Autor |
Mensagem |
Guto EADG Veterano |
# mar/07
Ateus e Ateus
Há dois tipos de ateus: os que não acreditam que Deus existe e os que acreditam piamente que Deus não existe. Os primeiros relutam em crer naquilo de que não têm experiência. Os segundos não admitem que possa existir algo acima da sua experiência. A diferença é a mesma que há entre o ceticismo e a presunção de onissapiência.
Acima da distinção de ateus e crentes existe a diferença, assinalada por Henri Bergson, entre as almas abertas e as almas fechadas. Vou explicá-la a meu modo. Como tudo o que sabemos é circunscrito e limitado, vivemos dentro de uma redoma de conhecimento incerto cercada de mistério por todos os lados. Isso não é uma situação provisória. É a própria estrutura da realidade, a lei básica da nossa existência. Mas o mistério não é uma pasta homogênea. Sem poder decifrá-lo, sabemos antecipadamente que ele se estende em duas direções opostas: de um lado, a suprema explicação, a origem primeira e razão última de todas as coisas; de outro, a escuridão abissal do sem-sentido, do não-ser, do absurdo. Há o mistério da luz e o mistério das trevas. Ambos nos são inacessíveis: a esfera de meia-luz em que vivemos bóia entre os dois oceanos da claridade absoluta e da absoluta escuridão.
O simbolismo imemorial dos estados "celestes" e "infernais" demarca a posição do ser humano no centro do enigma universal. Essa situação - a nossa situação - é de desconforto permanente. Ela exige de nós uma adaptação ativa, dificultosa e problemática. Daí as opções da alma: a abertura ao infinito, ao inesperado, ao heterogêneo, ou o fechamento auto-hipnótico na clausura do conhecido, negando o mais-além ou proclamando com fé dogmática a sua homogeneidade com o conhecido. A primeira dá origem às experiências espirituais das quais nasceram os mitos, a religião e a filosofia. A segunda leva à "proibição de perguntar", como a chamava Eric Voegelin: a repulsa à transcendência, a proclamação da onipotência dos métodos socialmente padronizados de conhecer e explicar.
A religião é uma expressão da abertura, mas não é a única. A simples admissão sincera de que pode existir algo para lá da experiência usual basta para manter a alma alerta e viva. É possível ser ateu e estar aberto ao espírito. Mas o ateu militante, doutrinário, intransigente, opta pela recusa peremptória do mistério, deleitando-se no ódio ao espírito, na ânsia de fechar a porta do desconhecido para melhor mandar no mundo conhecido.
Dostoiévsky e Nietzsche bem viram que, abolida a transcendência, só o que restava era a vontade de poder. Aquele que proíbe olhar para cima faz de si próprio o topo intransponível do universo. É uma ironia trágica que tantos adeptos nominais da liberdade busquem realizá-la através da militância anti-religiosa. As religiões podem ter-se tornado violentas e opressivas ocasionalmente, mas a anti-religião é totalitária e assassina de nascença. Não é uma coincidência que a Revolução Francesa tenha matado dez vezes mais gente em um ano do que a Inquisição Espanhola em quatro séculos. O genocídio é o estado natural da modernidade "iluminada".
|
Carlos Henrique 2 Veterano |
# mar/07
· votar
another one?
|
Guto EADG Veterano |
# mar/07
· votar
Carlos Henrique 2
nunca postaram esse texto aqui.
|
brunohardrocker Veterano |
# mar/07
· votar
os que não acreditam que Deus existe
Esses eu respeito.
os que acreditam piamente que Deus não existe
Esses não.
|
The_Fourth_Horseman Veterano |
# mar/07
· votar
Por mim Deus do mesmo jeito pode existir como não existir...
Nunca tive provas de que ele existe, mas também nunca tive de que ele não existe...
|
Vick Vaporub Veterano |
# mar/07
· votar
os que não acreditam que Deus existe
Esses eu respeito.
os que acreditam piamente que Deus não existe
Esses não.
