Juventude sem ética!?

Autor Mensagem
jimmy vandrake
Veterano
# jun/07
· votar


O problema é a relativização dos valores.
O que antes era dividido em certo e errado, hoje não é mais. Tudo é relativo.

É isso, ailson.!
Acho que vivemos a era da conveniência, que tem sido mola propulsora para as atitudes das pessoas, que acabam decidindo suas atitudes embasadas no que for mais fácil, mais acessíel, mais rentável, menos trabalhoso, mais prazeroso. . . Não importa o senso coletivo mas sim o individual confundindo os limites da ética e da moral.

Lúthien Tasardur
Veterano
# jun/07
· votar


Eu acho...ia até criar um tópico mais ou menos assim "Tenho vergonha de ser dessa geração" hehe

faneli
Veterano
# jun/07
· votar


Estão deixando de fazer o que é certo e o que é bom para se marginalizar e fazer coisas erradas, contra os bons custumes e valores?


Isso engloba ficar enxendo a cara, ouvindo black metal num posto (de gasolina, etc..) com amigos e amigas bangers até as 5 da manham?

Se sim, acho que eles estão perdendo os valores sim....\m/

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


É bonito falar que "a juventude tá perdida", mas se for ver pelos valores dos meus avós, ou dos fundamentalistas cristãos estadunidenses, eu sou a própria imoralidade: escuto rock, não vou à igreja e pratico sexo antes do casamento!

Christina Amaral
Veterano
# jun/07
· votar


Depende o seu ponto de vista sobre o que é ética...

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


Christina Amaral

Moral == leis e valores assumidos por uma sociedade, ou por segmentos, normalmente transmitidos por instituições como família, escola, igreja, mídia, etc.

Ética == disciplina filosófica que discute/questiona/estuda a moral.

faneli
Veterano
# jun/07
· votar


instituições como família, escola, igreja, mídia, etc.


Ou seja... valores distorcidos por todas essas instituições....

Christina Amaral
Veterano
# jun/07
· votar


igreja, mídia
**medo**

Grow
Veterano
# jun/07
· votar


Dogs2
sei lá kra, h8ahuahuuauhahua, eu lembro, queria akela versão

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


faneli
Christina Amaral

Daí a importância da ética. Mas o autor do tópico estava falando de moral, não de ética. Minha posição se mantém: não faltam valores, os valores é que são outros. Algumas pessoas não percebem isso. Por exemplo, o jovem evangélico olha para o agnóstico e pensa que ele não tem valores. Errado, o agnóstico tem outros valores, que não foram passados pela igreja, mas que não deixam de fazer parte de alguma moral.

Mas definitivamente, se hoje em dia a Globo é quem espalha a moral... tenham medo, muito medo.

Kirk_Hammett
Veterano
# jun/07 · Editado por: Kirk_Hammett
· votar


Patys
pr essas e outras que nao sigo ética nenhuma =D

vadia

Canto
Veterano
# jun/07
· votar


Acho que caminham juntas a ética com a moral, que engloba os valores...

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


Canto

Repito:

Moral == leis e valores assumidos por uma sociedade, ou por segmentos, normalmente transmitidos por instituições como família, escola, igreja, mídia, etc.

Ética == disciplina filosófica que discute/questiona/estuda a moral.

Essas são as definições aceitas de forma geral pelo meio acadêmico, e mais ou menos as mesmas usadas há séculos pelos mais diversos pensadores.

Bog
Veterano
# jun/07 · Editado por: Bog
· votar


Canto

Vou dar um exemplo da diferneça entre ética e moral. Aqui no OT, tem um cara que está apaixonado por uma menina que tem namorado. Ele quer saber o que deve fazer. O que nos diz a moral?

A moral cristã diz que ele não deve desejar a mulher do próximo.

Uma outra moral diz que ele deve lutar para conseguir o que deseja - mesmo que isso o leve a "roubar" a namorada de alguém.

Pode-se notar que são 2 posturas conflitantes. Alguém com comportamento moral mas sem preocupações éticas vai aceitar uma das 2 posições e pronto. São valores. Mas isso traz outras questões:

1. POR QUE ele não deve desejar a mulher do próximo?
2. Quais são os LIMITES para a luta por aquilo que se deseja?
3. Estaria ele fazendo um MAL ao atual namorado da menina, caso ela o abandone para ficar com o colega?
4. POR QUE ela não poderia ficar com os 2?
5. Se o namorado atual ficar sabendo e resolver tirar as satisfações, o nosso amigo pode se declarar inocente?

E por aí vai. Discutir essas questões é o papel da ética. À ética não cabe "ter valores", e sim questionar. Por isso, eu acredito que o seu tópico não está correto. Você parece dizer que os valores da juventude estão mudando, que a moral é diferente daquela que você aceita. Mas valores diferentes não quer dizer que sejam inexistentes - até o Fernandinho Beira-Mar tem os seus valores, obviamente bem diferentes dos meus ou dos teus. Uma postura ética é um passo além: questionar esses valores.

