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Ronin Veterano |
# jul/07
Ainda que o acidente com o vôo 3054 da TAM só tenha ocorrido devido a uma série de fatores, uma falha humana está na origem da tragédia, como informa reportagem desta semana da revista Veja. De acordo com a revista, comandante Kleyber Lima, que pilotava a aeronave no momento do acidente, havia deixado o manete (equipamento que controla a aceleração da turbinas) em posição incorreta na hora do pouso.
As informações sobre a investigação, a que a Veja teve acesso, sustentam ainda a hipótese de que não tenha havido derrapagem na pista. Além disso, não teria ocorrido uma pane no sistema de freios. O fato de o reverso direito da aeronave estar travado teria influenciado no acidente: o piloto manteve o manete posicionado para uma situação em que os dois reversores estivessem em pleno funcionamento. A combinação do mau posicionamento do manete com o travamento do reversor foi o que impediu a aeronave de frear.
De acordo com a reportagem, no entanto, mesmo esses dois fatores combinados poderiam não ter resultado em uma tragédia da dimensão da ocorrida no último 17 de julho. O fato de a pista principal do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, ser relativamente curta e não ter uma área de escape também foi determinante. A revista relata dois outros casos de acidentes envolvendo modelos idênticos de aeronave, Airbus A320, e circunstâncias similares, reversor travado e manete mau posicionado. Nesses dois casos, o comprimento maior da pista e a presença de áreas de escape deram aos pilotos um tempo maior para a correção do erro.
Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/acidentecongonhas/interna/0,,OI179 2701-EI10210,00.html
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Canto Veterano |
# jul/07
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As informações sobre a investigação, a que a Veja teve acesso, sustentam ainda a hipótese de que não tenha havido derrapagem na pista.
Também acho, porque teve um outro avião que pousou e não teve problemas.
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Ronin Veterano |
# jul/07
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Canto
Também acho, porque teve um outro avião que pousou e não teve problemas.
Segundo li na net (mas estou com muita preguiça de procurar a notícia), o mesmo av~ião pousou 3 vezes em Congonhas no mesmo dia, e em uma delas chovia três vezes mais do que no momento do acidente.
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Canto Veterano |
# jul/07
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Ronin
av~ião pousou 3 vezes em Congonhas no mesmo dia, e em uma delas chovia três vezes mais do que no momento do acidente.
Tá vendo. Muitas vezes as notícias são mal dadas.
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Dogs2 Veterano |
# jul/07
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Essa reportagem é interessante, mas detesto quando jornalistas pensam que são detetives investigadores
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Rafael Walkabout Veterano |
# jul/07
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Eu to falando que vão colocar na espinha do piloto....é o mais cômodo.
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Sniper Veterano |
# jul/07
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como informa reportagem desta semana da revista Veja
Parei aq
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AkoBlu Veterano |
# jul/07
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veja?
tsc tsc
*balança a cabeça e sai andando*
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CabeçaChataRocker Veterano |
# jul/07
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Nao da pra ter uma opiniao definitiva com tantas versoes a serem provadas, so resta esperar q a verdade apareça e aih sim saber a quem criticar.
Isso qto ao acidente , pq qto à crise td mundo ja sabe de quem cobrar.
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Pardal Veterano |
# jul/07
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Sniper
como informa reportagem desta semana da revista Veja
Parei aq (4)
Veja é uma porcaria. Além do mais, o apuramento da caixa preta ainda não saiu. Isso daí é provavelmente pra jogar a culpa no piloto que:
1) Já está morto mesmo
2) Nunca vai conseguir pagar as indenizações, mas pelo menos não vai dar despesas pra TAM, que pode ter "patrocinado" a reportagem, já que a edição mais recente conta com umna nota da TAM daquelas bem toscas, só pra cumprir tabela e dizer que se sente solidário, vai fazer todo o possível e pá.
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Dogs2 Veterano |
# jul/07 · Editado por: Dogs2
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AkoBlu
Sniper
Pardal
A Veja é uma merda mas de vez em quando dá bola dentro sim. A máfia da arbitragem foi denunciada na primeira vez pela revista Veja... outra coisa, a Veja é de oposição ao Governo e bastante tendenciosa, massacrando o presidente, PORÉM, nessa reportagem (ao que aparenta) a revista praticamente exclui a responsabilidade do acidente da TAM ao Governo Federal. A Veja com certeza não perderia a oportunidade de jogar a culpa toda no Lula e seus capangas.
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pr0view Veterano |
# jul/07
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aquele video la do acidente, mostra 2 avioes pousando para voce comparar a velocidade dos 2 com o do acidente, q estava 2x mais rapido
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guschard Veterano |
# jul/07
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como informa reportagem desta semana da revista Veja
Parei aq (5)
Veja é uma porcaria. Além do mais, o apuramento da caixa preta ainda não saiu. Isso daí é provavelmente pra jogar a culpa no piloto que:
pura especulação de jornalista
As informações sobre a investigação, a que a Veja teve acesso, sustentam ainda a hipótese de que não tenha havido derrapagem na pista.
com a pista molhada, o aviao SEMPRE derrapa... pode derrapar mais, ou menos, dependendo da velocidade q o aviaum encosta, e outras coisas, mas o aviaum sempre derrapa com a pista molhada
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Sashsiam_2 Veterano |
# jul/07
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Falha humana originou tragédia da TAM
Tudo o que dá merda é, direta ou indiretamente, por falha humana.
