Quem fala de si mesmo na 3ª pessoa é. . .

Autor Mensagem
Índio_DT
Veterano
# mar/07
· votar


Pardal
É...nem me abalo...

=(

Pardal
Veterano
# mar/07
· votar


Índio_DT

Eu conheço alguns índios cara, gentes finas aê! Os caras vendem objetos da própra cultura e tal...

Mas o mais triste da situação indígena hoje é o álcool, cara. O contato com o branco, deixa ele todo desmoralizado: A Funai acha que sabe o que que o índio quer e desrespeita a livre determinação dos povos. O índio vai pra cidade mais próxima pra trocar coisas por dinheiro e dinheiro por bebida. Lá a língua dele é chamada de gíria, ele é tratado como subhumano e por aí vai. Sabe como morre a maioria dos índios hoje? Eles, já totalmente desmoralizados, vão pra cidade, bebem pra caramba, em geral cachaça, pra tomarem coragem, daí eles vão e suicidam, cara. Muito triste. man. E o pior é que os antropólogos que vão nas tribos só vão lá pra tirar título de doutor de não sei o que, mestre de não sei lá mais que... Sinceramente, mesmo para os que não admitem isso, o melhor que pode acontecer para um índio, pois é inevitável hoje que ele tenha contato com o branco, é receber missionário: tem missionário ruim que destrói a cultura, mas eu já vi indígena falando e pedindo pra Funai pra deixar entrar missionários nas reservas. Existem tribos que receberam missionários hoje que não tem mortalidade infantil: foi simplesmente erradicada (isso, claro, é efeito de conscientização em pequenas populações, impossível comparar com comunidades grandes); tem missionário que aprende a língua do índio, faz dicionário e gramática, utilizando recursos de notação fonética e tal...

Mas a situação é muito ruim. e ainda tem gente que tem cara de chegar e dizer uma coisa dessas. Queria ver se ele fosse o índio.

Índio_DT
Veterano
# mar/07
· votar


Pardal
Pior que é...
Índio é o ser mais injustiçado aqui no Brasil.
Nao creio que tenha cultura, ou algo do tipo ainda...
péssimo isso.

Pardal
Veterano
# mar/07
· votar


Índio_DT

Já ouvi falar de antropólogo que foi numa tribo que tinha sido totalmente aculturada já, e obrigou os indígenas a inventarem uma nova língua e uma nova cultura, tudo, só pra ele dizer depois que tinha "recuperado" a tribo culturalmente.

Índio_DT
Veterano
# mar/07
· votar


Pardal
Caralho!
Sério isso?
Tá vendo só...é foda isso cara...
tiraram até a cultura que os índios tinham...

Pardal
Veterano
# mar/07
· votar


Boa noite pra vo6... Pardal vai pro ninho...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quem fala de si mesmo na 3ª pessoa é. . .