Ciencia da computação - alguem jah fez? eh bom? vale a pena?

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# jul/07 · Editado por: Bog
· votar


Bob esponja do recife
alguem jah fez?

Eu. Me formei em 2002.

eu quero mesmo aprender a programar computador (...) lah realmente ensina esse tipo de coisa?

Sim, ensina, mas se você o que você quer é só aprender a programar, faça um curso de tecnólogo. Um tecnólogo pode aprender a programar em diversas linguagens e a usar várias tecnologias "do mercado". Ciência da Computação normalmente tem um enfoque bem mais teórico.

Aliás, já te aviso que ser apenas programador não é algo para a vida toda. O salário não é alto. Normalmente, a tarefa de "apenas" programar fica só para pessoas com curso técnico, estágiários ou outros em início de carreira. Quase todos os meus colegas da faculdade são "desenvolvedores" ou "analistas de sistema", trabalham com mais partes do processo, contato com o cliente, arquitetura, até coisas administrativas mesmo, como controle de gastos e etc. Alguns ainda sujam as mãos (= programam) de vez em quando, mas não são todos. Eu preferi seguir a carreira de cientista mesmo.

eh verdade q soh tem teoria e pouca pratica?

Não necessariamente. Depende do curso, e depende de você. No meu caso, eu programei bastante coisa antes de me formar. Mas prática mais próxima do "mundo real" só no estágio mesmo.

eu tava pensado em fazer tbm design de jogos... eh melhor?

É melhor para quem quer fazer design de jogos. Ciência da Computação é melhor para quem quer fazer Ciência da Computação. E ambos dependem da universidade. Fazer Ciência da Computação na Uniesotérica é bem diferente de fazer Ciência da Computação na Unicamp.

eh muito complicado man?

Para a maior parte das pessoas, é sim. Apesar da (equivocada) crença que existe entre os engenheiros de que é tudo muito fácil. Mas se você conseguir entender bem de lógica formal e matemática, consegue se virar bem.

eles explicam direito ou mandam o cara pesquisar e se ferrar?

Depende da universidade. Mas não pense que é de todo ruim te deixarem meio sozinho. Muita gente não se toca disso, mas professor que ensina tudinho é coisa de colégio. Na universidade, você é que tem que querer aprender, e o professor só serve para ajudar (ou atrapalhar, em alguns casos). Você é que tem que ter a iniciativa. E vai ser assim para o resto da tua vida. No "mundo real" do mercado de trabalho, ninguém vai ficar te puxando pela mãozinha também.

os livros sao bem explicados?

Sim.

da muita dor de cabeça?

Sim.

meu sonho eh um dia ainda trabalhar na microsoft \o/

Hhahah, espero que você tenha outros sonhos. Como dizem, trabalhar na Microsoft está para a computação assim como trabalhar no McDonalds está para a alta culinária.

jah vi esse negocio de pascal esse ano.. eh meio complicado.. mas..

Não tente aprender simplesmente a linguagem de programação. Tente aprender a lógica da coisa. Mas concordo que saber programar um pouco ajuda. Eu mesmo programava um pouco em BASIC quando entrei na faculdade. Heheheh, mas não tente aprender BASIC, já era. Pascal também é meio ultrapassado, mas se for só para aprender a lógica da coisa, serve sim. Não se prenda à sintaxe (as regras da linguagem) mas sim à semântica (o que as coisas significam).

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


Ah, e uma coisa interessante quanto aos nerds: a maior parte dos nerds mais nerds que eu conheci na faculdade nunca terminou o curso. Eles não conseguiam entender a importância daquilo tudo, e acabaram saindo para brincar de hacker e de programador Linux por aí. Para programar, não precisa fazer mais que a metade do curso. Aliás, nem precisa fazer ESSE curso.

O resto das pessoas foi se tornando cada vez menos nerd no sentido "clássico" da palavra. Todos começaram a ter vidas alternativas. Tenho ex-colegas que viraram DJ, astrólogo, crítico de cinema... até eu tenho minha vida alternativa como músico de meia-tigela, hahaha. Acho que o teor de nerdice é tão alto que para sobreviver a gente precisa de alguma válvula de escape.

Guto EADG
Veterano
# jul/07
· votar


Bog

todos meus colegas são nerds vintage.

the_paranoid
Veterano
# jul/07
· votar


comece com C e logo depois passe para C++. pronto.

Guto EADG
Veterano
# jul/07
· votar


comece em C. modo jônio.

digo123
Veterano
# jul/07
· votar


comece com C e logo depois passe para C++. pronto.
Comece direto com uma programação orientada a objetos, senão ferra.

Eu sei bem C e quando fui passar pra Java quebrei a cara =/ mas agora ta sussa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ciencia da computação - alguem jah fez? eh bom? vale a pena?