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luiz_sjrp Veterano |
# jul/07
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"havia deixado o manete (equipamento que controla a aceleração da turbinas) em posição incorreta na hora do pouso."
"o piloto manteve o manete posicionado para uma situação em que os dois reversores estivessem em pleno funcionamento."
Nessas duas frases tem controversias. Se a manete estivesse "mal posicionada" o reversor não seria acionado, porque o reversor e acoplado a manete de aceleração.
"A combinação do mau posicionamento do manete com o travamento do reversor foi o que impediu a aeronave de frear."
Então não é falha humana. Não dos pilotos.
"acidentes envolvendo modelos idênticos de aeronave, Airbus A320, e circunstâncias similares, reversor travado e manete mau posicionado."
Interessante que a Airbus soltou uma nota durante a invetigação "sigilosa", em que dizia que o mal posicionamento da manete poderia ter causado o acidente. Parece que ela já conhecia o problema técnico.
Interessante também que a TAM divulgou uma nota em que dizia que havia fechado um acordo de indenização com uma das familias de vítimas, e depois divulgou outra nota alegando que não tinha feito nenhum acordo. Ou seja, um golpe emocional, ela encostou algumas familias na parede e disse que já havia um valor a ser negociado e que seria melhor as familias aderirem esse acordo para não entrarem em juizo e perderem algum valor...... Um minuto de silêncio as 13:00h.........
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Dogs2 Veterano |
# jul/07 · Editado por: Dogs2
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luiz_sjrp
"A combinação do mau posicionamento do manete com o travamento do reversor foi o que impediu a aeronave de frear."
Então não é falha humana. Não dos pilotos.
Ora bolas
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luiz_sjrp Veterano |
# jul/07
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Dogs2
com o travamento do reversor
Esse daqui é que eu dizia ser "Não dos pilotos"
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Ibanez GSA 270dx Veterano |
# jul/07
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Falha humana originou tragédia da TAM
isso era tudo que Anac, Infraero e o c4ralho a 4 queriam, colocar a culpa nos pilotos...
mas um acidente de aviao NUNCA é originado por um erro, e sim um SERIE DE ERROS que acontecem ao mesmo tempo... portanto, teve erro de piloto, mecanico, da pista etc.
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128556 Veterano |
# jul/07
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nao duvido .. mas a culpa nao é só dele
aquele negocio de grooving.. q sao as ranhuras.. tds pousaram menos ele..
sei la.. =/
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AkoBlu Veterano |
# jul/07 · Editado por: AkoBlu
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Dogs2
A Veja com certeza não perderia a oportunidade de jogar a culpa toda no Lula e seus capangas
será?
não tenho argumentos pra rebater sua informação mas ainda assim tenho um pé atrás com essa revista...apesar de ter lido ela durante bastante tempo...Oo
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Thiago Yoshiki Veterano |
# jul/07
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Colocar a culpa nos pilotos é fácil, eles não estão vivos para se defenderem.
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Fastturtle Veterano |
# jul/07
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Tudo o que dá merda é, direta ou indiretamente, por falha humana.
\o/
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ROTTA Veterano |
# jul/07 · Editado por: ROTTA
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É bem "possível" que, em função do reverso pifado, o piloto tenha se atrapalhado com os manetes. Se foi isto mesmo, na prática, ele pousou com um dos lados da aeronave acelerado, o que explicaria muita coisa. Mas vamos esperar para ver...
informa reportagem desta semana da revista Veja
Ué? Não era a Veja uma revista totalmente contra o Lula?
Antes que me alfinetem: eu não considero que isto torna a crise aérea menos grave e o governo federal menos incompetente.
Abraços.
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Machine Gun Man Veterano |
# jul/07
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Cheeeeeeeeeeega!
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Edu Hendrix Veterano |
# jul/07
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Prefiro esperar o resultado da caixa-preta.
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Ronin Veterano |
# jul/07
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Marco Alan Rotta
Antes que me alfinetem: eu não considero que isto torna a crise aérea menos grave e o governo federal menos incompetente.
Concordo com você... tanto nesta parte quando a estranheza no que se refere a esta reportagem ter surgido na Veja (que é uma das maiores militantes do VDL (Vamos Derrubar o Lula)).
Mas que se isto se comprovar verdade muita gente na TV e na mídia em geral terá de morder a língua por relacionar este acidente com o caos aéreo, isto sim vai.
128556
aquele negocio de grooving.. q sao as ranhuras.. tds pousaram menos ele..
O mesmo avião, outras duas vezes no mesmo dia... em uma delas chovia 3x mais que no momento do acidente.
Pardal
Isso daí é provavelmente pra jogar a culpa no piloto que:
Esta sua afirmação faria sentido, de verdade, se esta reportagem tivesse saído na Carta Capital ou no blog do Paulo Henrique Amorin... mas na Veja?? Qual a intenção da Veja em jogar a culpa no piloto (consequentemente tirando das costas do governo)??
Dogs2
Essa reportagem é interessante, mas detesto quando jornalistas pensam que são detetives investigadores
A questão é o jornalismo faz isto o tempo todo (e normalmente a conclusão é sempre a que mais interessa aos interesses deles). Só quando o governo federal falou em criar um órgão e um sistema para punir as reportagens da mídia que se provassem falsas e etc, a mídia clamou aos quatro ventos: "Nosso dever é expor os fatos, não somos investigadores".
Isto chama-se investigação por conveniencia. ;)
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