Israel e Palestina: Novela sem capítulo final?

Autor Mensagem
snowwhite
Veterano
# dez/06


08/12/2006 - 08h04
Governo palestino jamais reconhecerá Israel, afirma premiê

da Folha Online

Apenas um dia após o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, receber oficialmente uma recomendação para dissolver o governo palestino liderado pelo Hamas, o premiê palestino, Ismail Haniyeh, anunciou nesta sexta-feira que jamais reconhecerá Israel.

A recusa é um dos motivos para o bloqueio financeiro internacional imposto por países ocidentais, que gera grave crise no governo palestino. A afirmação poderá aumentar o risco de dissolução do governo.

Haniyeh disse ainda que continuará a lutar pela libertação de Jerusalém. "A arrogância mundial [referindo-se aos Estados Unidos] e os sionistas querem que nós reconheçamos a usurpação das terras palestinas, que paremos com a resistência e aceitemos acordos feitos com inimigos no passado", afirmou o premiê a milhares de fiéis que oravam nesta sexta-feira em uma universidade em Teerã.

Ontem, uma comissão da Organização pela Libertação da Palestina (OLP) entregou a Abbas uma recomendação para a dissolução do governo do Hamas, uma forma de tentar acabar com o impasse que paralisa a administração palestina. Abbas, do partido moderado Fatah, busca uma solução para permitir o fim do bloqueio financeiro imposto pelos EUA, União Européia (UE)e outros parceiros internacionais.

O boicote ao Hamas é resultado de uma pressão sobre o partido para que reconheça o Estado de Israel, renuncie à violência e forme um governo de unidade nacional com o Fatah.

Recusa

No Irã, Haniyeh reafirmou sua recusa em obedecer às condições internacionais. "Estou insistindo neste pódio que essas questões não irão se materializar. Nós nunca reconheceremos o governo usurpador sionista e vamos continuar nosso movimento até a liberação de Jerusalém", disse o premiê.

Ele chegou à capital iraniana nesta quinta-feira (7) para uma visita de quatro dias, durante os quais se reunirá com líderes iranianos como o presidente, Mahmoud Ahmadinejad, e o líder supremo do país, aiatolá Ali Khamenei.

Ahmadinejad e o Hamas têm em comum a resistência contra Israel. No passado, o presidente iraniano fez uma afirmação polêmica na qual defendeu que Israel seja "varrido do mapa".

Esta é a primeira visita do premiê palestino ao exterior após o Hamas assumir o poder em março deste ano, depois de vencer as eleições democráticas palestinas em janeiro.

Haniyeh afirmou ainda que os palestinos contam com o apoio do Irã em seu movimento. "Eles [israelenses] pensam que a nação palestina está sozinha. Isto é uma ilusão... temos uma ligação estratégica com a República Islâmica do Irã. Este país é nosso poderoso, dinâmico e estável parceiro", disse.

O Irã já forneceu ao governo do Hamas mais de US$ 120 milhões em 2006, aumentando o financiamento ao grupo e também sua influência entre os palestinos.

Dissolução na pauta

Enquanto o premiê palestino continua sua viagem internacional pelo Oriente Médio, seu governo corre o risco de ser destituído pelo presidente da ANP.

A recomendação para a dissolução do governo do Hamas veio de uma comissão da OLP, entidade que reúne a maioria dos grupos palestinos, tanto nos territórios como no exílio. O partido do presidente da ANP, o Fatah, tem controle absoluto da instituição. O Hamas e o Jihad Islâmico não integram a entidade.

Abbas buscou as recomendações da comissão depois de afirmar, na última semana, que seus esforços para formar uma coalizão moderada de governo com o Hamas (que, assim como o Fatah, possui braços político e armado) chegaram a um impasse.

A crise financeira palestina, causada não só pelo boicote de ajuda de governos ocidentais mas também, principalmente, pela interrupção do repasse de valores arrecadados em impostos por parte de Israel, leva à míngua a infra-estrutura dos territórios palestinos [já bastante deteriorada] e desencadeia confrontos devido ao atraso de salários de milhares de funcionários.

Com agências internacionais

teuabreu
Veterano
# dez/06
· votar


Pq não dão a porra de uns 3.000 m² pros sem terra dos Palestinos e acabam com essa porra???