Como se os ateus se importassem com isso. euahuea
|
jessi Veterano |
# mar/07
· votar
Guto EADG
post grande!
mais vou ler depois eu comento!!!
|
# mar/07
· votar
Vick Vaporub
Como se os ateus se importassem com isso. euahuea
Os ateus não se importariam em ter o respeito de 90% da sociedade? Quer dizer então que vcs gostam de ser discriminados?
|
Guto EADG Veterano |
# mar/07
· votar
nao... eu achei esse um bom texto, pq jah vi mtos topicos aqui, e mtos pareciam pensar q ser "ateu" era sinonimo de encarar o mundo com mais inteligencia e objetividade.
|
# mar/07
· votar
A inteligência, a riqueza e qualquer outra coisa nesse sentido INdepende da religião. Essa coisa de que ser ateu é ser mais inteligente, superior, é pura propaganda.
|
Rato Veterano |
# mar/07
· votar
o q mais tem por aí é pseudo ateu.
O pélinha tem uma aula de sociologia com um professor revoltado e já sai como papagaio de pirata haha
|
BokuWa Veterano |
# mar/07
· votar
Mais um...
próximo.
|
Jeckyll e Hyde Veterano |
# mar/07
· votar
eu nunca vou ler isso
|
Guto EADG Veterano |
# mar/07
· votar
Jeckyll e Hyde
mesmo q tu lesse... nao ia entender.
|
BokuWa Veterano |
# mar/07
· votar
Religião é veneno.
|
Curly Veterano |
# mar/07
· votar
O Prof. Olavo de Carvalho é um exemplo de intelectual de inegáveis qualidades mas que afundou seu pensamento em dois terrenos pantanosos: religião e as teorias conspiratórias... Antes de idolatrar o homem vejam isso:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=87091
|
Mega Veterano |
# mar/07
· votar
Eu sou ateu, e pra evitar toda essa argumentação exposta aí em cima, seja ela contra a favor, eu simplesmente digo o seguinte: se Deus é tão bom e conferil a seus filhos o livre arbítrio, então eu to fazendo uso do meu e escolhi não acreditar nele. ;)
|
TIO_TEDDY Veterano |
# mar/07
· votar
o ceticismo é o começo da fé
|
TIO_TEDDY Veterano |
# mar/07
· votar
Olavo de Carvalho é um exemplo de intelectual de inegáveis qualidades
Que 90% do que escreve é bobagem. Chegou até a dizer que as leis de Newton estavam erradas
|
# mar/07
· votar
Mega
se Deus é tão bom e conferil a seus filhos o livre arbítrio, então eu to fazendo uso do meu e escolhi não acreditar nele. ;)
Certo você, e merece ser respeitado por isso.
|
# mar/07
· votar
Religião é veneno.
Fanatismo é veneno, no caso fanatismo tanto religioso como ateu é veneno e faz mal, muito mal.
|
BokuWa Veterano |
# mar/07
· votar
Fanatismo é veneno, no caso fanatismo tanto religioso como ateu é veneno e faz mal, muito mal.
Com toda certeza.
|
paranauê Veterano |
# mar/07
· votar
conferil
=O
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# mar/07
· votar
Olavo de Carvalho tem Orkut, e de vez em quando manda scrap pras pessoas.
|
Guto EADG Veterano |
# mar/07
· votar
Curly
isso é a tua opiniao.
|
Guto EADG Veterano |
# mar/07
· votar
Curly
alem do mais essa comunidade eh tipicamente tendenciosa.
|
Guto EADG Veterano |
# mar/07 · Editado por: Guto EADG
· votar
TIO_TEDDY
Chegou até a dizer que as leis de Newton estavam errada
ele noa disse LITERALMENTE isso.ele soh tava achando erros de LÓGICA nas proposicoes das leis de newton.
|
BokuWa Veterano |
# mar/07
· votar
Pseudo-Intelectual.
|
TIO_TEDDY Veterano |
# mar/07
· votar
Guto EADG
Que seja hehe
|
Mega Veterano |
# mar/07
· votar
nossa, escrevi Conferil alí em cima, não costumo cometer tal erro. Deve ter sido minha dislexia =\
|