Brasil perde 26 bilhões de reais por ano com corrupção

    Autor Mensagem
    Capitao Caverna666
    Veterano
    # mai/07


    Um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) revela que o custo médio anual da corrupção para o Brasil, em valores correntes de 2005, é de R$ 26,2 bilhões, valor equivalente a 1,35% do Produto Interno Bruto (PIB). A quantia é superior ao orçamento de sete ministérios para este ano.

    Somados, os gastos previstos para 2007 dos ministérios das Cidades, Cultura, Desenvolvimento Agrário, Esporte, Meio Ambiente, Transportes e Turismo são de R$ 25,5 bilhões, isto é, R$ 700 milhões a menos que os prejuízos anuais com corrupção. O dinheiro perdido com o crime também é quase igual ao orçamento da Pasta da Educação para este ano, que é de R$ 27,6 bilhões.

    A pesquisa da Fiesp compara, entre os anos de 1975 e 2005, indicadores relativos ao Brasil e ao Chile, país menos corrupto da América Latina. Através de dados da própria Fiesp, do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional (FMI), da ONG Transparência Internacional e da Barro e Lee, o estudo mostra que, durante o período, a média do produto per capita brasileiro passaria de US$ 6,8 mil para US$ 8,3 mil, caso o nível de corrupção medido aqui fosse o mesmo do país vizinho. Enquanto lá o índice de percepção da corrupção é de 7,3, no Brasil é de 3,7. Quanto maior o índice, menor a corrupção.

    O estudo aponta algumas razões para o problema. Entre elas, a elevada burocracia, a lentidão do sistema judiciário, o elevado poder discricionário do Estado na implementação e condução de políticas e os baixos salários no setor público. Um exemplo citado pela pesquisa é que enquanto um chileno demora 27 dias para abrir uma empresa, no Brasil a média é de 152. Segundo a Fiesp, a corrupção reduz a eficiência do gasto público e desestimula o investimento. Se comparado com o Brasil, o Chile gastou menos com saúde e educação (porcentagem em relação ao PIB de cada país). Porém, a escolaridade dos chilenos é melhor que a dos brasileiros.

    Segundo a Fiesp, para combater a corrupção, o Brasil precisa fazer seis reformas nas áreas econômica e institucional – a fiscal, a do sistema tributário, a microeconômica, a do sistema judiciário, a política e a administrativa. O cientista político Antonio Flávio Testa acredita que o sistema político brasileiro leva a práticas corruptas. “A política é uma atividade nobre. No entanto, para combater esses atos ilícitos no Brasil, tem que haver uma reforma política. Por exemplo, os bancos e as empreiteiras elegem seus representantes parlamentares, que tem influência no Congresso”.

    Testa diz que a captura do estado para interesses privados prejudica o crescimento do Brasil que, segundo ele, é totalmente desigual. “Parte da elite é beneficiada e os pobres não. A Operação Navalha da Polícia Federal (PF) mostrou que as obras ligadas às classes mais desfavorecidas da população não foram concluídas”. Ele afirma que esses casos de corrupção na administração pública só estão sendo desvendados porque as investigações ficaram mais eficientes. “A tecnologia da informação hoje é bem mais desenvolvida que antigamente. Mesmo assim, ainda estamos patinando na questão institucional. A PF prende e a justiça solta. A população não entende isso”.

    De acordo com o cientista político, o brasileiro é tão acostumado a ver corrupção que acredita que a prática ilegal faz parte do cotidiano. “Há no Brasil um problema para diferenciar o que é público e o que é privado. Algumas autoridades acham que os cargos assumidos em órgãos públicos lhes dão o direito de ser donos. A corrupção é um problema cultural”. Testa também critica o Poder Judiciário no país. “Como a população não vê justiça, as pessoas consideram normal essas situações. Surge o seguinte raciocínio: as coisas são assim e vão continuar dessa forma.” Testa acredita que o crime só vai acabar, ou pelo menos diminuir, quando a formação do cidadão mudar desde o berço, assim como as relações entre pais e filhos forem reformuladas.

    Leandro Kleber
    Do Contas Abertas

    TWT ICE
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    1 bilhao veio pra mim

    Kobberminer
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    O que mais me enfurece eh o fato de que a dívida poderia ser quitada na época do Jucelino Kubistchek...

    Me Wise Magic
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Me Wise Magic
    · votar


    ***Editado pela Moderação***

    old steel
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    No japão o cara é pego por corrupção e morre de vergonha,caso do suicídio de um ministro e um secretário esta semana.No Brasil,os caras também morrem,só que de rir da nossa cara.

    thiaguinhu
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    old steel
    bem lembrado ....

    talvez no Brasil a solução fosse sumir com uns 3 ou 4, fazendo com q as últimas palavras de cada um deles, fossem ditas para outros corruptos ...algo do tipo

    "eles me pegaram ...fuja enquanto é tempo"

    Grow
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    1 bilhao veio pra mim(2)

    ROTTA
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Brasil perde 26 bilhões de reais por ano com corrupção

    Depois de perder a vergonha na cara, qualquer valor que aparecer é pouco.

    Abraços.

    maggie
    Veterana
    # mai/07
    · votar


    A FAVOR da institucionalização do suicídio para os corruptos.
    Japão DJÁ.

    Devil Boy
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Suicídio nada. Eu quero é tirar uma casquinha também.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Brasil perde 26 bilhões de reais por ano com corrupção