Daqui uns dias vai jorrar é sangue nas fontes de petroleo!
A terra vermelha dizem que é terra santa, mas pra mim aquilo por lá é terra do capetão

o trono do capetão é em Jerusalem!!!!!!!!

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


Lamentável mesmo....

NoAlarms
Veterano
# dez/06
· votar


Deveriam dar a rocinha para os Palestinos

Dogs2
Veterano
# dez/06
· votar


MST do Oriente Médio

brunohardrocker
Veterano
# dez/06
· votar


Deviam separar Nova York aos judeus, é o local mais adequado.

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


brunohardrocker
Deviam separar Nova York aos judeus, é o local mais adequado.

Já tá cheio lá mesmo...

Rachmaninoff
Veterano
# dez/06
· votar


dizem que é terra santa, mas pra mim aquilo por lá é terra do capetão

(2)

Sir Cam
Veterano
# dez/06
· votar


Enquanto houver um judeu e um árabe na Terra haverá guerra

Carlos Henrique 2
Veterano
# dez/06
· votar


já que os dois ficam brigando, não vou dar a terra pra ninguém e pronto
os dois ficam sem =)

(lembrando da infancia quando brigava com outra criança disputando a msma coisa)

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


Esse tipo de coisa acontece porque o ser humano é sempre igual:

Já que está assim ...deixa ficar.

williamft_9
Veterano
# dez/06
· votar


É tudo uma conspiração da família Rotschild, o própio Hitler era um rotschild e ele foi um dos culpados pelos judeus voltarem a Israel, faz parte da agenda reptiliana.

Grow
Veterano
# jan/09
· votar


acho q israel via guerrear até matar a grande maioria dos palestinos... quem não morrer será capado... assim israel terá a terra prometida sem nenhum arábe pra atrapalhar a vida dourada deles... ah, eu nem ligo pra esse conflito, tá mto longe de mim, mas o q tem de gente inocente morrendo, tanto de um lado como de outro é brincadeira...

Mahasiah
Veterano
# jan/09
· votar


mas o q tem de gente inocente morrendo, tanto de um lado como de outro é brincadeira...


Inocente? Não to dizendo que alguém deva morrer, mas essa não é uma guerra pessoal ou política: quem quer a guerra é o povo como um todo. Não dá pra se falar em inocentes.

Grow
Veterano
# jan/09
· votar


Mahasiah
realmente, imagino o pequeno isaac sendo circuncidado no seu brit milá recebendo de presente um qassam na fuça, sua família toda morrendo por um erro de cálculo dos palestinos... o contrário tb deve acontecer, mas hei, são todos culpados, certo?

não flanger q eu chorus
Veterano
# jan/09
· votar


Quem são as mais gostosas?

( ) As palestinas

( ) As israelenses

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# jan/09
· votar


MST do Oriente Médio

Pior q até o início do século XX eles eram MCT mesmo... foi a ONU a transformou os palestinos em sem terra

Mahasiah
Veterano
# jan/09 · Editado por: Mahasiah
· votar


Grow

O povo palestino exige que o Hamas destrua Tel Aviv.

95% da população israelense apoia a guerra ao Hamas.
Mas talvez o pequeno isaac esteja dentro dos 5% que não são simpatizantes com a guerra (mas isso não quer dizer que sejam totalmente contra).

O favorito como candidato a primeiro ministro de Israel se tornou favorito prometendo derrubar o Hamas e reaver Gaza.

Quando o orgulho sobrepuja o bom senso, a merda tá feita. Invariavelmente.
---

Enquanto isso, do outro lado do mundo...

...os EUA aproveitam pra lucrar duplamente: vendendo armas pra Israel e, de quebra, rezando pra que todo mundo se mate e eles possam assumir o controle das áreas petrolíferas, digo, garantir fisicamente a paz no oriente médio quando o conflito terminar (isso se sobrar alguém depois disso).

E tudo por causa de uma merdinha de um pedaço de terra.

Jio-kun
Veterano
# jan/09
· votar


Triste isso... :/

Mahasiah
Veterano
# jan/09 · Editado por: Mahasiah
· votar


A merda toda começa quando os judeus se acham no direito de voltar pras terras de origem deles, 1500 anos depois de terem saído. Chegam lá, a população de judeus vai crescendo entre os palestinos, depois declaram a independência do Estado de Israel, e ainda acham que são o lado certo da história, porque os palestinos não aceitaram o acordo da ONU (que, aliás, só serve pra meia dúzia de pessoas se sentirem os gurdiães do mundo) de dividir o território com os judeus (feito caçula mimado que não quer dividir o brinquedo favorito).

