Considerações finais (Campeonato Brasileiro 2006)

Autor Mensagem
Pete Magrelo
Veterano
# dez/06
· votar


Bramires
qual é a folha salarial do Paraná HJ?

500 mil...baixissima em comparação aos demais

acho q nao deveria mudar a filosofia..tem muito jogador bom e barato querendo despontar por aí, q dá raça


o coxa contratou o tuta, aristizabal e luis mario em 2004, caiu na 1º fase e ta ate hj pagando esses pembas aí

Ke.Koala
Veterano
# dez/06
· votar


Bramires
vai dizer q vc achou o campeonato brasileiro de alto nivel???

campeonatinho mixu...assistam volei, volei é bom

izzystradlin
Veterano
# dez/06
· votar


campeonatinho mixu...assistam volei, volei é bom

qnd o time vai de mal a pior acontecem essas coisas...
mas não dá nada...
não é de hoje que existem torcedores "modistas"
morrem de amor pelo clube quando está bem..
qnd está mal preferem o vôlei...

Fante
Veterano
# dez/06
· votar


minhas considerações finais: Corinthians num caiu e ainda entro na sulamericana XD

Soulface
Veterano
# dez/06
· votar


Pontos corridos nunca teve graça.
É mais justo?
Sim com certeza. Não acontece coisas como em 2002. Em q o São Paulo foi disparado o melhor time da 1ª fase mas depois não aguentou (nemo SP nem ninguém) com o então 8º colocado. O Santos de Robinho, Diego, Elano e Cia...
Em 2003, primeiro campeonato por pontos corridos, Cruzeiro disparou na frente. Era o melhor time sem dúvidas. mas o campeonato ficou sem graça na reta final.
Em 2004 enfim, o ideal de um campeonato por pontos corridos.
As últimas rodadas foram de perder o fôlego, e o campeão só saiu no final. Mas isso é raro acontecer.
Em 2005... bom, esse capeonato eu acho q deveria ser apagado de todos os registros do futebol mundial assim como a Copa de 78.
Roubalheira da grossa. Legitimidade mais do q questionada. Roubo pra tudo qnto é lado. E no final... título para o time mais "rico" e beneficiado.
Esse ano, méritos para o São Paulo. Melhor time do Brasil na atualidade. Passar um campeonato inteiro com apenas 4 derrotas não é pra qualquer um. Bambizada está contente e a parada gay do ano q vem promoete! hehehehehe
Mas, novamente um final de campeonato sem graça. São Paulo confirmando o título com 2 rodadas de antecedência, mas q já era previsto (e pq não garantido) muito antes disso.
E com isso, o interesse do público vai ficando cada vez menor.
E o futebol brasileiro entrando em decadência.
Não q não apareçam mais craques aos montes. Mas cade eles?
Jogam 1 ano, 2 no máximo e depois vão embora. Deixando o futebol brasileiro tendo q reverenciar uns Obina da vida.
A Lei Pelé está afundando o futebol brasileiro. E a paixão pela camisa de seu clube ou pela pátria amarelinha deixa de existir assim q a bolada de euros cai na conta dos nossos jogadores.

Tudo isso ao som de... SAD BUT TRUE

Ke.Koala
Veterano
# dez/06
· votar


izzystradlin
qnd o time vai de mal a pior acontecem essas coisas...
mas não dá nada...
não é de hoje que existem torcedores "modistas"
morrem de amor pelo clube quando está bem..
qnd está mal preferem o vôlei...


não é bem assim, não sou modista nem gosto MUITO de futebol...sempre preferi volei

e futebol brasileiro ta uma bosta mesmo é fato, cade as revelações como nos outros anos?
eu vi a lista de revelações deste ano tudo jogador meia boca....fala serio

e quem falo q o corinthians ta mal? a posição não foi a melhor do mundo mas tb não foi algo tão desesperador

albertoellobo
Veterano
# dez/06
· votar


campeonatinho mixu...assistam volei, volei é bom (2)


