Douglas Richard Veterano |
# dez/06
Quando li o título do filme, Resgate Abaixo de Zero, logo pensei que ia ser um filme de aventura tipo Risco Total (aquele com o Stallone) ou o mais recente Limite Vertical. Mas aí vi que era uma produção da Disney, que não tem o costume de fazer películas deste estilo.
Bem, não estava completamente certo e tampouco totalmente enganado. O filme é de fato uma aventura na neve, porém sem violência. E o mais curioso é que o tal resgate não é de uma pessoa, mas sim de um bando de cachorros.
Numa estação de pesquisas científicas na Antártica, o guia Jerry Shepherd (Paul Walker, de Mergulho Radical) recebe a missão de conduzir o cientista David McClaren (Bruce Greenwood) até uma área inóspita para que ele possa recolher um meteorito. Devido às condições extremas de temperatura, eles só conseguem chegar lá por um trenó puxado por cachorros. Na volta, David sofre um acidente e é salvo por Jerry com a ajuda dos cães (calma que eu não estraguei nenhuma surpresa, isso é apenas a primeira meia hora de filme). Jerry consegue levar David de volta à base, mas quase vai pro beleléu no processo. Resultado, todo mundo deixa a base e vai pro hospital. Os cachorros ficam lá.
Porém, o inverno chega e não há mais como voltar para buscar os bichos. O que deixa Jerry inconformado. Claro que ele fará de tudo para voltar lá e resgatar seus amigos peludos.
Se o resgate é inusitado, a estrutura do filme também é bem incomum para o gênero. A partir do momento da separação, acompanhamos tanto a história de Jerry tentando achar um meio de voltar à Antártica quanto a dos cães lá sozinhos tendo de sobreviver às temperaturas baixas, encontrar comida e evitar outros perigos. Ah, o filme é baseado em fatos reais, mas se alguém realmente se deu a todo esse trabalho só pra buscar os melhores amigos do homem ou se é só uma licença poética, eu não sei, mas se fosse eu, largava os bichos lá pra virarem picolé. Claro que aí não ia ter filme, mas deve ser por isso que eu ainda não tenho milhões de dólares na minha conta.
A película é muito bem fotografada e ainda tem o Jason Biggs (o astro de American Pie) completando o elenco. O filme tem toda a cara de Sessão da Tarde, e é feito exclusivamente para agradar as crianças, no que eu creio que ele pode ser bem sucedido. Já para os adultos, é uma obra irregular. Se a história de Jerry não é lá muito empolgante, quando o foco passa para os cães varia entre o bonitinho (no início) e o cansativo.
Resgate Abaixo de Zero é mais um daqueles filminhos com o tradicional selo Walt Disney Pictures, bonitinho, mas ordinário e exclusivo para crianças. Se você tiver um pimpolho, leve-o que ele vai gostar. Se não tiver, há coisas melhores em cartaz.
|