Conseguiu entender a diferença?

Canto
Veterano
# jun/07 · Editado por: Canto
· votar


Bog
Conseguiu entender a diferença?

Obrigado! Agora consegui entender a diferença...
Ética questiona. Valores são o que cada tem de importância. Moral é a personalidade, o caráter, a conduta.

Canto
Veterano
# jun/07 · Editado por: Canto
· votar


Mas complica diferenciar esses três!

Alessandra
Veterano
# jun/07
· votar


Moral é a personalidade, o caráter.
Pepeô pepeô!!!

Pera lá, aiuhauiha é meio diferente.

Canto
Veterano
# jun/07
· votar


Bog
Olhei seu perfil e vi que você vem pouco aqui no OffTopic.
Volte sempre, ehehe!

Alessandra
Veterano
# jun/07
· votar


Volte sempre, ehehe!

AUIAHAHAUHAUIHAUH É o walkabout II gentë!!!

Canto
Veterano
# jun/07
· votar


Alessandra
Moral é a personalidade, o caráter.
Pepeô pepeô!!!

Pera lá, aiuhauiha é meio diferente.


Mas é tipo isso... Eu acho.

Canto
Veterano
# jun/07
· votar


Alessandra
É sério? Rafael Walkabout?

Alessandra
Veterano
# jun/07
· votar


Canto
Não é não!

:]

Izzy Dragon
Veterano
# jun/07
· votar


O problema é a relativização dos valores.
O que antes era dividido em certo e errado, hoje não é mais. Tudo é relativo


Exatamente. Toda geração acha que a sua era melhor com relação à mais nova porcausa desse relativismo.

- No meu tempo os jovens eram mais educados.
- No meu tempo as brincadeiras eram bem mais legais, a gente não ficava só na frente do videogame/TB
- No tempo do Atari que era bom, a gente se divertia um monte...

Bom e velho saudosismo cego. Tem muita gente que acha que no tempo da ditadura militar é que era bom... não tinha essa putaria toda na TV e nos cartazes de propaganda de cerveja.

Nossos avós viam nossos pais nos movimentos hippies e diziam "Cambada de vagabundos, só ficam se drogando e se promiscuindo".

Nossos pais nos vêem na Internet e dizem "Preguiçosos alienados, só ficam na internet jogando tempo fora. No meu tempo a gente se importava com as causas políticas e sociais".

Foi, é e sempre vai ser assim... naturez humana.

Canto
Veterano
# jun/07 · Editado por: Canto
· votar


Resumidamente escrevi aqui o que consta no dicionário Aurélio:

Ética -
Normas e princípios.
Estudo dos juízos que analisam o comportamento humano.

Valor -
Qualidade que faz alguém estimável.

Moral -
Regras de conduta e hábitos julgados válidos.

Personalidade -
Caracteriza a individualidade de uma pessoa.

Caráter -
Qualidades, modo de ser e agir de cada um.

Canto
Veterano
# jun/07 · Editado por: Canto
· votar


...

Canto
Veterano
# jun/07 · Editado por: Canto
· votar


Meu primeiro post que abre a discussão foi editado da forma correta.

Abraços a todos que ajudaram a melhorar:

Alessandra
Bog
Gui Downfall

Canto
Veterano
# jun/07
· votar


Continuem dando suas opiniões...

jimmy vandrake
Veterano
# jun/07
· votar


Lúthien Tasardur
Eu acho...ia até criar um tópico mais ou menos assim "Tenho vergonha de ser dessa geração" hehe
Não se envergonhe, nossos políticos são de outra geração e não tem o menor constrangimento em roubar, caluniar, burlar, matar, mentir, sacanear, e se protegerem e ainda por cima de tudo pedir seu voto novamente. Eita, fuminho bão !

ROTTA
Veterano
# jun/07
· votar


Estão deixando de fazer o que a ética julga ser certo e bom para se marginalizar e fazer coisas erradas, contra os bons custumes e valores?

Sim. Mas é o povo quase todo, e não apenas os jovens.
Abraços.

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


Canto

Hhahahah, mas aí é que tá. O que são "bons" costumes? "Bons" costumes podem variar. Como eu disse, não tenho "bons" costumes se formos ver os valores da época dos meus avós ou dos cristãos fundamentalistas estadunidenses. Para eles, fazer sexo antes do casamento é imoral, condenável, um absurdo.

Esse papo de "bons costumes" é coisa de moralista. O que são "bons costumes" para você podem não ser "bons costumes" para mim. A tua moral pode ser diferente da minha. Você não pode chegar aqui e declarar que "bons costumes" são os teus, e que qualquer um que não se enquadre nos TEUS costumes está fazendo "coisas erradas".

Por isso pedimos um exemplo. Dê um exemplo de "coisas erradas" que a juventude anda fazendo agora e que antes não faziam.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Juventude sem ética!?