Sinceramente, o São Paulo mereceu ser campeão. Nem precisou fazer nada de mais: tinha o melhor time (eu disse time = conjunto de jogadores focados em prol de um ideal comum), elenco também razoável, mas no mesmo nível de Internacional e Santos. Usou e abusou dos erros dos outros clubes, manteve a mesma pegada até o final, e sagrou-se campeão sem sustos. O campeonato foi dos mais sem-graça, mas isso não tira o mérito do São Paulo. Não sei se ele teria a mesma facilidade um Cruzeiro, Fluminense, por exemplo, não tiverem se desinteressado pelo Campeonato Brasileiro na virada do primeiro para o segundo turno, mas, enfim: o São Paulo foi mais competente em TODOS OS QUESITOS no CB deste ano, do que qualquer outro clube.

Surpresas mesmo foram o Paraná Clube na Libertadores do ano que vêm, o Grêmio em 3°, o Vasco em 6°, e o Fluminense quase caindo. Ninguém esperava estes resultados.

O Corinthians, assim como o Palmeiras andou mal das pernas, mas não foi surpresa nenhum dos dois caírem: são elencos e times bem superiores aos da Ponte Preta, São Caetano, Fortaleza e Santa Cruz.

Emfim, chegou ao final o Campeonato Brasileiro mais apático desde 1991. E os números confirmam: a média de gols e de público foram as mais baixas dos outros 13 anos. Nada mais a acrescentar.

Bramires
Veterano
# dez/06
· votar


Pete Magrelo
500 mil...baixissima em comparação aos demais

acho q nao deveria mudar a filosofia..tem muito jogador bom e barato querendo despontar por aí, q dá raça


o coxa contratou o tuta, aristizabal e luis mario em 2004, caiu na 1º fase e ta ate hj pagando esses pembas aí

É uma folha razoável, embora baixa em relação aos clubes mais antigos..
A do Gremio tá em 920 mil

Santos gasta 900 só nos salários somados do Luxemburgo e do Zé Roberto. =P. E quem ficou na frente na tabela?



Ke.Koala
ai dizer q vc achou o campeonato brasileiro de alto nivel???
ampeonatinho mixu...assistam volei, volei é bom

Bom, um cara q gosta de vôlei não pode ter comentários sobre futebol levados à sério... hahaha

albertoellobo
Emfim, chegou ao final o Campeonato Brasileiro mais apático desde 1991. E os números confirmam: a média de gols e de público foram as mais baixas dos outros 13 anos. Nada mais a acrescentar.

Gostaria q mudasse a fórmula pra antiga novamente, mas achei q foi um bom campeonato, disputado, boas surpresas, a queda do São Caetano q tava fora do lugar dele..
E quanto a média de ´público, não sei de nada, mas meu time foi líder na série A, com mais de 23.000 pessoas por jogo. Acho q não é nada mau..

Certeza
Veterano
# dez/06
· votar


Pete Magrelo
500 mil...baixissima em comparação aos demais

acho q nao deveria mudar a filosofia..tem muito jogador bom e barato querendo despontar por aí, q dá raça


o coxa contratou o tuta, aristizabal e luis mario em 2004, caiu na 1º fase e ta ate hj pagando esses pembas aí


mas tu tá ligado q o olheiro fodão q trouxe angelo, batista, borges, tiago neves, gustavo, etc... pro parana agora foi trabalhar no coxa né!!! tomara q os outros olheiros continuem trabalhando bem tbm...

Bramires
Veterano
# dez/06
· votar


Certeza
pro parana agora foi trabalhar no coxa né!!! tomara q os outros olheiros continuem trabalhando bem tbm...

