Afinal, qual eh a diferença entre mp3, mp4 e mp5 o.O

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# jul/07 · Editado por: Bog
· votar


PQP, o pessoal anda confundindo MP3 com TOCADOR de MP3. Vamos deixar as coisas separadas, que tal?

MP3 é um nome reduzido para o MPEG1 Layer III, que é um formato de codificação de áudio.

MP4 é o MPEG-4, que é um formato de codificação de vídeo.

Existe também o MPEG-1, usado por exemplo no VCD, e o MPEG-2, padrão de codificação usado pelos DVDs.

MP5 não existe (ainda), pelo menos não como um formato de codificação de áudio ou vídeo. Não sei de onde que tiraram que é "50% menor que o MP3".

Todos eles são padrões ISO (International Organization for Standarization) - sim, aquele mesmo do ISO-9000. MPEG quer dizer "Moving Picture Experts Group". Esse grupo é formado por pesquisadores de todo o mundo, de várias empresas e universidades, e são os caras que definiram todos os padrões MPEG. Quem quiser, pode até baixar a especificação dos padrões na página do MPEG: http://www.chiariglione.org/mpeg/standards.htm (notem que não existe especificação para MPEG-3, o MP3 é o MPEG-1 Layer 3).

Agora, estão confundindo o MP3 (formato) com o TOCADOR de MP3 (aparelho). Pior, um aparelho como o iPod ou o PSP podem reproduzir MP4, e daí por diante alguém acha que o número após o "MP" se refere às capacidades do tocador.

Laranja-Olho
Veterano
# jul/07
· votar


mp5 e mp4 sao inuteis, mp3 q eh bom...



Atenciosamente, a direção.

anonymous4
Veterano
# jul/07
· votar


mp5 é uma submetralhadora alemã.

Quando falam mp5 vem a sempre a metralhadora em mente. o/

Jack Holland
Veterano
# jul/07
· votar


Basser-Shelter
prefiro as que arrancam cabeças, shotguns se não me engano =D

Qualquer arma arranca a cabeça se vc conseguir acertar na mesma... até a glock =)

TWT ICE

na awp so imbativel (2)

fgr
Veterano
# jul/07
· votar


se mp5 fosse apenas as funções do mp4 mais camera digital eu poderia mudar o nome do meu celular p mp8 pois além dele fazer isso tudo ainda filma, tem jogos, navega na internet e ainda faz ligações!! rsrsrs

Ronin
Veterano
# jul/07
· votar


O BOG falou tudo.

Só para complementar. O MP5 foi uma jogada de marketing dos camelôs, que não fazem idéia do que MP3 e MP4 realmente significam. Como o MP3 toca música, e o MP4 toca vídeo, eles acharam que adicionando +1 função viraria o MP5... normalmente os "MP5"s que vemos por aí são MP4 + câmera ou MP4 + Jogo.

Cabeça De Balde
Veterano
# jul/07
· votar


Bog
Não sei de onde que tiraram que é "50% menor que o MP3".

Daqui:

http://tematica.mercadolivre.com.br/mp5

Destroyer of Xerox
Veterano
# jul/07
· votar


MP5 vem camera...

será que celular já seria o mp6 antes mesmo do mp5???

O iPhone eu considero!

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


Cabeça De Balde

Seja lá quem escreveu isso, creio que falou besteira. Na melhor das hipóteses, como disseram aí em cima, foi uma invenção mercadológica de quem não tem a menor idéia do que significam os números no MP3 ou MP4. Pode procurar a especificação do "formato MP5", você não vai encontrar.

Também pode procurar aqui a extensão ".mp5" para ver que tipos de arquivo usam ela.

Se não acredita em mim, pode também perguntar para qualquer outro estudante/profissional/pesquisador da área de informática se alguém conhece o padrão MP5. Vou ficar bem surpreso se alguém conhecer.

Destroyer of Xerox
Veterano
# jul/07
· votar


Bog
É uma bela verdade isso..
Fazer o que, as pessoas inventam coisas que não tem haver né?
Mas ainda lançará mp6, mp7 e o caralho a quatro..

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


Destroyer of Xerox

Engraçado que aqui no Japão nenhuma loja vende coisas chamando de MP5. Aliás, nenhuma loja vende coisas chamando de MP3 também. Tem tocador de MP3, tem reprodutor de vídeo, mas MP3, MP4, MP5 ou MP9 não existem.

Analogias:

Havia o DVD com áudio 5.1. Aí lançaram aparelhos com áudio DTS, os DVE. E então melhoraram a resolução nos DVF. Os DFG tocam também VCD.

Havia a Guitarra com single-coils. Então inventaram a Guitarrb, com humbuckers. A ponte com trêmolo é característica da Guitarrc, assim como o Floyd Rose pertence às Guitarrd. Agora, com a revolução digital, existe a guitarra que simula guitarras, Guitarrh!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinal, qual eh a diferença entre mp3, mp4 e mp5 o.O