foi conversar com indianos. arrumei alguns amigos indianos e o ingles deles é uma graça, mas nem só isso.. eles tanto acham absurdo vc comer carne o quanto é absurdo vc criar um animal de estimação. mas nenhum deles me falou isso diretamente, então eu devo ter ferido a cultura local um milhão de vezes até descobrir isso =D

maggie
Veterana
# ago/07
· votar


arrumei alguns amigos indianos e o ingles deles é uma graça

[sotaque indiano on]
índian people likes talking with brazilian friends
[/sotaque indiano off]

eles tanto acham absurdo vc comer carne o quanto é absurdo vc criar um animal de estimação. mas nenhum deles me falou isso diretamente, então eu devo ter ferido a cultura local um milhão de vezes até descobrir isso =D

dos animais de estimação eu não sabia =O

Toalhinha
Veterano
# ago/07
· votar


maggie
ééé
um deles, uma fez teve uma gata, ele achou na rua e e levou pra casa, quando pivete. mas no outro dua a mãe dele tinha levado ela embora O_o

e é uma raridade achar um deles que já tenha tido um animal de estimação por um dia, ao menos. uma vez, eu vi um que tinha animais.. mas eu procurei alucinadamente por dias, até achar <o>

lula_molusco
Veterano
# ago/07
· votar


Vão ler O Alienista de Machado De Assis eahueahaeuh

ROTTA
Veterano
# ago/07
· votar


"De perto, ninguém é normal".
Abraços.

RafaelValeira
Veterano
# ago/07
· votar


brunohardrocker
Um cara que come gafanhotos, no Brasil é louco, na índia é normal. Comer carne bovina no Brasil é normal, na China é abominável.

Na verdade vc inverteu. Comer gafanhotos é normal na China e não comer carne bovina é normal na Índia.


maggie
[sotaque indiano on]
índian people likes talking with brazilian friends
[/sotaque indiano off]


Eita, vc já conversou com indiano?

ROTTA
Veterano
# ago/07 · Editado por: ROTTA
· votar


RafaelValeira
Comer gafanhotos é normal na China e não comer carne bovina é normal na Índia.

Insetos no sudeste asiático em geral. Na Índia, em compensação, frangos e porcos não têm regalias... =)

Abraços.

RafaelValeira
Veterano
# ago/07
· votar


Marco Alan Rotta
frangos e porcos não têm regalias

Mais ou menos, depende da região da India. E da religião do camarada!
Conheci muito indiano que era totalmente vegetariano, e um ou outro q não era...
Pôxa, tem indiano que até come carna de vaca tb! :)

Bog
Veterano
# ago/07 · Editado por: Bog
· votar


Marco Alan Rotta

Tenho um vídeo de uns amigos comento casulo de bicho da seda na China!!! Deve ser boooooooooom. Hahhaha, mas a gente brinca aqui que os chineses dividem as substâncias em 2 categorias: comestíveis e pedras. :) O sistema digestivo dessa gente só pode ser mais evoluído que o nosso, não dá para entender... hahah

Todos

É bonito falar "todos somos loucos" ou "melhor é ser louco e ser feliz". Mas quem já teve uma pessoa doente na família sabe que a coisa pode ficar pesada, triste mesmo. Desejo que todos fiquem com as idéias bonitinhas sobre a loucura e nunca tenham que lidar com uma mãe ou irmão com alucinações ou paranóias, que caga na cama ou que perde a capacidade de te reconhecer.

ROTTA
Veterano
# ago/07 · Editado por: ROTTA
· votar


RafaelValeira
Mais ou menos, depende da região da India. E da religião do camarada!

Sim. O vegetarianismo é tão forte que até o McDonals tem uma "linha" completa neste sentido. E nada de carne bovina.

Conheci muito indiano que era totalmente vegetariano, e um ou outro q não era...

Eu conheci vários. E fiquei dois dias morando em uma casa Krishna (não comem nem ovo!).

Bog
Tenho um vídeo de uns amigos comento casulo de bicho da seda na China!!! Deve ser boooooooooom.

Pior que não deve ser ruim. Até onde eu sei (nunca comi), insetos não tem gosto de quase nada. Tem o gosto daquilo com o que você temperar.

Abraços.

adnz
Veterano
# ago/07
· votar


É bonito falar "todos somos loucos" ou "melhor é ser louco e ser feliz". Mas quem já teve uma pessoa doente na família sabe que a coisa pode ficar pesada, triste mesmo. Desejo que todos fiquem com as idéias bonitinhas sobre a loucura e nunca tenham que lidar com uma mãe ou irmão com alucinações ou paranóias, que caga na cama ou que perde a capacidade de te reconhecer.

Verdade, minha vó tinha Alzheimer e era complicado.

Apesar de que eu acho que a loucura exista em dois tipos: esse de doença mesmo e o outro que diz respeito a cultura e/ou personalidade.


alienação mental com modificação profunda da personalidade;

Por essa definição não sobra absolutamente NINGUÉM, todo mundo é louco.


De fato, mas a modificação profunda de personalidade é em relação aos padrões sociais. Por exemplo, alguém que se veste muito estranhamente, é considerado "louco" pois existe um padrão para o modo de se vestir. Mas acho que ninguém escapa das pequenas loucuras, ou até em alguns casos "loucuras" que podem ser avanços de modos de pensar e agir, mas que hoje são considerados como loucuras.

Agora existe a outra loucura, que é o que o Bog falou, um distúrbio mental. Acho que essa todos sabemos como identificar, apesar de que (não sou nenhum psicólogo nem nada, mas vou arriscar) doenças, ou distúrbios interferem na personalidade e mudam o modo de agir das pessoas. Então estas são consideradas loucas. Acho que a loucura então vem dessa mudança, por vezes mais leve, por exemplo, emos. Pensam diferentemente e agem diferentemente em alguns aspectos, são considerados loucos ou qualquer outro adjetivo parecido. Essa poderia ser considerada uma loucura leva, que não leva a graves mudanças na vida da pessoa. Agora problemas mais sérios são tratados como loucura de verdade...

The Painkiller
Veterano
# ago/07
· votar


Loucura não existe. é um conceito inventado pela sociedade pra poder definir quem merece viver entre a civilização e quem merece estar preso. Por isso varia de comunidade pra comunidade.

Dogs2
Veterano
# ago/07
· votar


Loucura cultural não é loucura... mas existe loucura mental (alucinações e outros sintomas de algum problema neurológico)

MoOn White
Veterano
# ago/07
· votar


Comentem, filosofem, redijam, dissertem, discorram, façam uma poesia, uma epopéia, escrevam um livro, um documentário, lancem uma coletânea sobre o assunto.


HAuHAHuHUAhUAHuHUAhUAHuHAUhUAhUA

Toalhinha
Veterano
# ago/07
· votar


Bog
todos os meus parentes por parte de pai recebem tratamento psiquiátrico, man.. \o/ paranóia é engraçado.. mas quando vc quer matá-lo é foda =\

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Loucura e normalidade