Da onde veio aquele Peter?? Esse sim joga. O resto do time do paraná é nivelado, sem destaques.

albertoellobo
Veterano
# dez/06
· votar


Bramires

Cara, a formula não está errada, o que está errado é a forma como foi feita a adoção dos pontos corridos: por imposição. Assim não funciona! Deveria haver um período de transição, de talvez umas 2 ou 3 edições, dividindo o CB em dois. Primeiro turno = campeão do inverno; 2° turno campeão de verão. E após encerrar o CB, deveria haver um disputa entre esses dois campeões, mais o campeão e o vice da Copa do Brasil um quadrangular, aí sim, como pontos corridos total, para se conhecer o CAMPEÃO NACIONAL. Sabia que os flamenguistas podem se auto-considerarem campeão brasileiro deste ano tb? Eles ganharam uma competição a nível nacional, assim como o São Paulo. Então, por esta formula esdrúxula de administrar o futebol por parte da CBF, temos a cada ano dois campeões nacionais: um da copa do Brasil e outro do Campeonato Brasileiro, o que não é correto. Quem é o Campeão Nacional deste ano? O São Paulo é campeão do CAMPEONATO BRASILEIRO, o Flamengo da COPA DO BRASIL.... Sentiu a contradição?

Então, se dividíssemos a coisa; Campeão e Vice da Copa do Brasil e os campeões de cada turno do Brasileiro dentro de um campeonato curto, com os 4 melhores do Pais, já com vaga assegurada na Libertaddores, disputando este título, teríamos aí, sim motivação durante todo o ano, e conheceriamos o legítimo CAMPEÃO NACIONAL.

A 5ª vaga da Libertadores poderia ser ocupada pelo clube que obtivesse melhores índices durante o ano nas duas competições, sem necessidade de seletiva.

Acho que é por aí: manteriamos a justiça dos pontos corridos, sem retirar do torcedor a emoção competitiva.

Bramires
Veterano
# dez/06
· votar


albertoellobo
Primeiro turno = campeão do inverno; 2° turno campeão de verão. E após encerrar o CB, deveria haver um disputa entre esses dois campeões,

Até aí concordo.. Se é que temos q ficar com os malditos pontos corridos, então que se faça uma final entre os campeões de turno.

deveria haver um disputa entre esses dois campeões, mais o campeão e o vice da Copa do Brasil um quadrangular, aí sim, como pontos corridos total, para se conhecer o CAMPEÃO NACIONAL

daí virou zona.
a Copa do Brasil é uma competição, o Campeonato Brasileiro é outra.. Nada a ver misturar as duas. O que pode ser feito é um jogo pra definir o "supercampeão" do Brasil, como houve em 1989 entre Grêmio e Vasco. Mas esse jogo não muda o resultado das competições, é apenas mais um título, como da Recopa Sul-Americana.

Então, se dividíssemos a coisa; Campeão e Vice da Copa do Brasil e os campeões de cada turno do Brasileiro dentro de um campeonato curto, com os 4 melhores do Pais, já com vaga assegurada na Libertaddores, disputando este título, teríamos aí, sim motivação durante todo o ano, e conheceriamos o legítimo CAMPEÃO NACIONAL.

A 5ª vaga da Libertadores poderia ser ocupada pelo clube que obtivesse melhores índices durante o ano nas duas competições, sem necessidade de seletiva.


Além de tudo que penso, essa tua idéia é impossível de ser realizada, pela simples falta de datas... Se hj o campeonato brasileiro já começa junto com a Copa do Brasil e os Estaduais, quando seriam disputadas essas partidas??
Lembrando que os jogadores praticamente estão sem férias já, parando em dezembro e voltando no comecinho de janeiro pra pré-temporada

Certeza
Veterano
# dez/06
· votar


Bramires
Da onde veio aquele Peter?? Esse sim joga. O resto do time do paraná é nivelado, sem destaques.

veio das categorias de base do parana acho!!

mas cara...não acho q o peter jogue tanto assim não, alem de tomar mto cartão...o angelo q era o titular jogava muito mais...o eltinho(lateral esquerdo) tbm acho q joga mais q o peter, pierre joga mto tbm, gustavo, neguete, flavio, maicossuel..esses jogam!!
foda é q tão td sendo negociados!!!

a tarde eu volto pra falar mais do paranito aí!!!

