Autor |
Mensagem |
Black Fire Gato OT 2011 |
# mai/07
Mas Peru vem da prata e Turkey eu não sei, alguns países tem nomes de aves, outros tem nome de santo, outros tem nome de árvore, outros nem tem nome, são apenas estados unidos. Geografia não é fascinante?
|
TG Aoshi Veterano |
# mai/07
· votar
Well... é, mas não mto olhando-a desse jeito...
|
tom_delonge182 Veterano |
# mai/07
· votar
intrigante, diria eu...
|
GuitarHouse Veterano |
# mai/07 · Editado por: GuitarHouse
· votar
Mas Peru vem da prata - Nao, nao vem.
O nome dos países do Novo Mundo - entre eles, o Brasil - foi dado pelos descobridores europeus. Sei que isso hoje desagrada à ala tupiniquim da comunidade acadêmica, que também não gosta que se utilize o termo "descobrir", não quer comemorar os 500 anos do Brasil e gostaria de organizar uma gigantesca manifestação de repúdio a Cabral. Eu é que não entro nessa discussão; só sei que naquela época esta era a regra do jogo - quem domina e coloniza, dá o nome - e nem preciso dizer que os primitivos habitantes dessas regiões nunca foram chamados a opinar. Os critérios desse batismo, como sabemos, foram os mais variados. A Venezuela ganhou esse nome por causa de uma aldeia indígena construída sobre palafitas no lago Maracaibo, que lembrou aos marinheiros de Colombo a distante Veneza. O nome de nossa vizinha e rival, a Argentina, vem de prata (no Lat., argentu); aliás, não é por acaso que ali também fica o Rio da Prata. Foi uma avaliação equivocada dos navegadores espanhóis, que se impressionaram ao ver os nativos cobertos de adereços e jóias, sem saber que aquela riqueza era apenas aparência (vou resistir à maldade de dizer que isso é bem coisa de argentino). Na América Central, Honduras significa funduras (do Esp. hondo, "fundo"), local onde os pilotos de Colombo encontraram águas muito mais profundas que o comprimento de suas sondas. Na maioria dos casos, no entanto, os europeus terminaram optando mesmo pelo nome nativo da região; o México, a Guatemala, Cuba, o Haiti, a Nicarágua, o Chile, por exemplo, estão neste grupo - e com eles o Peru.
Por sua vez, o nosso peru de Natal (meleagris gallopavo) já era domesticado no México antes do descobrimento da América. Dali foi levado por Cortez para a Espanha, de onde, pela qualidade e abundância de sua carne, passou rapidamente à Inglaterra e aos demais países vizinhos. Por volta de 1580, já era presença costumeira nos banquetes de quase toda a Europa. A popularidade do peru pode ser medida pelo fato de Shakespeare (circa 1600) poder mencioná-lo na sua peça Noite de Reis (Twelfth-Night, Ato 2, Cena V) para criticar Malvólio, pressupondo que a audiência estivesse acostumada com o bicho e com seu hábito de inchar o papo e eriçar as penas. Nas ocasiões especiais, o peru passou a figurar nas mesas junto a seus ilustres predecessores, os faisões, os cisnes e até mesmo os pavões. Dizem que foi Charles Dickens, no século passado, quem deu o empurrão definitivo para torná-lo a ave por excelência do Natal.
Desde o início os esquisitos ingleses denominaram a ave de turkey - literalmente, Turquia. Para justificar essa opção, os dicionários ingleses explicam que os mercadores que provinham do Mediterrâneo oriental (o denominado Levante) eram conhecidos na Inglaterra como mercadores da Turquia, porque a região fazia então parte do Império Turco. Possivelmente tenham incluído a ave entre suas mercadorias e daí a confusão: passaram a chamá-la de Turkey cock ("galo da Turquia") e depois, muito simplesmente, turkey.
Fonte: http://www.sualingua.com.br/08/08_peru.htm
PS: por isso que o GOOGLE já ta dominando o mundo!
|
# mai/07
· votar
GuitarHouse
hmmm, cifraclub também é cultura!
|
# mai/07
· votar
GuitarHouse
Eu li um livro sobre a América Latina que dizia que Peru era sinônimo de prata, mas a tua explicação faz mais sentido.
|
Dogs2 Veterano |
# mai/07
· votar
Black Fire
Geografia não é fascinante?
Isso tá mais pra etimologia, ou sei lá o quê, do que Geografia
|
# mai/07
· votar
Dogs2
Geografia é poesia e tudo que termina com ia, menos sua tia.
|
Dogs2 Veterano |
# mai/07 · Editado por: Dogs2
· votar
Black Fire
[cazuza]
Geografia, eu quero uma pra viver!
[/cazuza]
|
# mai/07
· votar
Dogs2
\o/ tá pegando o jeito.
|
Dogs2 Veterano |
# mai/07
· votar
Black Fire
de leve! hhaahaha eu faço Geografia
|
# mai/07
· votar
Dogs2
de leve! hhaahaha eu faço Geografia
Que massa! Faz de papel machê?
|
Dogs2 Veterano |
# mai/07
· votar
Black Fire
não, massa eu faço misturando farinha de trigo, ovos, fermento, água e sal
|
# mai/07
· votar
Dogs2
não, massa eu faço misturando farinha de trigo, ovos, fermento, água e sal
Culinária também é geografia!
|
james_the_bronson Veterano |
# mai/07
· votar
Turkey cock
huahuahau seria algo como "piru-peru"?
|
Blackus Veterano |
# mai/07
· votar
james_the_bronson
cock é galo... ou no sentido sexual é pinto
|
# mai/07
· votar
Blackus
entao..
(no texto explica isso de "galo" ;)
|
# mai/07
· votar
foi uma piada, ou uma tentativa
|
Kobberminer Veterano |
# mai/07
· votar
Uhn... interessante.
|
Atom Heart Mother Veterano |
# jun/12
· votar
Caralho, o que alguém vai fazer na Turquia? Podia ir pros EUA, Canadá, França, Alemanha, mas TURQUIA? Porra.
|
snowwhite Veterano |
# jun/12
· votar
Atom Heart Mother Caralho, o que alguém vai fazer na Turquia?
Olha, parece que é lindo. Dizem.
|
The Laughing Madcap Veterano |
# jun/12
· votar
Caralho, o que alguém vai fazer na Turquia? Podia ir pros EUA, Canadá, França, Alemanha, mas TURQUIA? Porra.
Turcas >>>
for reals brah
|
Spect Veterano |
# jun/12
· votar
|
Atom Heart Mother Veterano |
# jun/12
· votar
e ir morar em Eskişehir (não sei nem soletrar essa merda)
|
Viciado em Guarana Veterano |
# jun/12
· votar
Aprendi que Turkey é peru graças ao Age of Empires 2!
Dizem que o ópio é barato na Turquia, isso procede?
|
# jun/12
· votar
Nossa véi, esses tópicos da minha fase pré-universitária são horríveis.
|
Dental Floss Tycoon Veterano |
# jun/12
· votar
Culpa do benflogin.
|
# jun/12
· votar
Isso é anterior ao benflogin.
|
elyts Veterano |