Cristo Redentor: uma das sete maravilhas do mundo

Autor Mensagem
Rato
Veterano
# jul/07
· votar


Jornal: eleição das 7 maravilhas é farsa global


Especial

Cristo Redentor, um dos símbolos do Rio de Janeiro, é oficialmente uma das novas sete maravilhas do mundo


Um editorial publicado nesta segunda-feira pelo jornal espanhol El Mundo afirma que a eleição das sete novas maravilhas mundiais - entre as quais figura a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro - foi uma "farsa em escala global".


» Novas e antigas maravilhas
» Veja as novas maravilhas
» Cristo Redentor é eleito
» Opine sobre o assunto

O jornal afirma que os espanhóis ficaram "profundamente decepcionados" ao saber que o candidato do país, o monumental palácio muçulmano da Alhambra, na Andaluzia, não receberá o status.

"A explicação é bem simples: a eleição se deu por votos através da Internet e de telefones celulares. O Brasil tem 188 milhões de habitantes, por isso existia um potencial de votantes muito maior que a Espanha ou a Grécia (que concorria com a Acrópole)".

Apesar de considerar alto o número de votos na eleição - 100 milhões, segundo os organizadores - o El Mundo disse que o processo foi "um grande negócio" marcado por "simpatias nacionais".

"O que (o organizador Bernard) Weber fez não foi divulgar estas grandes maravilhas artísticas do mundo, e sim tirar proveito delas do ponto de vista econômico. O que é incrível é que prefeituras e instituições públicas em todo o mundo tenham se prestado a participar desta farsa global".

"Após o sucesso comercial deste concurso, é certo que dentro de muito pouco tempo serão organizados outros para eleger as sete belezas naturais do mundo ou os 11 melhores jogadores de futebol da história", diz o texto.

"O negócio está assegurado, porque o público está ávido por este tipo de espetáculos, baseados nas possibilidades de participação oferecidas pela Internet e as novas tecnologias. Tudo, entretanto, é apenas espelho criado por um gênio de marketing que deve estar rindo do mundo a estas horas", conclui o jornal.

França e Alemanha
A crítica ao concurso - e a contestação à eleição do Cristo Redentor - ecoou em outros jornais da imprensa européia. Do país que concorria com a Torre Eiffel, o francês Le Figaro lançou a crítica ao número oficial de votantes.

"A organizadora new7wonders reivindica 100 milhões de votos. Cem milhões de votantes? Certamente não: o 'direito' estava limitado a um voto por endereço eletrônico, nada impedia de utilizar vários endereços por pessoa e multiplicar da mesma forma os votos por mensagens de celular para 'rechear as urnas' virtuais", criticou o jornal.

"Ninguém achava que a Grande Muralha ficaria ausente. Em comparação, as autoridades do Camboja (13 milhões de habitantes) antecipavam a ausência entre os finalistas do principal sítio arqueológico do país, o templo de Angkor".

Por sua vez, o alemão Berliner Zeitung diz que a ausência do castelo Neuschwanstein entre os sete escolhidos mostra que "o gosto mundial poderia ser mais refinado".

"A nova lista se firmará? Dificilmente. A África e a América do Norte estão ausentes. Também porque a América Latina votou por si e contra os 'gringos', a Estátua da Liberdade de Nova York não teve chance", criticou o diário.

"A pré-seleção dos monumentos foi surreal, com campanhas histéricas sendo lançadas na Jordânia, no Brasil e mesmo na Bavária".

"Além disso, a lista não foi menos eurocêntrica que a antiga, ao contrário do que diz o organizador, o cineasta suíço Bernard Weber: com exceção da Grande Muralha da China e do Taj Mahal, o significado de todas as maravilhas do novo mundo foi originalmente definida por arqueólogos e historiadores da arte ocidentais".



eita =/

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


Rato

*acordando agora*....Diz aí , afinal quem ganhou esse troço?

Rato
Veterano
# jul/07
· votar


ZXC

O cristo ganhou miss. Acho q ficou em 3º =)

mas como disseram, votação pela internet ferra. Se houvesse 7 maravilhas chinesas nessa votação não haveria chance haha

Grow
Veterano
# jul/07
· votar


então... ganhou, e agora?

Kensei
Veterano
# jul/07
· votar


Rato
mas como disseram, votação pela internet ferra. Se houvesse 7 maravilhas chinesas nessa votação não haveria chance haha

Muito bem pensado.

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


Rato
Não entendi , ganhou ou ficou em 3º lugar?

Grow
Veterano
# jul/07
· votar


ZXC
os dois... são 7 magavilhas, lembra?

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


Grow
Ahhhhh agora entendi....valeu!
*ainda bocejando*

Índio_DT
Veterano
# jul/07
· votar


Resumindo:
Quais foram as 7 maravilhas do mundo?

jimmy vandrake
Veterano
# jul/07
· votar


Hã Hã, tá bom o Cristo é uma maravilha, e o Rio de janeiro outra, tá bom !

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cristo Redentor: uma das sete maravilhas do mundo