Certeza
Veterano
# dez/06
· votar


Primeiro turno = campeão do inverno; 2° turno campeão de verão.

se não me engano no méxico é assim

albertoellobo
Veterano
# dez/06
· votar


Bramires
daí virou zona. a Copa do Brasil é uma competição, o Campeonato Brasileiro é outra.. Nada a ver misturar as duas. O que pode ser feito é um jogo pra definir o "supercampeão" do Brasil, como houve em 1989 entre Grêmio e Vasco. Mas esse jogo não muda o resultado das competições, é apenas mais um título, como da Recopa Sul-Americana.

Zina já virou a muito tempo. Quer ver? Quem é o campão nacional deste ano, no Brasil? Não há uma hierarquia entre as duas competições. Isso não pode existir. Ou se define uma hierarquia ou então instala-se uma competição catalizadora (como sugeri no post acima).

E recopa não funciona: vira produto de manipulação, como é a recopa sul-americana, vc sabe bem disso.


Além de tudo que penso, essa tua idéia é impossível de ser realizada, pela simples falta de datas... Se hj o campeonato brasileiro já começa junto com a Copa do Brasil e os Estaduais, quando seriam disputadas essas partidas?? Lembrando que os jogadores praticamente estão sem férias já, parando em dezembro e voltando no comecinho de janeiro pra pré-temporada

Esta é outra questão que precisa ser acertada. Os dirigentes achincalam o calendário com competições inexpressivas, como os Campeonatos Estaduais. Estas competições precisam ser curtas, no máximo 1 mês, e podem ser, inclusive, disputadas por times B dos clubes; seria o "laboratório" perfeito para as competições competições nacionais.

E outra coisa que está errada é em relação às ferias. Precisamos sincronizar o calendário futebolístico brasileiro com o europeu, para as férias serem simultâneas.

Então, observe que é tudo uma questão de organização. Já que mexeram na formula do CB, transformando em pontos corridos, é mister tb fazer todas as outras reformas necessárias para pôr "ordem nas coisas" e inserir um formato mais profissional às nossas competições futebolísticas.

albertoellobo
Veterano
# dez/06
· votar


Certeza
se não me engano no méxico é assim

No México, na Argentina, no Uruguai...

Antes, a formula mexicana era idêntica à brasileira de 5,6 anos atrás: cada ano o campeonato nacional de lá tinha uma formula, nunca era padronizada. Desde que adotam este formato, repare como os clubes mexicanos cresceram a nível organizacional e hoje têm a 2ª MAIOR RECEITA TELEVISIVA da América Latina, ficando atrás das cotas brasileiras por poucas cifras. Se aqui continuarmos a ter campeonatos insossos, em um ou dois anos os clubes mexicanos serão líderes em arrecadação na america.

JB_
Veterano
# dez/06
· votar


Eu fico puto com o monopólio da globo. Os jogos deveriam ser as 20h30 como eram antigamente, dava pra assistir tranquilo as partidas e voltar para casa. Hoje o jogo só começa quando a novela acaba, e no final do jogo não tem metrô, ônibus nem nada.

E nada como o brasileirão com semi-final e final marcadas, aquele domingo que ou vai ou racha, pontos corridos é justo mas não tem muita graça.

albertoellobo
Veterano
# dez/06
· votar


JB_
Eu fico puto com o monopólio da globo.


Isso acontece porque os clubes e as confederações nacionais são imcompetentes para gerirem seus proprios produtos de forma profissional.

Pete Magrelo
Veterano
# dez/06
· votar


Bramires
Da onde veio aquele Peter?? Esse sim joga. O resto do time do paraná é nivelado, sem destaques.

Peter é do cruzeiro e não vinha jogando bem nos ultimos jogos, nao vai deixar saudade. o reserva alex, prata da casa, é nossa esperança na LD

Destaque mesmo no Parana foi o conjunto, mas temos valores individuais sim

Maicossuel, Leonardo, Cristiano, Eltinho (categorias de base, ta jogando muito) e o Sandro, q é habilidosissimo, mas ja foi pra turquia.

