Como particionar um HD novo?

Autor Mensagem
The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/07


Quero instalar XP e Linux num HD de 160 GB.

Como faço pra particionar, dividindo a unidade numa de 25 GB p/ o Linux e em outra de 135 GB para o XP ?

Vale lembrar que o HD é novinho e não tem nada instalado ainda.

22222 oirartnoc oa
Veterano
# fev/07
· votar


Pega uma faca e...

DarkCreature
Veterano
# fev/07
· votar


The Blue Special Guitar
Bem....o tamanho para cada particão vc pode definir de acordo com suas necessidades. A maneira mais simples é você instalar o Windows XP primeiro com o tamanho que você achar que precisa da partição, ficando assim a outra partição "vazia".
Depois de instalado o Windows XP, você instala o Linux de sua preferência, na partição vazia que sobrou. Ah....na instalação, provavelmente o Linux irá perguntar pra você se você deseja instalar o LILO (é ele que gerencia em qual Sistema Operacional você vai bootar), selecione sim nessa opção.
Logo após o Linux instalado, sempre que voê ligar o micro, vai aparecer um Menu para escolher o Sistema Operacional desejado.

Boa Sorte.

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/07
· votar


DarkCreature

Mas como faço pra determinar o espaço que vou deixar pro XP ?

Guitar_Man
Veterano
# fev/07
· votar


usa o disquete de boot do win98 e execute o fdisk, la vai ter as opçoes pra crias as partiçoes, dae quando instalar o xp, ele vai perguntar a partiçao q queres instalar

LeandroP
Moderador
# fev/07
· votar


Fdisk...

Nele você seleciona a capacidade de cada disco (partição).

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/07
· votar


Guitar_Man
usa o disquete de boot do win98 e execute o fdisk, la vai ter as opçoes pra crias as partiçoes, dae quando instalar o xp, ele vai perguntar a partiçao q queres instalar


E você acha que eu tenho disquete de boot de 98 ?

hahhaha

Só tenho um cd piratão do XP Home.

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/07
· votar


LeandroPanucci
Fdisk...

Nele você seleciona a capacidade de cada disco (partição).


Mas como eu faço pra rodar isso?

LeandroP
Moderador
# fev/07
· votar


The Blue Special Guitar

Arruma uma versão do Windows 98 com boot e dá o boot pelo cd.... fununcia da mesma forma....

... disquete é uma bosta.

LeandroP
Moderador
# fev/07
· votar


The Blue Special Guitar

É só digitar Fdisk no prompt de comando e <enter>

(siga os passos)

DarkCreature
Veterano
# fev/07
· votar


The Blue Special Guitar

Não é necessário usar o FDisk, uma vez que ele só cria volumes FAT32 e não NTFS, embora o Windows XP também trabalhe com FAT32 ainda prefiro a NTFS. Na instalação do Windows XP ele te dá a opção de criar a partição do tamanho que você deseja, sem a necessidade de um software adicional como o FDisk. Quando você bootar pelo cd do XP e for criar a partição dá uma olhada que tem como você determinar o tamanho que deseja.

É bem mais simples

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/07
· votar


DarkCreature
Quando você bootar pelo cd do XP e for criar a partição dá uma olhada que tem como você determinar o tamanho que deseja.

Cara, eu já formatei esse meu pc antigo com XP umas 4x e nunca vi essa opção...

pagode nem morto
Veterano
# fev/07
· votar


Cara, eu já formatei esse meu pc antigo com XP umas 4x e nunca vi essa opção...

=O

Quando você bootar pelo cd do XP e for criar a partição dá uma olhada que tem como você determinar o tamanho que deseja.

Essa é a melhor opção porque é o jeito mais fácil.

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/07
· votar


pagode nem morto

=O


Vale destacar que esse pc, pra formatar, preciso usar o disquete de boot do XP.

DarkCreature
Veterano
# fev/07
· votar


The Blue Special Guitar
Vale destacar que esse pc, pra formatar, preciso usar o disquete de boot do XP.

Não....o CD do XP já é bootável e tem as opções de particionamento.


Cara, eu já formatei esse meu pc antigo com XP umas 4x e nunca vi essa opção...


Tem sim...seja atento .

pagode nem morto
Essa é a melhor opção porque é o jeito mais fácil.


Exato...é muito simples e rápido...e não precisa de softwares adicionais

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/07
· votar


DarkCreature

Pro Linux é obrigatório usar FAT32 ?