Depois se acham mais certos ainda, porque conquistaram e ocuparam territórios inimigos e se recusam a deixar essas áreas, contra a vontade da ONU. Bem feito pra ONU, que tomou uma mordida no calcanhar dos 'pobrezinhos' que eles tentaram ajudar.

Agora que o Hamas se ergueu como "autoridade" em Gaza, eu duvido que isso acabe antes que um dos lados seja dizimado.
E o pior é que essa guerra vai servir pra lucrarem vendendo armas e ainda pros governos estrangeiros (principalmente os EUA, como sempre) aumentarem sua popularidade, apoiando o lado que acharem mais conveniente.

Mas longe de mim defender os palestinos ou o Hamas! Pra mim, é tudo um bando de fundamentalista que beira a irracionalidade. Povo que parou no tempo por causa da intolerância religiosa. E pagam o preço por isso. Com sangue. A história prova que quem não acompanha o mundo e sua mudanças ao longo do tempo está

Por isso que eu digo: inocente sou eu que to aqui no meu trampo, não to matando ninguém nem exigindo que o meu governo me traga a cabeça do meu vizinho. Esse povo é doido.

Mahasiah
Veterano
# jan/09
· votar


Por isso, Grow, como eu disse antes, eu não acho que alguém deva morrer.

Mas não acho que haja inocentes naqueles confins, porque a 'imagem geral' daquela área do oriente médio não é a de uma doce e inocente criança sendo circuncidada numa belíssima cerimônia cercada de alegria, com um lindo céu azul ao fundo, orquestrada pelo canto de passáros, como você quis passar no seu post irônico.

O cenário é de crianças segurando AK-47, feliz e voluntariamente, porque querem destruir o inimigo.

Sephiro
Veterano
# jan/09
· votar


No caso dessa ação militar occorrendo agora, Israel tá correto...
Mesmo antes de terminar a trégua de 6 meses estabelecida, o Hamas estava atirando mísseis no território israelense...o que aconteceria aqui se a Argentina resolve fazer ações como essa contra o Brasil? ficamos quietos?

Mahasiah
Veterano
# jan/09
· votar


Sephiro

Analisa a história desde que os palestinos foram expulsos de lá no séc. III d.C. e vê se a situação é tão simples assim.

Headstock invertido
Veterano
# jan/09
· votar


Sephiro
ficamos quietos?
Sim, ou vc acha que vão parar o tráfico para mandar os "fogueteiros" lançarem seus "rojões" na direção da Argentina?

Sephiro
Veterano
# jan/09
· votar


Mahasiah
Não é simples, esse conflito dura séculos, mas uma tentativa de tratado de paz estava em andamento, havia muita expectativa, que foi por água a baixo por causa de um grupo que tomou o poder na palestina a força...

Esse grupo, no caso o Hamas, assim como a maioria dos países árabes, prometeram varrer Israel do mapa...o que Israel pode fazer é desmobilizar esse poder que se declarou inimigo...ele tem esse direito sim por proteção aos israelenses...

Sephiro
Veterano
# jan/09
· votar


Headstock invertido
Sim, ou vc acha que vão parar o tráfico para mandar os "fogueteiros" lançarem seus "rojões" na direção da Argentina?
acho q não viu...a primeira coisa a ser feita seria uma tentativa de dissolvição do governo argentino...

Headstock invertido
Veterano
# jan/09
· votar


Sephiro
Ou pintar-mos a casa rosada de verde-cana... lml_

brunohardrocker
Veterano
# jan/09
· votar


Acho que pra nós não tem muito o que fazer, enquanto aquele povo ensinar a gostar de guerra desde a infância, a paz nunca existirá enquanto não morram todos.
Seria tão fácil resolver a situação se não tivesse tanta ignorância e estupidez humana.

Sephiro
Veterano
# jan/09
· votar


Headstock invertido
tá eu ri e ainda positivei ¬¬

Jg Destroyer
Veterano
# jan/09
· votar


POSITIVE diz:

"Tem q ver tb que os Judeus, se sentiram no direito de expulsar os pirineus,filisteus sob a autorização de Deus, o que é nada a ver"

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Israel e Palestina: Novela sem capítulo final?