Pete Magrelo
Veterano
# dez/06
· votar


Tem o Pierre tb, q ainda vai pra seleção

excelente volante, SP e Gremio tão atras, mas o presidente falou q nao libera antes da libertadores

Bramires
Veterano
# dez/06
· votar


albertoellobo
Zina já virou a muito tempo. Quer ver? Quem é o campão nacional deste ano, no Brasil?
Flamengo -Campeão da Copa do Brasil.
São Paulo - Campeão do Campeonato Brasileiro.
Simples..

Não há uma hierarquia entre as duas competições. Isso não pode existir. Ou se define uma hierarquia ou então instala-se uma competição catalizadora (como sugeri no post acima).

Como não? É evidente que o Brasileiro é mais inportante que a Copa do Brasil.. Tanto que coloca mais quatro times na Libertadores..

E recopa não funciona: vira produto de manipulação, como é a recopa sul-americana, vc sabe bem disso.

Não sei não.. Manipulação do que?

Esta é outra questão que precisa ser acertada. Os dirigentes achincalam o calendário com competições inexpressivas, como os Campeonatos Estaduais. Estas competições precisam ser curtas, no máximo 1 mês, e podem ser, inclusive, disputadas por times B dos clubes; seria o "laboratório" perfeito para as competições competições nacionais.

Discordo. Isso mataria de vez os clubes menores, que são importantes DEMAIS pro futebol do Brasil.. Pra eles, o Estadual é o que resta.. Se disputarem sem o prestígio dos clubes grandes, o campeonato perde a importância, investimento, não dá certo.
Aliás, fizeram isso já, com a revitalização do Rio-SP, Criaram a Copa Sul (que depois virou Sul-Minas) e Copa Nordeste.. Não deu certo.

E outra coisa que está errada é em relação às ferias. Precisamos sincronizar o calendário futebolístico brasileiro com o europeu, para as férias serem simultâneas.

Então, observe que é tudo uma questão de organização. Já que mexeram na formula do CB, transformando em pontos corridos, é mister tb fazer todas as outras reformas necessárias para pôr "ordem nas coisas" e inserir um formato mais profissional às nossas competições futebolísticas.


Mais profissional é imitar os europeus? Tu já parou pra pensar pq eles dividem o campeonato assim?? POr questões climáticas, nós não precisamos disso.

Bramires
Veterano
# dez/06
· votar


Pete Magrelo
Peter é do cruzeiro e não vinha jogando bem nos ultimos jogos, nao vai deixar saudade. o reserva alex, prata da casa, é nossa esperança na LD

Os jogos q vi dele foram muito boas apresentações..

E por falar em Paraná, hj o Caio Jr já tava falando em sair de Ctba, hein?? Disse q tem propostas de 2 times da série A

albertoellobo
Veterano
# dez/06
· votar


Bramires
Mais profissional é imitar os europeus?


Existe futebol, no mundo todo, mais profissional que o Europeu?

Se é questão de ser profissional, não vejo nenhum desmerecimento em imitar os europeus.

Alías, o futebol é uma imitação européia, pois, nos moldes atuais, ele ganhou forma na Inglaterra.


Como não? É evidente que o Brasileiro é mais inportante que a Copa do Brasil.. Tanto que coloca mais quatro times na Libertadores..

E por quais critérios, o CB é mais importante do que a Copa do Brasil, senão o da antiguidade?


Isso mataria de vez os clubes menores,

Se organização matasse os clubes de menor investimento, o futebol inglês, por exemplo, não teria 4 divisões.



Resumo: enquanto não nos profissionalizarmos em termos de organização, estaremos perdendo terreno frente a outros países - inclusive nossos vizinhos, e seremos obrigados a assistir competições sem-sal, como este último CB.

Bramires
Veterano
# dez/06
· votar


albertoellobo
Existe futebol, no mundo todo, mais profissional que o Europeu?

Se é questão de ser profissional, não vejo nenhum desmerecimento em imitar os europeus.


Tu se contradiz nos teus argumentos.. A CBF já imitou a UEFA, ao copiar a fórmula pro Campeonato Brasileiro.
Entendo que seria melhor para as negociações se o campeonato aqui rolasse na mesma época dos camp. europeus. Porém, quem em sã consciência vai botar nego pra jogar bola em dezembro/janeiro no Ceará, com 48 graus no coco? Ou mesmo no RJ? Não tem lógica nenhuma, a menos q tu queira matar meia dúzia de jogadores por rodada.