Admin
Moderador
# fev/07
· votar


The Blue Special Guitar
linux não é fat. é ext2, ext3, raiserfs entre outros tipos proce escolher =P

Procura pelo partition magic.

Ronin
Veterano
# fev/07
· votar


Admin
linux não é fat. é ext2, ext3, raiserfs entre outros tipos proce escolher =P
Linux trabalha com FAT32 também... e em pouco tempo, irá funfar também com NTFS. Só não recomendo, pois ext3 (logo terá ext4) e reiserfs são um bocado melhores que FAT.

Sobre a formatação, o ideal é ter um CD do WinXP bootável. Logo depois de ele instalar os drivers necessários para rodar a instalação ele lhe mostrará suas partições e pedirá para particionar o HD... cuidado pois tem uma opção na qual ele faz isto automaticamente, e então crie uma partição e coloque o espaço que vc quer, deixando sem particionar o espaço que quer dedicar ao Linux.

Depois de instalar o XP, instale o Linux (razão... a maioria das distros de Linux respeitam a instalação do XP e tornam o seu boot em dual-boot, através do LILO ou do GRUB, doiis gerenciadores de Boot... já o Windows simplesmente reescreve sua área de boot e deixa só para ele).

Se vc usar o Ubuntu (eu recomendo) nem vai precisar configurar o boot pois ele o faz sozinho... e também particiona sua máquina com a opção (usar o espaço não particionado). Outra opção é fazer manualmente... vc irá criar mais 2 partições... recomendo uma LINUX-SWAP de mais ou menos 1 giga, e o resto transforme em uma EXT3 que vai receber seu sistema operacional.

Mesmo que vc instale o XP no seu HD inteiro (como uma única partição) o Gpart, programa que particiona e formata discos do Gnome (Ubuntu), poderá fazer o reparticionamento sem mexer com a instalação do Windows... nos moldes do que faz o Partition Magic.

Agora... a primeira coisa que vc precisa apreder a fazer é bootar seu PC pelo CD do Windows. Sabendo fazer isto, e lembrando da ordem: Windows primeiro, Linux depois... e já anotando de quanto será cada partição sua para ter um planejamento... o resto é seguir instruções na tela.

Sir Cam
Veterano
# fev/07
· votar


Caralho que nerd!

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/07
· votar


Ronin
Agora... a primeira coisa que vc precisa apreder a fazer é bootar seu PC pelo CD do Windows. Sabendo fazer isto, e lembrando da ordem: Windows primeiro, Linux depois... e já anotando de quanto será cada partição sua para ter um planejamento... o resto é seguir instruções na tela.


Beleza, cara.

Deixando 25 GB pro Linux está de bom tamanho?
Pretendo deixá-lo para navegação e trabalhos básicos.
Usarei o Windows apenas para games e outras coisas que não são possíveis no Linux.

DarkCreature
Veterano
# fev/07
· votar


Ronin

Assino embaixo.....melhorou minha explicação.

paranauê
Veterano
# fev/07
· votar


The Blue Special Guitar

Cara, bota 40 pro Linux, pq se tu baixar bastante música e/ou video 25 vai embora rapidinho...e se tu tiver afim mesmo de conhecer, acho q vai curtir e vai substituir o Win rapidinho...

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# fev/07
· votar


Usarei o Windows apenas para games e outras coisas que não são possíveis no Linux.
o wine ta rodando a maioria dos jogos pra windows =O

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/07
· votar


And the meek shall inherit the earth
o wine ta rodando a maioria dos jogos pra windows =O


Isso é um emulador?

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# fev/07
· votar


Isso é um emulador?
mais ou menos.

Homem da Ciência
Veterano
# fev/07
· votar


The Blue Special Guitar
Como particionar um HD novo?


Joga o HD com força no chao que ele se particiona.

Kirk_Hammett
Veterano
# fev/07
· votar


eu tenho uma partiçao com windows 98 só porque meu scanner nao tem drive pro xp ehauehauheaheuheuaheuhuh

Valefort
Veterano
# fev/07
· votar


eu tenho uma partição soh pra um bad block..

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/07
· votar


Deu certo, tranqüilo, na instalação do Windows XP mesmo.

O único problema foi que o Linux não tinha driver para suportar minha placa mãe, logo, não pôde ser instalado.

lobz
Veterano
# fev/07
· votar


caho que na hora de formtar da ra fazer isso

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como particionar um HD novo?