E por quais critérios, o CB é mais importante do que a Copa do Brasil, senão o da antiguidade?
Todos, vou te fazer uma lista:

-Premiação
-Quotas de TV e PPV
-Dificuldade Técnica
-Duração
-Custos mais elevados pros clubes
-Prestígio internacional
-Patrocínios mais altos
-Ter vinte times competitivos realmente, ao invés de 80 meia-boca e 10 com chances reais.

Se organização matasse os clubes de menor investimento, o futebol inglês, por exemplo, não teria 4 divisões.

Não são quatro, são oito. E da quarta pra baixo, até minha vó com ataque de reumatismo joga.


Resumo: enquanto não nos profissionalizarmos em termos de organização, estaremos perdendo terreno frente a outros países - inclusive nossos vizinhos, e seremos obrigados a assistir competições sem-sal, como este último CB.


Sem dúvida. Mas se profissionalizar não significa copiar TUDO que vem de fora... Tem que haver um critério, pra ver se a alteração vai ser razoável.. Essa de adaptar ao dele calendário é ridícula, me desculpe..

Não estou dizendo com isso que o cap. brasileiro é perfeito, muito longe disso.. Fico indignado como que na Argentina eles tem até aquelas placas de publicidade nos estádios iguais as européias, que valorizam muito mais o patrocinador da competição/clube, e nós aqui não temos.. No estádio do Banfield (!) tem. Mas só copiar não é a solução.

Pete Magrelo
Veterano
# dez/06
· votar


Bramires

hj o Caio Jr já tava falando em sair de Ctba, hein?? Disse q tem propostas de 2 times da série A


comenta-se q um deles é o inter

duvido muito q ele saia daqui, tem contrato até abril e tb não acredito q o inter vai apostar nele

Certeza
Veterano
# dez/06
· votar


Pete Magrelo
duvido muito q ele saia daqui, tem contrato até abril e tb não acredito q o inter vai apostar nele

eu não duvido tanto assim não...ele queria ficar mesmo...mas ele mesmo disse q se surgir uma proposta muito boa e se perder muitos jogadores do grupo ele vaza...pelo menos deu a entender isso!!

Pete Magrelo
Veterano
# dez/06
· votar


E nada como o brasileirão com semi-final e final marcadas, aquele domingo que ou vai ou racha, pontos corridos é justo mas não tem muita graça.


Discordo. Pontos corridos é o mais justo e preenche perfeitamente o calendário

Pra mata-mata já existe a copa do brasil, q aí sim, concordo q deveria ser fortalecida, participando todos os clubes da serie A

Pete Magrelo
Veterano
# dez/06
· votar


Certeza

o Caio Jr tem uma divida de gratidão com o Paraná Clube, q o tirou do limbo.

ele tem fortes traços de ética e caráter, espero q mantenha a conduta e não seja um mercenario

mas isso tudo só vale se o clube realmente der as condiçoes necessarias..se perder meio time aí sim, ele tem o direito de sair e nem dar tchau

Bramires
Veterano
# dez/06
· votar


Pete Magrelo
comenta-se q um deles é o inter

duvido muito q ele saia daqui, tem contrato até abril e tb não acredito q o inter vai apostar nele


Cara, ele mesmo tava falando q recebeu propostas, vi hj qdo tava pasando o Forum Ncional de Futebol. OU ele tá querendo se valorizar pra renovação ou vai embora mesmo.
Mas o Inter já renovou com o Abel, não iria trocar agora..

Certeza
Veterano
# dez/06
· votar


Pete Magrelo

mas isso tudo só vale se o clube realmente der as condiçoes necessarias..se perder meio time aí sim, ele tem o direito de sair e nem dar tchau

pois é cara...parece q oito jogadores já tão pra vazar do clube...já é mais q meio time!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Considerações finais (Campeonato Brasileiro 2006)